Chris King

#21
Eu tenho com 18 dentes e com 36 e a diferença entre os dois não é muita, ou seja para mim não justifica o valor a mais para mudar a dita peça.

Eu também faço a limpeza 3 ou 4 vezes ao ano, não gosto do barulho dos cubos, mas estes cubos mesmo limpos e com massa têm um barulho particular, não é defeito é feitio. Eu pessoalmente não meteria o de 54 dentes também por isso.

Gosto mais do barulho do de 18 dentes, não gosto de ouvir o cubo, aliás quando ouço cubos a fazer muito barulho penso logo para mim, mete massa que isso passa.

Os novos cubos, versão EXT, que a patente do desenho antigo expirou, penso que já vêm todos com 36 dentes e deixaram de ter os 18 dentes.
 
#23
Tenho os 350 (mesmo sistema de funcionamento dos 240) um com o ratchet de 18 e o outro com o de 36 e, são máquina de guerra. E, como já disseram, a manutenção é super básica, o cepo desmonta-se e, monta-se à mão, sem nenhuma ferramenta necessária. Limpas bem, pões a massa lubrificante (eu não uso a da DT, uso uma massa de lítio) e, fica novo. Faço isto uma vez por ano e, 0 problemas.
 
#25
Eu adoro o barulho caracteristico do cubo... Em ambiente urbano, serve de "buzina", se deixares em roda livre ;)
Abre, limpa e mete massa, que isso passa... :p:D

Atenção que a massa da DT Swiss é massa de lítio, mas com 5 % de óleo para lhe baixar um pouco a viscosidade.
Eu uso a massa deles, as 20 gramas do pote dão para uma quantidade enorme de utilizações, pelo que não invento a utilizar massas mais espessas ou liquidas demais.
 
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#27
Atenção à viscosidade.. funcionar funciona... Sempre deve custar 20X menos que a da DTswiss ;)
Abre, limpa e mete massa, que isso passa... :p:D

Atenção que a massa da DT Swiss é massa de lítio, mas com 5 % de óleo para lhe baixar um pouco a viscosidade.
Eu uso a massa deles, as 20 gramas do pote dão para uma quantidade enorme de utilizações, pelo que não invento a utilizar massas mais espessas ou liquidas demais.
Exacto, é preciso ter em atenção a viscosidade e o facto de ser massa de base lítio. A que uso, até agora, tem funcionado muito bem. 8000 km numa e quase 3000 noutra e, sempre a funcionar top!
 
#30
Sim, tenho na 26 (wheelset XM1550 tricon) e na F29 ( roda tras é uma XM1501 spline).
São rodas que não sendo leves, tem um grande robustez... Prefiro assim do que andar com aros empenados... A XM1501 tem levado grandes sovas. e não é de trilhos de XC, é mais all-mountain., com percursos algo agressivos.
Tenho também as XM1501 e nestes dias levaram uma coça valente.. Onde dantes teria terminado o passeio com rodas empenadas, nestas estão impecáveis... Fiquei mais fã ainda
 
#31
Excelentes opiniões!
Tive uma oportunidade irrecusável para ficar com uma Specialized S-Works Epic que nem 500km deve ter... a única coisa que quero trocar são os cubos (vem com uns manhosos), daí a questão.
Quanto às rodas prototype continuam agora na minha Scott que considero muito bem equipada... e devo decidir se a coloco à venda.
Não consigo andar em 2 bikes ao mesmo tempo :) e para mim só faz sentido ter uma.
Já pensei em colocá-la aqui à venda... estou a tentar dar o passo para me desafazer de uma bike fantástica...

quanto aos cubos: que eu tenha visto os 180 não dão para 32 raios que é o que tenho. Tem de ser os 240. Estou muito inclinado para a versão 54t. A não ser que os prazos de entrega entre DT swiss e Chris King me façam ainda vacilar.
Esta discussão e partilha é importante para mim, o meu obrigado a todos.
 
#34
Expliquei-me mal :p
Tenho rodas de carbono mas o cubos vêm de outra bike antiga do proprietário. Imagino que terá aproveitado os cubos originais para fazer um upgrade noutra bike dele.
Comprei-a já sabendo que os tinha de trocar.
 
#38
Já agora uma actualização sobre os cubos: comprei os DTSwiss 240 EXP 36 pontos. Têm agora 1.089 km.
A partir dos 500km o engate começou a falhar - de vez em quando ao retomar a pedalada falhava 1 ou 2 segundos e depois engatava.
Já foi visto por 2 mecânicos experientes que entre outras coisas tentaram esticar a mola para ver se era esse o problema.
A verdade é que a situação se tem agravado e na última semana cada vez que falha o engate só o retoma desmontando a roda e “puxando” o ratchet para fora. Muito prático!
Estou agora no processo de pedir uma troca em garantia.

A questão que quero colocar aqui no fórum é: já aconteceu algo semelhante a alguém com o EXP?
Porque os mecânicos com quem trabalho dizem que nunca viram, embora o EXP seja recente.
 
#39
Já agora uma actualização sobre os cubos: comprei os DTSwiss 240 EXP 36 pontos. Têm agora 1.089 km.
A partir dos 500km o engate começou a falhar - de vez em quando ao retomar a pedalada falhava 1 ou 2 segundos e depois engatava.
Já foi visto por 2 mecânicos experientes que entre outras coisas tentaram esticar a mola para ver se era esse o problema.
A verdade é que a situação se tem agravado e na última semana cada vez que falha o engate só o retoma desmontando a roda e “puxando” o ratchet para fora. Muito prático!
Estou agora no processo de pedir uma troca em garantia.

A questão que quero colocar aqui no fórum é: já aconteceu algo semelhante a alguém com o EXP?
Porque os mecânicos com quem trabalho dizem que nunca viram, embora o EXP seja recente.
Tive os 240S Ratchet 54T (normais) e nunca me falharam em 3000km +-.
Mas vem agora umas com EXP... agora estou "assustado"! Mas nunca vi "por essa net fora" ninguém a reportar isso...
 

Nande

Active Member
#40
Dou-te feedback nos próximos dias. Quero isto decidido 2ª feira pois não vou ficar sem bike.
Neste momento, tenho uma roda (e cubo) gentilmente emprestada pela FirstBike em Cascais, enquanto a minha aguarda o próximo passo. Sei exactamente o que quero fazer e já informei a loja que me vendeu e que está encarregue de tratar da garantia. Amanhã ficarei a saber se o caminho que vamos seguir é o que me agrada... ou não.