Chinoca 29''

lpsferreira

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Alguns já sabiam que eu estava a aguardar um quadro 29 vindo da china e comprado no ebay. Foi hoje o dia de ir levantar o mesmo aos CTT.
O preço deste quadro ficou abaixo dos 350,00 Euros já com as taxas alfandegárias.
Como também alguns sabem, tenho 26'', 27,5'' ou 650b e depois de dar uma volta numa 29'' fiquei com a sensação de que era a bike indicada para o que quero.
Pensei inicialmente em comprar um quadro de alumínio, depois estive em negócio com um quadro de carbono chinês mas comprado cá.
Os diferentes negócios que tive foram caindo por razões várias até que resolvi comprar o quadro no ebay.
Depois de algumas pesquisas comprei o que achava mais indicado (com as medidas que mais me interessavam.
As rodas já tinha comprado, a suspensão também faltava o raio do quadro que nunca mais chegava, entre avanços e recuos com vários negócios, desde dia 05 de novembro, hoje finalmente o projecto ficou conluído. Faltam alguns pormenores, mas ainda vou estudar a adaptação à bike e posteriormente serão efectuadas as alterações.
A bike está neste momento de acordo com a foto nos 9,96kg, com pedais shimano 540, com avanço titan (BH), com suporte do gramin, com suporte de bidão e de bomda de ar, o que penso não ser mau de todo.








Depois coloco descrição de material e começarei a análise.
 
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lpsferreira

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Quadro Chinês 29’’ tamanho 18’’
Suspensão Fox FOX 32 F29 Fit Terralogic 100mm
Caixa direcção Chinês (vinha com o quadro)
Avanço Titan 80mm 6º 31,8
Guiador
Easton EC70 680mm
Punhos Cane Creek (mais pequenos para utilizar com os punhos rotativos X0)
Travão dianteiro
Formula R1
Travão traseiro Formula R1 Desviador dianteiro Shimano XT M770
Desviador traseiro SRAM X-0 - 9V caixa média
Manípulos mudanças SRAM X-0 - 9V gripshift
Cassete Shimano M770 XT, 9-velocidades, 11-34d
Corrente SRAM 971
Pedaleiro FSA K-Force Light 170mm
Pratos
24 x 36 ou 24x38, 4-parafusos, 104/64mm
Eixo pedaleiro
FSA
Pedais Exustar PM 25
Aros
NoTubes Crest brancos
Cubo dianteiro Hope Pro 2 15mm
Cubo traseiro Hope Pro 2
Raios DT Swiss Competition 2.0-1.8
Pneu dianteiro Rubena Charybdis 2.0’’ Tubless Supra ( com liquido NoTubes)
Pneu traseiro Rubena Scylla 2.25’’ Tubless Supra (com liquido NoTubes)
Selim Rotor S3X
Espigão Zoulou Carbono/Titânio 31,6X350mm
Aperto espigão Chinês (vinha no quadro)
 
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lpsferreira

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Hoje foi dia de experiemntar a bike, ver como se iria portar, verificar avanços, altura do guiador, relações de pratos como se comportavam, teste do material em si e principalemnte do quadro.
De todo o material testado, apenas o quadro, suspensão, rodas e guiador não conhecia, tudo o resto foi aproveitado cá por casa.
Apenas tinha andado numa bike 29'', bike essa que tinha eixo de 15mm na frente e caixa de direcção cónica. No meu caso o quadro é para caixa de direcção cónica e também as rodas são com eixo de 15mm. Penso ser uma mais valia, embro a não saibda se o comum dos mortais como eu se apercebe realmente dessa mais valia.
O quadro foi escolhido após muita pesquisa e penso que este na medida 18'' me assenta que nem uma luva, bastante bem acabado, acabado mate, gsot muito do aspecto simples e "despido".
Como esperava não me deiludiu e subi onde apenas tinha subido com a outra 29'', nunca tinha conseguido subir num local com a 27,5'',nem com a 26'' nem com a 26'' FS, hoje subi tal como no dia em que pela primeira vez dei uma volta pelos meus percursos em 29''.
A suspensão tem um trabalhar muito interessante, conhecia a 26'' terralogic, mas de 2006, esta tem um trbalahr mais suave, não se nota tanto o inicio do trabalhar da mesma, pens o peso que com o eixo se situa nas 1842gr ou 1862gr. De qualquer modo pelo seu funcionamento e o facto de não ter de andar a bloquear/desbloquear é uma peça que não deverei trocar.
As rodas com os seus 1654gr agradam-me tanto pelo peso como seu funcionamento, o facto dos cubos vermelhos e aros brancos acaba por dar alguma vida à bika, que acabava por ficar muito morta de outro modo.
Pneus Rubena já conhecia e principalmente o da frente acho-o o pneu com mais direcção que encontrei, neste momento tenho este pneu nas 3 medidas, todos montados e em 26 estão em duas rodas. Atrás o Scylla também é com e costuma agarrar muito bem, hoje deve ter fugido uma ou outra vez, mas penso eu ser fruto do piso molhado e da água que caíu ao longo da volta.
Subir nalguns locais acaba por ser mais fácil com a 29''.
A parte de descer com esta medida de bike também foi um factor que me levou a fazer este investimento, penso que é mais fácil de descer e com mais segurança, desci alguns degraus e alguns locais onde penso que com a 26'' se torna mais difícl ou seja com menos segurança se for efectuado à mesma velocidade, embora pense que fiz a velocidade superior. Não é igual a uma FS de 26'', mas também depois a acelerar é diferente.
O guiador de 680mm não foi nada demais para mim, já que devo ter essa medida na NOMAD e depois da maluqueira dos 580mm, um dia comprei um de 620mm low rize e acabei por retirar todos os guiadores na medida 580mm que tinha. De momento tenho tudo com 640mm e não voltarei para trás, a segurança com que se desce é muito superior.
Este foi apenas o início e para ter uma perspectiva mais correcta da bike ainda terei de fazer muitos kms para não errar na análise. Até ao momento a máquina está a sair precisamento o que eu pensava que iria ser e não me defraudou em nenhum momento.
Surpresa foi o facto do selim já ter andado na 26'' e aí ser demasiado incómodo coisa que acabou por não acontecer neste medida de roda/bike, talvez não receba tantos impactos...
As relações com que o teste foi efectuado foram pratos 22x32 e cassete 11x34 em 9V. Amanhã devo colocar os pratos 24x38 embora ache que para o XCO que vai ser o que irei fazer ao longo da época não tivesse necessidade de mais...
Este teste à bike foi feito por locais onde costuma habitualmente pedalar tanto com a 26'' como com a 27,5''. A ver agora como se irão desnrolar daqui para a frente os testes para tirar conclusões mias sérias, embora para mim a 26'' já não faça muito sentido (estou a falar no meu caso e não no geral).
Em suma gostei bastante e penso que será a máquina para eu pedalar daqui para frente e divertir-me ao máximo em cima dela.
 

