Circuito de BTT - Viseu

emsfc

New Member
Sinceramente fique sem saber ao certo se todo o percurso que fizemos faz ou fará parte do circuito.

Dos 6 trilhos de Sto. Ivo, fizemos 5 (saltámos o #4 creio eu, mas também acho que só eram 2 Kms).

O trilho #2 foi o mais duro de todos. Muita pedra solta e muito mato por limpar. Algumas partes estão mesmo impraticáveis. Ainda deu para andar com as bikes às costas ladeira abaixo :D

Os trilhos #1 e #6 estão todos marcados com placas, por isso mesmo quem não tem GPS, pode lá ir sem problema.

No geral pareceu-me duro q.b. e com algumas zonas bastante técnicas. O final do trilho #6 é durinho :D

Abraço,
 

rcpinto

New Member
Rescaldo:
O 1º e o 6º trilho fizemos por completo. O 2º foi onde começámos a andar à nora... (Mas ao contrário do emsfc gostei bastante do 2º trilho inicialmente boas descidas :p, mas depois foi carregar com ela ao ombro pela encosta abaixo..) o 3º trilho fizemos a maior parte, mas depois o 4º saltamos e o 5 andámos também pouco nele.

Apesar de tudo gostei bastante do que fizemos, bastante duro e com boas partes técnicas. A concretizar-se com as marcações do 1º e 6º como estão vai ficar um circuito muito bom, de grande nível.
 

emsfc

New Member
Eu ainda não olhei bem para a minha, mas levou muita porrada, principalmente no tal trilho #2. Pelo menos devo ter tirado umas lascas aos pedais...

Amanhã tenho que ir lavá-la e depois logo vejo se está tudo bem.
 

emsfc

New Member
(Mas ao contrário do emsfc gostei bastante do 2º trilho inicialmente boas descidas :p, mas depois foi carregar com ela ao ombro pela encosta abaixo..)

Eh pá, eu é mais subidas (as quedas são mais suaves :D)...
 

joaotalon2

New Member
Foi fixe, foi pena quando andamos com a bike as costas, a primeira descida tinha muita pedra e mais á frente havia muitos arbustos. Mas ta porreiro. O homem da videiras é que estava um pouco inrritado. :p

Cumprimentos
 

emsfc

New Member
Eheh, pois foi... Quase levamos com a sachola do velho. Aquela malta de Stos. Evos não brinca em serviço, por isso vejam lá por onde andam :D
 

dahon

Member
Quando chegar o meu garmin edge 200 queria ver se ia lá dar uma voltinha.
Em relação ao velhote, ficou irritado por que se enganaram e entraram num terreno privado? Ou o circuito passa muito próximo do terreno dele?
 

joaotalon2

New Member
Boas, nós enganamos-nos e passamos no terreno do homem e o homem ficou todo chatiado. Damota o rcpinto gravou no gps dele o percurso eu acho que na página anterior encontras isso.

Cumprimentos
 

emsfc

New Member
Entrámos num terreno privado por engano, mas só nos apercebemos disso quando encontrámos uma vinha e um velhote a barafustar... Não que não tivesse razão porque estavamos no que era dele, mas há formas mais educadas de tratar a situação. A propriedade nem estava assinalada, não havia qualquer portada ou portão. Acho que se o homem tivesse uma caçadeira, pelo menos uns tiros para o ar mandava!
Já um pouco mais à frente encontrámos uma senhora que nos deixou abrir o portão do terreno dela e passar com as bicicletas...
Há gente para tudo!

Não sei se o ficheiro que o rcpinto colocou aqui dá para converter para GPX. É provável que dê para fazer isso no site da Garmin.
 

dream_word

New Member
Foi fazer hoje o percurso e gostei bastante, não achei tecnicamente exigente, nem em descidas nem em subidas, fisicamente existe lá algumas subidas que exigem mais um pouco de nós.

A nível de beleza achei muito bem concebido, tudo incrivelmente bem marcado, digo isto tendo em conta que passa perto e por terrenos onde existe casas e terrenos de cultivo, e pelo que é costume as pessoas têm advertência a estes tipos de percursos, se os pedestres em viseu muitos deles as pessoas arrancam as placas quanto mais de bicicleta.

A distância a partir do cafe alto de pinheiro e chegada no mesmo deu-me 25.9 km's.

Encontram-se vários pontos de agua, mesmo que quase todos digam agua não controlada, sinceramente bebe-se na mesma que a unica preocupação é se disser agua não potável =).

No geral mais iniciativas destas precisam-se.

Não tenho o gpx porque não levei o telemóvel para poder gravar o track, quando poder voltar lá para repetir e dessa vez gravar .
 

dream_word

New Member
Sim, eles marcaram aquilo com vários tipos de placas.

Começando pelas indicações de estarmos dentro do trilho ou não.
Existe placas rectangulares vermelhas com um X e a dizer btt que serve para indicar que por ai não é o trilho, depois existe outra rectangular vermelha a dizer btt com um carro desenhado, que serve para indicar que vamos entrar no alcatrão ou numa zona onde circulam carros. Existe umas setas vermelhas a dizer BTT que indicam o sentido, normalmente estão perto das que têm X.

Depois indicadoras de sentido no trilho, tem umas placas de madeira com um traço a amarelo e por cima ou um traço vermelho ou uma seta vermelha mediante indicarem mudança de direcção ou seguir em frente, alem disso tem escrito btt a letras pretas num dos cantos.

Placas indicadoras de single track ou partes mais técnicas aparece uma seta parece uma cobra e a dizer btt na ponta.

A partir dai existe carradas de paus pintados a amarelo ao longo do trilho que serve para indicar que estamos dentro do mesmo. Esses paus indicadores serve para evitar pelo que me apercebi fazerem setas pois havia muitas zonas que era impossível enganar mas mesmo assim eles estavam colocados e assim nós sabemos que vamos dentro do trilho. Esses paus encontram-se com uma parte enterrada para se manterem de pé obviamente.

Sinceramente só ouve uma zona que quase que me enganava porque ia com alguma velocidade a descer e de um momento pro outro aparece-me uma seta a indicar a esquerda e só deu para parar mais a frente. Tirando isso só uma zona la em alcatrão é que poderia ter um pau pendurado, se bem que ai são uns 300 metros 400m que nós saimos de uma quinta ou que é a descer e entramos em alcatrão, onde nessa saida encontra-se uma placa a indicar que vamos entrar numa zona com carros, a esquerda uma com um x e a direita uma seta a indicar btt, basta andar sempre em frente que passado uns 400 metros aparece indicação de trilho a esquerda. Ou seja o pau daria jeito só como indicador se bem que pelo menos eu se nada me disser em contrário é sempre em frente.
 

emsfc

New Member
Perguntei isso porque quando lá fomos fazer o reconhecimento ficamos com a ideia que ainda havia partes do percurso sem marcação. Devemo-nos ter perdido em qualquer lado.
Tenho que lá voltar para agora tentar fazer o percurso correcto.

Abraço,
 

Blue85

New Member
Estou a pensar ir com um grupo de colegas explorar pela primeira vez o circuito este Sábado ao início da tarde.
Alguém me sabe dizer o local específico onde se iniciar o percurso? Sei que da outra vez o ponto de encontro foi no Intermarché... Mas daí segue-se para onde??

Se alguém se quiser juntar a nós é só aparecer...
 

emsfc

New Member
Espero que ajude...



Depois de apanharem a estrada assinalada, seguem durante 2 Km (mais ou menos) e chegam a um entroncamento que tem um café ou restaurante numa esquina. Acho que se chama Pinheiro.
Aí começam logo a ter placas vermelhas a identificar BTT. É só virar à esquerda...
As previsões do tempo para o fim-de-semana não estão famosas. Não sei se me apetece andar à chuva...
Se for digo qualquer coisa.

Abraço,
 

Blue85

New Member
Fiz hoje o circuito quase todo, ficaram a faltar uns 4 km's para fazer tudo mas as pernas já não deixavam...
Gostei bastante! Mas a minha preparação não é a melhor para atacar aquelas subidas e então vi-me um pouco à rasca. Fiquei com a sensação de que tem muita subida o circuito. Hei-de experimentar fazê-lo ao contrário.
 
Top