Centro de BTT da Batalha - Pia do Urso

pedromadrugo

New Member
Boas amigo Andrade!!!
Espero que a viagem de regresso tenha corrido do best!!
Quanto aos agradecimentos, eu é que agradeço a vossa presença e a resposta ao nosso "desafio"... Obrigado por terem vindo e por terem gostado!!!

Em termos do repasto, que tenho a certeza absoluta ter sido ao nivel do passeio ou melhor, foi mesmo falta de combinação atempada! Pois para além da manhã excelente que nos proporcionaram teria o maior gosto de termos almoçado todos juntos... Terá que ficar para uma próxima!

Esperamos que voltem!!!

boas pedaladas e um bem hajam!
 

fernanpires

New Member
Andrade,
foi pena hoje não ter podido acompanhar-vos à Pia (belas fotos), mas em princípio iremos lá este sábado.

Pedromadrugo (que ainda não conheço),
Gostaria da seguinte ajuda:

1º - Saber se, sem GPS, neste momento, é fácil fazer os percursos (3, 2, ou 5) em termos de informação no terreno?

2º - Saber se o percurso que fizeram (325) é possivel fazer recorrendo a informação gráfica existente na carta que tem todos os percursos, e se o mesmo é seguindo o 3 até ao ponto onde o 2 deriva para a esquerda e para sul, e depois passa para o 5 quando este aparece junto do 2?...

Não sei se me fiz entender?, mas obrigado na mesma.
 

onix

New Member
imgp2060.jpg


Ó Bikuno...ou muito me engano,ou tu nesta foto com essa carinha, ao colocares todo este pessoal a olhar para onde estás apontar,lá deves estar a contar mais uma "Estoria" da ordem de Cister,Reis,Rainhas e povoados...

Vão nas "Tretas" deste "Gajo" e vão ver o trambolhão que dão.
 

salgado52

Active Member
Armando,imagina a lata do Lino,sabes o que o amigo nos estava a dizer,pessoal tudo o que a vossa visão abrange,é tudo meu(fica lá então com a pedra toda).

Fernanpires,não aconselho fazeres sem gps,apesar da maior parte dos percursos estarem sinalizados,surge sempre um ou outro local em que fizeram desaparecer a indicação,quem é da zona e conhece safa-se sempre.Quanto à tua 2ª questão,como fomos acompanhados por amigos da zona,não fizemos o 325 na íntegra(daí eu citar P325+1)eles inovaram um pouco,eu só com a informação gráfica não me safava,mas isto sou eu,aguarda pois penso que o Pedromadrugo ou o Carlos(amigos da zona)poderão vir aqui dar-te umas dicas.

Abraço
 

pedromadrugo

New Member
Andrade,
foi pena hoje não ter podido acompanhar-vos à Pia (belas fotos), mas em princípio iremos lá este sábado.

Pedromadrugo (que ainda não conheço),
Gostaria da seguinte ajuda:

1º - Saber se, sem GPS, neste momento, é fácil fazer os percursos (3, 2, ou 5) em termos de informação no terreno?

2º - Saber se o percurso que fizeram (325) é possivel fazer recorrendo a informação gráfica existente na carta que tem todos os percursos, e se o mesmo é seguindo o 3 até ao ponto onde o 2 deriva para a esquerda e para sul, e depois passa para o 5 quando este aparece junto do 2?...

Não sei se me fiz entender?, mas obrigado na mesma.

Boas amigo fernanpires,

Como suspeito que sou...
Julgo, no entanto, que é possivel fazer qualquer um destes percursos (2, 3, 5) sem GPS neste momento, bastando levar o folheto para apoio (caso consigamos facilmente orientarmo-nos e localizarmo-nos no mapa).
Do que percorremos ontem p.ex. no 5 estão umas placas em falta que julgo ficarem resolvidas hoje durante o dia.

Quanto ao pec.3 foi retificado na 2ª ou 3ª feira... se não estragaram o "nosso" trabalho está direitinho...

Em termos do 2 julgo estar operacional... as placas que faltam, e que vamos tentar tb. recolocar ainda hoje. são à chegada a S. Mamede numa travessia de estrada e a direcção das mesmas é em frente. nesta zona coincide tb o 3, 4, 6.

