Como afinar o Desviador Traseiro

klaeman

New Member
Que eu saiba acho que ninguem mexeu! Reparei quando estava a subir, a bicicleta continuava me "pesada" e quando reparei a mudança não estava naquela que indiquei. Fui para uma reta e ela não mudava também! Sim ja lubrifiquei tudo, vou ver se por o video consigo afinar, obrigado !
 

jplopes

New Member
Sujidade, lubrificação, sacanice alheia ... eu sei lá a infinidade de coisa que podem acontecer ... sem explicação plausivel ...

Até pode ter acontecido que pela área onde ficou alojada a expia esteja cheia de porcaria devido à humidade ...

A última vez que alguém se queixou de falha igual ... tinha o cabo solto num centimetro ... a vibração desaperta os parafusos ... eu sei lá a infinidade de razões ... que existe ... tinha o desviador 3 posições ao lado :fpalm:

manutenção assídua é uma das formas de controlar esses problemas ... mas não resolve.
 
Last edited:

IceWolF

New Member
Ainda hoje estive a dar uma revisão aos meus desviadores, trabões, aros (raios).....

Em 15 minutos ficou tudo impec.... rodas sem empeno (ou com algo que não se note no andamento, cerca de 1mm de variação apenas, mas os raios estão bem apertados, deixei assim....

Quanto aos desviadores, é muito simples mesmo... custa mais a 1ª vez, depois é quase intuitivo, é muito fácil. Eu aprendi a ver videos, assim como desempenar as rodas...
 

JV_MIGUEL

New Member
[h=2]Boas pessoal,[/h]

Estou com um problema na afinação do desviador traseiro!
Troquei esta semana de desviador, para um xt shadow plus, o anterior a mola já devia estar fraca, pois batia muito e em descidas com muita raíz de árvores não segurava bem a corrente o que fazia com que por norma saltasse do prato dianteito do meio para o mais pequeno.


Acontece que com este desviador a trocar para o 3º e 4º carreto a contar do mais pequeno para o maior tenho de dar 2 clicks nos shifter para cada carreto, o que faz com que a minha cassete de 9v, fique reduzida a 7v.


Na afinação segui todos os passos indicados nos diversos videos que se encontra pelo google, já não é o primeiro que afino e nunca tive problemas.


Os passos que segui para afinar foram os seguintes:


- verificar se o batente do desviador batia com o do dropout.
- colocar a corrente no carreto mais pequeno e no prato do meio.
- soltar o cabo do desviador para não criar tensão.
- alinhar os limites High e Low.
- apertar o afinador do shifter ao máximo e de seguida desapertar duas voltas.
- esticar o cabo e apertar no desviador.
- subir uma mudança e apartir dai ajustar a tensão do cabo no shifter consoante o necessário, se não subia bem, apertava, se não descia bem desapertava.


Até tudo normal, a única coisa esquesita é no 3º e 4º carreto necessitar dos dois cliques para trocar de mudança, seja a subir ou a descer de mudança e só nestes carretos todos os outros trocam bem.


O cabo é novo, a bicha não está suja, o dropout é novo.
A corrente e cassete tem cerca de 1200 kms.


Eu sei que o mais adequado é ir a uma loja, mas cm uso a bike diáriamente para ir trabalhar, não me dá muito ficar dias sem ela, por uma coisa que se faz relativamente rápido.


De notar que o antigo desviador XTR Shadow não era muito preciso, o que não faz sentido para um XTR, mas dado ser de origem e a bike ser de 2009, pode já estar um pouco “cansado”.


Já alguém teve o mesmo problema ou parecido?


Thanks​
 

JV_MIGUEL

New Member
É de 10v, mas antes de o comprar tinha lido umas coisas aqui no forum e tinha ficado com a ideia que isso não seria problema, visto que o que manda é o shifter. Ou não é bem assim?
 

demorider

Active Member
Pois bem me pareceu que pelos "sintomas" que descrevias o desviador seria de 10v..

Não é bem assim, o ratio de cabo puxado nos desviadores de 10v é diferente dos de 9v, um desviador de 9 com manípulo de 8 (e vice versa) funcionava bem desde que afinasses bem os limitadores.. 9 com 10 dificilmente fica bem, a 100% nunca fica..

Normalmente os shifters é que mandam mas os desviadores de 10v funcionam de maneira diferente dos de 9 fazendo com que o cabo que o manípulo puxa e aquilo que o desviador se "mexe" não corresponda ao espaçamento entre carretos da cassete acabando por em algumas mudanças a corrente não mudar para onde o shifters mandou..
 

JV_MIGUEL

New Member
oh! claro, parvoice!
Já me rendi, e vou mudar a transmissão toda! Ainda estou indeciso em 3x10 ou 2x10, mas cm faço alcatrão todos os dias, dá-me jeito ter alguma velocidade de ponta, por isso estou mais inclinado para o 3x10.

Thanks
 

Trailrock

New Member
Boas pessoal, a minha dúvida não é muito relacionada com o tópico mas penso não ser completamente descabida para o tema, e como não vale a pensa abrir um novo tópico vou escreve lá aqui. Então e o seguinte,o meu desviador traseiro shimano acera 9 vel., está a entregar a alma ao criador. Tem cerca de 1500km assim como a restante transmissão, pelo que na última revisão (cerca de 200km, 15 dias atrás) me foi dito que a corrente e cassete ainda não tinha muita folga, apenas o desviador traseiro. A verdade é que em piso menos suave as mudanças saltam me levando cada estouro nas pernas que nem é bom. Concluindo vou jogar pelo seguro e meter um shimano xt pois tem provas mais que dadas da sua qualidade, a minha dúvida é se posso colocar o desviador com esta cassete e corrente e fazer mais uns kms até ter de trocar ou se devo trocar já tudo junto ?

Um abraco.
 
B

BayBlart

Guest
Espero que meu caso não seja desgaste na cassete embora porém, os sintomas sejam preocupantes. Na 7ª e 8ª a corrente parece que passa, e não posso pedalar com força.
 

Trailrock

New Member
fabio estas me a perguntar a mim ? Se sim, não o dropout não esta empenado. É mesmo o desviador, com a mão ele tem mesmo muita folga... Ja vem um xt para substituir. Para ja não vou mudar a cassete nem corrente, tive a medir com a ferramenta de desgaste de um amigo e ainda tem muito para rolar xD

Abraço
 

Jepas

Super Moderador
Só a roldana inferior é compatível. A roldana superior tem uma fixação diferente:

sram-x9-jockey-wheels-00103163-9999-1.jpg
 
X

xpms

Guest
Boa tarde,
Estou com problema idêntico ao 2-http://www.forumbtt.net/showthread....iador-Traseiro&p=215177&viewfull=1#post215177
No meu caso, tinha, a funcionar 100%, transmissão "toda" deore 3x9v, exceto manipulos shimano Acera 3x9v. Resolvi trocar os shifters/manipulos para SLX M660 3x9v. Os shifters fazem os 8 clicks (mais a posição inicial). Ao afinar mudanças (do carreto mais pequeno para o maior) da 3ª salta para a 5ª e da 6ª para a 8ª.... atingindo a 9ªV (carreto maior) e o manipulo 9v ainda fica com 2 ou 3 clicks por dar (ou seja, 7ªv no manipulo 9ª no carreto).
Já tentei cabo mais solto/mais tenso, precisão nos afinadores do desviador e manipulo, e não me ocorre uma solução.
Agradeço qualquer ajuda/dica que possam partilhar!
Obrigado!
Cumps.
 
Last edited by a moderator:
Top