Ciclovia Famalicão - Póvoa

Basta seguir no sentido da linha do comboio, que voltarás a encontrar o trilho, apenas deixou de existir trilho em frente a igreja de macieira de rates, são apenas 100-200 metros pela orientação consegues dar seguimento ao percurso. A 2 semanas entre Laundos e Amorim andavam a descarregar terra na ciclovia, no intuito de a tornar mais ciclavel (penso eu), não sei se ja espalharam a mesma, pois quando passei ainda estava toda em montes.

Cumps
 

Btrilhado

New Member
edudias999
Sim, eu sei e foi isso que eu fiz. Eu apenas constatei um facto, não me perdi e até gosto de alguns desafios. Além disso, conheço bem a zona, pois passo todos os dias, de carro, por muitas zonas adjacentes à antiga linha da CP. Acho, é que se querem fazer a ciclovia ciclável para a generalidade da população, devem ter em atenção estes aspectos que mencionei. Também sei que a ciclovia está a ser intervencionada e que os trabalhos ainda não acabaram. Já não dava um passeio de bicicleta por esse caminho, há mais de um ano e fiquei contente com o que está a ser feito...

Boas pedaladas
 

rojolifer

New Member
Boas, espero que tenham tido um bom natal,
voltando ao assunto, como está este precurso? é que para despedida de ano (sábado) estava a pensar faze-lo com o meu irmão
 
boas Rojolifer, se fores numa bike de btt podes fazer desde a povoa até Famalicão, ainda há zonas que estão um pouco degradadas mas até se faz razoável, na semana passada tinha uns montes de terra no meio do caminho para ser estendida, (se não estou enganado aquilo é inicio de terroso), mas dava para passar.
 

rojolifer

New Member
VIva, essa era mesmo uma das duvidas que tinha, se dava para as fininhas ou só btt, assim sendo a escolha está feita valeu pela informação escorpião negro :cheers:
 
na povoa até andam a colocar paralelo na ciclovia, mas é só ao pé da estrada nacional para embelezar. Realmente a ciclovia podia ter melhores condições para que todos pudessem andar lá sem limitações, tem sítios com bastante pedras e no inverno há sítios com bastante lama mas também há sítios que está bom, tem de tudo. a minha bike como é de suspensão total e até gosto de andar na lama não tenho problemas e até gosto de fazer aquele percurso.
 
Foi hoje percorrer uma parte da ciclovia, andei entre a Povoa e as Fontainhas, consegui fazer o percurso sem fazer desvios mas em algumas zonas aquilo está péssimo, é só lama e agua.
 

rojolifer

New Member
Acabei por não ir fazer o precurso, optei por fazer um treino mais leve (estive fora mais de um mês sem praticar) para ganhar ritmo mas não está posto de parte fazê-lo
 

Nuno Lima

New Member
Qual é o estado da ecopista neste momento?
A última vez que pedalei nela, há 1 ou 2 anos, tinha cerca de 10kms a partir de Famalicão e depois a dada altura estava claramente inacabada, com um caminho cheio de pedras, totalmente intransitável. Ainda tentei andar um pedaço a ver se a pista resumia mais à frente mas acabei por voltar para trás.
Os comentários por aqui referem na possibilidade de fazer um desvio e retomar a pista mais à frente, mas eu queria saber se por esta altura já está devidamente concluída.
Cumprimentos
 

edumad

Member
Fiz há umas semanas a ciclovia desde a Póvoa até Famalicão e posso dizer que fazer a ciclovia é fazer BTT. Não há ganho de altitude significativo, mas há todo-terreno.
Já tinha feito antes a porção desde a grande curva para sul até Rates e essa parte está agora bem pior que antes.

A pergunta do Nuno Lima serve de desculpa para aproveitar uns clips da volta.
Aqui se mostra um pouco o estado da via.
[video=youtube;wlsh7OIUElc]http://www.youtube.com/watch?v=wlsh7OIUElc&feature=youtu.be[/video]
Há de tudo entre as melhores e piores secções mostradas.
É pena, porque com uma ciclovia a sério haveria mais pessoal a aproveitar a bicicleta e a natureza.
 

cister monge tony s

Active Member
mas a parte de Famalicão está boa não está?
ouvi falar e já li que a parte da Póvoa estava em situação de arranjo. é verdade?
dá para fazer toda a extensão das mesma, desde Famalicão até à Póvoa com o meu filho que tem 8 anos?
 

edumad

Member
Entre o centro da Póvoa e Laundos, o piso é como vez no inicio do video. Depois tem entulho, lama e partes mais regulares entre Laundos e Rates. À volta de Rates tens mesmo de sair da ciclovia porque ou não existe, ou está no estado que vez. Há uma estrada ao lado que podes usar. Depois tens boas extensões de bom piso, algumas partes com lama ou pedras. Em geral, mais perto de Famalicão tem partes mais fáceis de piso e mais interessante.

Eu esperaria por uns dias secos para evitar encontrar tanta lama.
 

filipepvz

New Member
Eu fiz a dois domingos atras desde a povoa ate rates e digo-vos aquilo é puro btt. Lama qb pedra solta e por ai. Daí para a frente á muito tempo que não faço. Se for para passeio tranquilo eu nao arriscava ir pela ciclovia
 

cister monge tony s

Active Member
obrigado pelas vossas opiniões e conselhos. o meu objetivo é somente fazer esse percurso ja na passagem da Primavera e Verão e percorrer se possível a ciclovia onde antigamente o comboio passava, uma vez que gosto de história e de estudar este género de coisas. depois, é para fazer as caches que se encontram pelo percurso... e como é ciclovia que à priori não terá mta dificuldade, levar o miúdo.
 

gteles

Member
Costumo fazer semanalmente Povoa de Varzim até Rates pela ciclovia e depois venho por dentro até Vila do Conde, ha 2 semanas atras apanhei agua por cima do joelho a meio do caminho até Rates (no video em cima mostra qual é essa parte). Mas aconselho vivamente a ciclovia :)
 
Top