Ciclovia na Marginal - orçamento participativo de Oeiras

Está em votação, e qualquer pessoa pode participar, mesmo quem reside fora de Oeiras - cada pessoa detém 3 votos que pode atribuir à mesma proposta ou a propostas diferentes.

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Vota na Proposta n.º 7 do Orçamento Participativo de Oeiras 2014 ciclovia na Marginal (N6). Vote 3 vezes em: orcamentoparticipativo.cm-oeiras.pt/


Registar e votar em: http://orcamentoparticipativo.cm-oeiras.pt/registo.aspx
Pode-se votar 3 vezes.

No âmbito do Orçamento Participativo de Oeiras de 2014 a Proposta n.º 7 propõe a construção de uma ciclovia na Marginal (N6) entre o cruzamento do Forte de São Julião da Barra e o acesso ao Passeio Marítimo da Cruz Quebrada, junto à Curva do Mónaco, em Caxias.

Para votar é necessário registar primeiro, basta ser residente em Portugal e ir ao seguinte link: http://orcamentoparticipativo.cm-oeiras.pt/registo.aspx e depois
votar aqui: http://orcamentoparticipativo.cm-oeiras.pt/estatico/votarstatic2014.aspx

Divulguem esta proposta ao maior n.º de pessoas interessadas, para ter uma ciclovia estruturante a interligar as povoações, amenidades e praias existentes no litoral do concelho de Oeiras.
Votação: http://orcamentoparticipativo.cm-oeiras.pt/estatico/votarstatic2014.aspx

Proposta nº7

Ciclovia na Marginal entre Forte São Julião da Barra e Passeio Marítimo da Cruz Quebrada

O litoral de Oeiras oferece condições paisagísticas únicas na linha de Cascais, com várias localidades de interesse: praias, jardins e os núcleos urbanos de Oeiras, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias.
Propõe-se assim converter a via do lado mar da Estrada Marginal numa ciclovia bidirecional entre o cruzamento do Forte de São Julião da Barra (acesso às praias de Carcavelos e Torre) e o acesso ao passeio marítimo da Cruz Quebrada (frente ao I.S.N. e Escuteiros de Caxias). Uma futura rede ciclável poderá prolongar-se até ao complexo desportivo do Jamor e pela costa até Algés, e ainda sob o túnel até à C. Quebrada.

Propõe-se o lado mar por:
1. Haver menos acessos para automóveis neste lado, sendo mais controlados para evitar situações de conflito,
2. Assegurar acessos diretos às praias, e
3. A ciclovia funcionaria como barreira entre os carros e o passeio, melhorando as condições de segurança dos peões, e a possibilidade de usufruir da paisagem a todos.

Términus poente: Cruzamento Forte S. Julião da Barra 38°40'37.20"N / 9°19'27.50"W

Términus nascente: Acesso passeio marítimo frente I.S.N. Caxias 38°41'53.70"N / 9°16'14.90"W

Distância: 5,8km
Largura: 2,4m pista ciclável + 0,6m separador

Estimativa do custo da obra: 286.000€
13.920m2 pintura vermelho óxido (Términus, acessos e cruzamentos): 125.280€
580m2 pintura traços brancos (todo o percurso): 5.220€
Separador entre a pista ciclável e faixa de rodagem: 5.500m de lancís prefab., fixação em sapatas de betão in-situ: 154.000€
Sinalética vertical (6 sinais D7a, 5 sinais A17): 1.500€

Objectivos

Permitir a pessoas de todas as idades pedalar em segurança e conforto até às praias (atualmente só é assegurado aos automobilistas).
Melhorar a oferta de cicloturismo em Oeiras, atividade económica que vale mais de 54 biliões€/ano na UE.
Dinamizar os núcleos históricos, valorizando o comércio local e viabilizando edifícios que estão devolutos.
Aumentar a qualidade de vida: diminuir o tráfego e velocidade, reduzir a insegurança, ruído e poluição junto das praias, hotéis e povoações.
A saída da cidade mantinha-se com 2 vias no sentido Lisboa – Cascais. A conversão da via do lado mar em ciclovia induziria em "evaporação de tráfego automóvel", como é comprovado em situações semelhantes (ex. Marginal da Praia da Concha, S. Sebastian).
A construção da ciclovia reduziria a necessidade de usar o carro e asseguraria uma forma de mobilidade sustentável que atualmente não está disponível em segurança ou para todos, mesmo que se verifique um grande aumento de bicicletas a circular na N6.

Investimento Estimado 286000€

Podem seguir a iniciativa no Facebook: https://www.facebook.com/ciclovia.marginal
 
Isto é como tudo - há que mudar as lógicas.

Quem fosse a Nova Iorque há uns anos, também diria que isto era irrealista, que não "havia alternativa" pois as vias em redor desta zona já estavam todas congestionadas, e se isto fosse estrangulado seria o fim do mundo:

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DaProfezzur

New Member
Se já há confusão quando o pessoal quer ir para as praias então nem quero imaginar quando houver menos faixas.
 

paranoid

New Member
Já nem falo nas praias porque isso é só ao fim de semana e para efeitos recreativos...
Falo no dia a dia em que milhares de pessoas usam aquela via para circular na direcção de Lisboa e onde não há alternativas ou já estão também congestionadas.
Simplesmente não é de bom senso retirar uma faixa à marginal.