Quanto ao circuito 325 a coisa é mais complicada de explicar...

Antes de mais e para não haver confusões, este percurso que batizámos de CIRCUITO 325 não faz parte da rede trilhos do centro de BTT da Batalha, sendo, no entanto, uma conjugação de alguns dos seus percusos ou parte deles, intergrando ainda outros que não fazem parte da rede de trilhos.:fpalm:

Sem GPS a coisa pode tornar-se mais chata e a diversão que este percurso oferece e que pretendemos ainda melhorar (pois temos ainda 2 singles onde não passa e queremos inclui-los) pode ficar hipotecada. :confused:

Daí aconselhar a fazê-lo com GPS, o link para o Track está num post anterior... è a primeira versão!

Ainda assim, o teu raciocinio não está errado... realmente deixamos o 3 quando o 2 deriva para a esq/sul (se conseguires indentificar o local na carta/terreno tudo bem), depois seguimos pelo 2 até encontrar novamente o 5, a questão é que no meio disto fazemos um desvio para fazer um single (depois do parque éolico chão falcão) e reentramos novamente no 2 até encontrar o 5, depois não tem nada que enganar... é 5 até ao fim!

Caso te aventures no "nosso" 325 boa sorte, o mais que te pode acontecer é não fazer o trilho do sofá (o tal do desvio)

Nós ontem, como referiu o amigo Andrade, fizemos umas alteraçõezitas... mas penso que ficou ainda melhor... (deu uns 41 kms) o amigo Carlos Cunha deverá disponibilizar o track da versão mais recente entretanto! Ou substituir a anterior... (não sei se dá para fazer isso)...

Espero que tenha sido elucidativo do que podem encontrar!

Ajudem-nos a manter os trilhos cicláveis!
Ajudem-nos a zelar por esta infraestrutura ímpar!
Reportem sempre que virem qq. coisa fora do normal para: centrodebtt@cm-batalha.pt

Bem hajam!

Boas pedaladas!
 
Last edited:

mikuno

New Member
Bom dia pessoal!!
Antes de agradecer aos "Guardiões do Templo", (sim, porque, se já existe uma "catedral do BTT", sem duvida que o Centro de BTT da Pia do Urso é um Templo do BTT) quero responder ao fala-barato do onix!
Naquela foto, estava simplesmente a dizer ao pessoal: "Caros Amigos, para aquelas bandas fica a Marinha Grande, reino de um rei de mau perder, de seu nome, Armandito Perna-Curta, que daria o cu e cinco tostões para estar aqui connosco, mas como tenho vindo a comprovar, recusa-se a acompanhar-me nas pedaladas por esses trilhos fora (como se eu lhe conseguisse ganhar...) :mrgreen: e dedica-se a "mamar" rodas finas dos companheiros por essas estradas "afora"!
Amigo Armandito, nem sabes os momentos maravilhosos de convivio que tens perdido...! :exacto:

Agora aos "Guardões do Templo", neste caso, ao pessoal da Silva Jeans, muito obrigado pela vossa companhia, paciencia, disponibilidade e boa disposição durante a manhã de ontem. :clap:
Excelentes condições para a prática deste nosso desporto de eleição (para quem a pedra não assustar, pois encontra-se uma ou outra nos trilhos..) :mrgreen:, assim como balneários com agua quentinha, à "borliú". Só espero que respeitem o que foi construido para que todos nós possamos usufruir e não haja vandalismos.

Só tenho uma recomendação a fazer! Devido a termos feito a "limpeza" daquele trilho em que virámos num gancho à esquerda, numa das descidas brutais, devia de levar um nome em nossa honra, desta feita, deveria passar-se a chamar, "Trilhos dos Cromos"! :rotfl:
Sem duvida que será um local a visitar e revisitar, até porque só fica a cerca de 35 km de casa, portanto, excepção feita aos dois mais longos, irei testar todos os outros e todas as variantes que forem aparecendo! ;)
A pedra é o vosso reino, e como eu adoro pedra...! Mais uma vez, o meu muito obrigado! :)

Um grande abraço para todos com quem tive o grato prazer de pedalar ontem na Pia do Urso, em especial ao Amigo Zé Andrade por me ter convidado. Em boa hora aceitei o seu convite! ;)
Lino "mikuno" Silva
 

tochareca

New Member
boas amigos dos pedal!!

