Ciclovia Sagres - Vila Real de Santo António:

rodacurta

New Member
Em Portimão já existe uma ciclovia de muitos kilometros que está em vias de conclusão. Verifica-se que mesmo em passeios muito largos onde existe essa ciclovia de apenas 1 metro e pouco de largura os peões lá vão passeando precisamente na ciclovia fazendo inclusive as curvas e contracurvas como se bicicleta andassem. Agora estão a aumentar a ciclovia desaparecendo por completo o passeio pois não existe largura para ambos.

Se haver um atropelamento na ciclovia como será atribuida a responsabilidade?????????
 

koddok

New Member
rodacurta said:
Se haver um atropelamento na ciclovia como será atribuida a responsabilidade?????????

penso que o nome da via diz tudo : CICLOVIA, quem andar lá a pé sujeita a levar com umas bocas e com uns tipos em cima...
 

RA55

New Member
Estive a ler estes comentários, que achei interessantes, mas continuo sem preceber se já temos uma ciclovia concluida, ou quais são os precursos existentes, distâncias, etc.
Agradeço a quem tiver conhecimento destes factos, que me dê essa informação, e já agora têm conhecimento de passeios/maratonas diurnos ou noturnos, no Algarve durante o mês de Agosto?

Saudações Btttistas e boas pedaladas :ideia: 8)

RAlmeida - zona55biketeam.blogspot.com
 

nfsr

New Member
Boa noite a todos.
Quase um ano após o meu último post neste tópico, vejo que infelizmente ainda está tudo na mesma.
Mais uma vez vou de férias para MantaRota e mais uma vez vou ter que andar à descoberta de camiinhos para "matar" o vicio do BTT. A parte que vai até Tavira estava impecável no ano passado, mas de MantaRota até à Praia Verde tive que andar à descoberta.


RA55 said:
Estive a ler estes comentários, que achei interessantes, mas continuo sem preceber se já temos uma ciclovia concluida, ou quais são os precursos existentes, distâncias, etc.
Agradeço a quem tiver conhecimento destes factos, que me dê essa informação, e já agora têm conhecimento de passeios/maratonas diurnos ou noturnos, no Algarve durante o mês de Agosto?

Saudações Btttistas e boas pedaladas :ideia: 8)

RAlmeida - zona55biketeam.blogspot.com


Aproveito a deixa do RAlmeida e faço pergunta idêntica. Alguém tem conhecimentos de passeios, maratonas ou de pessoal que se encontre para pedalar na zona de MantaRota na primeira quinzena de Agosto e que não se importe de acolher um intruso?
Obrigado.
 

JCSC

Member
Com trilhos tao bons na Serra de Tavira, Pego do Inferno, etc... para que ciclovias ?

Estive de ferias em Cabanas de Tavira nos feriados de Junho e usei uns tracks de gps e fiz 3 belos passeios, que quiseres posso-te enviar os passeios que fiz para usares tambem ou veres no Google Earth.
Ah usei a ciclovia de Cabanas ate a Praia Verde, a parte junto ao Golfe em Cabanas é agradavel.
 

bastos

Member
Caro JCSC,

Dá para enviares esses tracks? Essa zona deve ser bem porreira para pedalar, e como não conheço aproveito a tua oferta.

Obrigado.
 

JCSC

Member
Ja os enviei e tambem coloquei no meu site.

http://sobesobeedesce.no.sapo.pt/index2.html

Algarve - Cabanas de Tavira Cabanas de Tavira - SB Alportel (Regresso por estrada a descer)

Algarve - Cabanas de Tavira Cabanas de Tavira - Passeio pela Ecopista até Altura e incursão ligeira na Serra

Algarve - Cabanas de Tavira Cabanas de Tavira - Serra de Tavira
 

euricom

New Member
Isto é apenas a minha opinião, as ciclovias são apenas para bife ver no algarve, vou dar alguns exemplos.

