Com quantos dedos travas?

Jocas22

Active Member
so uso um dedo de cada lado, indicadores. Se os travoes forem bons nao é por usar mais dedos que se trava mais, e só temos a ganhar em deixar o resto pra segurar o punho.
"Quase sempre ao mesmo tempo" nao, andava sempre aos papeis se travasse tanto com o de trás como com o da frente.

Ontem abri um enorme lanho no dedo indicador da mao direita, o que uso pra travar, foram 50kms a usar o outro a seguir lol, nao da jeito nenhum, um so dedo faz muita falta. :D
 

quileptor

New Member
Caro @trainzeiro - com uns travões hidráulicos de gama média a alta, bem afinados, é comum usar-se apenas um dedo para travar. Nomeadamente com os Shimano (o próprio formato das manetes ajuda a isso). Claro que em descidas técnicas e travagens de recurso (por vezes já tardias) são usados 2 dedos (as manetes Shimano têm pouco espaço para mais dedos). Mas melhor que explicar é mesmo experimentar um dia!
Cumps
 

Biciclete

New Member
Epá 5 dedos em cada mao é que nao dá jeito...tinha que largar o guiador hehe :) Tem muito que ver com a afinaçao. No meu caso sao v brakes mas travam tao bem que um dedo chega. E mesmo que quisesse usar 2 era lixado porque tenho manetes pequenitas... e claro, também deve depender da força das maos do ciclista....no caso de travoes tradicionais....
 
Um dedo, mas não deixo os outros em casa! :p

E por norma andam pendurados em cima das manetes os tempo todo!Velhos hábitos de quando andava de moto TT! ;)
 
O que eu quis dizer foi: é muito difícil travar somente com um dedo. Eu não consigo fazer isso. Tenho usar sempre e pelo menos dois dedos. Um polegar obrigatório e um outro dedo pelo menos.
Se alguém consegue travar somente com 1 dedo quie filme e me mostre para eu aprender como se faz. Agradeço.
 

camponubla

Well-Known Member
Normalmente com um dedo (o indicador)...as manetes dos shimano xt facilitam isso pelo formato e pq da para afinar a distância das manetes ao guiador. Ao usar só um dedo da-me a sensação que tenho mais controlo no guiador já que mais dedos seguram nele :)
 

Daemon

Active Member
Para travares apenas com um dedo, na minha opinião, precisas de:
- ter uns travões eficazes, para não teres de fazer muita força a travar, senão só com um dedo vai ser complicado
- ajustar a posição do travão/manete de maneira a que +- a ponta da manete fique na direção do teu dedo indicador (o dedo que se utiliza normalmente), para no caso de a manete vir muito atrás junto ao punho não te bater nos outros dedos e assim dificlutar a travagem
- treinares em zonas planas a travagem
 

SeteGu

Active Member
[video=youtube;ul5bS9_WIZQ]https://www.youtube.com/watch?v=ul5bS9_WIZQ[/video]

Convém é que seja travões de disco hidráulicos...
 

camponubla

Well-Known Member
Concordo que uns travões e discos eficazes farão a diferença (assim como a forma das manetes o possibilidade ou não de ajuste), e também estar habituado a travar assim. Para mim é natural travar usar só com um dedo (na mota pelo contrário, travo com 2 dedos e, na manete esquerda, da embraiagem, é que uso três pq vai mais dura)

No caso das shimano xt vê-se claramente a forma acentuada em "V" que facilita, ao meu ver, a travagem com um dedo (além de que dão para afinar).
 
A mim ainda ninguém me explicou como com se trava somente com um dedo sem que haja articulação com o polegar, o qual também é dedo, logo pelo menos só se pode usar dois dedos, pelo menos.

Nunca tive a ideia de que fosse possível travar somente com o polegar. Mas pode-se tentar, rsrsrsrsr
 
Ahahahahah

Ficavam bem porreiras!
Tive uma XR400R com um desmultiplicador de embraiagem a óleo em que a manete era muito parecida, em tamanho e forma, à dos meus XT! :D
 
Top