Chinocarbono - Darknight

DarknightOM

New Member
bem, tanta "discusão" por causa de um quadro.

o tema de quadros chines, dá para varios dias e varias paginas de topicos.
tirando a vantagem ou desvantagem de ser chines e de ser ou nao feita com testes, o que é certo é que andam muitos por ai, quer para quem faz apenas uns passeios quer para quem faz XCO e XCM.

comprei este quadro porque me saiu mais barato, e já estava em portugal.
não tive que andar a tratar nada de alfandegas e portes.
andei a ver os quadros de outras marcas vendidos ai em outras lojas, RCZ, Believe entre outros, a diferença de preço para os mais baratos era de 150€ no minimo.
Tirando o on-one que me saia a pouco mais de 50€ que este chines.
no entanto não ha o meu tamanho nem cor, só la para o fim do ano ( pela previsão da on-one)

o quadro já está montado e domingo já vai fazer um passeio aqui em Faro para o meter a prova.( algum receio, confesso)

a pedaleira optei por mudar, no entanto agora está com a original da berg,porque a SLX só chega na 2ª/3ª feira e como preciso da bike no domingo vai mesmo assim.
apenas com 2º e 3º prato, porque o 1º nao entra já que a caixa é mais curta e o desviador nao desvia até á 1ª.
como a pressa era alguma, optei por comprar por agora um espição PRO PLT que ainda pesa uns 190gr ( pesado lá na loja)

e ficou assim para já.
depois vou querer opiniões para novo espigão ( se for realmente necessário) e para um avanço direito de 8/9cm.
já agora uns discos porreiros para meter aqui nos SLX.

aqui ficam algumas fotos, desculpem a qualidade

zu37.jpg


hzna.jpg


g9ia.jpg


egdk.jpg


depois tiro mais fotos com mais qualidade.
 

Miguel79

New Member
Bem bonito este quadro,quanto ao resto é esperar para ver como se comporta,depois da voltinha deixa aqui o feedback!
Abraço e boas pedaladas!!!
 

TiagoMAIAC

New Member
Está muito fixe. Depois da volta tenta dizer como achas que a traseira se comporta em termos de rigidez. Se é mais ou menos flexível.

Mas de resto acho esteticamente agradável. Com a ''pele'' assim mesmo em carbono nu fica sempre muito engraçado.

Boas pedaladas com a nova montada.
 

DarknightOM

New Member
bem, como tal hoje foi dia de maratona na cidade de faro.

só tenho a dizer bem da bike, realmente faz alguma ( muita diferença) para a berg.
tudo bem que a suspensão tambem é nova e bem melhor, mas a bike ficou mais leve ( não a pesei ainda, mas nota-se bem na mão), o que ajuda bastante nas subidas e assim.

O percurso tinha bastantes trilhos com boas pedras, no inicio estava um pouco de pé atras por causa dos impactos e do quadro de carbono, depois de ver que aquilo ia bem , não tive qualquer problema em passar da mesma forma que passava com a berg.
a traseira bastante leve e agil, muitas vezes sentia a traseira a amortecer alguns impactos ( ainda olhei se aquilo ja tinha rachado :p mas não) , realmente bem diferente do quadro em aluminio.

agora acho é que tenho a parte da frente "muito pesada" em relação á parte de tras, tenho que ver se ganho algumas gramas á frente :)

Para já e para os 1ºs cerca de 50km mais aserio está aprovado, vamos ver com o tempo o que sairá daqui.

e mais uma foto, com algum pó.
só lhe passei um pano humido ainda.

pdl6.jpg
 

miguelcarromeu

Active Member
Gostei muito do aspecto do quadro. Acho a montagem linda. Esse quadro faz-me mesmo lembrar o StumpJumper 2010 HT. Assim "limpo", parece ainda mais bonito.

Foi pena foi estar durante quase 2 páginas a ler debates bipolares sobre a importância do arame farpado na vida sexual dos quadros de carbono, num tópico que deveria ser de ANÁLISE do projecto do DarknightOM.

E peso do conjunto? Ou me passou despercebido ou não vi. 10? ou abaixo de 10?
 

DarknightOM

New Member
não a pesei ainda, nao tenho balança para isso.
mas esta semana vou ali a loja e peso.
mas dado que ainda tenho algum material pesado , quero querer que ainda anda com 11/12kg.
ainda tenho um avanço pesado e o espigão que meti tambem é um pouco pesado, fora outros pequenos promenores como usar camara de ar com liquido(pesado).

vamos a ver se a consigo levar aos 11kg no futuro.
 

miguelcarromeu

Active Member
Não acredito! Assim por alto acho que estás bem abaixo dos 11 kg. A gama SLX, não sendo topo do topo, é das melhores na relação peso vs. fiabilidade vs. preço.

