Comentários à Bike Magazine

jo@o cabral

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... :roll: esquecendo tudo o resto .. a verdade é que sou assinante e este mes chegou muito mais cedo que o habitual.. (sera que na altura das ferias, onde provavelmente teriam menos gente, é que trabalham mais e melhor ?? :mrgreen:)
 

fastraxf2

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Espero que nao pensem que estou a tentar denegrir a imagem da BM ,ou que mandei a boca para o ar sem conhecimento de causa...
esta imformacao deu me uma pessoa que e importador de uma marca que ja goaza de algum prestigio aqui pelo forum....
Bom acerca da berg o que eu posso dizer.Bom por 1000 euros ten se uma giga de carbono uma excelente opurtunidade para evoluir ...
um quadro que pesa 1,300kg e pesado ,BOM se essse senhor andasse num quadro como o meu que pesa 2,000 kg o que diria ele...

cumps
 

fastraxf2

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com todo o gosto mostrava a fastrax mas o meu pc nao anda la muitobem,assim que poder crio um topico para ela assim como da
minha nova montada
cumps
 

commendatore

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Boas a todos.
Quanto à discussão do material... podiamos ficar aqui anos nisto.
Para mim e na minha humilde opinião, o unico material que interessa é as pernas e a capacidade de pedalar. Quando era miudo (15 anos ) iniciei-me no BTT com uma Orbita Challenger conprada no Continente com shimano SIS.
Dei muitas voltas com ela, ele era escadas, era saltos, eram claro quedas, e era tudo o que apetecia ela tinha de fazer. Nunca se queixou.

Depois achei que tinha pedalada e participei nuns passeios e mais tarde numa ou outra prova regional, mas sempre com a Orbita.
Pois bem, custou-me os tais 25 contos e até em passeios via malta com bicicletas que na altura custavam de 600contos para cima, ou seja o dobro do que uma de Yamaha DT 50cc custava... e vi atambém que muitos acabavam atrás de mim, pior que esrtagados por uma bicicleta de "treta" acabar à frente deles.

No entanto vi muito boa gente com bicicletas de topo partirem desviadores XT´s enquanto os meus mediocres SIS iam resistindo até comprar uma Kona Cinder cone que já vinha com LX.
A diferença era abismal em termos de suavidade e precisão. Era mais leve um pouco e era sem dúvida muito melhor construida.Mais tarde foi uma SEX2 tb da kona. Agora não tenho nenhuma e espero em breve comprar uma ( talvez uma rockrider hehe pelo bom racio qualidade/equipamento/preço.

Hoje em dia conseguimos por bem menos de 1000euros ( 200 contos ) comprar uma execelente bicicleta que pode na BOA vencer provas de XC.
Só não vence se não houve pernas.
Porque... não nos esqueçamos da essência do BTT... pedalar e usufruir da natureza e o gozo que deles advém.
O peso é importante, mas a leveza significa mais caro ( materiais mais nobres e ligas menos comuns exigem maquinaria mais cara para as trabalharem, logo preço final bastante alto), mas a leveza dos componentes não significa necessáriamente mais resistência à fadiga e à ruptura. Não há material inquebrável e para quem não é profissional acho que XTR´s e afins não se justificam.



Quanto ao tema do tópico... infelizmente é como nas revistas de carros. São tudo menos imparciais e um Honda aqui à 10 anos nunca ganharia um comparativo nem que o tema do comparativo fosse apenas o motor.
Nunca!

Tenho falmiliares ligados a marcas e em cargos de chefia e direcção, tendo eu mesmo sido director de marketing de uma delas que não interessa, em que se ao fim de semana não estivesse um dos carros que comercializavamos ( topos de gama ) à disponibilidade do director da revista, com o deposito atestado para seu total usufruto, no próximo numero em que um carro do grupo que representava aparecesse era enxovalhado por pormenores ridiculos como, a posição do isqueiro do carro, a posição da luz na bagaigera só para citar alguns dos mais ridiculos.

Infelizmente é o que temos.
E muitio sinceramente, e depois de ver que houverm aqui ciriticas por alguém ter dito que antes da net eramos mais felizes, eu concordo em parte mas discordo muito também.
POrque hoje em dia só não está informado quem não quer. POde ser difícil e ser moroso encontrar informação BOA e válida acerca de algum assunto, mas está lá para todos verem.
SInceramente eu nem compreendo como algumas revistas ainda existem.
Não falo da BM, apenas não me admiraria nada que os testes pendessem sempre para o mesmo prato da balança coisa que se virmos bem, é verdade.

E é por isso que fóruns como este são tão bons. Porque não são meia dúzia de tipos a escrever. São gajos como eu, que pedalam de vez em quando, são outros que pedalam mais ainda, e claro atletas federados com quem podemos aprender e realmente confiar porque a experiência é muito importante.