é com muita pena que não pude participar nesta quinta-feira convosco fazendo o tão já famoso "circuito 325" por todos conhecido...tal como o "chefe" de equipa diz (Pedro Madrugo) e muito bem, este não é efectivamente um circuito que faça parte da rede de trilhos do centro de btt, mas existe e isso sim, uma conjugação deles ... pelo que vejo foi uma excelente manhã de puro btt à séria, e repleto de malta simpática o que só por si, já dá pena não ter estado, mas haverá com toda a certeza mais oportunidades de inclusive ter o Team todo junto na companhia dos 10 novos amigos que vieram cá divertir-se à força toda!!

Espero que tornem a voltar dentro de em breve e possamos então engrossar o numero de malta a pedalar no reino das pedras, e bem combinado podermos no final sentar-mo-nos todos a mesa e deliciar-mo-nos com ás iguarias sensacionais do restaurante Piadussa não esquecendo da tão famosa ginga do café da pia !!

bem haja a todos e até breve

Tó João Chareca
pela Silva jeans Team...
 

salgado52

Active Member
Tó João,eu ainda perguntei por ti,a resposta foi,o nosso relações públicas anda na balda,eh!eh!eh!não lhe apetece muito.Quanto ao que sugeres de voltarmos ao reino das pedras,acho uma excelente ideia,e terminar sentadinhos à mesa,isso sim é que é assunto.

Abraço
 

C.Cunha

New Member
Boas amigo fernanpires
aqui deixo o link do track da versão mais recente do percurso 325, basta cumprires direitinho e com certeza que vais fazer o trilho do sofá (o tal do desvio)
que o meu companheiro de pedal pedro madrugo fala no post anterior. http://www.gpsies.com/map.do?fileId=abyodyeafyfdnthb
boas pedaladas
queria tambem deixar um grande abraço a todos os que ontem nos acompanharam nessa manhã espetacular btt

Carlos Cunha
 

fernanpires

New Member
Caros amigos, Pedromadrugo, Carlos Cunha e Andrade,

Quero agradecer desde já a vossa disponibilidade no auxilio das soluções para o meu pedido de ajuda.

Como não tinhamos GPS, reportá-mo-nos aos printes que levámos dos percursos 3 e 2.

Optámos pelo percurso 3, e o "passeio" correu muito bem, a zona é lindíssima e os trilhos são espectaculares, gostei muito mesmo, mas eu adoro os trilhos com alguma técnica, por isso sou um pouco suspeito, mas o meu amigo e companheiro nesta aventura (PKangu) também gostou bastante.

A princípio estranhámos um pouco, pois não estávamos habituados a procurar placas de orientação, ainda por cima elas são pequenas (10cm talvez), e nesta altura do ano, confundem-se muito com a vegetação que está a crescer todos dias a olhos vistos.

Apenas ficámos um bocado "as aranhas", aquando da chegada aquela povoação que atravessa a N356, pois pareceu-nos que quando saímos do pinhal e chegamos ao largo onde estavam estacionados uns atrelados duma empresa de mármores, aí não havia placas de sinalização, mas após consulta mais pormenorizada ao print que levámos, lá fomos recuperar o trilho mais abaixo, onde ele atravessa a estrada (356) no sentido da Pedrulheira.

Recuperado o percurso foi "sempre a aviar", (em ritmo NGPS claro, pois 58 primaveras já custam a rebocar na mochila) até ao final, isto sem que de vez em quando, por distração nossa, não tivessemos que voltar um pouco atraz, mesmo tendo em conta que eram 4 olhos para a frente e 2 para traz!!!... (desculpem a brincadeira).

Chegados à "casa de partida", e porque ainda não era meio dia, resolvemos ainda fazer o percurso 1, pelo que deu para perceber quão bonita é a aldeia da Pia do Urso, que eu nem sabia que existia!

