Ciclovia Famalicão - Póvoa

HL||ARQ

New Member
De Famalicão até Rates, quase tudo porreiro... depois é preciso andar "às apalpadelas"!
À chegada a Laúndos o troço está interrompido devido a obras de construção de uma estrada.
Como não conhecia o local, andei à deriva (outra vez) até encontar a EN e seguir por ela até à Póvoa do Varzim!
 

Olibrito

New Member
Em dias que não dá para andar muito é para lá que vamos, temos andado às terças e quintas .

Agora escurece muito rápido e não dá para muito mais.
 

dr_meyers

New Member
Eu fiz hoje quase até à Povoa. Há uma parte com muitas pedras pequenas, mas vais aos saltos e a subir) e outra com muita lama (choveu muito ontem). Mas se fores com uma boa BTT e com força consegues fazer bem!!
 
Só uma questão já é possível fazer o trajecto pela ciclovia de Famalicão até a povoa de Varzim ou a partir de laundos ainda se verifica a situação descrita anteriormente? (parte da ciclovia foi absorvida pelos terrenos agrícolas) Qual a extensão da mesma?

Pelas imagens colocadas pelo tiago81 parece bem interessante.

Cumprimentos
 

tiago81

New Member


essa foto e quase no fim do percurso
e em Balazar a partir dai nunca experimentei!!!!!!

já alguém foi mais para la?
continuaram na eco via?
ou foram pela nacional?
 

mirom

New Member
Há parte em Laúndos que é dificil ou mesmo impossivel a passagem. Temos de saír na nacional junto a zona industrial e depois retomar mais a frente até a Póvoa de Varzim
 

rui_araujo

New Member
Boas! Eu já fiz o percurso todo da ciclovia até à Póvoa. Parti de Guimarães, passei o dia na póvoa, e voltei para Guimarães ao fim da tarde. Não sei quantos kms fiz ao certo (+/- 100 kms para lá e para cá), porque na altura não tinha conta-quilómetros, quanto mais gps como agora :p. Vou experimentar fazer com a minha bike nova, mal tenha a oportunidade: Scott Scale 50 (da última vez fui com uma berg 106).

O fim da ciclovia é muito desconfortável! Quem tiver uma bicicleta que dê para bloquear/desbloquear a suspensão traseira vai curtir muito a ciclovia, no entanto se forem com uma semi-rígida (ou pior: com uma semi-rígida com suspensão faz-de-conta como a minha berg) é muito desconfortável e provoca muitas dores de costas.

Aconselho a levar um analgésico tipo ozonol, porque se fizerem tudo com bicicletas "baratas" é garantido terem dores de costas.

Boas pedaladas!
 

tiago81

New Member
vocês chegam as Fontainhas no fim da eco via que ate tem uma espécie de rotunda e um mini-preço do lado esquerdo
e depois vão por onde?
 

Bombasoueu

New Member
Onde fica a entrada dessa ecovia em viana? se fosse possivel me explicares. É que já estou farto de ouvir falar dela e ainda não fui la porque não sei onde entrar. obrigado ,abraço
 

pauleta11

New Member
tiago81 respondendo á tua pergunta, ao chegar á rotundo até tem um minipreço pequeno do lado esquerdo, tem continuação da linha de comboio(ciclovia), mas estes agricultores estragam tudo ao cultivarem sobre a ciclovia.
Deves seguir pelo lado direito, fica á face da ciclovia, em mais meia hora estás na póvoa, mais ao menos.
 

ribamen10

New Member
Boas pessoal...

No início deste ano fiz toda a ciclovia até à Póvoa. Depois de Balasar o terreno é muito mais dificil, mas também tinha chovido muito nos dias anteriores e estava tudo alagado.

Não sei como está agora mas não deve ter mudado muito em 6 meses.

Cumprimentos
 

Btrilhado

New Member
Caros amigos cicloativistas.
Fiz uma incursão, este fim de semana, por um troço da antiga linha de caminho de ferro Póvoa-Famalicão, entre a Póvoa e as Fontaínhas e reparei que já está práticamente todo limpo. Ainda há zonas que estão a ser intervencionadas e outras que embora se consiga circular, são mais complicadas para quem quiser dar um passeio com a familia, e outras ainda em que a via desapareceu. Essas zonas são: em Laúndos, por baixo do viaduto da EN 205 (ainda tem umas valetas com água e umas pedras que estão a ser removidas), em S. Pedro de Rates, junto à igreja românica e à antiga estação, a via desapareceu ou está encoberta e, pouco depois, entre Rates e as Fontaínhas, tem uma zona que só se circula em single-track por entre ervas e silvas.
De resto está muito melhor do que da ultima vez que tentei fazer esse troço, em que havia zonas onde tinham despejado taco e entulho de alguma obra, e zonas com muitas poças e pedras e outras ainda onde simplesmente não se conseguia passar.
Agora, desde o inicio da ciclovia junto à estação da Póvoa e quase até Amorim, ainda existe algum cascalho grosso e solto, que penso irá ser melhorado. Não é que me importe, até gosto, mas para as pessoas que gostem de andar no lisinho sem ter que ter em atenção o piso ou como disse, com a familia, é mais complicado.
Só não sei como estará a zona a seguir à igreja de Balasar, mas qualquer dia vou verificar...


Boas pedaladas
 

pedro2cv

New Member
Nas zonas que dizes que a via desapareceu, como é que se faz?? Dá para andar na mesma, ou tem que sair-se e arranjar alternativa??

8)
 
Top