Carbon versus Alu versus Ti

#4
É assustador ver como a ciência de "quintal" pode deturpar a realidade. Só prova que se quisermos, podemos provar o que nos interessa.

Tudo começa pela maneira como apresenta os três materiais. Não basta o texto "aerospacial type" até a entoação e o entusiasmo é completamente diferente.

Depois cómodamente, esquecem-se de mencionar o peso dos três materiais.

O equipamento de testes é de uma precisão e tem uma capacidade de garantir as mesmas condições de teste impressionante :roll: Tecnologia made in U.S.A. :twisted: Só se esqueceram foi da gaja cheia de silicone a operar o equipamento.

Mas o mais incrível, estes "engenheiros", esquecem-se completamente que os materiais, são completamente diferentes. Por exemplo, toda a gente sabe que o carbono é fabricado de modo a resistir a determinado tipo de forças. Pode ser muito frágil sob por exemplo o "APERTO" mas extremamente forte debaixo de outras forças.
Já para não falar da flexibilidade, da capacidade de resistir a forças repetitivas e todos esses outros termos técnicos que fazem com que os materiais que não resistam debaixo de um jipe, confortavelmente aguentem a vida de uma bicicleta BTT que foi para o que foram desenhados.

Tenho a certeza que a equipa de especialistas do fórum :) poderá acrescentar muito mais a esta ultima questão.

Conclusão: Do meu ponto de vista, a única coisa que o vídeo demonstra, é que:

Uma bicicleta em titanol é o melhor para colocar debaixo de um Jipe.

Este vídeo, se fosse apresentado pelo Bush ficava perfeito, digno de um saturday night live special :mrgreen: :mrgreen:


P.S. Isto não quer dizer que eu ache que o titanol não é o melhor material para uma bike, quer apenas dizer que o vídeo é uma m**** de manipulação barata.
 
#5
É obvio que o teste é perfeitamente faccioso pois mesmo no caso dos espigões de selim numca estes suportam tal peso. Por outro lado também não foi dito as espessuras dos diferentes materiais, mesmo que o carbono e o alumínio partissem podem ter usado no teste espessuras demasiado finas e um tubo de titânio muito mais grosso que o normal.

Boas pedaladas
 
#7
Também podiam ter experimentado o belo do cromólio... tenho um colega cuja bike já foi atropelada e só danificou a pintura :D

Via-se claramente que o tubo de titânio era mais fino e tinha mais espessura que o de alumínio. Até fazia lembrar um tubo das canalizações :mrgreen:
 

Alf

Active Member
#8
Amukinado said:
Via-se claramente que o tubo de titânio era mais fino e tinha mais espessura que o de alumínio. Até fazia lembrar um tubo das canalizações :mrgreen:
:wtf: :wtf: Então era mais fino ou tinha mais espessura??

Whatever, é óbvio que foi adulterado, se eles fossem todos da mesma grossura o de titânio partia também. Agora, será que se o de carbono e o de alumínio fossem da espessura do de titânio partiriam? E reparem que o jipe arranca de uma posição mais baixa para o tubo de titânio. Não deve fazer diferença, pois o perímetro da roda é muito maior que o do tubo, mas...

De qualquer das maneiras, acho que o de titânio era o último a partir...

Bravellir said:
Mas o mais incrível, estes "engenheiros", esquecem-se completamente que os materiais, são completamente diferentes. Por exemplo, toda a gente sabe que o carbono é fabricado de modo a resistir a determinado tipo de forças. Pode ser muito frágil sob por exemplo o "APERTO" mas extremamente forte debaixo de outras forças.
:exacto: Com uma pancada na lateral o tubo, uma de titânio ou alumínio amolgam ou rompem, uma de carbono parte. Agora, com as pancadas infringidas pelas rodas, o de carbono não parte.

Mas acho que o principal defeito do vídeo é a falta das "gajas com silicone a operar o equipamento" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
#9
Bem.. após isto...
Bravellir said:
É assustador ver como a ciência de "quintal" pode deturpar a realidade. Só prova que se quisermos, podemos provar o que nos interessa.

Tudo começa pela maneira como apresenta os três materiais. Não basta o texto "aerospacial type" até a entoação e o entusiasmo é completamente diferente.

Depois cómodamente, esquecem-se de mencionar o peso dos três materiais.

O equipamento de testes é de uma precisão e tem uma capacidade de garantir as mesmas condições de teste impressionante :roll: Tecnologia made in U.S.A. :twisted: Só se esqueceram foi da gaja cheia de silicone a operar o equipamento.

Mas o mais incrível, estes "engenheiros", esquecem-se completamente que os materiais, são completamente diferentes. Por exemplo, toda a gente sabe que o carbono é fabricado de modo a resistir a determinado tipo de forças. Pode ser muito frágil sob por exemplo o "APERTO" mas extremamente forte debaixo de outras forças.
Já para não falar da flexibilidade, da capacidade de resistir a forças repetitivas e todos esses outros termos técnicos que fazem com que os materiais que não resistam debaixo de um jipe, confortavelmente aguentem a vida de uma bicicleta BTT que foi para o que foram desenhados.

