Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

José Martins

Administrator
Pessoal, que tal não perdermos de vista o tema do tópico?
Para a escolha de capacetes, existem já tópicos no quadro "Estou a pensar comprar" e assim, mantemos o assunto em debate vivo e sem misturas com outros.
 
N

nelsonVieira

Guest
Eu n costumava uilizar capacete mas recentemente tive um acidente bati com a cabeça tive um traumatismo craneano e fractura do nariz agora n arrisco em sair de casa sem ele ;)
 

Mach 4

New Member
Depois do relato deste nosso amigo Nelson ainda será preciso dizer mais alguma coisa relativamente ao uso do capacete????
 
N

nelsonVieira

Guest
E eu tive muita sorte pois desmaiei e se n fosse acompanhado podia mt bem ter ficado encostado ao paceio onde me esbarrei.
 

commendatore

New Member
Acho que não há muito a comentar... Se gostam de "copiar" os campeões em tudo o que é material e marcas porque raio custa entender porque usam capacete?
Ele foi inventado por algum motivo.
Se no deporto automóvel ele é obrigatório e estão dentro de "invólucros" de chapa e usam integrais... nós que andamos sujeitos a quedas por vezes parvas, não devemos usar porquê?

Cada um sabe de si, mas para mim devia ser obrigatório. Talvez se evitassem "acidentes" que não seriam mais que meras quedas se o capacete estivesse no sitio onde pertence
 

raul061990

New Member
Eu uso o capacete, ao ver alguns videos e imagens que postaram, sem dúvidas que aconselho o uso de capacete sempre, mesmo para pequenas voltas, pois não sabemos se nos pode acontecer algo.
 

Amagortis

New Member
Boas a todos,
Eu uso sempre o capacete, alias foi coisa que comprei assim que comprei a bike, pois com a segurança não gosto de brincar. Nem que seja um simples volta com a "maria" na ciclovia em Belem uso sempre o capacete, pois os azares acontecem quando menos se esta a espera deles.

Cumps a todos os colegas do pedal e nunca se esqueçam de capacete.
 

markituh

Active Member
A minha modesta opinião:

Entendo que o uso de capacete não esta centrado na obrigatoriedade ou não mas sim na protecção (mesmo que pouca) nos oferece!! um exemplo disso são aquelas duas imagens que o iMiguel postou.

Eu uso capacete não por estilo ou por outro motivo qualquer mas sim para me proteger de alguma queda ou outro tipo de situação...Não há muito tempo tive uma queda (estúpida) em que por distração travei com o da frente e com só tinha uma mao no guiador a bike empinou e a roda de tras ando para o lado, quando cai o pedal vinha mesmo na direção da minha cabeça...O capacete estava lá!!

Por isso...CAPACETE SEMPRE!!
 

Mach 4

New Member
Já agora vou aproveitar este tópico para acrescentar uma outra coisa, que de certeza muitos de vocês também já presenciaram.
Eu gosto muito de ver pessoal a pedalar nas ruas como forma de mobilidade diferente, ecológoca e acima de tudo mais económica, o que me irrita solenemente é de continuar a ver pessoal, novo e não só, a pedalar á noite sem NADA a assinalar a sua marcha.
Ainda ontem, não fosse os meus rápidos reflexos, tinha atropelado um jovem que não devia ter mais de 15 anos. Foi perto do Norte Shopping onde por volta das 22h00m numa rua estreita e com fraca iluminação vejo um vulto do meu lado direito, afastei-me um pouco e quando abrandei para ver o que era reparo que é alguém a pedalar á chuva nos seguintes preparos :

- vestido dos pés á cabeça com roupa toda ela escura (sweat azul marinho e com capuz enfiado na cabeça),
- sem qualquer tipo de iluminação na bike (nem sequer um colecte reflector levava, o que já ajudava imenso na sua visibilidade)
- sem capacete.
Népia, absolutamente NADA.

Mas que raio é que se passa nas cabeças destas pessoas??

Agora imaginem, que mesmo sem culpa nenhuma, eu atropelava o rapaz?
Fora os problemas burocráticos que um caso destes acarreta (incluindo ser chamado de assassino para cima) eu nunca me iria esquecer de um episódio assim, e só isso marca para sempre, o que é uma grande chatice.

Anda para aí pessoal deste fórum a fazer uns estudos sobre a mobilidade ciclistica urbana e eu só espero que nos seus estudos façam os possivéis para que no futuro se evitem situações iguais a esta, pois este meu relato decerto não é um caso isolado.
Aposto mesmo que muitos de vocês já passaram por situações parecidas. Não faz parte do meu feitio mas acreditem que por vezes a minha vontade é a de parar o carro, sair e perguntar a estes fulanos :

"Ouve lá se não tens amor á tua vida ao menos vê lá se não desgraças a dos outros. E toma lá 5,00eur para comprares umas luzes ou um colete."

A minha mulher é que serve muitas vezes de ABS para eu não me incomodar com este tipo de situações.
 

andre_ktm

New Member
É por estas e por outras que se deve de usar sempre o capacete...
285587_247114898642046_100000306123840_799760_1331590_a.jpg

215714_205271349493068_100000306123840_616276_4796450_n.jpg

217639_205272649492938_100000306123840_616295_7759161_n.jpg

Boas pedaladas e sempre com o capacete.
 

pauloreis

New Member
Boas a todos..o capacete é essencial. Considero um peça fundamental no equipamento. Infelizmente vê-se muita malta a pedalar sem o usar e questiono-me porque razão "derretem" dinheiro numa bike toda catita, mas depois para comprar um capacete "ai e tal é caro"....Cada um anda como quer e como se sente bem, no entanto acho que a segurança é muito importante.
 
Top