Começar a andar frequentemente

Mr.Biker

New Member
Olá a todos. Já há uns tempos que não ando de bicicleta, uma vez que tenho uns problemas com a pedaleira, mas em princípio irei meter outra pedaleira e quero começar a andar frequentemente.
Tenho algumas perguntas a fazer: Exercício físico, neste caso, andar de bicicleta (não BTT, mas sim estrada) conjugado com uma dieta ajudam a melhorar a forma física e emagrecer? Tendo eu 13 anos, qual a média de kms que acham que deveria fazer por dia? Ah, tenho 1.70m e 85kg, por isso o querer fazer exercício, pelo peso que não é nada bom. Que recomendam? É que de dietas e planos de treino não percebo nada... E queria mesmo começar a fazer exercício para ganhar também um pouco de resistência... Obrigado desde já.

Cumprimentos,

Mr.Biker
 

Bruno Alves

New Member
Ora bem, antes de mais precisas de muita força de vontade nao para começar mas sim depois de começar de continuar porque ai entra o grande desafio, mas vou-te dizer algo que te possa ajudar mas começa com calma, alimentaçao tenta comer varias vezes ao dia mas moderado, ex. pequeno almoço, a meio da manha, almoço, a meio da tarde, jantar e algo ao de leve antes de ires para a cama prai hora e meia, mais vale fazer estas refeicoes todas e comer menos nelas do que fazer poucas refeiçoes e ai comeres bastante, na alimentacao evita comeres muito aquilo que sabes que faz engordar tipo pao, bolos etc, evita tambem bebidas com gas, saladas fazem muito bem, treino, podes e deves andar, lembra-te que começa devagar e vai criando as tuas metas e tempos, depois com o passar do tempo vais aumentando um pouco sempre tanto a distancia como o ritmo, ex, amanha andas meia hora passado uns dias aumentas para 45 minutos depois alternas para ex em meia hora fazes 5 km passado uns tempos tentas fazer 6 km na mesma meia hora, quando vires que estas apto ai começas a dar umas corridas que isso sim sera o ideal para o que queres, nas corridas faz o mesmo que te expliquei em cima, se souberes nadar tambem te aconselho, muito importante que no fim de fazeres desporto nao te metas a comer feito maluco senao todo que meteres para dentro o teu corpo absorve praticamente tudo e ai estragas todo o treino e esforço que fizes-te, outra coisa quando começares a correr nos inicios corre sempre em sitios planos sem subidas nem descidas e devagar com distancias maiores, isto vai servir para ganhares resistençia e depois passados uns tempos ai sim ja metes subidas e descidas nas corridas, como te disse precisas de Força de Vontade. Cumprimentos e bons treinos e nao te esqueças de alongar antes e depois do desporto ai teras que ver alguem da tua zona que faça desporto que te ensine.
 

Antares666

New Member
Se precisares de um companheiro lento para te acompanhar avisa, sou tambem da maia e posso perfeitamente acompanhar-te nuns passeio calminhos pela cidade a ganhar algum ritmo...depois quero ir pro monte...
 

PowerMAx

New Member
Mr. Biker

Dado a tua idade, penso que o termo dieta é forte demais, terás que pensar antes em fazer apenas uma alimentação saudavel e equilibrada, o que juntamente com o exercicio vai fazer com que percas peso. É verdade que tens uns quilos a mais para altura que tens.
Eu em 3/4 meses perdi 11kg, apenas com exercicio 1 vez por semana, no qual fui aumentado gradualmente de intensidade o que neste caso do btt equivale a um aumento de kms e acumulado de subidas, mas onde ganhei mais nem foi tanto no exercicio, foi na alimentação. Que deixou de ter, como já referiram acima, fritos, bebidas gaseficadas, bebidas alcoolicas, passei a comer bastante fruta em detrimento de bolos e doces. Continua a comer a carne e o peixe e não os subtituas por saladas, adiciona-as apenas as tuas refeições. Acompanhas uma alimentação saudavel com exercicio e vais ver que tens resultados, atenção aos treinos, tal como tambem já foi referido começa com pouca carga e vai aumentando consoante te fores sentido confortavel, e acima de tudo força de vontade não no inicio para mas continuar porque aí é que é dificil.

Cumps
 

abelha2

Active Member
Tenta fazer uma alimentação mais regrada, e comer fruta por exemplo.

Imagina à sobremesa, secalhar em vez de um bolo, ou 2 fatias de melão tenta comer só uma. Se tiveres acostumado a comer muito, ao inicio custa, mas depois vaiste habituando e ja nem sentes fome para mais. Como disseram já, como menos e mais vezes.

Se és como eu, que quando estas em casa estas sempre a comer, em vez disso, vai dar umas voltas sai de casa que assim comes menos, pois estas distraido. Utilizar escadas em vez de elevador é um bom habito entre outros.

Quanto as tuas voltinhas, isto nao é bem por km, porque depende do tipo de terreno onde andas. No entanto faz umas voltinhas aí por perto de casa, e à medida que com o treino, vais sentindo que não ficas tao cansado como antes, vai aumentando a distancia. Convem "suar a camisola" mas nao faças voltas excessivamente grandes, em que chegues a casa quase a morrer, porque senao, no dia seguinte ja nao te vai apetecer ir andar...
 

MrOverclock

New Member
Com a tua idade deves ter certamente algum tempo livre, tal como eu tinha e a maioria do pessoal da tua idade ainda tem!

Pega na bike e vai dar uma volta.. vai passear, sem compromissos! Vais e voltas pelo menos 1 hora depois

Tenho a certeza que por aí há locais interessantes para se passear!

No meu tempo, com a tua idade, ou um pouco mais velho já, ia ter com uma amiga que morava um bocado mais longe... depois fartei-me dessa e começei a ir ter com outra que morava do outro lado da serra (subir e descer duas vezes). Depois também não durou muito e comecei a andar só pela marginal. Nunca cheguei aos 60kg e tenho 1,71m
 

abelha2

Active Member
Exacto, olha segue o conselho deste colega. Arranja um motivo que te faça pedalar até longe ahahaha (um bom motivo de preferencia)
 

MrOverclock

New Member
Se não tiveres uma "amiga interessante" (se é que me faço entender) assim para o longe (mais de 2km) podes sempre pedalar até a uma zona onde andem as miúdas a passear e sempre tens o motivo: "Ir ver as gajas"
 
Top