Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

Holy

New Member
Eu pessoalmente meto sempre capacete.

Este tem efeitos muito bons para amortecer o impacto da chuva a bater-me na cabeça ou proteger-me parcialmente do sol!

Digo isto porque até hoje ainda não deixei nenhum chegar ao chão.
 

e-nuno

New Member
O principio do utilizador-pagador não se aplica ao SNS... E felizmente que assim é, se não quem pagava mais não eram os BTTistas, eram os velhinhos reformados que mal têm dinheiro para viver. Mas enfim, já estamos a fugir ao tópico ;)

Na minha cabeça andará sempre!
 

Mach 4

New Member
Noticia hoje do Jornal de Noticias (1ª pág.) :

"Nora e sogra morreram porque iam sem cinto".

Aconteceu mesmo e foi na A25.

Mas vem já aí um espertinho dizer que se elas levassem os cintos também podiam morrer.
Para isso bastava o carro ter caído numa ribanceira, capotado, ter ficado de pernas para o ar, ter-se incendiado e os cintos não se soltarem ou as portas não abrirem...

Eu cá nestas coisas prefiro ser mil vezes mais um fundamentalista do que um inconsciente.

Se o tempo voltasse atrás...muita gente iria mudar de atitude e comportamento.

Sobre o caso de álcool, desde que exista seguro válido, a Companhia é sempre obrigada a pagar os danos a Terceiros (outros Intervenientes ou Lesados), tendo posteriormente "direito de regresso" sobre o infractor.

M@go,

E no caso do veículo não ter a inspecção periódica em dia, o que é que acontece relativamente ao tomador do seguro vs Companhia?
É a mesma coisa que no caso do àlcool?
 
Last edited:
Boas. Eu capacete agora uso sempre. Dantes não usava e não passei a usar porque caí, comecei a usar porque é muito mais seguro do que andar sem ele e abrir a cabeça toda. Não vou andar de joelheiras e por aí fora porque se fosse assim também não saía da cama, e mesmo na cama as tábuas podiam partir e eu rebentar-me todo e espetar uma tábua nas costas mas convém sempre ter alguma protecção.:D

METALLICA
 

Antares666

New Member
A resposta a este tema é simples:
celebrity-pictures-hyneman-savage-nerd-suit.jpg


Eh pah, tanta hipocrisia que por aqui vai...
Aqui fica a minha opinião e reforço - OPINIÃO!!!

Quanto á obrigatoriedade do uso de capacete acho absolutamente ridiculo, cada um sabe de si desde que não afecte mais ninguém e pronto...Quanto aos argumentos anteriormente apresentados que afecta sempre as restantes pessoas pelos cuidados hospitalares que um acidentado vai precisar, não é o capacete que muda isto, tanto pode acontece se partir um ou mais membros, ou posso sofrer uma lesão grave na coluna tão grave como uma cerebral que me obrigue a uma vida inteira de cuidados médicos ou mesmo ficar incapacitado("para" ou "tetraplegismo" por ex)...E vou gastar os mesmos recursos hospitalares pagos pelos contribuintes, apesar de ter usado capacete...um simples braço partido pode invalidar uma pessoa para a vida, varia de pessoa para pessoa, apesar de ter usado capacete...Por esta ordem de ideias é tão irresponsavel não sair de casa sem uma "body armor" como pedalar sem capacete.