lpsferreira

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kFItY.jpg


qEY81.jpg
 
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Skaza

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Parabéns pela máquina, pois está com um peso bom e deve ter um preço "reduzido"...

Pessoalmente apenas lhe daria algumas alterações estéticas... Trocava o porta bidão por um preto e a suspensão e rodas sofriam o mesmo tratamento ... Preto mate e apenas com alguns, mas ligeiros vermelhos e ficava 5 estrelas... Para o meu gosto, claro... :D
 

lpsferreira

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Troca de pedaleiro, na foto aparece o Truvativ Noir, hoje coloquei o FSA K Force Light com pratos 24x38 e os pedais Exustar PM 25.O resultado final são 9,92 Kg de bicicleta.
Quanto ao porta bidão, gosto de ver o vermelho ali, mas estava a pensar colocar um dos Elite Moro de carbono que está aplicado numa outra bike.
A suspensão pelo trabalhar não trocarei e as rodas pelo mesmo motivo, tenho muito dinheiro investido nas bikes, agora tenho de servir com o que está cá em casa. Além do mais para mim o branco dá um look diferente, senão ficava tudo muito sem graça (gostos).
Pelo que me apercebi ontem este avanço é o comprimento ideal, a inclinação também, logo devo comprar uma mais leve , em breve entre o Easton, MSC ou NEW ULTIMATE, relativamente barato e leve. Se realemnte for esta configuração a final devo cortar a coluna da suspensão e retirar anilhas. Discos devo ter por ali mais leves mas não devem ser tão eficazes, estão aplicados de momento um R1 e um XX.
Ainda pensei em aplicar aqui o grupo XX, mas adoro os rotativos e não quero gastar mais dinheiro.
 

sirking

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Mensagem identificada como mau português, não se recomenda a leitura.


viva

ta mt nice esse preto é fixe. agr a gosto pessoal a jantes e a sustensão deverias de pintar a preto
 

JorgeSantos

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Bike porreira mas nas mãos erradas!:D

E só dás trabalho! Para ver as fotos acima, tive que virar o monitor!!

Opinião pessoal - - Muda os "tóculantes" da fox. Esse azul não liga com o resto ;)

Eu cá ando à procura de algo similar...

Abx
 

lpsferreira

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Tira parafusos, coloca parafusos, tampa de direcção nova, disco XX (novo) na frente, porta bidão Elite Moro, punhos que estavam na 27,5'' e o resultado é:




cC8Yi.jpg


EWOX9.jpg


Le9wo.jpg


E o peso dela que se cifra nos 9,64Kg.

FbTIZ.jpg



Em breve está abaixo dos 9,5kg apenas trocando algum componente que esteja por aqui por casa (embora o avanço é quase de certeza para trocar e colocar um mais leve).
 

lpsferreira

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Nas fotos não aparecem os punhos que são uns de esponja da Scott já com alguns anos e que eu adoro. Aparecer atá aparecem na foto que tem o peso, mas não dá para se perceber quais são os punhos uma vez que estava era a fotografar a balança.
 

lpsferreira

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Hoje foi dia da chinoca ir até EJA ao regional do Porto de XCO.
A bike está a confirmar o que eu desejava dela, não sinto diferenças a subir, também todas as afinações, dimensões do quadro foram a pensar precisamente em não perder ou perder o mínimo em realção à 26'' ou à 27,5''. Possívelmente se tivesse levado outra bike a opinião não fosse a mesma, a semana passada em Vale de Rans a 26 com rodas 27,5 e a SID Team de 2004 portaran-se lindamente.
Mas para mim esta compra foi maioritariamente efectuada pela maior facilidade em transpor as descidas e alguns obstáculos e aí tenho quase a certeza de que a aposta está mais que ganha.
A pista era das melhores que já fiz e adorei.
Vou continuar a treinar e participar nas provas com elas de modo a tirar e dissipar todas a minhas dúvidas, pois ainda não tenho nenhuma certeza quanto a uma bike que realemnte seja a "melhor".
 

lpsferreira

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A caixa é 1 1/8 - 1 1/2, mas a minha veio com o quadro. Como nem é muito pesada deixei-a ficar. Coloquei foi um aperto da specialized, mais leve a quanto a mim mais bonito...
 
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