Ciclismo "radical" so em seguranca

vitor

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Nos últimos tempos tem surgido uma especial apetência dos jovens para a prática das vertentes “mais radicais” do BTT, nomeadamente, do Down Hill (descida) e o Down Hill Urbano (também conhecido por Down Town).

Atenta às novas tendências e preferências dos jovens para a prática de desportos com bicicleta, a Associação de Ciclismo do Minho entende por bem informar e aconselhar o seguinte:

- O Down Hill (DH) e o Down Hill Urbano (DHU) são vertentes de ciclismo apenas aconselhadas para praticantes com mais de 15 anos de idade que possuam condição física, equipamentos e domínio técnico adequados.

- Como em todas as vertentes do ciclismo, o DH e o DHU apenas deve ser praticado quando reunidas todas as condições de segurança.

- Considerando as características do DH e do DHU, os seus praticantes deverão usar os seguintes equipamentos:

▪ Capacete integral;
▪ Protecções dorsais, protecções para cotovelos, joelhos e ombros, feitos de materiais rígidos;
▪ Protecções para as coxas;
▪ Protecções para as tíbias;
▪ Calças compridas;
▪ Camisola de mangas compridas;
▪ Luvas integrais

- Além do equipamento do praticante, a bicicleta a utilizar em DH e DHU deverá possuir a robustez, características e condições de segurança adequadas, não sendo aconselhado, em função disso, a utilização de uma qualquer bicicleta.

- Antes de iniciarem a prática de DH e DHU os jovens praticantes deverão assimilar os fundamentos básicos do ciclismo e possuir destreza e domínio técnico suficientes.

- Para prática de DH e de DHU é imprescindível examinar cuidadosamente, a pé, as descidas que se pretendem efectuar de bicicleta.

- Com as salvaguardas referidas para os praticantes de DH e DHU, em toda e qualquer situação de prática de desportos com bicicleta o capacete deverá ser sempre utilizado e considerado como equipamento básico.

- Antes de iniciar uma actividade o praticante deverá certificar-se que a bicicleta está em perfeitas condições de utilização.

- A prática de desportos com bicicleta (em estrada, monte ou noutros locais) deverá ser “defensiva” e “preventiva”, permitindo que o praticante tenha tempo e capacidade de resposta para qualquer imprevisto que possa surgir.

- Os praticantes não devem sair sozinhos para uma actividade com bicicleta, devendo informar os familiares mais próximos dos locais para onde se deslocam. Preferencialmente, os jovens devem ser acompanhados por um adulto nas suas deslocações e actividades com bicicleta.

- Os praticantes deverão cumprir o código da estrada, reduzir a velocidade nas passagens sem visibilidade, abrandar e ceder a passagem de peões e respeitar a propriedade privada.

- Aconselha-se aos praticantes a colocação da identificação e telefone de contacto na bicicleta. Devem também fazer-se acompanhar por um pequeno cartão plastificado com o nome, morada e números de telefone de contacto de familiares mais próximos.

Para esclarecimentos adicionais e aconselhamento poderá ser consultada a Associação de Ciclismo do Minho (Rua Associação Artística Vimaranense, 600, Urbanização da Atouguia, Bloco A, 2ª fase, 4800-174 Guimarães - Telefone: 253 416946, Telefax: 253 408839 – Email: geral@acm.pt)

in www.acm.pt - Associação de Ciclismo do Minho
 

OBiklas

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com essas informações os praticantes de DH e DHU, vão ser reduzidos a metade... :lol:
Concordo com tudo que está escrito. A segurança para quem pratica essa modelidade é muito importante.
Esta modelidade não necessita apenas a bicicleta e do capacete, mas também de todo o equipamento! é pena é que nem toda a gente entende isso... :|
 

NetWarrior

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Muito importante essas normas de segurança! Boa iniciativa da ACM.

Agora não se esqueçam o resto das vertentes tambem teem normas de segurança.

Boas (e seguras) pedaladas.
 

Override

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Boas

Concordo com o Obiklas, com essas regras os riders sao reduzidos a menos de metade. E acho muito bem, a segurança acima de tudo. Vejo muitas vezes putos a fazerem DHU e Stret com bikes de XC. Aquilo é mesmo de estar a observar e a espera que a qualquer momento que alguma coisa da bike se parta. Eles davam para ir trabalhar para as marcas, para testares a resistencia ultima dos materiais :D

Fiquem bem e boas pedaladas
 

Pax

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Deixem-me dizer-vos que essas normas das protecções já se aplicavam a época passado dos Down Towns.

O meu irmão não fez uma manga por não possuir cotoveleiras.


Mas também não são 100% rigorosos (e ainda bem!) porque eu tenho calções para FR e não uso calças porque não gosto.
Agora imaginem o que era ter que usar calças em pleno Verão e com temperaturas altissimas.
Por exemplo no DT de Portalegre estava alta brasa... Foi mesmo no dia a seguir á maratona...
 

PedroPadinha

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O meu vizinho começou a ganhar gosto pelo freeride á coisa de 2/3 anos, ao mesmo tempo fazia XC comigo e outros, tinha ele 12/13, deram-lhe uma yz3 e desde então anda a brincar, domina ja muito bem a bike, anda em pistas de freeride como paio pires, e ja fiz com ele algumas escadarias em lx, ele brinca literalmente com qualquer coisa onde a bike se possa apoiar e andar. Mas teve a consciencia e também o avisei para ir comprando protecções, capacete integral e restantes, ele também anda em foruns e o pessoal regra geral nas pistas aconselha sempre todos a andarem com equipamento de protecção, divulgação é o que não falta, em varios meios..mas também ainda continua a haver, como em muitos outros desportos o "ser fixe" andar sem protecções e aquela roupa larga, calças de ganga e afins..
 
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