Actualmente não uso capacete, mas vou comprar um apenas porque acho sensato fazê-lo, mas isso é decisão minha...
O que me arrepia é ver toda uma moralidade sobre usar ou não capacete e mesmo assim ver um total desrespeito por regras bem mais básicas e importantes a nivel da dita prevenção_O cumprimento das regras de transito é a mais berrante.
Ex que me aconteceu recentemente: Fui pedalar com um grupo que me foi apresentado por um amigo, supostamente já era pessoal com mais experiencia que eu e como ja esperava, assim que lá cheguei sem o casco levei com uma dose de moralidade absurda sobre todos os argumentos que já aqui se falaram,todos perfeitamente válidos. Pareciam pessoas responsáveis e sensatas, tudo bastante equipado, capacetes, luvas,luzes, etc...Ora para minha surpresa depois desta dose de moralidade que aceitei, não vi um único a parar num semáforo (obrigatório)durante um passeio nocturno pelo Porto, afinal de contas o único a fazê-lo foi o novato idiota irresponsável que não tem respeito nenhum pela sua segurança e a dos outros por não usar capacete...E como eles há imensos ciclistas e BTTtistas que pura e simplesmente não sabem andar na estrada, apesar de usarem capacete...Tanta boa Gente que anda na estrada com os dois Phones nos ouvidos, com capacete...Tanta boa gente que anda de bicla á noite sem luzes, com capacete...Etc...

Para todos os argumentos a favor da OBRIGATORIEDADE de usar capacete que vi aqui a minha resposta é simples, tornem obrigatório um fato como o do Adam na foto acima para todos os que não circulem de carro, e já agora obriguem também os condutores de automóvel a usarem capacete e um colete cervical porque também há risco para os condutores de automóvel.E mesmo assim este fato não protege na totalidade, sabem que mais? o melhor é mesmo não sair de casa, cubram a casa completamente de esponja porque também podem cair e partir a cabeça num movel( eu que o diga que parti a cabeça 3x no mesmo sítio quando era miudo), e mesmo assim não se esqueçam do fato dentro de casa, just in case... Para tudo o resto existe o civismo, a verdadeira prevenção e o bom senso...
Se querem usar capacete porque que se sentem mais seguros por isso, Força.Aliás por mim até podem ir pedalar com o fato completo, ou como tal como vieram ao mundo, a escolha é vossa. Mas não imponham uma falsa moralidade aos outros.Se querem mesmo apostar na prevenção começem a incutir aos vossos amigos e conhecidos civismo e respeito pelos outros,assim como a preocupação pela segurança ACTIVA independentemente se usam capacete ou luvas ou não...No final de contas o que interessa é toda a gente se divertir...
Em cidade julgo ser bem mais importante uma prevenção activa e saber EVITAR acidentes que uma protecção pessoal (daí chamar-se pessoal).Se fizerem isto com o tempo, talvez consigamos uma mentalidade como Roterdão.
 

Antares666

New Member
The shadow said:
Eu quando ia em passeio com a mulher ia sem capacete, mas mudei de ideias no verão.
Não foi a andar de bicicleta, mas no verão tive um acidente e tive fratura de crânio.
Sei o quanto me doeu a recuperação e não quero voltar a repetir a façanha.

Capacete SEMPRE

Quer dizer então que passaste a usar capacete sempre que vais fazer a actividade que estavas a fazer quando tiveste esse acidente certo?
 

essence_s

New Member
Que confusão que para aqui vai....
Meus amigos o capacete é muito importante, a obrigatoridade de usar faz parte do bom senso de cada um.
Então aquelas porcarias que por ai andam agora metade bibicleta,metade electrica deviam OBRIGATORIAMENTE de usar capacete e seguro!!
 

tfmc

New Member
O amigo Antares666 diz que existem falsos moralismos neste tópico, coisa que posso concordar com ele, pois com certeza existe muito boa gente que fala da utilização do capacete e que depois na estrada vê-se muita coisa mal feita e que coloca a vida deles em perigo (talvez até mais que a não utilização do capacete), não me refiro a alguém em particular, mas sim de muita coisas que vejo na estrada, até porque não conheço ninguém do fórum pessoalmente (já me devo ter cruzado com muitos daqui).

