Centerlock vs 6 Furos IS

lousada_cbc

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Viva

Pois, por vezes as anilhas fazem milagres, mas nao é o caso, porque o que eu realmete precisava era tirar um pouco de espesura ao adaptador, e nao compensa-lo.

Mas acho que deve de haver adaptadores mais estereitos, vou procurar a ver no que dá.

Caso alguem conheça as medidas indicadas por favor disponha

Obrigado

Viva as rabanadas, lol :lol: :lol: :lol:
 

skareb

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Boas Pessoal

Tou aqui com uma dúvida que é o seguinte, as rodas que vou comprar são umas XTR lefty centerlock e eu queria por uns discos de 6 furos, o que acontece é que na roda da frente o unico disco que dá é um Shimano Saint devido ao diametro do cubo ser maior como se vê na imagem a seguir e este disco tem um peso algo elevado e então eu queria saber se existe daqueles adaptadores pra converter o sistema centerlock em 6 furos que seja compativel com esta roda?

shimanoxtrleftyhub1gp9.jpg


Abraços leves e Bom Natal
 

MRocha

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Não me parece que consigas encontrar um adaptador. Esse centerlock do saint é raríssimo! Duvido que alguma loja tenha sequer discos para isso em stock, quanto mais o adaptador...

No teu caso pensava noutra roda, até porque essa nem é muito barata e há mais opçôes para a lefty (dt swiss, mavic). Se o que queres é baixar peso usando um cubo leve como esse estás a perder o teu tempo, porque há rotores 6furos bem mais leves que os centerlock(o que compensa bem a diferença de peso do cubo).

Mas, isto digo eu, que, como já deves ter reparado não gosto mesmo nada de centerlock
 

pirilampo

Member
Boas
Não sei se será o local mais apropriado para esta questão mas aqui vai.
Marcas de discos de travão que tenham o sistema Center-lock?
Alguém conhece?
Cumps
 

Lamelas

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Ao que parece a Mavic também começou a implementar este sistema, basta ver o novo catalogo de 2009 onde em muitas rodas existe a opção Centerlock ou IS.

Depois de ler alguns post's chego à conclusão que estar a meter um adaptador não tem muita lógica e que tirando a Shimano e a Magura poucas ou nenhumas são as marcas que estão a vender este tipo de discos.

Será que é um sistema que veio para ficar e as outras marcas vão começar a vender este tipo de discos, logo os preços vão baixar ou vai ser uma inovação que não vai pegar?
 
V

vstrom

Guest
Penso que este sistema veio para ficar, pois é muito parecido aos discos flutuantes das motas. E as vantagens provavelmente serão as mesmas:

"Brembo" (FAQ´s)

Why use a two-piece "floating" disc assembly?
There are several reasons that a two-piece floating disc assembly is of benefit. First, by using an aluminum bell for the hub section of the disc saves a great deal of weight. Since this is both rotating and unsprung, it benefits the acceleration, braking, and handling of the vehicle. Secondly, it is better able to handle the large temperature changes that a brake disc experiences. During severe use, temperature variances become present in a one-piece disc and generally cause warping of the disc. This not only results in vibration of the vehicle, and pulsing of the brake pedal, but also pushes the pistons farther away from the disc. In a two-piece floating disc assembly, the iron disc heats up more uniformly, and the controlled float which is present allows for the differential expansion of the very hot brake disc, and the relatively cool aluminum bell. This allows the disc to be used under severe conditions without having a detrimental effect.

shimanowg6.jpg


w600h450000003400670133lc9.jpg



A única evolução aparente é o sistema de encaixe no cubo.
 

MRocha

New Member
vstrom said:
Penso que este sistema veio para ficar, pois é muito parecido aos discos flutuantes das motas. E as vantagens provavelmente serão as mesmas:

"Brembo" (FAQ´s)

Why use a two-piece "floating" disc assembly?
There are several reasons that a two-piece floating disc assembly is of benefit. First, by using an aluminum bell for the hub section of the disc saves a great deal of weight. Since this is both rotating and unsprung, it benefits the acceleration, braking, and handling of the vehicle. Secondly, it is better able to handle the large temperature changes that a brake disc experiences. During severe use, temperature variances become present in a one-piece disc and generally cause warping of the disc. This not only results in vibration of the vehicle, and pulsing of the brake pedal, but also pushes the pistons farther away from the disc. In a two-piece floating disc assembly, the iron disc heats up more uniformly, and the controlled float which is present allows for the differential expansion of the very hot brake disc, and the relatively cool aluminum bell. This allows the disc to be used under severe conditions without having a detrimental effect.


A única evolução aparente é o sistema de encaixe no cubo.

Os discos centerlock não são flutuantes, logo não tem as vantagens que tem o sistema de disco flutuante nas motas. A superfície de travagem está rebitada na parte interior. Não há vantagens em termos de vibrações nem compensação de dilatações. Tem como única vantagem o facto de não haver hipótese de se apertarem uns parafusos mais que outros, por usar um só parafuso de fixação em vez de 6.

CL tem mais tendência a ganhar folgas e o peso que se perde no cubo ganha-se no disco. A shimano ainda não conseguiu fazer um rotor centerlock que se possa considerar leve, face à concorrência 6 furos. Isto engana o pessoal, que compra os cubos por serem leves, mas depois não consegue uma montagem leve, pelo facto de os rotores CL serem mais pesados que os convencionais.

A shimano, para piorar as coisas, está a tentar impingir à força o CL, vendendo os discos e cubos centerlock muito mais baratos que os equivalentes da mesma gama de 6 furos. Um disco centerlock chega a custar menos de metade de um 6 furos, apesar de ser mais complicado de produzir. Se o sistema fosse efectivamente melhor, seria de esperar que fosse vendido mais caro que o sistema convencional, ainda por cima sendo mais caro de produzir... Se é vendido mais barato é porque a shimano o pantenteou e espera a médio/longo prazo torná-lo mais vulgar e assim impingi-lo a outras marcas, que irão pagar direitos à shimano. Se depender de mim não vão ter sucesso neste plano, que, acima de tudo, prejudica o consumidor.
 

pc7

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é center lock sim sr, o que aí tens ta,bém tenho eu na minha bike.
se dá para converter não sei, mas não me parece..deve haver alguem no forum que saiba isto melhor que eu
 

jmdcfigueiredo

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Não nasp, só de 6 furos para centerlock...

[EDIT] - Queres converter os discos ou os cubos!? Se for os discos não, se for o cubo sim!
 
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jmdcfigueiredo

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Switches hub from Center Lock to 6 Bolts
Acho que estamos a falar da mesma coisa, mas tu dizes que há uma adaptador para o CUBO de centerlock para 6 furos...
Eu digo que há um adaptador para converter DISCOS de 6 furos em centerlock mas não o oposto!

Afinal estamos de acordo, certo!?

Não existe adaptador para o CUBO de 6 furos para centerlock nem de DISCOS de centerlock em 6 furos!

PS - Porreiro o bitly pirilampo!;)
 
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jmdcfigueiredo

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E com esse adaptador usas num cubo centerlock um disco de 6 furos.
Eu disse que não há adaptadores de discos centerlock para cubos de 6 furos.

Basicamente dizemos o mesmo de maneiras diferentes, só falta o nasp dizer se se referia aos cubos ou aos discos...
 
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