Chinocarbono - Darknight

TiagoMAIAC

New Member
Darknight, digo outra vez, está muito gira. Agradeço a resposta em relação à traseira porque acho (posso estar errado) que é o mais importante nesses quadros.

Não entendi bem o que queres dizer em relação à frente da bike, mas a meu ver numa bike leve semi-rígida a frente é sempre mais pesada, a malta deve mitigar isso com suspensões super leves penso eu.

Joseelias, embora o assunto seja pertinente, o tópico é em relação à bike do rapaz e todo o processo que envolve a mesma. Para discussão sobre a matéria no geral devem existir já tópicos penso eu.
 

miguelcarromeu

Active Member
As questões levantadas são legitimas e não bipolares. Como queres analisar um projecto sem falar do componente principal?! A decisão cabe a cada um, mas se é relevante acho que é útil ser mencionado.

Não, não é relevante: sê-lo-ia relevante num tópico em que o user tivesse pedido a opinião sobre o compósito que decidiu comprar, seja da China, seja do Bangladesh. Num fórum onde, em tantos outros tópicos se abordou o assunto, vir falar disso aqui é apenas deselegante.
 
Se o rasgo do pneu for assim tão grande não existe nenhum sistema que sobreviva(pode-se andar com um pedaço de pneu velho, que desenrasca nessas situações), eu desde 2009 que uso rodas convertidas, e para mim é um sistema muito bom, penso que é a melhor relação fiabilidade vs peso que se arranja.

Já tive sistemas totalmente caseiros, fita americana e válvulas de camera de ar cortadas, e recentemente, coisa de duas semanas, tive a converter umas rodas notubes alpine onde utilizei a fita americana e válvulas da joe's que sem duvida vale a pena comprar, pois facilita bastante o processo, pois têm interiores desmontáveis que permite colocar o liquido mais facilmente.

Quanto a pneus neste momento tenho uns maxxis monorail e tenho gostado bastante deles pesam cerca de 530g em versão flexível e em cerca de 8 meses 0 furos.
 

DarknightOM

New Member
outra coisa, antes de ir para a conversão.

os meus aros foram alargados os furos para pipos schrader, sei que tambem existem valvulas , gostava era de saber quais as melhor ou mais adequadas a comprar.
ou se há ( deve haver) alguma anilha ou espaçado para montar nestes furos para valvulas presta
 

TLouro

Member
Boas,

DarknightOM, antes de mais, parabéns pela bike! Tem um aspeto fantástico e um equilíbrio entre preço/performance/peso muito interessante.

Aqui vão os meus bitaites:

- É inquestionável que o peso nas rodas tem mais influência que noutro componente. Com efeito, o peso nas rodas contribuí não só para a inércia do conjunto como para a inércia de rotação da própria roda. Ainda por cima, no estado de evolução em que tens a bike é claramente o sítio onde consegues tirar mais peso e de forma mais barata.

- Já fiz cerca de 1000km em tubeless e não quero outra coisa: para além do peso que se poupa, ainda não tive qualquer furo.

- A escolha de pneus tem muito de pessoal e há gostos para quase tudo, mas eu já tive um spec captain atrás e não gostei nada: pesa chumbo e a capacidade de rolar não é grande coisa. Parece-me que um roquet ron (à frente) ou um racing ralph (a trás) têm um comportamento bem melhor e são bem mais leves.

- Assim a olho, diria que convertendo as rodas e escolhendo uns pneus leves, conseguirias livrar-te de cerca de 1kg.

- Quanto aos pipos, a minha experiência diz-me o seguinte: o pipo fino requer menos esforço para encher, enquanto que o pipo largo é muito mais versátil por se poder encher em qualquer bomba e por se poder utilizar qualquer manómetro para ver a pressão.

- Tenho uns travões SLX iguais aos teus com uns discos SLX e recomendo. Gosto muito da travagem, gastam pouca pastilha e são relativamente baratos. Só não são muito leves.

- Os 190g para o espigão não é nada mau! É preciso uma grande cart€ira para teres menos do que isso...

- Quanto à frente muito pesada e a traseira muito leve, podes tentar por um avanço mais curto e chegar o selim para trás. Assim deslocas o centro de gravidade para trás contrariando esse efeito.

Abraço
 
Last edited:

DarknightOM

New Member
obrigado Tlouro pelas dicas.

sim o tubeless parece que é mesmo para mudar ;)
os travões gosto bastante do SLX, pena nao ter os discos e sim os originais da berg, dai quer opinião para novos discos.
tenho visto falarem bem dos Ashima.

O espigão penso que é mesmo 190Gr ( acho que não me enganei)

quanto a por um avanço mais curto , nao sei, tenho o banco talvez ja do meio para a frente na afinação, nao sei.
quando falo em "pesada" á frente falo porque realmente agora sinto a traseira mais leve, devido ao peso do quadro, claro que a frente tambem ficou mais leve, ainda para mais com a troca da suspensão.
mas vou ganhar umas gramas a mudar o avanço por algo mais leve certamente.
 

DarknightOM

New Member
á bocado fiquei na duvida dos 190gr do espigão.
andei a ver, e pelo que vejo é 215gr e não 190gr.
ou a balança da loja conta mal ou nao sei.
mas vou voltar a pesar só para tirar as duvidas
 

DarknightOM

New Member
já cá canta o SLX.
falta afinar agora.
não meti nenhuma anilha, não á problema pois não?

tou é a ter um problema no 3º prato, se meter atras nos 34dentes rossa-me no desviador da frente, se desviar para nao rossar, quando meter nos 11 dentes atras rossa -me do lado contrario :(
 

TLouro

Member
quanto à anilha tens que ver as instruções de montagem. Vem lá bem explicado quantas anilhas deves pôr em cada lada em função da largura do quadro.

Confirma primeiro isso e depois logo te preocupas com a afinação. Se não tiveres as anilhas corretas, dificilmente afinas isso.
 

DarknightOM

New Member
sim, comprei de 3 pratos

montei foi sem anilhas, pois apertei e deu bem pensei que não fosse necessário.
sendo assim tenho que ir ver bem.
o pedaleiro trouxe 3 anilhas.
 

miguelcarromeu

Active Member
Como o TLouro disse, mede o BB do quadro (deve vir nas instruções do movimento) e logo vês se deves ou não, usar anilhas. O único reparo que faço relativamente à compra é que, na minha opinião, deverias ter optado pelos 2 pratos ;)
 

PMcraizy

New Member
boa tarde DarknightOM espero que a montagem da bicicleta esteja a correr pelo melhor e estejas contente com a compra do quadro, que para mim é mais bonito ao vivo que em imagens, não te preocupes com o fato de ser carbono made in hongkong, porque tenho na família e amigos com quadros iguais fartos de levar porrada e nem reclamam, eu pessoalmente fiquei maravilhado com o aspeto e leveza do mesmo.
já sabes qualquer coisa apita, estarei sempre ao dispor
cumprimentos
Pedro Martins
 

DarknightOM

New Member
sim até agora nada a apontar

daqui a pouco já vou medir o quadro e ver.
no entanto no pdf do slx, mostra logo 2 anilhas do lado dos pratos e 1 no outro lado.

obrigado PMcraizy ;)
 
Top