Como afinar mola de pressão pedais de encaixe spd

#1
Tenho pelo primeira vez uns pedais de encaixe, uns shimano 505 spd, e ao fim de algumas tentativas, achei que tive de fazer demasiada força para desencaixar. Tentei com vários ângulos, com o tornozelo para fora, para dentro, e continuou a desencaixar pouco facilmente, o que nos trilhos tera consequencias chatas... Por favor alguém me explique como colocar a pressão da mola no mínimo.

Obrigado.
 
#3
O meu não tem essa indicação, mas suponho que seja no srntido que oferecer menor resistência, não? Já agora, existe algum ponto em que não rode mais, ou temos de ter cuidado para não rodar demais?
 

Jepas

Super Moderador
#4
O parafuso deve ser rodado nos sentido anti-horário para que se diminua a tensão nas molas. Convém ter cuidado para que o parafuso não salte do pedal, sim. É uma questão de se ir vendo se as molas já estão na posição mais "relaxada", a partir daí não adianta desapertar mais o parafuso.
 
#5
Obrigado pela ajuda.

Já fiz isso, e pareceu-me que realmente saem mais facilmente. Mas penso que só mesmo com prática... Quanto à posição mais relaxada do parafuso, fui desapertando até a dada altura já não ter tensão nenhuma, e aí voltei a apertar um pouco. penso que assim já previne a possível saída do parafuso do pedal, mas irei verificando de vez em quando, para ver se está tudo ok.

cumps
 
#6
Eu recomendo faze-lo em andamento. Andas um pouco e ajustas até teres a sensibilidade que pretendes, ou seja estarem "soltos" o suficiente sem que o sapato desencaixe acidentalmente.
Sempre que não segui estre método o que acontecia era que quando começava a andar tudo estava perfeito, mas numa situação mais complicada o pé desencaixava e o resultado era~sempre um grande susto