Portimão a ciclovia atravessa a rua do bares na praia da rocha o casino e chega ao castelo, curiosamente no castelo desaparece, e bom ciclista vai a procura desde ao calçadão que existe junto que vai junto a praia e apanha uma placa em que é proibido circular.. e então la vai o ciclista a procura no meio do transito.. claro chega a zona ribeirrinha junto ao museu e encontra novamente a ciclovia,, nos dois casos smpre atulhado de bifes e de pessoas a passear na ciclovia que ainda reclamam por nos la andarmos (coisas a portuguesa)

na zona de vila nova de cacela, tem uma ecovia do tamanho de 1/4 de rotunda, e dão-se ao trabalho de colocar dois sinais um no inicio e outro no final,

castro marim , coloca uma ponte de 20 metros se tanto ae fazem a faixa da ecovia, metem dois sinais um no inicio a dizer que e permitido circular bicicletas e outro no final a dizer que ja nao podemos circular


ciclovia parchal armação de pera

parchal na estrada existente foi so pintar umas bicicletas na estrada e pronto esta a ciclovia feita, la vamos nos em direcção a lagoa, chegamos a carvoeiro e pronto temos de procurar, mas la se encontra se seguirmos o instinto de ir sempre em frente, chegamos a lagoa mais desenhos no chão, e so seguir, ate ao sitio onde eles terminam, na rotunda da 125, seguimos e uns dois km mais a frente uma placa de tamanho reduzido apenas com uma bicicleta, seguimos e vamos dar a uma estrada de terra batida, tudo bem estava sinalizado (e se tivesse uma bike de estrada) a chegar a alporchinhos estrada apertada com dua faixas em cada sentido uma para os carros e outra pras bicicletas mas apenas sinalizado com um desenho :) subimos e pronto estamos na estrada nacional e ja nao existe desenhos. ou seja se formos a ver as ciclovias passamos metade do tempo a andar sempre no mesmo sitio.

Quando puder tiro fotos aos casos caricatos que vou encontrando..


o que eu reparo e que estar assim ou estar como estavmos antigamente e praticamente o mesmo, ja deixei de ligar as ciclovias..

na serra de monchique existem percursos de cicloturismo marcados, mas primeiro as placas sao de tamanho reduzido e so tem uma onde iniçia o percurso depois temos de ir a descoberta..


espero que tenham melhores exemplos no resto do pais


"quero ir ver como e que esta o centro de btt do Gondarmaz.. agradeço opiniões "
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Pessoal, existem algumas novidades nos troços da ecovia na Praia Verde e de Fuseta até Faro?
Ou está tudo na mesma vergonha!?
 

O quedas

Member
Boas pessoal,
só hoje vi este tópico sobre a famosa ciclovia de Sagres a Vila Real de Santo António e como utilizador de alguns troços da mesma na zona de Faro gostava de deixar aqui a minha modesta opinião. NÃO PASSA DE UMA UTOPIA. Gastaram-se alguns milhares de euros a pintar uns reles desenhos de bicicletas em estradas já existentes, muitas delas sem condições para se cruzarem 2 carros (quanto mais 2 carros e 1 bicicleta ou 2) e neste caso falo da zona do Corgo da Goldra (Quinta do Lago) ou da Subida para o Montenegro, ou da estrada principal de acesso a Vale do Lobo, enfim; a cada 10km temos uma aberração para que utiliza a bicicleta. Para mim uma ciclovia seria uma via exclusivamente para uso ciclístico (eventualmente também pedonal) que poderia ser (ou não) paralelo ás via principais.
Cada vez me sinto mais terceiro mundista quando vejo noutros paises da Europa aquilo que cá deveriamos ter, basta ver algumas etapas da volta á França e vemos as familias a pedalar em em vias paralelas ás estradas onde passa a prova.
Enfim, foi só um desabafo; é o país que temos. Tenho que continuar a procurar bons trilhos no meio da serra para me sentir seguro.
 

Arpeggio

New Member
Mas ó Quedas, tu sentes-te seguro no meio da serra? Eu já quase que levei com uma motoquatro no lombo, numa zona altamente improvável... :lol:
Sim, na zona da Quinta do Lago são mais os camiões que as bicicletas na ciclovia. Até a tinta dos desenhos das bicicletas já desapareceram em alguns sítios... :rolleyes:
 

O quedas

Member
Pois é Arpeggio, não deixas de ter razão porque a não ser em Singletracks parece que somos alvos a abater, basta rolar num estradão de terra e lá vem um acelera a tentar levantar pó suficiente para nos enterrar ou então tenta pisar uma pedrinhas com a quina do pneu para ver se nos atinge, faz parte da cultura do nosso povo. Penso que só respeitam os ciclistas aqueles que têm ou já tiveram bicicleta, ou outros nem sonham com os cagaços que nós apanhamos.
 
A

And

Guest
Video

Olá boa tarde.
Será que alguém sabe qual é o link do video que faz a demonstraçao do novo projecto de Monte Gordo?
 
Top