Circulação pedestre e ciclável Odivelas - Lisboa

#1
Dado Odivelas ser a Cidade Europeia do Desporto e Lisboa ser organizadora do Velo-city 2021, não faria sentido dotar o acesso entre um concelho e outro de melhores infra-estruturas de acesso tanto para bicicletas como para peões? A Calçada de Carriche é péssima tanto para bicicletas como para andar a pé e não há alternativas decentes!
 

romaosl

Active Member
#4
Sim, acho que a noticia só falta da ligação perpendicular com a calçada de carriche. Mas na foto mostra a ciclovia que sobe a calçada de carriche. No site da CML dizem que está planeado (http://www.cm-lisboa.pt/viver/mobilidade/ciclavel/rede-ciclavel), resta saber para quando.

De facto essa devia ser a ciclovia mais prioritária da cidade, pois é muito complicado vir de bicicleta por esse lado da cidade. Não há praticamente alternativas que não impliquem dar uma volta enorme. Normalmente o que tenho feito das últimas vezes para subir, é ir pelo BUS do lado esquerdo.
 
#5
Sim, acho que a noticia só falta da ligação perpendicular com a calçada de carriche. Mas na foto mostra a ciclovia que sobe a calçada de carriche. No site da CML dizem que está planeado (http://www.cm-lisboa.pt/viver/mobilidade/ciclavel/rede-ciclavel), resta saber para quando.

De facto essa devia ser a ciclovia mais prioritária da cidade, pois é muito complicado vir de bicicleta por esse lado da cidade. Não há praticamente alternativas que não impliquem dar uma volta enorme. Normalmente o que tenho feito das últimas vezes para subir, é ir pelo BUS do lado esquerdo.
O maior problema é a descer:

https://forum.mubi.pt/t/odivelas-cidade-europeia-do-desporto/6220

https://forum.mubi.pt/t/barra-de-ci...-descida-da-ciclovia-da-rua-das-murtas/6399/3
 
#6
https://forum.mubi.pt/t/odivelas-cidade-europeia-do-desporto/6220/67

Passei hoje de bicicleta na parte da entrada de cima para ver o grau de prontidão; não está pronta, ainda tem rede a tapar a passagem.
E tirei as seguintes conclusões:

1. Dar com a entrada não foi acertar à primeira . Ao contrário da Calçada de Carriche que é praticamente linear, as ruas da parte de cima, são todas aos retalhos com casas a servirem de obstáculos. Eu vinha da Estrada do Desvio e virei para a esquerda em
https://www.google.com/maps/@38.7806038,-9.1629317,3a,75y,6.26h,82.58t/data=!3m6!1e1!3m4!1sor_MvMLIz0pNuUwkxkbcXQ!2e0!7i13312!8i6656


para Rua Comandante Fontoura da Costa. E quando cheguei a https://www.google.com/maps/@38.7795344,-9.1639005,3a,75y,259.46h,89.13t/data=!3m6!1e1!3m4!1sZRONtOas-dlIsINYQD1pEg!2e0!7i13312!8i6656


image.jpg1920×1080 795 KB



vi que estava mal, voltei para trás.

Depois para virar à esquerda para a Rua Professor José Pinto Correia, em https://www.google.com/maps/@38.7811991,-9.1629812,3a,75y,5.6h,86.52t/data=!3m6!1e1!3m4!1svLLJF8yBgPFkmQdHWw7KKQ!2e0!7i13312!8i6656




image.jpg1920×1080 791 KB


, já que existe um sinal a proibir a viragem directa à esquerda, tive de entrar para a direita e fazer uma inversão-de-marcha esquisita.


2. Em https://www.google.com/maps/@38.7807134,-9.1635409,3a,75y,223.53h,83.19t/data=!3m6!1e1!3m4!1sltnWsoEs4VHhrJuklgwurA!2e0!7i13312!8i6656



image.jpg1920×1080 1020 KB



é preciso entrar à direita para o passeio e fazer uma inversão de marcha. Alguns ainda se vão enganar e entrar nas escadas onde estão se vêem as pessoas em https://www.google.com/maps/@38.7806249,-9.1635866,3a,68.6y,291.2h,76.55t/data=!3m6!1e1!3m4!1sRJIEajq9Dk54kBhjDn1JiQ!2e0!7i13312!8i6656


image.jpg1920×1080 872 KB


e ALEIJAR-SE DE MANEIRA BEM SÉRIA

3. O acesso é uma bela merda! É uma rampa BEM INCLINADA, que está com o piso todo rebentado em

https://www.google.com/maps/@38.7805806,-9.1636103,3a,30y,337.3h,86.23t/data=!3m6!1e1!3m4!1ssgY_H6wwNsnVIZlNRY_GNQ!2e0!7i13312!8i6656


image.jpg1920×1080 782 KB


— tive de levar a bicla à mão!

Não percebo o que a dita ponte tem de ciclável!
 
Last edited: