ciclovias

#1
antes o pessoal queixava-se porque não haviam condições para andar

ultimamente vejo muita gente a fazer estrada;
sim, estrada, porque mesmo com a ciclovia ao lado (mesmo que nem sempre tenham as melhores condições - espaço - o pessoal faz estrada, na estrada

que opinião têm em relação a isto?
 

Jepas

Super Moderador
#2
Boas,

a ciclovia é uma pista reservada a velocípedes, tal como a faixa do BUS é a transportes públicos e o passeio é reservado a peões. Mas nada impede que um ciclista opte por andar na estrada. Os transportes públicos não andam exclusivamente na faixa do BUS, apenas quando lhe convem, porque assim o é. Também ninguém vê nenhum praticante de atletismo a treinar ou competir num passeio (reservado a peões).

Jepas
 
#3
Estão arriscados a apanhar uma multa


Em que locais posso circular de bicicleta?

A bicicleta é um veículo (Artigo 112) e deve circular na estrada, com os outros veículos.

Sempre que houver pistas especiais para bicicletas (comummente designadas por ‘ciclovias‘) é obrigatório usá-las em vez da estrada normal (atenção são vias ‘obrigatórias’, e não ‘vias reservadas’ como as de BUS). A excepção são os velocípedes com mais de duas rodas não dispostas em linha (ex.: triciclos e quadriciclos - “carros a pedais”) ou que atrelarem reboque (ex.: de transporte de crianças), que não podem circular nas ‘ciclovias’.

Confira: É o que diz o Artigo 78, acrescentando que a multa para ambas as
infracções é de €30 a €150 €.
http://www.cenasapedal.com/blog/o-ce-e-os-velocipedes/#D-24
 
#4
Jepas said:
a ciclovia é uma pista reservada a velocípedes, tal como a faixa do BUS é a transportes públicos e o passeio é reservado a peões. Mas nada impede que um ciclista opte por andar na estrada. Os transportes públicos não andam exclusivamente na faixa do BUS, apenas quando lhe convem, porque assim o é. Também ninguém vê nenhum praticante de atletismo a treinar ou competir num passeio (reservado a peões).
Não, não, não, as faixas BUS são reservadas aos transportes públicos, estes têm a liberdade de escolher se as querem usar ou não, não são obrigados a usar aqueles corredores. As ciclovias são "vias obrigatórias" para velocípedes, não temos a opção de escolher entre estas e as estradas ao lado... O problema é esse... O nosso CE não salvaguarda a nossa liberdade de escolher o que mais nos convém em termos de conforto, segurança e rapidez...
 
#6
a unica ciclovias que conheço de jeito é a loja :twisted:

Ciclovias? que comédia, eu sou de Loures e só as encontro quando vou fazer estrada e passo por Lisboa, que por sua vez só as tem ali na zona do campo grande, e quem é que consegue treinar ali? têm mais paragens que km's, lá no meio andam crianças de patins e velhotes a pé, mas não é o único caso o C.C. Colombo tem uma ciclovia em frenbte, mas onde é que raio aquilo vai parar? deve ser só mesmo para circular em frente ao colombo... á e não nos esqueçamos das de Monsanto que com tanto trilho pelo meio e sitio para cortar caminho tem por ali uma ciclovia que passa á volta... :s

é certo que só conheço as de lisboa, mas sinceramente nem dignas desse nome são, a meu ver estão ali só para "inglês" ver... "Inglês" esse que provavelmente se ri quando vê aquilo a que nós chamamos ciclovias... :oops:
 
#7
Em Lisboa realmente não há "nada"...

Perto, sempre tens a ciclovia da marginal, ali na zona de Oeiras ou então ainda a ciclovia que vai de cascais ao guincho, fora isso não temos grandes opções.

Nestas férias estive em Sevilha e lá fiquei surpreendido. Nunca tinha visto uma cidade com tanta bicicleta, até se tinha umas maquinas com muitas bicicletas ao lado para se poder alugar. Depois, ao contrário de nós, toda a cidade tem uma ciclovia e é incrível a quantidade de pessoas que a usa.

Pena tive eu de uma das pessoas que ia connosco não saber andar de bicicleta, acho que tinha sido uma forma muito engraçada de conhecer a cidade.

É triste cá em Portugal não se apostar muito nisso, em Aveiro sempre se tem as BUGA, mas não tem nada a ver.