Só se forem mesmo as rodas (pneus) a darem cabo das contas. Esses aros (420 é o peso, ou seja, 420 gramas cada aro) não sendo dos mais leves, dão para montagens interessantes.
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Tambem achei o mesmo amigo miguelcarromeu.
A montagem esta bastante simples mas bastante equilibrada, em relaçao ao quadro tambem o achava parecido com um quadro de uma grande marca, so ainda nao tinha e chegado la, mas agora sem duvida que era esse.
Em relaçao ao peso 10,500kg isto ja com o pedaleiro slx que penso ser o que o amigo DarknigtOM disse que estava a espera.
So para dizer tambem que a minha bike tambem esta montada com um quadro ''chines'' apesar de o meu ter sido comprado na rcz com uma chapinha com o numero do quadro e a marca da casa que os fabrica a AXMAN que ao que parece tambem vende bikes completas la para os lados do pessoal dos olhos em bico.
Em relaçao a sua qualidade para mim esta acima do valor que dei por ele.
 

rodinhas chamine

Active Member
Escapou me esses promenores de que as rodas nao estavam convertidas e tinham camaras com liquido, sendo assim acredito que o peso estara entre os 11kg e os 11,500kg
 

DarknightOM

New Member
sim o pedaleiro é para meter o SLX sempre tiro ali umas gramas.
trocando o avanço tambem lhe saco outras gramas, assim o que vou fazer o mais depressa possivel.

as rodas, ando a pensr converter, mas nao sei..desde que as tenho e todas as voltas que dei , tive apenas 2 ou 3 furos.
e já levaram 2 pneus.
tenho tado tao contente por nao furar , que até tenho receio de meter tubless e começar a furar :S

mas aceita-se opiniões :p
 

rodinhas chamine

Active Member
Amigo as rodas convertidas sao bem mais fiaveis que as camaras de ar, mesmo as com liquido, depois tens menos peso e mais conforto, na minha opiniao sao so vantagens.
 

miguelcarromeu

Active Member
É precisamente o contrário: a probabilidade de furares em conversões é muito menor do que com câmaras (mesmo de gel). A não ser que optes por pneus hiper-leves, como alguns Shwalbe, a probabilidade cai drasticamente. Quando se usam pneus UST ou Tubeless ready, só em caso de rasgos podes ficar a pé. Todos os furos banais são vedados pelo líquido.

Esses aros suportam bem a conversão, por isso não te preocupes; mas o melhor de tudo é a qualidade de "rolamento" que ganhas ao tirar tanto peso nas rodas. Vais notar muito. Há quem diga que para equivaleres o peso que tiras nas rodas ao que tiras noutros componentes, deves multiplicar por três. Ou seja, tirares 500g nas rodas é o mesmo que tirares 1500g noutra(s) parte(s) da bicicleta. Se é uma teoria válida ou não, nunca aferi - mas que se nota imenso (eu passei de uns aros semelhantes aos teus - os DT Swiss 445D - para uns ZTR Olympic, ou seja de cerca de 2000g para 1400g), garanto-te que se nota ;)
 

DarknightOM

New Member
sim eu com a troca das rodas originais para estas tambem notei logo.

tenho que ponderar a conversão.
porque rasgões seja camara de ar ou tubeless não á muito remédio.

no tubless se por algum motivo furar , posso sempre meter uma camara de ar para desenrrascar certo?
desde que aqueles pequenos furos que se apanham no mato no tubeless fiquem tapados é na boa.

no entanto outra duvida, com camara de ar, quando fura , troca-se a camara de ar e tá fino outra vez, no tubeless se furar é pneu novo ou á maneira de "remendar" aquilo?
 

miguelcarromeu

Active Member
O liquido veda furos relativamente largos. Mas podes sempre colocar a câmara para chegar a casa, mesmo que seja um furo largo ou rasgão, claro.

90% dos furos nem sabes que eles existem. Os rasgões mais pequenos, podem levar um taco (como os carros) mas os grandes são para esquecer.
 
Esses furos pequenos nem dás por eles, ainda no outro dia tive a contar os furos na roda de trás de um amigo meu e tinha nada menos que 12 furos desse tipo, totalmente vedados pelo liquido.
 

DarknightOM

New Member
sendo assim ja fico mais descansado.

alguma dica para umas fitas e pneus tubeless?

neste momento uso fast track atras e captain á frente da specialized.
acho que tambem há em tubeless.
gosto deste conjunto e até hoje numa me deixaram mal a nivel de aderencia e de rolamento, no entanto sei que deve haver bem melhor, mas para o preço deles gosto bastante.
 

miguelcarromeu

Active Member
São pneus muito bons; eu só uso (para já) pneus da Spec.

Mas se esses pneus que tens são versão de arame, tens de ir para uns 2Bliss (a versão da Specialized para pneus Tubeless Ready) ou mesmo os UST.

A fita é a clássica No Tubes ou equivalente.
 

Joseelias

Well-Known Member
DarknightOM

Independentemente de todas as questões a bicicleta tem um aspecto fantástico. E também apoio a ideia de tirar prioritariamente peso nas rodas relativamente a outros componentes. Em termos de comportamento da bicicleta acaba por ter mais influência e a leveza vais senti-la em andamento em todo o momento.

A questão levantada de que com sistemas tubless se o pneu rasgar basta colocar uma câmara de ar, não é tão simples assim. Mesmo um rasgo pequeno pode fazer com que a câmara de ar comece a escapar para fora do buraco e acabe ela própria por rebentar. Mais que uma vez vi isso acontecer em pneus normais eu que a câmara de ar rebentou não porque aquilo que cortou o pneu a danificou também, mas porque ela acabou por sair para fora.

Há formas de remendar isso no terreno para não se regressar a pé, mesmo com rasgos de 4 ou 5cm no flanco lateral mas não é uma coisa assim instantânea.

miguelcarromeu

As questões levantadas são legitimas e não bipolares. Como queres analisar um projecto sem falar do componente principal?! A decisão cabe a cada um, mas se é relevante acho que é útil ser mencionado.
 
Top