Concordo que é uma boa ideia fazer-se uma ciclovia ao longo da marginal, mas acrescentando a via se fosse possível.
 

easy

New Member
Pesquisem um pouco sobre o conceito de "evaporação de tráfego" e vão perceber como menos vias para carros significam muitas vezes menos congestionamentos.
 

nuno_85

New Member
Grande iniciativa. Os meus parabéns a quem se dá ao "trabalho" de tentar melhor as condições daqueles que utilizam a bicicleta.Na zona da Lisboa há uma situação que é gritante: Terreiro do Paço + Ribeira das Naus. Gastaram-se milhões e nem uma faixa para bicicletas.Outra "obra" que me parece consensual e relativamente barata pois faltam poucos troços é unir por ciclovia a zona do parque das nações a belém.
 

romaosl

Active Member
Tem um grande potencial para reduzir o tráfego de automóveis nessa estrada. Muita gente passará a ter a hipótese de a percorrer de bicicleta, quando de outra forma não o faria por questões de segurança. Espero que ganhe e que a façam rapidamente.
 

jose.apoli

New Member
Não concordo. Devemos pensar em nós e nos outros também. Cortar uma faixa de rodagem? para quem? a Brisa ia agradecer e muito.
Não voto. Gosto muito de pedalar, mas devemos respeitar os outros.
 

Baba

Member
Realmente, a ideia de cortar uma faixa à marginal só pode ter lógica para quem não a conhece em hora de ponta, já nem falando dos acessos à praia na altura do verão, impensável. Havia de ser uma coisa gira os automobilistas a tentarem entrar para os parques de estacionamento e ter de passar por cima da ciclovia.... medo, muito medo.
Concordo com a ideia da ciclovia mas apenas se a mesma for acrescentada, nunca a retirar espaço à faixa de rodagem.
 

Jocas22

Active Member
numa zona onde é quase impossivel pedalar (na estrada é perigossimo, passeio podia ter função dupla, mas nem para peões existe quase) com 4 faixas para carros e lemos "pedalar, mas respeito pelos outros" , "como é que vou pra praia de carro" :tungas:

Assim é dificil quando mesmo quem pedala é tão egoista quando se senta dentro do seu carro. Imagino o que dirão os que nem pedalam :(
 

Phoobus

New Member
Para essa zona bastava identificarem uma ciclovia no passeio maritimo que liga a marina de oeiras a paço de arcos e estava a situação resolvida e saia mais barato, é so um bocado de tinta e sinais pois o passeio maritimo ja esta em boas condições para receber bicicletas, imponham velocidade maxima para os velocipedes se tem medo da velocidade das bicicletas e identifiquem bem a ciclovia e o passeio pedonal.
Pois no passeio maritimo só podem andar de bicicleta crianças até 10 anos, e digam-me qd é que uma criança tem o mesmo controlo de uma bicicleta que um adulto e sabe avaliar melhor os perigos a sua volta? Se queremos ir dar uma volta no passeio maritimo ou é antes das 8h da manhã ou depois das 8h da noite, mas de patins a qq hora.... enfim é o pais que temos.....
Se querem gastar dinheiro gastem em tinta e sinaletica e transformem o passeio maritimo numa ciclovia tb, o trabalho ja la esta todo feito!!!
e assim não se corta uma faixa para carros!!!
 

FMCurto

Active Member
@ miguelbarroso

Boa iniciativa,vou deixar lá o meu voto, infelizmente é normal toda a gente querer dar um bitate e levantar problemas mas pouca gente se chega à frente com soluções pensadas e trabalho feito, porque isso já implica muito tempo despendido.Dá para ver que alguém fez o trabalho de casa e ao que parece vão à frente com o Lar de Infancia e a Viatura para doentes não urgentes logo atrás.
Orçamento participativo está aberto a qualquer um, nada impede (talvez só o montante de 300k €, em Oeiras) de alguém fazer um projecto para alargamento das vias de transito :p

Só uma pergunta: a parte de execução técnica fica a cargo de quem?Da própria autarquia?É possível contemplar a execução num projeto destes uma entidade de fiscalização externa?

EDIT: no passeio duma via como a marginal infelizmente dá azo a coisas como estas:
http://www.tvi24.iol.pt/503/socieda...fife-viana-do-castelo-tvi24/1552707-4071.html
 
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Baba

Member
Isso é o que se chama azar do caraças, mas é possível que aconteça em qualquer ciclovia que esteja ao lado da estrada, a pessoa desiquilibrou-se e entrou na faixa de rodagem.... azar vinha uma mota a passar. É triste mas podia acontecer em qq sitio.
 

Jocas22

Active Member
se houver uma ciclovia própria a probabilidade é menor, não vais apertado num canto da estrada com carros a fazer razias. Dai o ponto que ele queria fazer.
 

Lisy

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...aproveitar um dos passeios para peões (que nunca é usado) para fazer a ciclovia. Sempre há o passeio marítimo para as pessoas caminharem e para os crianças pedalarem, uma vez que nós ciclistas em certos períodos não podemos ir para lá. Mas,... a fazer uma ciclovia, fazer uma coisa em condições e, não um projeto como o de Belém...
 
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