Cirurgia: Quisto Pilonidal ou Quisto Dermóide (Cisto)

olhares

Member
Ora muito bem (ou mal!), eu também afectado pelo maldito quisto pilonidal. Os primeiros sintomas aparecerem em 05/2008 e que senti tipo uma borbulha nessa zona. A minha primeira reacção foi espremer mas aquilo estava sempre a humedecer durante uns dias. Já chateado com aquilo, vou ao médico, diagnóstico: quisto pilonidal. Nunca tinha ouvido semelhante coisa. Disse-me que tinha de ir à faca mas que tinha de tomar uns antibióticos para desinflamar e voltar lá uns 8 dias depois. Lá me explicou o que era e até me disse que para além de cabelos também já chegou a extrair dentes nos quistos dessa zona. Basicamente seria um defeito de fabrico aquando da nossa gestação, seriam células que na fase embrionária em vez de "subirem" para o local devido ficariam nessa zona afectada e manifestando-se mais tarde ou mais cedo. Ainda o questionei se seria devido ao iníco da prática de BTT porque tinha começado recentemente mas negou-o.
Voltei passado 8 dias e lancetou a sangue frio e enfiou tipo uma pinça e sacou - até fiquei zonzo - uma tufa de cabelos que até me passei ao ver aquilo!!! Após me explicar os métodos de extracção do quisto e de todos os procedimentos, ficou logo aí marcado a cirurgia para daí a 3 dias.
Chegou o dia da cirurgia e a anestesia foi do tipo epidural, sem problema algum. A minha foi fechada aplicando a plastia em Z. Passado 8 dias foram retirando os pontos durante mais 3-4 dias para não forçar a cicatriz. Mas o pior veio depois! Como o tubo do dreno que me puseram era demasiado fino, entupiu e não drenou convenientemente e acabou por "abrir" a cicatriz e drenar por si. Andei a drenar e a fazer curativos durante mais duas semanas. Já estava a ficar farto daquilo... Foi o único contratempo neste processo todo.
Só voltei à vida dita normal, ou seja, fazer tudo o que fazia anteriormente inclusivamente BTT, passados uns 3-4 meses com um "barbear" mensal da zona durante 6 meses.
Espero que não volte mas tendo em conta que são células "deslocadas", nunca se sabe...
 
H

HelderP

Guest
Boas pessoal! :)

Curioso eu ter procurado no google, e o forum com mais inforumação sobre o tema que procurava, ser um forum de BTT!
Parece-me que anda por aqui muito boa gente, desde já congratulo-vos! :D

Anyways, ao que interessa.
Ja fui operado 2 vezes a este Quisto dermóide. A primeira vez, correu tudo bem e levei pontos. Em menos de 2/3 semanas, estava recuperado.
A segunda vez, (passado um ano e tal) fui operado mas cicatrizou aberto. E desde já foi das piores experiências que já tive até hoje, na semana posterior rebentaram uma veia, em 2 dias diferentes, e tiveram que me suturar a sangue frio. Diga-se de passagem que levar pontos, dentro de uma ferida aberta, é tudo menos agradável, e aconteceu nos 2 dias seguintes... Nunca senti tantas dores, mas enfim, lá passou. (2/3 meses de recuperação)

Ontem, para surpresa minha... reparei noutro "alto" exactamente no mesmo local! Enfim... é muito pequenino, nem meio cm deve ter, e não dói a não ser quando pressionado com força, mas enfim, tou mesmo a ver que vou ter que ir a faca pela terceira vez! Nem acredito nisto.... :( Ainda por cima agora, que estou a alguns meses de emigrar.

Mas a principal razão deste meu post é sobre a mencionada na pagina anterior, depilação a laser. Será que funciona mesmo? Tenho que ir ao medico o mais rápido possível... A minha mentalidade sempre foi que adiar o inevitável não é solução para nada.

paff, parece que estamos os 2 exactmanente na mesma situação.
 
