Centro de BTT da Batalha - Pia do Urso

pedromadrugo

New Member
Citando o Amigo Jorge Clérigo:
"Os banhos são gratuitos e devem ser utilizadados de forma consciente e responsável
Para lavagem de bike é necessário trocar uma moeda de 1€ num dos estabelecimentos junto ao Centro de BTT
Os percursos estão todos marcados com placas sinalizadoras, no entanto é aconselhavel o uso de GPS (1 por grupo é suficiente) pois não se consegue garantir a manutenção de toda a sinalização devido a questões de falta de civismo, e/ou outras.
Para mais informações acerca de parcerias protocoladas (alojamentos/restaurantes/lojas de bicicletas aderentes ao projecto) e download de tracks, devem consultar:

http://www.cm-batalha.pt/turismo-e-lazer/centro-de-btt

https://www.facebook.com/pages/Centr...93439177390295

Apareçam, divirtam-se e ajudem a divulgar!!"
 

marrokan

Member
boas, amigo pedromadrugo.

em relação aos banhos e lavagem de bikes entendi que se paga.
estive a ver o link o metes-te http://www.cm-batalha.pt/turismo-e-lazer/centro-de-btt. e que diz isto:
Sendo o primeiro Centro de BTT do país homologado pela UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, esta infraestrutura turística e desportiva é dirigida aos praticantes do BTT, independentemente da sua condição física e técnica, sendo de utilização gratuita, à excepção dos banhos e das lavagens das bicicletas

cumps
marrokan
 
Last edited:

jplopes

New Member
Boas

como o pessoal parece um pouco às aranhas vou deixar a minha opinião da 1ª experiência da Pia do Urso. Percurso 3(red) ver as caracteristicas em http://www.cm-batalha.pt/turismo-e-lazer/centro-de-btt/rede-de-percursos-trails/percurso-3-trail-3

Foi muito fixe. Trilhos bem preparados, descida espetacular a parecer quase um rock garden e subidas suaves porque é necessário recuperar as perdas de altitude das descidas. Não se paga nada por utilizar o centro (voltas, banhos, estacionamento) e adquirem-se fichas a 1 euro para lavagem da bike no bar da pia do urso, onde se vende uma Ginja muito boa!

Este 03/06 vamos fazer o percurso 5 que embora menos exigente promete ... http://www.cm-batalha.pt/turismo-e-lazer/centro-de-btt/rede-de-percursos-trails/percurso-5-trail-5
só pela descrição:
Percurso circular coincidente com a seção sul do P4, com muita pedra, single tracks e caminhos rurais e florestais. Interesse paisagístico sobre o polje de Mira-Minde e Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Por incrivel que pareça é estupidamente acessivel ... fica só a 7 km da saída da A1 de Fátima :D
 

pedromadrugo

New Member
Amigo jplopes, obrigado pela tua opinião... :)
Devo fazer-te um pequeno "reparo" em relação à menos exigência do Perc 5 .... apesar do acumulado ser o que é, para mim (mesmo sendo eu suspeito para falar) é um dos percursos melhores... para quem gosta de CALHAU...
prepara-te que vais passar a várias zonas de massagens...
depois conta aqui ao resto da malta como foi... :)

Gostava de sugerir-te ainda uma combinação para proximas incursões ao "nosso" centro....

aquilo que a malta aqui chamou de Circuito 325, são cerca de 40 kms do best...

Pode ser que dia 03JUN esteja por lá...

boas pedaladas!
 

jplopes

New Member
Boas Pedromadrugo

Na boa ... também suspeitei da classificação RED do percurso 5. Por mim ... passo-me com rock gardens, mas a intenção inicial é fazer a preparação para o percurso 4 daqui a mais algum tempo. Gostei muito do percurso 3, principalmente da descida e de alguns ST.

Se apresentas essa sugestão do vosso circuito 325,imagino que seja mesmo bom e fica para uma proxima oportunidade. Desta vez somos 8 por agora e quando se alarga um grupo sabe-se o que acontece quando se entra em coisas demasiado técnicas.

Temos de combinar isso então ;-)

Eu sou um dos malucos que não larga o quadro rigido para fazer pedra. O selim é para descansar ... quando possivel :)));)

Como deste uma sugestão que espera conhecer em breve, pago na mesma forma... faz isto ao contrário e depois conta-me ;-) A subida desde Alvados (até aos 8-9 km tens vistas de cortar a respiração)
vê em: http://www.forumbtt.net/showthread....Reino-da-Pedra&p=827706&viewfull=1#post827706
track do Paulo Gonçalves em: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=ctekzwjovhwlznby

Começamos em Alvados, e em sentido inverso. Mas provavelmente o melhor é parar os carros em Porto de Mós no intermarchet e ir no sentido correto, pois a diagonal de Alvados a subir nem que seja a começar ou a acabar. Depois conta ...
 
