Cassete de 8v para 9v

tlages

Member
A bike em questão é esta: http://jasma.tudosobrerodas.pt/i.aspx?imc=5106&ic=5110&o=8109

Pretende-se fazer o upgrade da cassete de 8v para 9v.
Pensei em trocar somente a cassete e o shifter, mas na loja aconselharam-me a trocar também a corrente e pedaleiro!

A corrente até compreendo pois para cassetes de 9 ela pode ser um bocadito mais estreita, mas o pedaleiro está a fazer-me confusão.

Alguém me pode elucidar? Esta simples trocar implica trocar a transmissão toda? Que riscos corro se a teimosia me levar a trocar só a cassete e o shifter??

Boas pedaladas
Tiago Lages
 

jpsantos

New Member
Boas,

"Eu q sou barbabeiro nascido e criado aqui" diria que o mais provavel é funcionar e até relativamente bem, mas a questão é que existem diferenças de tamanho do sistema 8 para 9, a shimano utiliza a designação IG e UG para diferenciar as corrente e alguns elementos da transmissão (inclusive a pedaleira) em relação às medidas entre elos por isso o que te pode acontecer (se funcionar bem...) é um maior desgaste do conjunto, acho que o conselho não foi muito disparatado pelo contrário.


João Santos
 

pcbsdusr

New Member
Deves trocar a cassete, a corrente e o shifter no mínimo. As correntes de 9v são mais estreitas que as de 8. Pedaleiro e desviador traseiro trocas se quiseres. Já passei por isso.
 

Ricardo_Portela

New Member
Boas;

Ora bem, comprei umas rodas Vuelta para treinar e já traziam uma cassete de 8 velocidades.
A minha questão é: quero passar para uma cassete de 9 velocidades, mas quando tirei a cassete, parece que o cepo tambem veio "agarrado". :(

Fica aqui uma foto (que é igual mas arranjei na net)

freewheelhubes0.jpg


O que tenho de fazer para pôr uma cassete de 9 velocidades???? :?:
TENHO ALGUMA URGÊNCIA

Cumprimentos
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

não conheço nenhuma cassete de 9V que caiba aí. Até tens sorte em já ter 8V, o que é bastante avançado para esse sistema.

freewheel-vs-k7.jpg


como podes ver na imagem, mesmo que arranjasses um cepo novo para o teu cubo, seria sempre maior que o buraco existente na cassete de 9V para o cepo.

Jepas
 

GUR

Member
Boas,

Eu pretendo mudar a minha cassete de 8v para uma de xt de 9v, mas tenho dúvidas. Eu tenho um cubo specialized stout, será que tenho de trocar de cubo? ou será só o cepo?
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

Eu pretendo mudar a minha cassete de 8v para uma de xt de 9v

Gur, basta mudar a cassete, porque o cepo é igual. A largura da cassete de 8V é igual à largura da cassete de 9V, a diferença reside apenas no espaçamento entre os carretos (menor nas 9V).

Jepas
 

H.Silva

New Member
bom, no meu caso parece mais complicado, ainda tenho uma cassete de 7 velocidas. tenho de trocar o cubo para poder por uma de 9?
 

GUR

Member
Problema na desmontagem da cassete de 8v.

Já retirei o aperto, tirei o as porcas e o parafuso que atravessa o cubo e agora com a chave própria para desapertar aquela "rosca" da cassete não consigo, faz muita força. Está a escapar-me alguma coisa penso eu, aquilo faz muita força e nem mexe.

Ajuda?
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

é preciso muita força para desapertar a porca que segura a cassete. Convem usar um chicote que segure a cassete durante o desaperto.

Jepas
 

GUR

Member
Obrigado pela dica, mas até já estraguei a chave a fazer força :).

Vamos ver logo à tarde senão conseguir vou ao mecânico.
 
Top