Circular em Fila Indiana

madnez

New Member
Boas

Hoje de manhã quando me dirigia de carro para para ir ter com o meu amigo para irmos dar uma volta apanhei dois "artistas" numa estrada de dois sentidos lado a lado a falarem na maior fui atrás deles 100mt a ver se algum encostava , nem pensar eles têm tanto direito de andar como os outros, lá os passei e disse isso é para andar em fila indiana ainda ficaram todos ofendidos , mais á frente outro grupo desta vez maior para aí uns 10, exatamente a mesma postura , aí por acaso houve um que me mandou passar apesar de ir no meio da estrada , não sei se era guia ou não mas o exemplo não foi o melhor,
Agora questiono-me , penso que o codigo da estrada diz que para circular em fila indiana , será assim ? ou estou errado? mas mesmo que não seja obrigatorio estes "tótos" não se lembram o quão perigoso é andar assim?, será que não lêm as noticias , se calhar os dois primeiros que apanhei quando estão ao volante são os primeiros a fazer razias para por os "ciclistas" no lugar,
Já não basta quando uma pessoa vai encostado e vêm para cima de nós.
Eu não comecei agora a andar de BTT e no grupo onde ando uma das regras obrigatorias é quando temos que fazer obrigatoriamente estrada assim que vemos ou ouvimos barulho de carro está tudo a gritar"carro" e notem que ando muitas vezes em Sintra ao domingo e quem conhece o Cabo da Roca sabe o que estou a dizer.
Para terminar gostava que houvesse uma maior consciencielização do que é andar em estrada o dos perigos acrescidos que isso acarreta, nos trilhos( meus preferidos)nem aí as coisas são previsiveis ( ás vezes há umas arvores que se metem na frente) quanto mais quando interagimos com outros individuos agarrados ao volante.
Neste caso quem acho que estava a prevaricar foram os ciclistas e acho que "nós" temos ainda uma maior responsabilidade pois partilhamos os dois mundos.
Sejam por favor mais responsaveis independentemente de ser ao volante ou ao guiador.
Abraços
 

Kamoes

Active Member
No código da estrada está que devemos circular em fila indiana, se não me engano!

Mas quando vão dois ciclistas a rolar, amigos, é normal que circulem aos pares, para poderem falar!

Ou mesmo um grupo grande...

Está o problema é no civismo dos ciclistas, que conforme vêem um carro devem colocar-se na berma da estrada!

Mas até acho mais seguro circular a ocupar uma boa parte da faixa de rodagem, quando vão 2 ou mais ciclistas! Obriga os condutores a abrandar e tomarem consciência que são pessoas que ali vão!
Já tenho apanhado muitos sustos de palhaços que passam a rasar, quando vou na berma!
Se fosse no meio da via, de certeza que não acontecia!

Um abraço ;)
Marco Camoes.
 

Álvaro_N

New Member
Exactamente, hoje também fui andar ali pela Serra de Sintra, e muitos dos estradistas íam lado a lado na maior... mas também vi algub«ns bttistas a andar lado a lado.... Também os motociclistas não batem mt bem..... estava eu a descer a Serra, encostado ao lado direito da faixa tal como nos todos fazemos, e passa um motociclista e faz o gesto com o dedo no capacete, girando-o, como quem diz "tás maluco?!" enfim é a vida.....

Boas pedaladas
 

rucaf3

New Member
Tem muita razão...

Mas pelo que me constou saiu uma circular no diário da republica que diz que ciclistas aos pares podem andar lado a lado precisamente para obrigar os automobilistas a ultrapassar na outra faixa e não fazer as razias que muitas vezes atiram malta para as bermas não tenho a certeza desta circular pois fiz um search e não encontrei nada alusivo ao assunto... mas no entanto aqui ficam alguns exemplos de outros países com regulamentos em estudo de aprovação..

http://www.massacriticapt.net/?q=system/files/Codigos_Estrada_EU_12.pdf
 

doc

Member
Os ciclistas podem andar no meio da estrada ou até ocupar a estrada toda... desde que acompanhados pela GNR (ou seja em provas), todos os que circulam na estrada e altere a circulação normal de transito, têm que alertar a GNR.
Hoje aconteceu-me o mesmo, um grupo de 10 ou mais ciclistas a treinarem, nem iam aos pares... iam 3 lado a lado, depois a estrada como está cheia de buracos (normal) ainda ocupavam a faixa contraria para se desviarem desses, passando por cima do traço continuo, claro que se formou uma fila que mais parecia um casamento.
Imanginem se por azar vem um carro que bate por trás. Em grupo, em quantos acerta? E em fila indiana? Em grupo apanha os que houver e em fila indiana no último. Para alem de ser mais facil de desviar-se de uma fila de que de um pelotão.
Para alem da segurança, é uma falta de civismo. Eu, procuro sempre andar longe do alcatrão, mas quando o faço, preocupo-me em não empatar quem circula na estrada.
 