Tenho a certeza que a equipa de especialistas do fórum :) poderá acrescentar muito mais a esta ultima questão.

Conclusão: Do meu ponto de vista, a única coisa que o vídeo demonstra, é que:

Uma bicicleta em titanol é o melhor para colocar debaixo de um Jipe.

Este vídeo, se fosse apresentado pelo Bush ficava perfeito, digno de um saturday night live special :mrgreen: :mrgreen:


P.S. Isto não quer dizer que eu ache que o titanol não é o melhor material para uma bike, quer apenas dizer que o vídeo é uma m**** de manipulação barata.
... tudo o que eu dissesse seria repetido...
 
#12
Boas!
Teste ridículo...
Experimentem com uma pickup passar por cima de um tubo de pvc que é usado nas canalizações de hoje em dia, de uma boa esferográfica em plástico ou entáo da vossa querida Pen-Usb... :D
 

Ludos

Benevolent dictator for life
#13
Eu tomei conhecimento do video há já algum tempo em http://thelitespeedblog.blogspot.com/ que é um blog de alguém que trabalha na Litespeed (aparentemente)

o post que acompanha o video diz

In this video shot in front of the Litespeed facility, a Ford F250 crew cab 4 wheel drive truck rolls over a carbon bicycle frame tube and completely destroys that tube. The F250 then drives over a beefy aluminum bicycle frame tube and completey flattens it. The final stunt is to drive over a Litespeed titanium frame tube, but this titanium tube is quite stubborn and rolls along and eventually rolls back pretty much without any damage.
The best part is the devilish laugh at the end. :)
De resto já se disse tudo, só acho que seja vergonhoso que uma marca como a Litespeed traga este tipo de vídeos cá para fora...

Ils sont fous, ces américaines :mrgreen:
 
#14
Se não soubesse dizia que isto era um mega-anuncio tvshop style de alguém que vende tubos em titanio:
-Olha Mike, olha bem como os mega tubos Melga de Mega-Titanio-Melga resistem mesmo ao mais pesado dos camiões...
-Olha, olha como o material da concorrencia não vale nada ao pé dos grandes tubos Melga :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
 
#16
Tenho dúvidas que a Litespeed tenha alguma coisa a ver com esta palhaçadazita.
Good old fucking americans....

Como é evidente, não é assim que se testam os materiais e este video tem o valor que tem: nenhum.
 
#17
Alf_PKS_0 said:
Amukinado said:
Via-se claramente que o tubo de titânio era mais fino e tinha mais espessura que o de alumínio. Até fazia lembrar um tubo das canalizações :mrgreen:
:wtf: :wtf: Então era mais fino ou tinha mais espessura??
O tubo de titânio era mais fino por ter menos diametro, mas tinha mais espessura que o de alumínio :wink:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
#18
fg said:
Tenho dúvidas que a Litespeed tenha alguma coisa a ver com esta palhaçadazita.
De uma maneira oficial também julgo que sim, de certeza que os homens do marketing não fariam uma sugestão que levasse à criação deste tipo de videoclips.

Em todo o caso, o link que deixei no meu outro post é de alguém que trabalha na litespeed, e em http://bicycledesign.blogspot.com/2006/06/aluminum-vs-carbon-fiber-vs-titanium.html dizem o seguinte:

... check out this Google video from the folks at Litespeed. Brad, the company’s chief engineer, narrates the video as Scott drives a big crew cab pickup truck over a carbon tube, an aluminum tube, and finally a titanium tube.
Até poderia ser uma coisa sem fundamento, não fosse o Brad Devaney (o que aparece a falar no video no youtube) a mesma pessoa, que aparece numa entrevista à Cycling TV, conforme o próprio site da Litespeed.

Aparece também um destaque, com um link para o blog que eu mencionei no outro post ( http://thelitespeedblog.blogspot.com )

Podem ver com os vossos próprios olhos http://www.litespeed.com/2007/home.aspx

Já cantavam os Metallica, Sad but true

Uma bazaroquice bem à americana :p

Em todo o caso, mesmo que tenham bikes de titanio (da litespeed ou não) mantenham-se afastados dos carros :mrgreen:

Boas pedaladas.
 
#19
Quando vi pensei q tivesse alguma coisa a haver com os Gatos Fedurentos...

Palhaças...

Mas sabem mesmo qual o problema?? É que deve haver muita gente que vai na conversa...

Abraços e pedalem...

Rui
 
#20
Hoje vi o video pela 1ªvez.

A conclusão que eu tirei, e que parece ser única, é que os americanos querem pôr os elefantes a andar de bike.

Como é possivel não terem percebido o conteúdo do video?

Francamente

CD