Coluer Pragma CR 2016

MarceloBTT

New Member
Boas,

Bom filho a casa retorna, e uns bons anos depois cá estou eu de novo neste forum onde tanto aprendi e partilhei.
Tinha uma massi carbon aire à la carte, mas de à 6 meses para cá tenho vindo a andar cada vez mais e sentia que o peso elevado e a suspensão total estava a fazer-me dispensar demasiada energia, os 60kilinhos pediam uma rígida.
Depois de muito pesquisar, foi na loja de sempre que descobri a coluer pragma cr de 2016. Quando vi a cor, e a relação preço/qualidade decidi logo que seria uma destas, para fazer parelha à coluer radar 20 de estrada vermelhinha.

z_RQ6_Qj61ri_SFo_TD82u7_Lc8q_Koj1_PVHm_GQM3ju_Wz_H_28_2048.jpg


Quadro: Carbono Monocasco de Alto Módulo Direção Cónica 1-1/8-1.5, Caixa Pedaleira Press Fit BB92, Cabos Internos e Ponteiras em Carbono
Suspensão: RockShox XC30 TK, 100mm Bloqueio Suspensão RockShox Poploc
Transmissão: Mudança Frente Shimano Deore Mudança Trás Shimano XT Manípulos Shimano Deore 2x10v Pedaleira Shimano Deore 24-38t Mov.
Pedaleiro Shimano Pressfit Cassete Shimano Deore 11-36t Corrente Kmc
Travões Shimano M355, Disco Hidráulico F-160 / R-160
Componentes Direção FSA NO.42 / ACB, Integrada c/ Rolamentos Selados
Guiador ICON, Alumínio Oversize 720mm
Avanço ICON, Alumínio Oversize
Espigão ICON, Alumínio
Selim Selle Italia X1
Rodas Mavic Crossride Light
Pneus tubeless vittoria barzo tubeless
Pedais: Shimano M540 spd (os da foto são outros)


2015_12_17_13_04_34.jpg


20151217_130426.jpg


2015_12_17_13_04_59.jpg


2015_12_17_13_05_22.jpg


2015_12_17_16_45_01.jpg

Junto à irmã mais velha, uma Pragma de 2015 de um amigo.

Primeiro contacto com a roda 29 e os guiadores largos, primeiro estranha-se mas depois entranha-se. Adorei a facilidade com que a roda grande ultrapassa obstáculos e parece rodar com mais facilidade. No entanto o meu receio de ser menos manobrável não se confirmou. É divertida tanto a descer como a subir, e a rolar parece-me ter ali uma ajuda da roda 29.
Não chega perto da rigidez da BH ultimate com full xx e rodas slr que tive a uns anos, mas não sobe nada mal (os meus 60kg ajudam). Mais uma vez noto a roda grande a ultrapassar obstáculos com mais facilidade, mas o guiador já está mais baixo do que nas fotos.
As rodas mavic, ainda bem que pedi para trocar e por tudo tubeless. As galaxy que vêem de origem não me estava a inspirar muita confiança a longo prazo, estas até me pareceram bem leves comparando as crossride 26'' da massi.
A transmissão shimano é o ponto negativo para mim, simplesmente por ser fanboy da sram, mas já a uns 7 ou 8 anos que não experimentava shimano. O desviador traseiro já não é cabeçada que ferve na escora como na altura, (e eu tive alguns antes de começar a usar sram). Passagens suaves, precisas, estava a espera de os cabos esticarem e desafinar um bocado não aconteceu até agora. Voltar à Sram está no plano, daqui a bastante tempo, mas ta no plano.
A suspensão a ar faz o seu trabalho bem, o mesmo se aplica ao bloqueador que eu uso bastante, com mais uns euros teria pedido para por a reba pretinha, mas não foi possível.
Depois de 250kms de sorrisos estou mesmo satisfeito com a bruta tendo em conta que com a mudança das rodas, pneus tubeless, converter para tubeless, os pedais shimano, conta kms, grade e proteção da escora ficou em ~1450 biscas.

No futuro penso tenciono fazer upgrades para baixar o peso, mas o principal vai ser voltar ao activo, desfrutar da bruta e ir conhecer novos trilhos nela.
Dia 17 é já na XI maratona btt lagoa do calvo que a verdinha se vai extrear nas lides de maratonas, raids, passeios e xco que eu tenciono fazer durante este ano de 2016, não vou ganhar corridas mas vou encher o coração nestes trilhos lindos que portugal tem para oferecer na companhia de pessoal amigo.
 
Uma máquina bastante agradável à vista sem dúvida. Parabéns pela compra e boas pedaladas.
Já agora, se puderes deixa posteriormente o feedback do pedaleiro p.f.

Quanto ao equipamento que quiseres trocar vais mudando conforme o desgaste.

Cumprimentos
 

MarceloBTT

New Member
Obrigado a todos!
Estava com algum receio porque quando a encomendei só tinha visto fotos de catalogo mas isso evaporou tudo assim que vi a bruta :D
Sem duvida, quando chegar aos 1000/1500kms farei outra breve analise.

É precisamente esse o plano Telmo, fora um espigão de selim e selim que está na frente das prioridades.
O da de estrada andasse a descolar pelo terceira vez, e queria um espigão sem recuo. Estou a pensar montar o selim e espigão desta na de estrada, e comprar outros mais leves para esta. Um selim prologo e um espigão mais leve talvez. De qualquer maneira será apenas para Fevereiro.
Cumpz
 

MarceloBTT

New Member
Primeira voltinha do ano, até agora tem sido só estrada. Na foto junto a um ABION do caraças. Mas ela não se envergonha.
o8_UDq_KGNYQoz_Ey_Xn33_Dxi_Ax2p5_Zrg_17_Yki_r_KBu_Rw8_2048.jpg


Para a próxima, sem duvida que vou escolher uns pneus mais finos. 1.9 ou 1.95 para mim é o ideal. Estes são muito bons e eu gosto deles. Mas não noto nenhuma diferença abismal no grip para pneus mais finos.
Também ainda não atinei com as pressões dos pneus. Que aconselham?
Domingo lá estaremos em Poceirão para a XI Maratona Lagoa do Calvo. :D
 
Top