Após um retemperador banho numas excelentes instalações, claro que não podiamos passar sem visitar e "repastar" no restaurante local Piadussa, onde fomos muito bem tratados pelo Sr Júlio e restante pessoal (parabens a esposa que é uma excelente cozinheira), terminando ainda com a respectiva ginginha do bar mais abaixo.


Enfim, foi um dia muito bem passado, e queremos repetir brevemente para conhecer os outros trilhos, e estamos já a planear fazer alguns percursos "à la carte" a medida que vamos conhecendo os percursos.


Um muito obrigado a vocês pela ajuda e por continuarem a preservar um local e trilhos de eleição.


Bem hajam,

Durval Pires
 

salgado52

Active Member
Durval e Paulo,ainda bem que gostaram,agora é fazer os restantes percursos,o P5 é muito fixe,mas só com ST,pois é o que tem mais pedra e como tu citas,já só somos jovens no espírito.

Próxima 2ª vamos rumar a outras paragens(Centro de Btt de Pampilhosa da Serra)vamos apenas apalpar terreno,para mais tarde arranjar um grupo e voltar-mos em peso.

Pia do Urso,possivelmente,já só na semana de 17 a 22 de Junho.

Abraço
 

PKangú

New Member
Caros companheiros

Antes de mais tenho que aplaudir a ideia e a existência desta magnífica estrutura vocacionada para a prática do btt de lazer, ainda mais inserida num local bastante aprazível e até agora totalmente desconhecido para mim.
Naturalmente, também sem esqueçer todos aqueles que com a sua dedicação colaboram para que tudo isto seja possível.

A passagem que, em conjunto com o meu colega Durval, por lá fiz no dia de ontem já foi perfeitamente relatada por ele. Acrescentaria apenas o seguinte;
O percurso 3 apresentou realmente alguma exigência técnica (descida das antenas, últimos singles) e física (subida a partir do R. do Fétal) mas nada de exagerado. Fiquei até de certa forma surpreendido, pois estava à espera de pior. No entanto, estou certo que maiores dificuldades irão aparecer nos outros percursos, veremos...
Foram espectaculares alguns singles bem como as paisagens, o tempo colaborou é certo, mas com piso molhado os cuidados a ter serão sem dúvida mais que muitos...
O percurso 1 não tem qualquer dificuldade, serviu apenas para conhecer um pouco mais.

O facto de não recorrermos ao uso de gps causava-me alguma apreensão, já que implicava que a orientação fosse feita exclusivamente pelas placas e pelo mapa do percurso. Ora, sem experiência nesta prática e sobretudo sabendo do vandalismo que por vezes infelizmente existe, seria uma incógnita mas, a verdade é que (quase) tudo correu na perfeição.
E digo quase porque notámos apenas duas falhas; no Pec. 3 junto à N 356, embora até admita que a falha possa ter sido nossa, e outra no Pec.1 num cruzamento de estrada junto a uma oficina auto onde a placa foi mesmo arrancada.
Naturalmente que a atenção tem de ser constante pois a reduzida dimensão das placas e alguma vegetação que as encobre dificulta um pouco a sua visibilidade.

Claro que as excelentes condições oferecidas convidam a outras visitas. Compreendo agora as inúmeras deslocações dos amigos Andrade e Belmiro, realmente vale bem a pena!...
Por agora, a próxima aventura que me proponho será fazer o Pec.6 e também o 325 na companhia do Andrade e do seu gps, perfeitos conhecedores do mesmo. Em princípio, será nessa semana de 17 a 22 de junho....

Cumprimentos
Paulo Nunes
 

salgado52

Active Member
Viva Paulo,com certeza que iremos acertar uma data para lá ir nessa semana.Quanto ao tamanho das placas,se assim as fazem desaparecer,imagina se fossem do tamanho A4 por ex.acho que nem uma lá ficava.

Abraço
 

pedromadrugo

New Member
Viva Paulo,com certeza que iremos acertar uma data para lá ir nessa semana.Quanto ao tamanho das placas,se assim as fazem desaparecer,imagina se fossem do tamanho A4 por ex.acho que nem uma lá ficava.

Abraço

boas amigos!!

