Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

acarloscc

New Member
capacete sempre! e desde ontem ando a pensar muito seriamente em usar umas joelheiras. ando a ver se encontro algo maleável e bem refrigerado.

ontem, com dois amigos, a fazer um "test-drive" para escolher uma FS, vi um deles a cair, quase em câmara lenta e a bater com o joelho de lado no chão. conclusão, telefonei-lhe hoje e está cheio de dores. além da esfoladela da praxe (tivesse sido só isso).
estávamos ainda numa zona de asfalto e foi uma daquelas quedas muito estúpidas (como quase todas, eu sei). no meio da conversa aparece um buraco na estrada e a distracção valeu uma ida ao tapete. íamos muito devagar. mas cada vez que me lembro do barulho do joelho a bater no chão... :|

o capacete também é incómodo e não passo sem ele, por isso acho que vou passar a incluir um novo adereço na vestimenta.
 
Last edited:

Carnivore

New Member
Um capacete nunca é incómodo se for comprado como deve ser.
Muitos compram as melhores peças que a carteira permite e depois para o capacete ficam os trocos e compra-se qq coisa sem ser homologado ou testado.
Quando a coisa corre mal dizem que tem azar.
Ainda no domingo fui dar a voltinha da praxe e, para quem conhece Leiria, sabe que a zona da fonte é bastante utilizada para a páctica de btt. Não vi UM, mas sim TRES tipos a andar e a dar-lhe bem no mato sem capacete.

Fiquei chocado com o que vi e com tamanha irresponsabilidade. Como iam num grande grupo pergunto.... os colegas deles não têm olhos a cara??
Eu recuso-me a andar de bicicleta com alguem que não use todo o equipamento necessário, e claro está o capacete.
Por isso, no que me diz respeito, capacete sempre, nem que seja para ir comprar o jornal a 200m de casa.
 
Não sei se todos partilham a minha opinião , mas , capacete para que? Aquilo é leve e frágil e não nos protege de nada!
Nunca usei capacete de bicicleta porque , apesar de saber que é necessário , ainda não vi nada que me leve a compra um capacete desses.
 

leptis

New Member
Eu gosto de uzar o capacete por varias razões portegeme, não fico com o cabelo todo em pé por causa do vento e ainda tenho a pala do capacete por causa do sol.

Os capacetes podem parecer frageis por serem leves e serem praticamente esferofite comprimido, mas ja safou o meu tio numa queda :)
 

RuiZinK

Member
Eu uso sempre, não me incomoda absolutamente nada. Penso que é uma questão de hábito. Eu já não andava de bicicleta desde garoto (há mais de 10 anos quando não se usava capacete!) e agora que comecei a andar novamente e uso sempre.
O modelo em questão é o "Encinal" da GIRO. De entre os que vi, no momento da compra da bicicleta, foi-me dito que era bom e gostei da estética bem como da forma como me "assentou" na cabeça.
A minha señorita comprou um da BTWIN mais barato mas também se sente confortável com ele, por isso nunca saímos da garagem sem o capacete.
 

CMano

New Member
Boas pessoal, deixo aqui o meu testemunho sobre um acontecimento que se passou ontem e que se integra neste tópico:

Eu e um amigo costumamos andar regularmente em trilhos na arrábida e esse meu amigo era dakeles que ligava pouco ao capacete e que tanto levava um dia como se esquecia em casa no outro. Ora bem, ontem fomos andar de bike, quase que por sorte ele levou o capacete para andarmos a manhã inteira em trilhos acidentados. Iamos os dois a uma velocidade moderada mas de repente eu comecei a ficar para trás e ele foi continuando... uns metros à frente encontrei o meu amigo a levantar-se no chão com uma cara dos diabos - a roda da frente dele enfiou-se numa vala sem ele estar à espera e foi projectado para a frente contra uma rocha que estava no chão, se não tivesse levado o capacete provavelmente teria morrido ou teria ficado com alguma coisa grave no crânio.

Espero que aprendam alguma coisa com esta história, eu aprendi...

cumprimentos
 
O capacete deve ser utilizado sempre. Faz-me imensa impressão ver um ciclista sem capacete, qualquer que seja a modalidade que pratique. Para mim é um acessório indispensável e que já me safou de ir desta para melhor.
Abraço
 

JonhyMonteiro

New Member
Boas! Eu no més passado numa descida bati num buraco e fui de cabeça ao chão!
Resultado: capacete partido e algumas escoriações na cara, nem quero imaginar qual seria o resultado se não levasse capacete.
Para mim se já era um acessório indispensável, tornou-se ainda mais com a queda que tive!
 

mmestre

New Member
Boas pessoal,

eu sempre usei o capacete, mas no último domingo tive a prova do beneficio de utilizar o capacete sempre que se anda de bicicleta. Não fosse o capacete e a sua robustez e provavelmente não estaria aqui a comentar este tópico.