canuco

New Member
É das coisas que mais me irrita, ver ciclistas a ocupar a via toda mesmo sabendo que estão carros por trás.
Das poucas vezes que andei na estrada, até me sentia mal estar no meio dos carros, nunca se sabe quem vem nos carros, isto está cheio de gente doida.
Já prometi, só faço estrada se for uma prova com policiamento e com fecho das estradas.
E os grupos de 50 60 e mais ciclistas? Isso é que é o abuso total, pensam que circulam sózinhos na estrada.
 

kunha

New Member
não sei onde está a confusão. faço-o frequentemente. imagina o seguinte cenário. Vais a andar sozinho na estrada (não berma) junto ao traço continuo, mesmo o mais à direita possível. ocupas uma parte minima da estrada. Agora o 2º cenário. Vais exatamente a andar no mesmo sítio da estrada mas com outro ao teu lado só que na berma. Tu que estás na estrada ocupas exactamente o mesmo espaço. Qual é o problema???
 

Nuncho

New Member
Eu penso que isso é uma coisa que todos os ciclistas fazem...
Apesar de fazerem mal, mas todos o fazem.
 

proque

Member
Amigos,

Se fizermos como estipula o Código da Estrada temos de circular em fila o mais encostados à berma.

Tal significa que levamos com a sujidade, o pior piso e ainda, em certas estradas somos entalados entre uma berma inexistente (ou um muro) e o automóvel que ultrapassa e o que cruza.

Não é assim que se processa noutros países onde a aclamia de tráfego é a condição para promover a segurança e uma mobilidade responsável. Aí nao só é permitido como é aconselhado que os ciclistas andem a par e que apenas usem a berma para facilitar a ultrapassagem.

Por isso o nosso código da estrada tem de ser alterado também nestes pressupostos.

Circula na net uma petição online que pretende promover, junto do Parlamento, uma alteração legislativa no Código da Estrada protegendo os peões e os cilclistas, ou seja, os utentes mais frágeis da estrada.

Vejam e assinem em http://www.peticao.com.pt/codigo-da-estrada-ciclistas-peoes
 

Nuno GP

New Member
Ainda este Domingo, a fazer uma voltinha de estrada, ia na berma atras do meu pai, também na berma, e houve pelo menos duas pessoas que nos apitaram, e ralhar, e iamos na berma, para lá da guia da estrada, o que iamos a fazer de errado para nos apitarem? Eles mesmo assim não cabiam na estrada?
Vai tudo do civismo de cada um em relação ao próximo.
 

canuco

New Member
filosoficamente falando, a nossa liberdade acaba onde começa a do outro....
isto pode ter varias ilações....
 

oguh

Member
Apesar de existir lei que regulamenta estes casos e penso que até há coima aplicada, ronda os 500 €. Nestes casos que cada um pensa por si, o melhor mesmo é proteger-nos e isso inclui circular em fila indiana. Se há pessoal que pedala no meio da estrada, quando acontecer alguma coisa problema deles.

eu sou bttista, estradista e condutor tento sempre nas 3 situações circular na minha liberdade sem incomodar os outros, mas como tudo na vida há quem não pense assim.
 

FDura

Utilizador Banido
Cada vês que vou de carro ou de bike e me cruzo com estes ciclistas (que diga-se, há poucas exepções em todos com que me tenho cruzado), vem-me á cabeça a falta de civismo dos mesmos:mrsock:

Falam dos automibilistas, mas conseguem ser piores dos que estes em virtude de colocarem a própria vida em risco só porque acham que tem direito á estrada todo, CAIAM NA REALIDADE, SÃO SIMPLES CICLISTAS doh

Eu há cerca de 25 anos que ando de bicicleta, motorizada e mota na estrada e desde sempre me lembro de ir o mais encostado possivel á berma ou á linha que delimita a berma, passo pelos buracos, levo com o pior caminho, mas foi assim que aprendi a andar na estrada :yeah:

Em tempos em que houve um passeio aqui na minha zona em que eu era o guia e circulamos cerca de 4 km por uma estrada nacional eu tive o cuidado de ir colocar-me no cruzamento em que entravamos na estrada principal a avisar um a um que se encostas-se o máximo á direita e qual é o meu espanto que depois de passar o ultimo eu arranco e deparo-me com os cerca de 100 ciclistas a ocuparem as 2 faixas de rodagem por completo! Nessa altura joguei as mãos á cabeça quando vejo um carro a tentar ultrapassar os ciclistas e vinha outro em sentido contrário. Felismente não sucedeu nada, mas caso acontecesse seria simplesmente por falta de civismo dos ciclistas :aiui:

Dia 14 deste mês desloquei-me ao passeio de Odemira e a cerca de 10 km de casa deparo-me com 3 ciclistas a ocuparem a faixa de rodagem toda, atempadamente reduzi a velocidade e buzinei a avisa-los da minha apróximação, nem se mexeram, como iam assim se mantiveram. 3 km á frente deparo-me novamente com um grupo de cerca de 15 ciclistas a ocuparem as 2 faixas de rodagem, novamente buzinei a avisa-los que me aproximava. Com má cara de alguns e a custo lá os consegui passar:barafustar:

Será o que! FALTA DE CIVISMO DOS CICLISTAS, para mim alguns são piores do que a maioria dos automibilistas e quanto a mim a maior parte dos automibilistas que fazem razias e buzinam em cima dos ciclistas são ciclistas, pelo menos conheço alguns que assim actuam :-K

A maior parte daqueles que andam de bike na estrada não têm amor nem respeito por eles próprios e dão o corpo ao manifesto, assim sendo quem terá respeito por eles :zezus:

Atenção que e sou ciclista e ando bastantes vezes e por muitos km em estrada, mas podem ter a certeza que a mim não me encontram lado a lado com outros ciclistas :nana:
 

madnez

New Member
FDURA é precisamente o que eu digo esta questão passa muito pela educação de cada um , mas neste caso passa tambem pelo codigo da estrada que não tem a ver com educação é feito para se cumprir.
mas como em quase tudo as pessoas só pensam que t~em direitos e não têm obrigaçoes Ex:
O mesmo individuo:
De Bicicleta ao lado de outro, vem um carro apita e ele pensa "és gordo ? não passas , não te chega a outra faixa??
De carro " olha-me estes a ocupar a faixa toda , não devem conhecer o codigo da estrada..........

Em suma não só na estrada mas como em quase tudo as pessoas , não sei se devido á situação economica em que vivemos , mas acho que estão cada vez mais egoistas, invejosas, com menos sentido de sociedade etc.Agora é importante que se vá alertando para estas posturas pois acredito que as pessoas muitas vezes nem fazem por mal mas têm tantas coisas em que pensar que até se esquecem do que é viver em sociedade e como já alguem aqui disse uma das frases lapidar" a minha liberdade acaba onde começa a do proximo"
Um Abraço
 

canuco

New Member
o grave da coisa nem seriam os 3 ou 4 ciclistas a ocupar a estrada toda, o mais grave que tenho assistido e passa inpunemente as nossas pseudo-autoridades são os grupos de 40 e 50 ciclistas a dar a sua voltinha matinal domingueira a ocupar a avenida toda.... toda a gente vê mas ninguem diz nada....
 

Dano

New Member
Sou ciclista e automobilista, e como tal penso que o melhor é andar pela berma, nós de bicicleta somos como "cães" para um carro se houve alguma batida quem vai sofre as consequências e fica todo empenado somos nós logo ando o mais a berma possível, claro que se houver um muro ou um rail ou algo parecido e não tiver muito espaço não me encosto totalmente à berma para ter uma pequena margem de manobra se alguém tentar apertar, agora em estradas com berma opto sempre por andar nela, existem muitas vez existem, mas não somos nós que andamos de bicicleta por ser um desafio? Então buracos são mais um desafio...
É que além de quererem ir contra o código, ainda vão contra a vossa segurança.


Acho total falta de responsabilidade andar aos pares ou a ocupar a faixa toda, pois além de nos pormos em perigo a nós também pomos os automobilistas em perigo...


My 2 cents
 

tsuyaka

New Member
boas
eu não posso falar muito já que tou só em iniciação mas, sempre que ando em estrada (somos sempre só 2 eu e um primo a menos que seja um passeio) é porque o caminho pra casa é estrada ou repetir o caminho ao contrario e optamos sempre pela estrada.
vamos sempre lado a lado a conversar ou qualquer coisa do género mas sempre com muitas precauções quando vem um carro um de nós atrasa-se um pouco e o outro adianta-se e depois voltamos ao normas.
e um coisa que não gosto é que os automobilistas apitem mesmo "em cima de nós", não me importo nada que apitem as vezes até é bom mas detesto mesmo que apitem a uns 10m de nós as vezes até me assusto.
não sou nenhum exemplo a seguir mas se a maioria do pessoal que anda a pares ou mais fizesse pelo menos isto(já para não dizer para andar em fila indiana) talvez fosse uma ajuda para os automobilistas
cumps
 

Antonio Faisca

New Member
Pessoalmente tento andar sempre o mais pela direita possivel. Nem é so pelo civismo, é mais por saber que... CARRO VS CORPO...quem é que fica melhor!?...a resposta todos sabemos...!!
 
Top