Se me perguntarem:
Usas capacete? Sim, hoje uso sempre.
Já houve situações em que não usaste? Já houve situações que não usei, por descuido ou por preguiça.
Achas que fizeste bem? não
Aconselhas os outros a usar? Sim, sempre
Repreendes quem não usa? Não, isso faz parte da segurança de cada um, se a pessoa acha que deve andar sem capacete, como não me prejudica directamente, não tenho que me preocupar com a segurança pessoal dos outros (não é uma questão de eguismo da minha parte)

Acho que esta questão é um pouco semelhante à do cinto de segurança (embora este seja obrigatório), é uma coisa que a mim já me salvou a vida uma vez (pelo menos), este uso sempre, não por ser obrigatório, mas porque num acidente faz toda a diferença. Neste caso se houver pessoas a irem no meu carro "obrigo" sempre as pessoas a colocarem os cintos a trás, se não o carro não vai a lado nenhum, ou colocam os cintos ou saem. Nem imaginam a quantidade de vezes que já me chamaram maluco, parvo etc... mas o que é certo é que com esta atitude já tive pessoas que não andaram mais comigo de carro, coisa que não me importo, pois ou é como o dono do carro quer, ou o carro não anda! Já chega o perigo que os outros carros representam, não quero ter perigo também dentro do carro (no caso de acontecer um azar).

Neste caso a minha opinião é esta e não há nada que possam dizer que me faça mudar.
 

SeteGu

Active Member
Desde que dei uma queda monumental em que aterrei de cabeça (literalmente) no chão uso sempre capacete quando faço BTT.
A minha sorte é que numa zona rochosa consegui aterrar na relva e mesmo assim ainda não sei como me safei sem um arranhão...

É o que dá ser cabeça dura.
 

Jo@o

New Member
SeteGu, penso que não seja obrigatorio o uso de capacete, se é gostava que mostrasses onde está escrito isso.
 

Holy

New Member
Eu não percebo qual a dúvida de usar ou não...

Dou o exemplo:

O meu velho anda de fininha e dizia que não andava de capacete porque lhe fazia confusão...
Então eu obriguei-o a usar sempre capacete caso ele quisesse cd's de musica no futuro. (sou uma má pessoa)

Resumindo... já foi atropelado 3x e depois da primeira vez nunca mais foi preciso lhe dizer nada.

Vocês que se recusam, querem ter uma queda... lixarem-se todos... e depois sim usa-se capacete porque já sofreram na pele a falta dele.
Isto é daqueles tópicos que me apetece desatar à chapada a quem diz que não usa capacete.
Uma pessoa avisa, mostra casos em que aconteceram problemas mas o capacete estava lá para safar e no entanto não ligam.. já não é defeito, é feitio.
 

Jo@o

New Member
Eu ja nem digo nada a quem não usa, cada um sabe da sua segurança, se me pedirem opinião dou a minha, e claro que aconselho usar SEMPRE, mas se quem se pode aleijar nao se preocupa, vou-me eu preocupar ?Normalmente não ando de bike com crianças que necessitem de liçoes.

Não é ser iguista, mas tambem quem prefere não usar cinto de segurança, não vou ser eu que vou dar liçoes de moral, cada um sabe de si ...
 

clms

New Member
boas ...
pelo que sei o capacete é obrigatório de ciclomotor para cima... se é que me faço enterder...

quanto à questão do cinto também não concordo em parte, pois no uso do cinto pode existir danos corporais ou mesmo mortes, que eventualmente poderiam não existir se não levassem sinto, mas acredito serem muito poucas... e quem iria pagar as despesas hospitalares de todos aqueles que tinham lesões em acidentes, as quais foram causadas por falta de cintos... nós outra vez???? já o uso de capacete um bicicleta, não estou a ver o que pode prejudicar......só se for o penteado...

enfim ... os hopsitais também estão cheios por causa de muitas acção menos correctas
 