P

Pantera1989

Guest
Boas!!!...Vim agora do medico... e tambem vou ter que ser operada :s
Tambem tenhu um quisto dermoide...
Ja algum tempo que me aparecia isso, comecou no pescoso, dpois na cara, no braco, mas dpois deixou d aparcer...
D ha um ano para ca tem-me aparecido smp no mesmo sitio,mais propiamente perto do anus, mas nao ligei porque pensei que passava visto que os outros passaram, a medica disse-me que os que tive no pescoso, cara e braco nao sao iguais a estes...
Bom agora e so marcar a consulta po medico d familia me passar uma cardencial para ir a cirugia, alguem me sabe dizer quanto tempo vou ficar a espera para ser operada?
 

leugim 20

New Member
Boas Pantera 1989 :)
Eu fui operado a cerca de dois anos talvez nem tanto.
1o fui ao médico de familia e ele receitou-me uns antibioticos e uma pomanda. Fiz esse tratamento para ser desaparecia, mas não tive sorte, pois tive mesmo de ser operado.
Depois do médico enviar os dados para o hospital foi relativamente rápido a resposta do hospital e a data marcada também foi muito curta (1 mês) até ser operado.
Akilo foi cerca de 20min talvez nem tanto mas correu tudo bem.
O pior foi depois para me sentar e não poder andar de bicicleta :(
Mais ou menos 1mês e meio já andava em cima da chicla mas com calma :D hehe
Espero ter ajudado em alguma coisa
 
T

Trup3r

Guest
Boa tarde..

Antes mais parabéns pelo excelente assunto aqui debatido, dá imenso geito..

Quero vos só dizer que também me aconteceu exactamente a mesma coisa, um quisto na zona do rabo.
Apareceu-me à coisa de dois anos, quando tinha 18 anos.. Fui logo ao meu médico de família o que me disse que não era nada de alarmante e receitou-me uma pomada, Reumon-gel, lol, para colocar na zona do quisto.

Passaram dois anos, continuo com o quisto, mas com a zona à volta completamente alterada..

Abriu-se um buraquinho na zona um pouco abaixo da "bola" onde sai liquido misturado com sangue e com um cheiro que até dá vómitos e colocado a mão nessa zona dá a sensação que tenho um "cano" desde o quisto até a esse mini-mini buraco parecendo que está a fazer a drenagem do líquido, parece que também está a formar um novo buraquinho..

Hoje voltei novamente ao médico ao qual o médico deu ordem para haver uma cirurgia, não sei é quando.. Mas como vou para a tropa, pode ser que seja operado num hospital militar.. Espero que corra tudo bem..

No banho de vez em quando carrego no quisto para que saia esse liquido para que essa bola não esteja tão grande, parece aliviar um pouco quando me sento, visto que não está tão cheio.. Chegou também a sair um bocadinho de gordura(roxo e branco), tamanho de um feijão, juntamente com montes de líquido, através desse orifico quando carreguei..
Ainda não me apareceu nenhum sintoma em relação a isso, como as febres e o mal-estar..
Vou esperar até à cirurgia e vou lendo mais um pouco sobre esta doença..
Depois da cirurgia logo vejo se faço ou não uma depilação a laser, é um pouco cara mas o que conta é a saúde, entretanto vou fazendo a depilação com cera.. :D
Obrigado..
Cumprimentos..

Ps: Fica aqui o link :shock: http://video.aol.com/video-detail/cisto-pilonidal/463532763 :shock: de várias cirurgias ao quisto pilodinal..
ATENÇÃO NÃO ACONSELHO MUITO A QUEM NÃO GOSTE MUITO DE AGULHAS, SANGUE E AFINS.. FAZ MESMO MUITA CONFUSÃO..

Ainda não percebi, depois de retirado aquilo somos cosidos e colocam o dreno, como mostra num dos filmes da cirurgia? :shock:
 

paff

New Member
Boas Trup3r...

Obrigado pla partilha... mas só consegui ver 5 segundos.. ahahhahaha

Se houver uma próxima cirurgia no meu caso, já tenho uma pequena ideia... de como é.

Abraços
 
T

Trup3r

Guest
No link que deixei no outro tópico, existe um filme de 9 minutos que está muito bom, que é a cirurgia completa.. Desde o corte, retirar o quisto e a costura.. Mas parece que está num estado mais avançado que o meu.. O meu não está tão cá em cima como dessa pessoa..
Cumps a todos..
 