Eu gostaria de ver nas revistas era ensaios de longa duraçaão. Isso sim.
Porque não é num passeiozeco que se pode dizer que esta ou aquela bicicleta é melhor que a outra.

Abraço a todos e boas pedaladas.
 

jorgegt

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Parabens commendatore :clap: :clap: :bompost:
subescrevo aquilo que disse, pelo menos aqui na imprensa nacional :twisted: e tá claro que deverá ocorrer na imprensa estrangeira, mas aqui é berrante e então, no que toca ao assunto deste tópico, a BM é muito imparcial e não é apenas com umas voltinhas que irão nos dizer que a bike A é melhor que a B.
Na Solobici, só a titulo de exemplo eles demoram ás vezes meses 8)
 

A.M.F

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Estou plenamente de acordo,só se pode dizer se a bike é boa ao fim de muitos km,agora só por meia dúzia não dá para ver,mas dá para vender.
Só falta publicarem bikes em ouro,deve ser um bom material.Estamos no btt a nível internacional,muito fracos.Melhor dizer péssimos nunca ganhamos nada,mas boas bikes é com a gente.Mas como se há-de progredir nada .Se muitas provas nem sequer há prémios por equipas.como podemos progredir a nível internacional.Não é por falta de atletas ,nisso estamos a grande nível é por falta de incentivos,é aí que as nossas revistas tinham algum poder,mas esses senhores só se interessa a vender bikes a preço de motos de moto-crosse ,onde as suspensões são superiores,onde tem um bom motor com alguns cavalos é só acelerar,onde nas bikes o motor é as nossas pernas.As revistas deviam ver mais essa vertente,como ganhar alguma força de uma vez onde não existe um motor.Não é dar alguns treinos para profissionais como já o fizeram.Que eu saiba uma casa começa pelos alicerces e não pelo telhado.
 

oliana

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Já tenho idade suficiente para não me levarem com publicidade. Para mim ela só serve para me dar conhecimento de um novo produto. Nada mais. A sua qualidade será posta á prova no dia a dia. Temos muitos exemplos de produtos apresentados nas revistas das bikes, e não só, que muitos vão a correr comprar e afinal as chatices aparecem. Pois. Esperar algum tempo, e ver onde param as modas, como dizia Bocage, era o melhor.

Ainda melhor, é ver quem tem esse produto durante muito tempo, e perguntar o porquê. 1 resposta sincera vale mais do que 10 testes. :ideia:

Como eu já disse algumas vezes: aprendemos mais em 30 minutos aqui no Forum, do que em 12 revistas bike. :wink:

Ainda alguem tem duvidas? :lol:
 

rufus

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Pois é, há algum tempo que não venho aqui ao fórum, mas agora, de férias, já não tenho desculpas.
Qt a este tópico, ui, estou a ver que continua bem aceso. Mas deixem-me que vos diga que tenho conhecimento de causa (porque já fui colaborador da BIKE e porque conheço alguns dos que lá trabalham e, agora por motivos profissionais, conheço também alguns importadores).
A BIKE não é perfeita, disso não há dúvidas, mas se formos a ver as coisas é a única no mercado que abarca todas as áreas (produto, técnica, lazer, competição, mecânica, etc). Não dá o mesmo espaço a todas essas áreas, mas isso são eles que definem certamente através dos estudos que fazem das preferências dos leitores (eu, por exemplo, preferia mais competição do que testes pura e simplesmente porque gastei uma nota na minha bike e nem quero ouvir falar de outras para não ficar arrependido da compra). Já alguns amigos meus, mais cotas, preferem passeios, e assim por diante. Em suma, cada um tem o seu gosto.
Qt aos comentários que já vi aqui no fórum sobre os atrasos da revista, eu de facto reparei que várias vezes tinham problemas com a distribuidora (mas como não era a minha área nunca liguei muita importância). Além do mais não se pode comparar a dimensão da Autohoje ou da Automagazine com a Bike pois eles têm muitos mais jornalistas do que a bike, logo o trabalho é feito bem mais rápido. E não nos podemos esquecer (pelo menos no meu tempo era assim), que nós trabalhávamos tds os fins de semana, as outras revistas não.
Tb vi aqui escrito que só as marcas que fazem publicidade é que entram na bike. Pois bem, quem diz isso não faz ideia do que está a falar. Já na altura do Pedro Carvalho e do Artur Ferreira se ouvia falar disso e não passa de uma mentira dos pés à cabeça. Qts e qts vezes apareceram testes a marcas que nunca lá gastaram um chavo? Por outro lado, chegávamos a receber reclamações de marcas (que faziam publicidade) sobre os comentários depreciativos sobre o periférico A, B ou C ou porque nunca testávamos marcas deles. Portanto não emprenhem pelos ouvidos, é preciso ler nas entrelinhas.
Para finalizar, e isto foi o comentário do meu bom amigo Darth Vader de Belas, em Espanha e no Reino Unido fazem-se revistas bem melhores. Bem, pessoalmente gosto delas por terem mais páginas e porque as fotos são brutais, mas já viram quantos redactores têm? E o volume de vendas? Com tanto dinheiro e tantos jornalistas é normal que consigam fazer mais e melhor.
Defendo a Bike desde a Taça do Mundo de 96 no Jamor, tem coisas positivas e negativas (como todas as revistas), mas não acreditem em tudo o que lêm aqui no fórum.
Também acreditam naquela história que motivou o fim da SportCycle que andou a circular à uns anos? Eu não!
 