Fiquei bastante satisfeito, mais uma vez, por ver o trabalho de alguns VOLUNTÁRIOS aqui reconhecido! Obrigado na parte que me toca ;)

Quanto ao tamanho das placas, pese embora sejam do tamanho regulamentado e homologado pela FPC e pelas instituições europeias homologas, julgo que a sua identificação e a sua "procura" derivam de um processo de adaptação e familiarização com as mesmas! Apesar de se confundirem muitas vezes com o meio envolvente, ajuda a que não desapareçam! Penso ainda que numa infraestrutura deste género (lazer) basta este tamanho... temos é que ir concentrados e sempre na procura da próxima, o que na realidade até se torna divertido.
Digo isto porque conheço alguns dos trilhos de cor, e dá um gozo espetacular percorrer o percurso a fazer uma verificação , p. ex, e concluir que as placas estão lá todas... saber à partida qual a próxima placa que vamos encontrar, a sua localização exata e a direção que nos vai indicar...

Amigo Andrade!!!

Também posso ir nessa voltinha da semana de 17 a 22 ???? com almoço...:fpalm:


Continuem a reportar as anomalias sempre para: centrodebtt@cm-batalha.pt

preservemos os percursos!

Bem hajam e voltem sempre!
 

fernanpires

New Member
Pedromadrugo,

Eu referí-me ao tamanho das placas, mais por não estar habituado a procurá-las, e não por não concordar com o seu tamanho, até porque como diz o Andrade, e nós também comentámos na altura, se elas fossem maiores, mais fácilmente seríam objecto de "vandalismo".

Eu em conversa com o Paulo, enquanto pedalávamos, cheguei mesmo a comentar com ele, que afinal a filosofia do tamanho e localização das placas, até estava correcta, uma vez que "obrigava" as pessoas a reduzir a velocidade para localizar as placas, principalmente em cruzamentos e/ou entroncamentos (tendo em conta que são percursos para "lazer" e não para competição).
Portanto, agora que lhe apanhá-mos o jeito, estamos preparados para fazer qq percurso sem Gps e sem problemas.

Até qq dia, espero que breve, para nos conhecermos e pedalarmos juntos.

DP
 

salgado52

Active Member
Viva Pedro,é só uma questão de acertarmos as agulhas,hoje foi dia de visitar o Centro de Btt da Pampilhosa da Serra,ainda dizem que na batalha é durinho,é um bom,bom,comparado com o que fiz hoje,40km com 1200mt de acumulado ascendente,quanto ás placas confirmo que são todas iguais,apenas diferem no fundo,aí na Batalha têm fundo branco(para mim bem melhor de identificar)enquanto na Pampilhosa o fundo é prateado.

Abraço
 

fffaria

Member
oh pedro ,voces ja pensaram em fazer uns jerseys alusivos ao Centro? se quiseres umas luzinhas posso brincar no photoshop...
 

pedromadrugo

New Member
oh pedro ,voces ja pensaram em fazer uns jerseys alusivos ao Centro? se quiseres umas luzinhas posso brincar no photoshop...

Boas Filipe,

esse departamento não é da minha competência, no entanto julgo que a CM Batalha já anda a trabalhar qualquer coisa com alguns dos parceiros oficiais do centro.

Obrigado pela disponibilidade.
 

pedromadrugo

New Member
Viva Pedro,é só uma questão de acertarmos as agulhas,hoje foi dia de visitar o Centro de Btt da Pampilhosa da Serra,ainda dizem que na batalha é durinho,é um bom,bom,comparado com o que fiz hoje,40km com 1200mt de acumulado ascendente,quanto ás placas confirmo que são todas iguais,apenas diferem no fundo,aí na Batalha têm fundo branco(para mim bem melhor de identificar)enquanto na Pampilhosa o fundo é prateado.

Abraço

Boas Andrade,

também quero brevemente ir espreitar esse novo centro de BTT com a minha malta... visitar a serra do Sicó e outras aventuras ainda... falta é tempo e t€mpo... LOL

Para a semana então comunicamos! Pode ser que tenha alguma folga...

bem hajam!
 

salgado52

Active Member
Ok Pedro tens o meu nº de tm,mandas uma msg a dizer o dia de folga logo no início da semana,para eu aqui falar com a malta que estiver disponível.

Abraço
 
Top