DiAvL0

New Member
Bem, eu vou amanha ao cirurgião ver o que ele diz do meu, fez esta madrugada uma semana que fui pró HSFX pra drenar o quisto, rebentou mesmo à porta de casa, muito pus e sangue, no hospital é aquele martírio que alguns já sabem, andei com um dreno ate ontem, mudado todos os dias... o médico do hospital disse que tinha de ser operado, amanha já vou ter a certeza... não me está a apetecer muito. Lol.
Pra quem falou que ía continuar a fazer a depilação a cera, não aconselho, já a fiz varias vezes no corpo todo e encrava sempre algum pelo, o que pode voltar a "provocar" o quisto. quando fizeres faz logo a laser.

Agora é esperar pela consulta de amanha, e se for pra ser operado que seja o quanto antes.
 

Patitos

Active Member
DiAvL0 said:
Bem, eu vou amanha ao cirurgião ver o que ele diz do meu, fez esta madrugada uma semana que fui pró HSFX pra drenar o quisto, rebentou mesmo à porta de casa, muito pus e sangue, no hospital é aquele martírio que alguns já sabem, andei com um dreno ate ontem, mudado todos os dias... o médico do hospital disse que tinha de ser operado, amanha já vou ter a certeza... não me está a apetecer muito. Lol.
Pra quem falou que ía continuar a fazer a depilação a cera, não aconselho, já a fiz varias vezes no corpo todo e encrava sempre algum pelo, o que pode voltar a "provocar" o quisto. quando fizeres faz logo a laser.

Agora é esperar pela consulta de amanha, e se for pra ser operado que seja o quanto antes.

Infelizmente muitos atletas continuam a fazer a depilação a cera, o que è optimo para os pelos encravados e consequentemente estes problemas de saúde. É preferivel fazer a laser e hoje em dia os preços já sáo acessiveis
 

DiAvL0

New Member
Bem, já fui operado, cheguei mesmo agora a casa... Em relação a depilações não vou ponderar nenhuma porque este problema ainda é um pouco uma incógnita, não se sabe bem a origem do problema, até em mulheres aparece e há muitos homens muitos mais peludos que muitas delas e não lhes aparece nada. Eu fui cozido visto a localização ser muito delicada, desde o coxis até ao ãnus, tive que ser cozido mas ainda vou ser observado mais duas vezes pra ver se continua fechado ou tira-se os pontos e deixasse aberto.

Que corra tudo bem e que fique de vez.
 

Patitos

Active Member
Muito provavelmente irá fazer descência da sutura (ferida que se abre após levar pontos ) , por isso irá cicatrizar por 2ª intenção ( de baixo para cima ).
As melhoras
 

danni

New Member
ola pessoal,
sou nova por aki mas decidi registar-me pk depois de tanto prokurar informaçoes sobre esta coisa (de nome quisto :roll: ) encontrei este forum ke me foi muito util...
mas verdade ja estava pra me registar mal soube o ke tinha (ha kuase 1 ano)
a cerca de um ano numa aula de EF onde tavamos a praticar salto em comprimento cai muito mal (dakelas vezes em ke parece ke batemos mesmo kom o osso!!) foram umas dores horriveis mas enfim pensei ke fosse so a minha falta de habilidade pra akilo loool... mas enganei-me passado uma semana senti umas dores no rabioske e axei akilo muito eskisito... nao liguei e passado 2 dias ja nao me mexia, pra andar eram umas dores e pra sentar?! ui!
fui a medica e ela disse ke axava ke era um kisto mas mesmo assim medicou-me um anti-inflamatorio e brufen pra as dores pra ver se paxava, mas avisou logo: "daki a uns dias kd o medikamento acabar volta ka, kero ver ixo"... opa td bem fui pra casa "TENTAR" fazer uma vidinha normal mas era impossivel.. paxava as manhas sentada nas aulas e a noite o trabalho tambem nao ajudava pk nao podia tar parada (trabalhava na area de restauraxao)... resultado = passado uns dias la vou eu a "correr" pro centro de saude pk ja n aguentava mais kom as dores... foi uma manha deslumbrante...
xeguei ao centro de saude por volta das 6h45 da manha pra ter vaga pra minha medika de familia :shock: e enkuanto esperava pela minha vex la tive eu de ir ao wc pk tava mesmo aflitinha :lol:
bem... foi um alivio do caraxas pk o raio d kisto abriu completamente!!! :shock:
kd entrei po consultorio e dixe kejavascript:void(0); se tinha passado a medika mandou-me logo pra enfermeiran :roll: (ate foi simpatica a enfermeira)
A medika enviou logo a papelada toda pro hospital (dixe ke tinha de ser operada pra tirar a tal "capsula")
se nao estou em erro em Outubro fui xamada pra uma consulta com a "futura" medika ke me VAI operar... ok mais umas horinhas nu hospital e tal...
nessa consulta a medika la viu o rabiote (ke nao tinha nada na altura) e dixe ke seria uma cirugia simples pk o kisto n tava inflamado, ke seria uma koisa pekenita e por isso LEVAREI PONTOS....
com tanta koisa ke li sobre esse metodo nem sei se sera a melhor opxao :(
hoje (paxado kuase um ano do inicio desta estafeta) fui a consulta com o anestesista... teve a ver a coisa e dixe ke n tinha nada, ke seria simples... nao sei kual o tipo de anestesia ke vou levar (eskeci-me de perguntar) mas em principio nao sera geral...
ok e pa kuando fica a cirurgia?! proximo dia 29 deste mes as 10h30.... :shock:
agora tou em panico... sei ke vou levar pontos e plo ke a medika dixe vou ser operada de manha e a tarde ja terei alta (cirurgia de ambulatorio) mas tou kom mt receio da recuperaçao... o anestesista dixe k o ke e mais xato e a primeira semana... so kero ke korra td bem....