Cumps.
 
#8
As ciclovias em Portugal são assim como que uma miragem. Ou no caso de serem a sério, são como que um oásis só com uma palmeira. Ainda assim, conheço duas ciclovias que posso chamar mesmo ciclovias:
- a ciclovia que vai da Tocha à Praia da Tocha;
- a ciclovia que vai da Marinha Grande a S. Pedro de Moel.

Ainda assim, não têm mais de 10/12 Kms.
 
#9
em lisboa ha duas grandes ciclovias...
uma ao lado da radial de benfica, nao sei muito bem a fazer o que..
aquilo liga nada a nenhures.... comeca no meio do cu de judas, e vai acabar a entrada de campolide?

a outra é a do campo grande - entrecampos...
sao ambas vias completamente separadas do transito...


ach que os nossos governantes ainda nao conhecem a possibilidade de fazer ciclovias na estrada, junto aos carros, apenas uma faixa reservada (estilo faixa BUS.. mas para binas..), como se faz nos outros paises..

a ideia de separar as bicicletas do carro, e pior, e muito mais cara.... fazendo com que nunca as construam...
 
#11
aqui na minha terrinha, que é Paredes, foi construída uma ciclovia na avenida principal. Eu vou passar a descrever a via publica, que se encontra quando se entre na Avenida da Republica (de salientar que a avenida é de sentido único a subir, logo a ciclovia que tem 1 metro de largura, tb é de sentido único...) - á esquerda - passeio;, a seguir, faixa de rodagem;, a seguir - ciclovia, com 1 metro; de seguida - estacionamento e mais é direita - passeio novamente.
Ora o que é giro, é que algum desse estacionamento é perpendicular é faixa de rodagem, ou seja, quando alguém quiser tirar o carro do estacionamento de marcha atrás, pode acontecer e vai acontecer de certeza, de vir alguém de bike na ciclovia, não vai ser bonito de se ver... mas a ver vamos...
 
#12
Boas

Lamento contradizer algumas opiniões expressas anteriormente.
A ciclovia junto à radial liga a Rotunda Junto ao Pina Manique à Rotunda junto ao Bairro da Serafina,muito perto da Av. José Malhoa e Sete Rios. É uma opção válida para quem se desloca da zona limítrofe a ocidente de Lisboa e quer vir para o centro da cidade.
Eu uso-a sempre que venho de bicicleta para o trabalho e conheço mais uma mão cheia de pessoas que também a usa.
O facto de eu não usar a ciclovia do Campo Grande não me dá o direito de dizer que aquilo não serve para nada.

Com uma coisa, no entanto, eu concordo, as ciclovias não são o local adequado para treinar e quanto a mim por vários motivos, de que destaco: porque não terá sido esse o fim para o qual terão sido criadas, porque estão frequentemente ocupadas por utilizadores com velocidades e técnica muito variadas e até porque os peões teimam em andar por elas. Aqui devo ressalvar que a ciclovia da radial, tem na zona de Pina Manique um sinal de que se destina a peões e bicicletas o que legitima a sua utilização por ambos. Devido à ainda reduzida taxa de utilização o risco de acidente é pequeno, o que não se passa na de Cascais, que é o exemplo acabado do que não se deve fazer por parte dos peões e autoridades.
Concordo também que as ciclovias não devia ser "obrigatórias", mas "reservadas", evitando assim os riscos decorrentes de diversos tipos de utilização potencialmente conflituosos, mesmo entre ciclistas, mas quanto ao Código da Estrada e à sua relação com os ciclistas nem vou comentar, porque muito havia a repensar.

Cumprimentos
Paulo Leitão
 
#13
plbtt said:
Boas

Lamento contradizer algumas opiniões expressas anteriormente.
A ciclovia junto à radial liga a Rotunda Junto ao Pina Manique à Rotunda junto ao Bairro da Serafina,muito perto da Av. José Malhoa e Sete Rios. É uma opção válida para quem se desloca da zona limítrofe a ocidente de Lisboa e quer vir para o centro da cidade.
Eu uso-a sempre que venho de bicicleta para o trabalho e conheço mais uma mão cheia de pessoas que também a usa.
O facto de eu não usar a ciclovia do Campo Grande não me dá o direito de dizer que aquilo não serve para nada.
Não posso dizer nada sobre essa, pois o pouco que conheço dela é o que vejo da radial até a rotunda mais a frente...

plbtt said:
Devido à ainda reduzida taxa de utilização o risco de acidente é pequeno, o que não se passa na de Cascais, que é o exemplo acabado do que não se deve fazer por parte dos peões e autoridades.
Nessa é um treino!