rufus

New Member
Esqueci-me de uma parte importante: os comentários aos testers. O Gonçalo Ramalho já lá andava na minha altura e era dos testers mais cotados a nível internacional. Para além de minucioso sempre tentou obter uma segunda opinião de um componente ou bicicleta quando sentia algum desconforto. O que tenho lido aqui no fórum apontado como "gafes" brutais faz-me rir. Porventura quem critica pensa que o tester anda na bicicleta ou componente durante uma hora ou um passeio? Todas tinham pelo menos mais de 25 dias de utilização e tudo era analisado ao milímetro. Chegávamos a "inundar" os engenheiros das marcas com perguntas técnicas que muitas vezes concluiam que no ano seguinte o modelo teria que ser redesenhado. E qtas revistas europeias fizeram isso?
E a acusação de eles serem vendidos à Spec? É só rir! Uma coisa é eles fazerem publicidade (iniciativa da marca - pagam e ponto final), outra é a revista fazer testes. Na altura houve uma marca que se queixou disso. Juntámos as revistas todas e mostrámos que a Spec não era nem por sombras a que mais entrava na revista em termos de testes. Como a outra marca via muita Spec na revista (em publicidade, leia-se), pensavam que nós estávamos a dar muito destaque à marca. Qd tal é mentira, pois qqr marca pode fazer pub.
E se uma revista tem tanta pub, meus amigos, é pq as marcas confiam nessa revista e na sua isenção, caso contrário não gastavam lá dinheiro. Não gastando lá dinheiro a revista deixa de existir e a modalidade perde com isso.
Qt a darem bikes à malta, epá, estou a ver que deveria ter ficado mais tempo na revista pois nunca me deram uma! Onde é que foram buscar essa ideia maluca?!
Pessoalmente, e como já não trabalho lá posso criticar, acho que a competição deveria ter mais destaque (sou suspeito pois também já fiz), até porque temos um conjunto de bons valores a caminho. Ponham os olhos no João Leal (malta da bike, vocês também), pois tem grande margem de progressão.
Vemo-nos em Belas e Sintra, pessoal.
Talega pra cima!
 

commendatore

New Member
COncordo em muito com o que disse, mas sinceramente quando vejo comparativos nunca fazem menção ao facto de "após 25 dias de uso o que parecia bom, afinal resultou em dor de cabeça por desgaste de material prematuro ou assim"
Isso nunca aparece escrito.
É complicado gerir uma revista seja ela de que área for.

Eu falo mas continuo a lê-la quando o indice me interessa, mas acho e tenho a certeza que se os aspectos positivos e negativos por exemplo entre um comparativo de travões tem de ser bastante específicio porque estamos a falar de componentes caros e de marcas concorrentes e é preciso saber em concreto porque é que este ou aquele modelo é o que realmente precisamos em vez de um : "travões um pouco moles", "pouco potentes" .
Do mesmo modo que a revista se destina não só ao entusiasta mas também ao ciclista bbtistas, profissional mais experiente que gosta de saber em concreto o que de melhor se faz.

É precido ter uma referencia.
São pouco potentes em relação a quê? Aos melhores do mundo? A que modelo em particular? FIzeram o teste da travagem dos 50km/h até aos 0km/h?
Porque é que devo dar mais Xeuros ou menos Xeuros por este ou aquele modelo?

O qu equero dizer é que os testes nem sempre são conclusivos ( aliás, são sempre bastante relativos e ambíguos) e acho que se este aspecto for melhorado ( já teve 12 anos para acontecer ) a revista seria mt melhor cotada e naturalmente vendida.
 

oliana

Active Member
Os testes valem o que valem.

Quando num teste a uma bike muito bem conceituada, e campeã que custa 6700 euros, é tudo muito bom e light, 9 kg zitos, e no fim apontam que as rodas empenaram no fim do teste e alguns componentes ficaram ko, porque o rider tinha 75 kg...
No final a observação teria de ser:
Quem quer uma bike para levar pancada e durar, esqueça, e compre uma com mais 2 kg e menos 6000 euros.

