Circuito de BTT - Viseu

rcpinto

New Member
Já está todo marcado? Já vi as chapas novas a indicar o circuito, mas não tenho tido oportunidade de lá passar.
 

Blue85

New Member
Eu creio que está todo marcado. Pelo menos por onde andei (e foi quase tudo), estava tudo sinalizado.
Mas já que colocaram placas, podiam ter posto também a distância que falta para o final. Para quem como eu, fez a 1ª vez, fica-se sem saber quantos quilómetros faltam.
 

PedroTenreiro

Active Member
Bora amanhã? Mangualde, Alcafache, Circuito de Santos Evos, Barragem de Fagilde, Mangualde? Deve dar uns 60km...

Com ou sem companhia, eu vou. Se mais alguém se quiser juntar.
 

emsfc

New Member
Já tenho uma visita guiada a Santos Evos agendada para domingo de manhã, senão alinhava.
Se eventualmente alterares os planos, domingo de manhã tens companhia.

Abraço,
 

emsfc

New Member
Pois, parece que a inauguração é hoje às 15h00. Infelizmente não vou poder estar presente, mas amanhã de manhã lá estarei!

Abraço,
 

PedroTenreiro

Active Member
Amanhã não posso mesmo EMSFC. No entanto, fui lá hoje de manhã.
Não o fiz todo porque já saí de casa mais tarde do que devia mas não deve ter faltado muito. Perto da estrada que intersecciona a que desce para Prime, continuei pelo alcatrão em vez de seguir as marcações que apontam o trilho para a direita. Não faço ideia a que distancia fiquei do fim mas não deve ter sido muita.

Quanto ao percurso em si, gostei muito. Não sendo daqueles circuitos extremamente difíceis não é fácil e tem partes que obrigam a puxar pelo cabedal, nomeadamente umas 4 ou 5 picadas que nesta altura estão muito "pesadas", apesar da pausa que a chuva nos deu nestes dias. Além destas subidas, há um pouco de tudo: partes rolantes, descidas e subidas técnicas (mas as primeiras) e alguns ST. Adorei a descida que fica perto de Corvos-a-Nogueira, numa mata com raízes e pedras e que passa perto de umas capoeiras.
Em termos de paisagem, não é nada de especial.
Em suma, o município de Viseu está de parabéns pela iniciativa (tomara haver mais deste tipo). Agora é manter e, se possível no futuro, aumentar e melhorar.

Fica o track (que não se limita apenas ao circuito): http://connect.garmin.com/activity/293913208

Está muito bem marcado com sinalética simples, que não oferece margem para dúvidas e, acima de tudo, bem visivel.
 

emsfc

New Member
Hoje de manhã fui também estrear o novo circuito. Como acabei por sair de casa mais tarde do que o previsto, não fiz todo o percurso, mas fiz uma boa parte.
As marcações estão excelentes, mesmo para os mais distraídos. As próprias marcações são bem visivéis, e a localização não deixa margens para dúvidas.
Ponto positivo também para 2 ou 3 pontos de lavagem de bicicletas por onde passei ao longo do percurso, com suportes em madeira para apoiar as bicicletas e mangueira com água. Não me parece é que aguentem muito tempo sem ser vandalizados... Um destes pontos já não tinha mangueira e já faltava qualquer coisa na torneira... Enfim!
Quanto ao percurso, está bem mais duro do que estava há uns meses atrás. Os primeiros quilómetros estão muito pesados, com bastante água e lama, o que torna algumas partes bastante difíceis. Concordo com o que o PedroTenreiro disse, apesar de não ser um percurso de dificuldade extrema, tem algumas subidas que não matam mas moem. Algumas descidas também não estão fáceis, principalmente devido à lama e à água, o que as torna bastante escorregadias, e por isso é necessário alguma cautela.
No geral gostei bastante. Espero voltar lá em breve, para poder fazer o percurso completo!

Abraço,
 

emsfc

New Member
[video=youtube;Fog2pL687U8]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Fog2pL687U8[/video]

Abraço,
 

fernanpires

New Member
Caros amigos bttistas da zona de Viseu,

Gostaria de saber se este Circuito de Santos Evos tem alguma infraestrutura onde possamos tomar um banho no final (à semelhança da Pia do Urso), bem como local para comer qq coisa depois da volta?...
Se houver algum endereço onde possamos esclarecer estas e outras dúvidas agradecia a informação. Ob.

Sou da Figueira e estou a pensar fazer uma visita ao circuito, assim que o tempo melhore e haja disponibilidade e companhia, mas queria saber com o que contar!

