Como Afinar o Desviador Dianteiro

miguelcarromeu

Active Member
Sim, exactamente como o Gonçalo referiu. Ao trancares o batente superior, a 3.ª, na pratica, não existe. Garanto-te que fica a trabalhar bem ;) Agora é verdade que alguns mecânicos não são propriamente grandes entendidos nesse e noutros assuntos :p

O mais importante, quanto a mim, é a escolha que o Gonçalo já fez: meter um desviador de 2x. Mas mesmo mantendo o de 3x, há quem ande sem problemas nenhuns. Depende sempre muito do tipo de voltas que dás (quanto mais rolantes e menos "batidas", melhor) e do tamanho do prato grande. Por exemplo, se tiveres o prato grande de 38 ou até 40, a altura é substancialmente reduzida.
 

Jocas22

Active Member
gcaetano, é mesmo não estar a ver como funciona ainda que perceba o que voces dizem. Porque cada vez que vais ao shifter puxas ou alivias a tensão ou não? no minimo vais estar a "destruir" a tensão ao esforçares :confused:
 

miguelcarromeu

Active Member
É simples Jocas: o limitador é um batente físico (esquece a tensão do cabo). Quando o limite desse batente afinado, por muito que tentes accionar o shifter, ele não mexe porque o desviador está a bater... no batente :D Portanto não esforças o cabo, tal como tu não esforças no teu com selector de 2X.
 

pbotto

Member
Excelente!

Parabéns, estava mesmo à procura disto. Estou com problemas na mudança do prato intermédio para o maior!
Obrigado!

pensei que bikes novas não tinham tantos problemas!

cumprimentos,
Pedro
 

gtangas

Member
desviador dianteiro shimano fd-591-10

boas pessoal

ando á duas noites numa luta com a afinação do desviador dianteiro da Quer Peak da minha patroa!

a bike dela tem 3x8 (shifters e desv traseiro sram x4) onde usa um desv frontal alivio que não estava a fazer muito bem o seu trabalho... ficava afinado por muito pouco tempo!

Bem mas o que leva a pedir a vossa ajuda é em esclarecer a seguinte questao!

Comprei hoje usado um desv dianteiro shimano deore, numa primeira pesquisa tinha como descrição 9v mas agora vejo que este é o de 10v!!!!

Instalei mas nao consigo afinar os limitadores.. a corrente esta sempre a raspar na parte interior (quadro) e o parafuso do Low não resolve o problema!

por outro lado nota-se maior facilidade nas trocas dos pratos do pedaleiro.... menos tensao no cabo e entram e saem muito bem!

Ou tenho um movimento central muito curto e que nao deixa o pedaleiro "sair" a distancia suficiente para afiar o desviador/limitador low ou existe incompatibilidade na utilização de um desv. de 10 num sistema de 9v

o que me podem dizer sobre isto?

obg
 

Ruka Almeida

New Member
Eu andava com a dúvida também do desviador 3v no pedaleiro 2v e acho que vou trocar para um desviador de 2v porque realmente a cage fica muito alta ( tive de o subir porque o 2o prato era 32 e agora na mesma posição anda o 38 ) . Agora a questao é também o shifter,! É de 3v... afino nos primeiros 2 clics ou nos ultimos???
 
Top