Como não acertar nas pessoas que vão a andar ou a correr a ocupar a via inteira, sem se desviar!

Quando me aproximo de alguém ainda digo atenção a direita/esquerda... mas parece que fazem pior :s
 
#14
agora penso eu, é certo que no caso da de benfica dá um certo jeito no acesso á cidade, mas não deveriam as ciclovias facilitar a mobilidade DENTRO das cidades?
é que tipo chegas a sete rios e depois? apanhas o eixo norte/sul? :twisted:
é que todas as estradas que saiem da zona de sete rios, são extremamente movimentadas, e quem já por lá passou de bicicleta sabe que a circulação não é, nem fácil, nem segura...
 
#15
Boas

De facto falta completar a rede de caminhos cicláveis dentro da cidade, mas por algum lado teria que se começar e esta ciclovia da radial parece-me ter sido uma boa opção de entrada na cidade (até porque me dá um jeitão :wink:).
Tenho esperança que o projecto de aluguer de biclas que a CML quer lançar não se limite a atirar 2500 bicicletas para a rua sem lhes dar condições mais favoráveis que as actuais para circularem. Para já começou ao contrário porque anunciaram o início do processo sem falar da melhoria das condições de circulação na cidade, mas como se costuma dizer, "enquanto há vida há esperança".

Por acaso referi Sete Rios porque é uma zona mais central, com ligações a vários eixos, mas no meu caso particular não passo por lá, seguindo para a José Malhoa, Praça de Espanha e Avenidas Novas. Concordo também que Sete Rios é uma zona complicada para circular de bicicleta, porque também já por lá passei várias vezes.

É preciso cuidado e ser-se imaginativo, mas consegue-se circular em Lisboa de bicicleta. Confesso também que por vezes dou facadas no Código da Estrada, mas prefiro circular num corredor BUS do que ficar entalado entre um autocarro e um camião, por exemplo. Cá é proibido circular nos BUS, mas em Bruxelas é permitido. Parece-me que alguém não terá pensado o suficiente sobre o assunto. Agora decidam vocês quem foi.

Cumprimentos
Paulo Leitão
 
#16
:roll: :lol:

é claro que não vão melhorar as condições. essa conversa é só para poderem dizer que estão a tornar a cidade mais limpa, bla bla bla... mas é óbvio que mediante as condições do nosso paizinho´já é um passo gigantesco.... :twisted: e diria até mesmo de louvar...

quem não pensou bem no assunto, deve ter sido o mesmo que em tempos alterou o código da estrada de modo a que as bicicletas parassem em plena rotunda para deixar entrar os outros.... (situação já alterada)
 
#17
Aqui na amadora há uma ciclovia que é uma comédia... ora bem passa pela estrada normal junto ao passeio que normalmente está tapada com... carros estacionados, de seguida passa para o passeio que está cheio de pessoas que se estão cagando para a ciclovia e passam lá como se fosse tudo deles... mais não digo!

Cumps
 
#18
pois... como se já não chegasse o problema de serem poucas, ainda existe o problema do eterno português que é atrasado mental, e que não respeita nada nem ninguém...

e de pensar que existem por ai paises em que muito provavelmente quem estacionasse/circulasse a pé numa ciclovia seria recriminado por alguém publicamente...
 
#19
há sitios...nem é preciso recriminarem-te, apenas É FEIO e olham-te de forma desaprovadora, e sentes-te mal :p

simplesmente a bicicleta ainda é para os malucos ou os desgraçadinhos q n tem dinheiro pra um carro
 
#20
sou de braga e a unica ciclovia existente tem nem mais nem menos que...(supense) 4 km :shock: :evil: :cry:, e mtas das vezes somos obrigados a desviar dos parolinhos que vao la cm a familia a empurrar o carrinho de bebe e devem pensar q aquilo é tudo deles e que aquele caminho é mesmo feito para passar com o carrinho, enfim...
No entanto mtas das vezes ando por passeios pois em mtas zonas é quase impossivel ir pela estrada.