Colocar suspensão com curso menor do que aquele que vem de origem danifica o quadro?

#1
Boa noite Riders.. preciso de ajuda.. eu tenho uma gt chucker 1.0 de 2006 k vem com 130 mm de curso de suspensao, mas queria comprar uma suspensao k tem 100 mm de curso e estou preocupado em poder raxar ou partir quadro quando der saltos maiores. é pk sei k se aumentar o curso da suspensao bastante (tipo 160 mm) sei k o quadro vai raxar ou partir em saltos. nao sei é se colocar uma suspensao com menor curso do que vem de origem podera acontecer a mesma coisa.. faz mal para o quadro colocar uma suspensao com curso menor do que aquele k vem de origem? agradeço bastante aqueles que me pudessem ajudar se faz favor..

fiquem bem. bons rides.
 
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#3
em principio o maior problema que vais ter é o centro pedaleiro ficar mais perto do chão e quando fores a curvar mesmo com pouca inclinação os pedais tocarem no chão e fazerem com que caias e te magoes a valer.
uma questão;....... váis trocar a suspensão por uma com menos curso para ires dár saltos??????????????
 
#5
Boas...
...e pensares primeiro naquilo que realmente vais fazer com a bike?
epah o teu post tá um bocado confuso. Compraste uma bike com suspensão de 130, queres mudar para 100 e vais dar saltos, e ja pensaste em por 160??
o0
 

macpena

Utilizador Banido
#6
Também me parece que o melhor é mandares um mail à GT. Mas trocares a suspensão de 130 por outra de 100 e ainda assim pensares dar uns "saltos maiores" não faz sentido.

Outra coisa que não faz sentido é a forma como escreves. Isso não é português e chega a ser irritante ler o teu post.
 
#7
Minha nossa...geração SMS.....destruição massiva da língua Portuguesa..
Se o senhor se fosse apresentar em vez de dar na cabeça ao rapaz é que era de homem. Agora vir fazer o seu primeiro post em que nada contribui para a dúvida dele é rídiculo.

Quanto à suspensão, como já te disseram manda um mail à GT, mas é mais que certo que te vão desaconselhar essa modificação no curso.

Abraço
 
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#8
Minha nossa, não é propriamente uma expressão portuguesa... Mas isso não invalida que ele tenha razão. Deixa o smsês para esse fim e escreve em Português!

Em relação aos post inicial, se pensares na questão, não faz muito sentido...
A tendência natural, é que maiores saltos, mais curso necessitas para absorver o impacto, de modo que não é por ai...
A nível de esforços no quadro também é exactamente o contrário. Estes serão sempre menores com menores cursos (devido à menor "abertura" do ângulo de direcção).
Deixa lá os gajos da GT descansar...
Qual a razão da troca de suspensão?

P.M.
 
#9
Mas o rapaz nem diz que quer dar saltos maiores. Ou então sou eu que não percebi bem.

Ele está preocupado porque quer colocar uma suspensão de 100mm e na eventualidade de dar um salto maior (por qualquer razao) poder rachar o quadro devido ao esforço.
E pelos vistos só o P.M. conseguiu responder que não, que uma suspa de menor curso não causa maior stress no quadro...
 
#10
Esqueci-me de referir, que ao diminuir o curso, vais alterar os ângulos do quadro, o que nesse caso, só te ia prejudicar (ficas mais inclinado para a frente, com o peso mais em cima do guiador e vai diminuir a distância ao solo).

P.M.
 
#11
boas

esquece o mandar mail para a GT pois decerto te irão responder que vai fazer mal...(afinal tás á espera que te incentivem não, :) )

olha para a bike de lado principalemente para os angulos da suspensão e selim. vê também a altura do prato da pedaleira. Depois vaza o pneu da frente que isso deve baixar os tres cms, e vê o que te parece.

se optares por 100 de curso, o principal vai ser o angulo da suspensão que fica mais perpendicular ao chão e a bike fica um pouco mais nervosa. Mas acho que para esse uso os 3 cm's não se vão notar em nada de especial.
 
#12
Também entendi o post perfeitamente. Ele não quer dar saltos maiores, mas está preocupada de que na eventualidade de um salto grande aparecer, se issso poderá danificar o quadro.
No casoacredito que a resposta do P.M é correto, os riscos seriam apenas se fosse para aumentar o curso da suspensão.
A respeito disso a Scott Spark 2010 Limited e RC tem curso de 100 mm, enquanto que a 10,20 etc tem curso de 120mm e são o mesmo quadro, ou seja, neste caso o curso de 20 mm não importou ao fabricante alterar o quadro.
 
#13
No meu entender acho que isso não tem mal para a bike, agora tu vais sentir essa diferença.

Eu por exemplo, troquei de uma suspensão de 100 para 120 e quando perguntei ao mecânico se isso danificaria a bike, ele até se riu...de qualquer das formas como já foi dito mandares um mail para a GT não esperes uma resposta positiva, acho melhor é falares com algum mecânico experiente.