Catabolismo muscular

MVz

New Member
Boa tarde.

Catabolismo muscular, acontece a quase todo o pessoal do pedal, + ou - consuante a intensidade do esforso e a preparação de cada um, ou é raro esta situação acontecer?

Obrigado.
 

andrextr

Active Member
Não tenho a certeza mas o que penso é que o catabolismo muscular é algo que acontece em esforços prolongados e depende da preparação de cada um. Quando mais preparação menor a extensão desse catabolismo.

O catabolismo muscular, funciona como uma forma de o organismo conseguir energia através das proteínas do músculo. Não é a maneira preferida de o corpo arranjar energia, ele prefere "queimar" as gorduras e os hidratos de carbono, mas em ultimo caso, quando as reservas estão em baixo, ele metaboliza as proteínas do músculo como alternativa de fonte energética...

Penso eu de que...
 

Odin-Trek

New Member
Nem mais, catabolismo é a destruição muscular que acontece aquando da prática de exercicio, a sua intensidade varia de acordo com o tipo de exercicio, duração, intensidade, preparação do atleta, etc......
Pode ser em grande ou pequena intensidade. Por isso é que alguns atletas tomam suplementos no fim do execircio para atenuar o catabolismo como por exemplo BCCA (aminoácidos de cadeia ramificada).
Abraço
 

Odin-Trek

New Member
Acontece durante e após a actividade fisica, ou seja assim que os musculos entram em funcionamento/desgaste o catabolismo inicia-se.
Por isso como referi atrás a toma de BCAA antes e imediatamente a seguir ao treino.
Abraço
 

Aussie Bike

New Member
Peço desculpa, mas essa destruição muscular, são aquelas dores que um gajo às vezes sente quando leva um grande empeno, mas que passado uns dias já passaram.

ou é algo mais grave?
 

MVz

New Member
Agradeço os comentários, sem menosprezar os restantes, o dimanche de uma forma resumida disse quase tudo.

Pelo que entendi e lendo outros tópicos julgo que muitos temos este "problema", não se aprecebem porque só com uma análise específica ao sangue é detectado. Dito isto, julgo tambêm que o segredo passa pela recuperação do tecido muscular desgastado.

Como não sou fã de suplementos, medicamentos e afins sou um pouco leigo na matéria, podem-me informar de algum produto especifico que contenha os tais BCCA's.


Mais uma vez obrigado e boas pedaladas
 

Odin-Trek

New Member
Existem no mercado várias marcas de suplementos contendo BCAA, para não ferir regras do forum não vou falar em marcas, é questão de fazeres uma pesquisa na net, dirigires-te a uma loja de suplementos ou quyalquer ginásio.
Sites na net: nutribody; prozis; etcc.....
Abraço Boas pedaladas
 

match

New Member
1. Ainda sobre a pergunta do Aussie, qual o sintomo de desgaste, o tal Catabolismo, que se recomenda BCAA, já que exite tb o desgaste muscular normal que recuperação se faz pelo Descanço+Alimentação.
2. A L-Glutamina não se destina a esse fim? Qual a diferença desta com o BCAA?
 

luisfontao

New Member
O catabolismo muscular manifesta-se apenas pela perda de massa muscular, se for muito intenso, perdurado no tempo e se não houver ingestão de proteínas que "compensem".
As dores musculares após exercicio são devidas ao ácido lactico.
 

jginja

New Member
Viva pessoal.
No meu caso testei duas opções após ter lido alguma informação sobre o catabolismo muscular:
- ingerir barras com proteína de soro de leite
- ingerir barras com proteína vegetal

A diferença entre as duas é que a de soro de leite gera um sub-produto que o corpo também gera durante o esforço, e que não é benéfico para o desempenho muscular. Tal não acontece com a proteína vegetal.
Notei diferenças? Não, não notei diferença nenhuma! Talvez o meu andamento não seja elevado o suficiente para percepcionar as nuances a nível do metabolismo muscular.

Entranto comprei uma embalagem à base de proteína da "nutrição dourada" que por sua vez já contém os tais BCAA's e sim a diferença nota-se. Após um treino intenso a toma de 500ml da bebida ajuda na recuperação. Aquela sensação de pernas pesadas e músculos cansados desaparece, ou melhor, estamos prontos para a próxima sessão muito mais rapidamente e em muito melhores condições.

Durante uma volta de 4 horas é essencial ingerir não só os liquídos, como os hidratos de carbono, sejam eles rápidos ou lentos, mas também proteína: em barras, em pedaços de carne salgada. O truque é ir experimentando o que gostamos mais e com o que nos sentimos melhor.

Neste site podem recolher alguma informação sobre nutrição desportiva:
http://www.hammernutrition.com/knowledge/download-receive-knowledge/

Boas pedaladas
 

NCoutinho

New Member
Atenção que as dores musculares não são apenas devido ao ácido lático. Se assim fosse era bonito, a treinar abaixo da zona onde se começa a formar ácido andavamos todos os dias horas a fío sem nunca ter dores. É um pouco mais complexo que isso!
 
Top