Tive uma queda, na qual bati com grande violência numa pedra e onde parti o capacete, portanto sugiro vivamente a sua utilização em todas as circunstâncias.

Um abraço.
Marco Mestre
 

acarloscc

New Member
para que conste. não ando de bike sem capacete.

mas vamos lá dar um break no moralismo. eu vejo 99,9% de gente no monte cuja única protecção é o capacete e uma luvas. e isso, chega?
 

alupo

New Member
Capacete obrigatorio NÃO e Não.
Eu uso nas estradas e em alguns Trilhos em que a segurança pode estar em perigo. Holanda/Noruega/japão/china etc o capacete é coisa rara só como exemplo. Deve-se usar conforme analise do utente e sua vontade agora obrigatorio NÃO!
 

Mach 4

New Member
Eu só não entendo uma coisa...

Mas afinal vocês estão preocupados com a VOSSA cabeça ou com as dos OUTROS?
O que é que vos importa se um holandês cair de tola no chão e ficar em coma?
Sabem quantos chineses/japoneses já morreram até á data devido á falta de uso de capacete?

O mal deste país é que tem sseeemmmmppprreeee de acontecer primeiro uma tragédia (ou um azar, como muitos gostam de lhe chamar) para o pessoal ficar mais alerta.

O nome Joaquim Agostinho diz-vos alguma coisa?

Já está comprovado que mesmo a 10kmh se pode cair e ficar com sérias lesões, mas mesmo assim parece que ainda não chega.

Sabem uma coisa? - Para mim a indústria que faz os capacetes só quer mesmo é vender estes objectos desnecessários :


[video]http://youtu.be/PYXwRJH8oDg[/video]

[video]http://youtu.be/V1W5HN40bpw[/video]
 
Last edited:

varinho

New Member
Assim que colocaram como obrigatório o uso de capacete na Austrália, o nº de usuários diários de bicicletas diminui.
 

Mach 4

New Member
Deve ser por isso que não o fazem nos outros países já aqui referidos.
Interessa mais aumentar a venda e a circulação de velocípedes do que diminuir o nrº de mortes fatais pelo não uso de um capacete. Como o número de acidentes com danos para a cabeça devem ser muito poucos toca a optar pela não obrigatoriedade dos mesmos. Ganha-se mais do se perde.

Mas e quem será que realmente perde mais com isto?
Eis a questão.

Outra questão é de tentarem saber quantas vidas é que até hoje os cintos de segurança já salvaram.
E as cadeirinhas para as crianças?

E isto apenas porque o seu uso se tornou obrigatório.

As estatísticas não enganam, por isso e antes de pensarem nas multas que isso acarreta, pensem sempre 1º na vossa segurança e na dos vossos filhos.
Para mim quem não quer ou não gosta de usar o capacete apenas está a arriscar a sua vida e não a dos outros, por isso continuem a andar com a cabeça ao fresco mas rezem para que o vosso "Anjo da Guarda" tenha umas asas de 2,5mts para quando o azar vos bater á porta.
 

oliana

Active Member
Há algun tempo e numa artéria de Setubal decidei por gozo passar debaixo de um placard de publicidade. Não dei o desconto certo ao baixar a cabeça e acertei na parte debaixo da placa. O capacete ficou com um vinco de alguns mm de profundidade e alguns cm de comprimento. Foi a pancada mais violenta e de certeza que não ficava nada bem sem capacete. O mesmo já aconteceu no mato com galhos secos escondidos na vegetação verde.
Já vi um estradista despistar-se na Arrábida e bater com a cabeça na barreira da estrada, ficando com metade do capacete para a frente e a outra para trás. Foi mesmo á minha frente.
Não compreendo o que vai na moca desses tipos que andam sem nada nela (a moca). Até porque alguns até escolhem aqueles lencinhos :)cl:) em vez do seguro capacete.
Porque será?
Tenham mas é juizo.
 

Mach 4

New Member
Se existe dinheiro bem empregue neste mundo acreditem que é na compra de um capacete.

É incómodo? - um pouco :|
Faz suar no Verão? - um pouco :|
É pesado? - (??!! :roll:...)

Pode salvar uma vida? - Muito :yeah:.

P.s - Estão a ver aqui um exemplo da falta do capacete :tungas:...
 
Last edited:

msantos1708

New Member
Recentemente fiz a Ecopista do Dão (várias vezes) e faz-me impressão a quantidade de pessoas e crianças que andam sem capacete, tá bem que a ecopista até é bastante segura mas basta uma distração... aqui um vizinho caiu pura e simplesmente para o lado e bateu com a cabeça na quina do passeio, MORREU.. não é preciso muito... ENFIM cada um sabe de si
 
Top