Falta coragem nas observações, ou mais qualquer coisa. Possivelmente é a qualquer coisa. :mrgreen:

Há 12 anos.
 

rufus

New Member
Em que edição apareceu isso? Agora fiquei curioso.
Já agora, em vez de andarmos a criticar aqui, porque não enviamos os comentários para as revistas directamente?
 

oliana

Active Member
A qualidade da bike não está em causa. Não vale a pena abrir mais uma discussão sobre as qualidades desta ou daquela bike. Quem me dera ter dinheiro para a ter.
Como são feitos os testes, a forma abonatória quase sempre muito positiva para uma ou outra marca, e alguns comentários duvidosos é que se poem em causa. Nada é perfeito e tudo tem o seu senão...

Concerteza que eles têm conhecimento das críticas que aqui são feitas. O feedback já vai longo.
 

rufus

New Member
Pelos vistos não têm. Quando falei com eles da última vez ficaram surpreendidos. Passam a maior parte do tempo a testar material, apresentações, reuniões, montar e desmontar tralha, provas... Eu vou fazendo os meus comentários directamente, façam o mesmo
 

golias

Member
...

Os "pseudo" jornalistas da bike devem ser aqueles que ficam com as sobras da editora!! lol
Num grupo tão grande, há sempre aqueles que nunca vão crescer!!
aquilo é feito para ser assim e nunca mudar!!
agora, uma coisa é certa!!, parvos eles não são...

...
 

rufus

New Member
Quando num teste a uma bike muito bem conceituada, e campeã que custa 6700 euros, é tudo muito bom e light, 9 kg zitos, e no fim apontam que as rodas empenaram no fim do teste e alguns componentes ficaram ko, porque o rider tinha 75 kg...

Quem é q lá pesa isso e testa uma bike de 9kg? Achas q eles andam a dormir? Cada bike pedida era solicitada para cada tipo de tester. Além do mais as revistas recebem informações sobre limites de peso dos componentes. Se os componentes não têm limite têm de aguentar, é mesmo assim. Eu por acaso tenho uma DT de carbono cujo limite são 75 kg e cheguei a pesar 77, mas por minha iniciativa não deixei de andar nela. Agora imagina eles, que têm responsabilidades. Muitas vezes a malta critica sem saber. Como dizia o meu prof de Economia, "tudo tem justificação, basta procurar informação".

Todas as críticas que eu e mais malta fizemos (já encontrámos a malta da bike em sintra e monsanto) obtivemos resposta. E não foi daquela para inglês ver. Façam o mesmo, "casquem-lhes na cabeça", mas depois não fiquem surpreendidos para receberem justificações que têm todo o cabimento. Também eu já cheguei a emprenhar pelos ouvidos, mas temos de ouvir os dois lados da história e depois aí sim, decidir em quem acreditar.
Acreditei, por exemplo, quando me disseram que fulano X da Sport Cycle Magazine (uma revista que existiu até à alguns anos) tinha desaparecido do país com montes de bicicletas. Um dia, numa loja de bikes onde estava a ver produtos ouvi um fulano a comentar isso e um comercial que conhecia bem o tipo da Sport Cycle desmentiu logo e esclareceu que a revista foi à falência e que ele estava a trabalhar num jornal como freelancer. Como vês, para dizer mal estamos sempre prontos, mas para dar a mão à palmatória nem sempre. Eu nesse dia já mandar algumas "postas de pescada" bem tortas, pois o que tinha ouvido dizer do fulano da Cycle deixaria qualquer um irritado, mas no fundo não se passaram de mentiras e falsas interpretações de muito boa gente.
Também dizem as más linguas que o Mourinho é arrogante, nariz empinado e snob. Pois bem, os amigos dele e jogadores dizem exactamente o contrário, que é um tipo preocupado com o seu amigo, calmo e gentil. Afinal, quem achas que tem mais razão?
 

rufus

New Member
Os "pseudo" jornalistas da bike devem ser aqueles que ficam com as sobras da editora!! lol
Num grupo tão grande, há sempre aqueles que nunca vão crescer!!
aquilo é feito para ser assim e nunca mudar!!
agora, uma coisa é certa!!, parvos eles não são...

Golias, em parte concordo contigo, mas também os temos de apoiar como às outras revistas (BikinAventura, Onbike e Freebike). Todas pertencem a editoras (penso que não me estou a enganar) e o mercado das bikes, como sabes, é ainda pequeno. Se as editoras têm revistas de motas, carros, etc, claro que todos os outros mercados são nichos.
 
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