Mr White

New Member
Boas pessoal....
A utilização do capacete é quanto a mim um tema que nem merece discussão. É certo que no Verão incomoda, mas os benefícios suplantam os inconvenientes. Já nem se coloca a questão do peso ou da estética, pois hoje em dia existem no mercado capacetes levíssimos e com um design espectacular.
Pessoalmente já tive uma queda feia no BTT e fui atropelado com a bike de estrada nos arredores de Cantanhede, tendo necessitado de tratamento hospitalar, e em ambas as ocasiões se não usasse capacete, não sei não....
Complementado o tema, e visto que sou motard, arrepio-me sempre que vejo passar malta em motos de grande potência com uma simples t-shirt vestida... se forem ao chão, vão deixar uns bocados de carne no alcatrão. Eu nem que seja para ir ao café da esquina não dispenso o uso de blusão com prortecções.
Portanto, e resumindo, capacete sempre, e ponto final.
Abraço
FG
 

Mach 4

New Member
Não confundam as coisas.

Lá vem o chato outra vez :mrgreen:...

De facto já começam a aparecer por aqui opiniões interessantes...e outras um pouco ridiculas no seu conteúdo.
Nestas questões temos de ser práticos, e na prática dão-se exemplos que por sua vez tem o nome de FACTOS.

FACTO nrº 1

No Inverno de 2005 despistei-me com o carro da firma. Nesse dia chovia imenso e ia para aí a 90kmh.
Foi na A3 sentido Braga > Porto. Já não me lembra a que Km foi, mas estava para aí a 8Km do Porto. Foi numa curva com muito má fama (daquelas que foram mal idealizadas) que apesar de aberta não tem a inclinação correcta e por isso os carros em vez de curvarem para dentro curvam sempre mais para fora. Com a água a ajudar o "aquaplaning", sinto a frente do carro a fugir e perdi o controle do mesmo, embatendo nos rails.
Saí para fora com calma e cuidado. Fiquei apenas com uma dor no meu polegar esquerdo devido ao roçar do air-bag quando este disparou.
Apenas isso - um dedo esfolado.
Se calhar devido ao FACTO de que ia com o cinto de SEGURANÇA colocado...se calhar.

FACTO nrº 2

Como este tópico é sobre capacetes posso-vos dizer que não nos protegem apenas se cairmos da bike, mas também a outros choques.
Dois exemplos. Um amigo meu sai da bike para ver qualquer coisa na roda da frente (aro torto) e quando está com a cabeça para baixo não se apercebe que vem outro rider na sua direcção aparentemente descontrolado. Deu-lhe uma pancada de tal maneira grande na cabeça com a sua suspensão Fox, que o meu amigo até deu uma cambalhota desamparada para trás. Ficou zonzo e furioso...só.
Se calhar ficou SÓ assim pelo simples FACTO que estava a usar um capacete nessa altura. Se calhar...

Eu já choquei cabeça com cabeça com um individuo (eu ia a subir, ele ia a descer) e a "tolada" foi tão grande que fomos os dois ao chão.
Se calhar tivemos sorte pelo FACTO de irmos os dois a usar capacete.

Convém reflectir.

P.s - Eu também sou um daqueles hipócritas que passo um semáforo vermelho...mas faço isso apenas quando vejo que posso passar sem grande perigo...e sempre de capacete na cabeça.
Existe aqui um contra-senso? - Sim,...mas também uma diferença.

Boas pedaladas a todos...mas sempre com capacete.
 
Last edited:

Selma

New Member
Sempre com capacete! Incomoda? Também o cinto de segurança me incomoda e não ando de carro sem ele. Capacete sempre ;)
 

SeteGu

Active Member
Jo@o said:
SeteGu, penso que não seja obrigatorio o uso de capacete, se é gostava que mostrasses onde está escrito isso.
Correto! Interpretei mal o que estava escrito.

Peço desculpa pelo engano.
 

ruipiu

Member
O capacete na Bike e o cinto no carro não me incomodam nada e nunca os dispenso!

Nunca ando sem cinto no carro (parece que nem estou bem sentado se não o colocar) e nunca ando de bike sem capacete, tenho um amigo que anda(va) sem capacete, depois da 1ª volta em conjunto foi logo procurar um para comprar!
 
Top