Obrigado e boas pedaladas.
 

Blue85

New Member
Para banhos não consigo confirmar mas penso que não...
Existem vários locais espalhados pelo circuito destinados a merendas, com mesas e bancos.

Há também alguns locais com mangueiras para lavagem de bicicletas...

Abraço!
 

emsfc

New Member
Também tenho ideia de não haver balneários de apoio ao circuito, mas de qualquer das formas podes sempre tentar contactar a Junta de Freguesia de Santos Evos para confirmar.

Abraço,
 

PMTC

New Member
Boas,

Hoje, da parte da tarde, fui fazer o percurso e devo dizer que gostei bastante apesar do terreno estar muito pesado para as subidas e escorregadio para as decidas.
O pecurso tem de tudo, boas subidas, boas decidas, zonas rolantes, zonas técnicas e ST.
Passei foi por imensos cães, a grande maioria estavam presos, mas ainda tive que desmontar e passar a pé por dois:exacto:.
A marcação está muito boa, não tem como enganar. Agora vamos lá ver é durante quanto tempo vai ficar assim antes de começarem a vandalizar as placas etc como acontece na Ecopista...
:eek:fftopic:
Outra coisa que é de lamentar, é já se ver lixo de comida nos trilhos tipo os plásticos das barritas (o que me leva a crer que foi um BTTista)... será assim tão difícil colocar o dito plástico num bolso ou na mochila por exemplo.
Há muitos sítios que atravessam quintais e quintas e obviamente que os proprietarios não vão gostar de ver lixo espalhados pelas suas terras...
:back2topic:
Acho que foi uma boa iniciativa e era bom que houvessem mais percursos deste género.

Cumprimentos e boas pedaladas
 

_Nuno_Gomes_

New Member
Adquiri estes dias na Câmara Municipal de Viseu o panfleto/guia dos Trilhos de Santo Ivo (circuito oficial de btt), estão à entrada na secretária do segurança, também costuma haver no espaço internet do Fontelo mas ainda não se encontram disponíveis nesse local.

O circuito é circular constituído por 6 rotas com um total de 34 Km e situa-se a menos de 2 Km do Intermaché. O panfleto tem a indicação dos percursos, altimetria, distâncias, indicação GPS e outros. No mapa entre outras informações tem a indicação de 2 balneários, nas aldeias de Sernada e Pinheiro mas será melhor entrar em contacto com a Junta de Freguesia de Santos-Êvos 232 932 041, no mapa aparece também a indicação de cafés e fontanários por todo o circuito.
 

emsfc

New Member
Hoje à tarde voltei a Santos Evos para desta vez fazer o percurso completo. Segundo o GPS do meu telemóvel o circuito tem 26 Km e não os 34 anunciados...
Mais uma vez fiquei com a ideia que o circuito é durinho. Registei um acumulado de 780m (em 26 Km não é nada mau)...
Hoje também não estava nos meus dias. Acabei os últimos quilómetros a penar, com câimbras nas duas pernas :fpalm:
Durante todo o percurso há umas 3 ou 4 subidas bastante duras, mas duas delas ficaram-me na memória. A primeira ao quilómetro 8.5, pela inclinação, mas sobretudo pela distância a percorrer (1.5 Km sempre a subir bem), e a segunda ao quilómetro 17, com uma inclinação brutal (pena não ter forma de saber a %).
Durante todo o percurso há também algumas descidas bastante perigosas devido à pedra solta. Estão bem sinalizadas no entanto é necessário muito cuidado em algumas delas.
Segue o meu registo de hoje e algumas fotos que fui tirando pelo caminho.











Abraço,
 

fernanpires

New Member
Caro "emsfc",

Excelente post para a divulgação dos "Trilhos de Santo Ivo".

No entanto, gostaria de sugerir ao Iniciador deste Tópico, e/ou ao Administrador do Forum, que dada a inauguração oficial deste Circuito, o mesmo deveria ser transferido para a Rubrica: Eventos > Ponto de Encontro > Centro > Circuito Trilhos de Santo Ivo - Santos Evos / Viseu, à semelhança do que já existe para: Ecopista de Santa Comba Dão, Centro de BTT da Batalha - Pia do Urso, etc.

Penso que é neste local que os interessados virão agora procurar novidades e trocar informações acerca do mesmo, e não na rubrica de Novidades e Noticias. É a minha opinião.
Deixo isso a v/ consideração.

Espero lá ir brevemente.
 
Top