por isso keria saber uma koisinha...
nun link acima tive a ver um filme de 9min k explica super bem komo e a operacao (so nao kero fikar kom um buracao dakeles :shock: )
mas tipo e o dreno?? n percebi essa parte :s kom esse metodo eles aplicam dreno nao e? e ke akontece kom ele? depois tiram-no, certo?

deskulpem o testamento :D
 

DiAvL0

New Member
Por experiência própria, o dreno é só quando está inflamado e ele rebenta, e tens de o drenar no hospital e andar uns dias com o dreno numa incisão que eles te fazem, apesar de teres um buraco por onde ele rebentou, fazem a incisão na mesma ,eu andei 1 semana com o dreno a mudar o dreno todos os dias a sanque frio e a injectarem seringas de agua oxigenada lá pra dentro, e mais uma semana pra fechar a incisão e o buraco por onde rebentou, depois trabalhei 2 dias e fui operado. Como contei em cima, o meu foi cozido mas passou dos limites de ser cozido, mas o cirurgião quis arriscar, visto a localização do quisto, desde o coxis ate ao anus, ele retirou o quisto junto ás paredes do recto, hoje fui visto pelo médico e ele diz que se continuar assim dá pra ficar com os pontos, se houver alguma complicação retira-se os pontos e faz-se com cicatrização aberta, o que aconselho è muito repouso, estar sempre de olho nisto, sempre que vou á casa de banho ou estou de pé vou verificar se estou a sangrar, sangramos sempre qualquer coisa, mas nada de anormal. Só me sento para comer e estou todo inclinado pra frente pra nao pôr peso no coxis. Na clinica onde fui operado comia sempre em pé, nunca quis arriscar, quero que isto fique duma vez, não quero chegar ao dia de tirar os pontos e depois isto rasgar, nem que tire os pontos e ande mais uma semana com fita adesiva a unir as nadegas, é caricato, mas prefiro assim, a pele precisa de ganhar consistência pra podermos fazer as coisas do dia-a-dia sem cuidados. Neste momento estou a escrever isto de joelhos no portatil, porque estava na cama e não gosto de escrever só com uma mão, tive que me meter no chão de joelhos, lol. Duma coisa quero ver se consigo, é conseguir cicatrizar à primeira e não acontecer como muitos que rasgam passadas semanas. Agora se me vai voltar a aparecer o quisto ou não, isso nem os médicos conseguem garantir. Mesmo com a garantia de 100% de remoção do médico, isto pode reaparecer. A anestesia foi da cintura pra baixo, é chato, eu ao fim de 7 horas sem urinar e ter dores imensas na bexiga, mas ainda tinha "material" adormecido, não conseguia contrai-lo pra mijar, tiveram que me enfiar um tubo pela uretra acima, mas foi um alívio muito grande depois com a bexiga vazia, lol...

Este é o meu testemunho, não estou aqui a tirar valor ao sofrimento que passamos pra não pensares muito nisso, mas cada um tem a sua maneira de lidar com a dor... custou-me estar 15 dias a recuperar da drenagem e passados 2 dias voltar ao mesmo estado, de cú pró ar, mas tem de ser... e temos de pensar que há doenças bem piores, e que há pessoas que estão bem piores.

Boa sorte prá operação, e muita calma, a mim tiveram que me dar 3 calmantes diferentes... lol.
 

danni

New Member
obg pela explicaçao... :)
entao nao vou levar com o dreno... purke isto nao ta inflamado. ta na parte do "adormecido", ta la, mas sem dar sinal de vida... so me infeccionou uma vez e ate agora... :roll:
por isso a medika dixe ke ia ser simples e ke levaria pontos uma vez ke nao ta inflamado, nem nada :)

pois... calma :s
coisa complikadinha pra mim tb, visto ke nem analises ao sangue consigo fazer sem ser deitada ou entao aterro d imediato :oops:
lool
 

DiAvL0

New Member
O meu também estava adormecido porque o tinha acabado de drenar mas já tinha umas boas dimensões, ele apareceu-me aos 15/16 anos, eu já tenho 24, foram alguns anos de evolução do animal, lol. Eu calma só tive depois da operaçao, desde a consulta com o cirurgião até metade da cirurgia a tensão dava sempre 17/8, só depois é que lá foi prós 12/7 e 11/7...

Cumprimentos e que tudo corra bem...
 

danni

New Member
bem pessoal ja fui operada ontem...
korreu td bem, menos a parte de eu tar nervosa e as veias terem "fugido" kuando me keriam injectar o soro :shock: resultado- as duas maos espicassadas :( sendo k se conseguiram injectar o soro ja tava eu d rabo po ar na sala de operaxoes... :s e dado ao meu estado de nervosismo deram-m anestesia geral o k ate foi bom. :roll:

toda a ekipa foi fantastica kmg visto k fui operada no publico.. espetaculares :wink:
pelo k a medika m disse depois da operaxao foi ke o kisto era maior d ke akilo k esperavam e demoraram 1hora e tal :shock: mesmo assim fexaram :roll:
fui operada de manha e ao fim da tarde ja vinha pa casa...
mas agra o raio do rabo doi bues! :( tb fui operada a menos de 24h... e o 1º kurativo e so nu sabado :s
tb n kero fazer mts esforxos p n estragar isto visto k inda ta mt fresco... :|
 

DiAvL0

New Member
Ainda bem que correu tudo bem.
O meu também era maior do que eles pensavam, mas a anestesia geral faz muito mal ao corpo, e quando nós acordamos da anestesia não é nada bom.
Eu fui hoje tirar os meus pontos, 15 dias depois, parece que isto está a cicatrizar bem, agora tenho de fazer penso todos os dias, e ser acompanhado pela mesma enfermeira para ver se há complicações ou não, só daqui a 3 semanas é que volto a ser visto pelo cirurgião para ele fazer o relatório da situação para ver se tenho alta.
Isso das dores é normal, esquece a posição de barriga para cima, já não sei o que é isso há 15 dias, e sentar só pra comer e ir ao médico... por vezes até como em pé, tenho dores, são suportáveis, ma quanto menos se esforça isto mais rápida é a recuperação, e talvez por isso o médico tenha ficado surpreendido pela cicatrização ter corrido tão bem, mas ainda me falta um bocado por fechar, é mesmo encostado ao anus, quando se vai á casa e banho esforça-se esta parte e ela não fecha, mas vai acabar por fechar, nem que seja de dentro pra fora.
Hoje ao tirar os pontos as dores desapareceram.

Agora só espero é que isto fique de vez, não quero passar pelo mesmo novamente e quero regressar ao trabalho, gosto de tar em casa, mas é sem limitações, pra poder correr, jogar futsal, andar de bike, fazer skimming e wakeboard...

Cumprimentos e as melhoras...
 

danni

New Member
pois... as dores tb nao sao assim tantas ke nao aguente...
a anestesia so m mexeu kom a kabexa... ontem a noite ia kuase desmaiando kd andei um poukinhu pla casa mas hoje ja tou melhor...
kuanto a ir a casa de banhu realmente tenhu receio pk tenhu medo d esforçar e rebentar pontos... :oops: pk n m disseram nd kuanto a ixu... e eu n sei...

k td kontinue a correr bm p ti tb :)
 
Top