Last edited:

salgado52

Active Member
Visita ao Centro de Btt pela 1ª vês,ao sair de casa com um amigo a ideia era realizar o percurso 6,alguns atrasos,com chegada a Pias por volta das 10,15h,como a temperatura já era bastante elevada,optámos pelo percurso 3,e em boa hora o fizémos,pois com temperaturas a rondar os 32º o início terá que ser por volta das 8h para os 54km,quanto ao percurso 3,gostei imenso,apesar da maior parte do percurso estar marcada,convém mesmo levar GPS,por volta do km24,o percurso termina,pois foram realizadas umas obras(presumo que seja estação de tratamento)de maneira que a hipótese é saltar a rede e apanhar novamente o trilho 100mt mais à frente e para o lado esquerdo.Após a chegada e com um duche muito bom já no Centro,à que repôr energias no Restaurante local,atenção à diária,preço acessível e qualidade acima da média,muito bom,na próxima semana já está agendada nova ida,mas para fazer o tal percurso 6.Apenas uma dezena das cerca de oitenta fotos tiradas.

imgp1839sx.jpg

imgp1841o.jpg

imgp1845p.jpg

imgp1850cn.jpg

imgp1851a.jpg

imgp1863.jpg

imgp1865p.jpg

imgp1871.jpg

imgp1877p.jpg

imgp1884p.jpg

imgp1893h.jpg
 
Last edited:

jplopes

New Member
Boas

reconheço perfeitamente as fotos. Peço desculpa por não ter avisado o percalço por volta do Km 24,pois também fomos apanhados de surpresa. Reclamei para a câmara mas até agora nem resposta. De repente surge a lagoa de uma ETAR no meio do percurso sem razão aparente ... ou alteram o percurso ... ou passa-se no meio da lagoa como obstáculo :p
 

pedromadrugo

New Member
Boas pessoal...
infelizmente estas coisas das faltas de marcações continuam a acontecer... mas posso garantir-vos que nós (bikepatrols) não vamos desarmar fácil.
Amigo jplopes, se a camara ainda não te respondeu é porque está, garantidamente, a averiguar o que se está a passar... e podes ter a certeza que, se for relevante, te vai reponder!
Mas na realidade o que interessa é que as informações de faltas sejam encaminhadas para o mail do centro de BTT: centrodebtt@cm-batalha.pt para que sejam relovidas rápidamente, e isso podem ter a certeza que está a ser feito.... os trilhos estão constantemente a ser monitorizados!
Obrigado pela ajuda de todos para preservarmos este "NOSSO" centro de BTT também de TODOS...
bem hajam!
 
Last edited:

tochareca

New Member
adorei o anterior resumo do grupo "btt100stress" porque conheço todos os locais que percorreram muito bem e são realmente muito bons e com vistas de encher a alma de bom "feeling"! Faço parte com muito orgulho, do conjunto dos cerca de trinta e tal "bikespatrol", onde temos um papel muito importante a executar sempre que necessário, na manutenção de todos estes percursos !

É neste sentido que agradecemos sempre a quem por cá passa ... nos facultar e logo que possam a devida informação de situações anómalas dos percursos, pois quanto mais célere for a informação, mais depressa será solucionado o que quer que seja preciso!!

Em nome pessoal, agradeço que vão fazendo resumos das vossas voltas sempre que queiram fazê-lo, procurarem ser sempre francos nas vossas opiniões deste nosso, (que é de todos), centro de btt...

Continuem a divulgar a amigos o que viram e sentiram quando de cá saírem, para que na próxima tragam mais praticantes deste que é dentro de pouco tempo o desporto de natureza mais praticado do nosso pequeno país!!

aquele abraço, um bem haja e sempre que queiram companhia, contactem-nos que teremos muito gosto em partilhar convosco plenos momentos de puro BTT ...

Tó Chareca

"Silva Jeans Team".
 
Last edited:

Mangas Curtas

New Member
Boa tarde,eu normalmente só costumo dar o meu comentário aqui no forum quando realmente a prova me satisfaça plenamente,que foi o caso,fui mais o camarada Salgado,fazer o percurso 3 e fiquei realizado começando logo com um maravilhoso single track que eu tanto gosto,e sem dúvida um percurso excelente de principio ao fiim.
Só referindo a última parte do percurso que custou pelo facto de ser a subir, mas porque eu até gosto de subir o mais grave foi mesmo o imenso calor que estava aquela hora... eu normalmente nem costumo tomar banho de agua fria e nesse dia para arrefecer teve que ser!! mesmo havendo agua quente e o mais importante é que foi tudo(a borliu),e para acabar um excelente almoço com um belo de um refresco (branco),lol,lol;):D.
Para a semana voltaremos para fazer o percurso 6 com mais camaradas do pedal!!
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)


Ontem em conversa com os meus parceiros do pedal, ouvi falar deste centro de BTT. Estive a dar uma olhadela, sim senhor, gostei! :)

....Caso para dizer TMN (vamos lá) muito em breve!!! :D
 

pedromadrugo

New Member
Boas Pessoal...
Gostaria de "alertar" aqui uma situação...
No passado sábado aquando da manutenção do percurso 1 Verde, deparámo-nos com pessoal a percorrer o percurso a pé! O que muito nos orgulha!
Os caminhos, certamente, dão para todos! Atenção às regras de conduta nos trilhos!
Obrigado!
 

salgado52

Active Member
Viva Pedromadrugo,hoje foi dia de P6,com mais um amigo,e gostei imenso,ainda demos um jeito em duas placas que estavam arrancadas e uma escondida com canas que limpámos,agora na povoação de Alqueidão da Serra os vândalos andam à solta,pois encontrámos algumas estacas sem as placas,enfim não consigo entender por muito que me esforçe.Na passada semana já tinha feito o P3 e comparando posso dizer que hoje foi na totalidade ciclável ao contrário do P3 que tem uma subida que foi feita ao lado da bike,não pela inclinação mas pela dose de pedra que não deixa que seja ciclável.Na próxima deslocação será para fazer ou o P2 ou o P5,já agora qual aconselhas,passei-me com os brutais singles.

Algumas fotos: https://picasaweb.google.com/jnasalgado/CentroDeBttPiasDoUrsoP624052012?authkey=Gv1sRgCK2H_J7fyd6gPw

Abraço

JAndrade
 
Last edited:

pedromadrugo

New Member
Boas amigo Salgado52,
obrigado pela partilha...e pela ajuda a manter a placas no devido sitio... (as possiveis)

Qual é a parte de pedra que não conseguiste subir? não me digas que foi depois de descer a maunça!!! e depois de vires ali a curtir à fartasana o trilho de pedra a descer, tem um cortezito à esquerda e começa uns degrausitos... na zona da Torre!!!!

Quanto à pergunta que me fazes... sou muito suspeito para responder, mas mesmo assim vou arriscar :) Sem duvida o P5 para mim é do melhor... não tem muitos kms mas vai-te massajar bem... LOL

O P2 apesar de ser azul, tb tem uns singles engraçados... e pedra... e uns degrausitos... mas 5 strelas... acho que toda gente devia fazer todos... e depois de fzer todos deviam inventar outros, conciliar e juntar...

Nós por aqui já batizámos um... Circuito 325, são cerca de 40 kms com um desvio para um trilho brutal que não faz parte (ainda) do CBTT, como podes ver possibilidades não faltam... este circuito sai pelo p3, dps há uma altura que deixa o p3 e passa para o p2 e quase a chegar ao CBTT, passa para o p5 e faz todo o p5 até ao final...

Vale a pena vir novamente mais uma vez e outra e outra...

quando vierem apitem aqui... pode ser que tenhamos oportunidade de vos acompanhar... caso queiram, claro!

Bem hajam, boas pedaladas!
 

salgado52

Active Member
Viva Pedro,os nomes dessas zonas eu não sei,mas pelas indicações que citas,fizemos realmente uma descida brutal com pedra antes desse "calvário"de pedra a subir onde virámos sim à esquerda,daaaaaaaaaaaase!!!
Então vou seguir o teu conselho,fazê-los todos,eh!eh!eh!Consegues arranjar o track desse 325,agradeço.Por volta do km 14 encontrámos umas fitas azuis bem grandes que presumo serem do btt das Fontes-Cortes no ultimo domingo,só espero que não fiquem lá para sempre.A mim e ao amigo Belmiro em princípio iremos estar aí sempre durante a semana (a vantagem de estarmos reformados e a desvantagem de caminhar para a velhice)ao passo que tu possívelmente só ao sábado e domingo é que tens disponibilidade,agora se trabalhares por turnos ou tiveres possibilidades durante a semana diz qualquer coisa.

Abraço
 
Last edited:
Top