Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

paradawt

Member
Capacete sempre...

Não é algo que me incomode na cabeça. Felizmente os dois capacetes que tenho assentam bastante bem.

Se está frio, uso algo próprio por baixo do capacete, mas não deixo de o colocar.

Às vezes a queda pode nem se aparatosa, mas os efeitos dela podem ser trágicos.

Para quê arriscar?!
 

plopes28

New Member
No sábado dia 13 de Novembro saí de casa na Spark com ideias de fazer algo na casa dos 50 km de estrada para começar os treinos para o Troia-Sagres, levava como companhia um ciclista com pouca experiência mas mt boa vontade, meu irmao, que levava a minha CR1 de estrada, tudo corria bem até que ele se lembra de desviar de uma lomba e nesta manobra toca na minha roda da frente, iamos bastante depressa num "picanço" engraçado, resultado uma queda muito feia da qual apenas me lembro de ver a roda da frente abanar e de estar de barriga para cima com 3 pessoas a olhar para mim aflitas e de telefone na mão a ligar para uma ambulância, que felizmente não foi precisa.
Isto para dizer que : eu levava capacete, um Scott GroveII de 2010 que não querendo ser exagerado me salvou de complicações mais sérias, uma vez que bati de cabeça e ombro, o capacete rachou, a cara ficou toda raspada, a orelha muito ferida.... e isto de capacete, imaginem se não o tivesse....

Comigo... Capacete até para ir ao pão!
 
Ainda eu não tinha nascido morreu um irmão do meu pai, porque ia de mota sem capacete. Desde que comecei a praticar BTT o capacete foi a primeira coisa que comprei. Sempre que pego na biciclete o capatece vai também.
 

jpedro16

New Member
boas...capacete é uma coisa indispensável...basta olhar-mos para o lado a roda bater numa pedrita solta e quando damos por ela já estamos deitados no chão...já vi pelos menos 3 quedas de bicicleta de amigos meus e se não fosse o capacete tinham graves consequencias...um teve um impacto tão grande que partiu os maxilares (teve de andar 3 meses a beber e comer duma palhina...)imaginem se não levasse capacete...

é uma coisa simples e leve que nao atrapalha nada...

abraço
 

Jota 21

Member
A história do maior ciclista Português, Joaquim Agostinho, poderia ter um final feliz se na altura o uso de capacete em competições fosse obrigatório.

Quando pego na bicicleta, o capacete faz parte do equipamento. Sempre. Custa-me ver malta a andar p.ex. na Serra de Sintra, sem o dito cujo.
Se é por causa do peso ou da estética, esqueçam lá isso... A vida vale mais que tudo o resto.
 

PMRR

New Member
Quando arrumo a bike o capacete fica sempre pendurado no guiador. Quando saio ele vem sempre comigo, até para fazer ciclovia.

há uns 9 anos, por acaso a mesma altura em que iniciei o BTT, uma colega de curso estava num acampamento de escuteiros e decidiu ir dar uma voltinha na bicicleta de um amigo (sem capacete). Resultado: uma ou duas semanas (não me recordo) em estado de coma porque caiu e bateu com a cabeça numa pedra.

Capacete Sempre. É que não há discussão possível.
 

raul061990

New Member
O uso de capacete é obrigatório e não custa nada pô-lo.
O capacete pode salvar a vida de um bttista quando o usa.
Quem não usa corre o risco de se magoar.

A falta de uso de capacete pode ser punível com uma multa??
 

robtor2

New Member
Passei só para dar o meu contributo!
Hoje tive um acidente, aparatoso onde fui assistido pelo INEM, por andar em hora de ponta em estrada nacional.Quis subir um passeio para me proteger e a bike não subiu, subi apenas eu. Isto a uns 40km/h. Após RX no hospital e avaliação por ortopedia, apenas o joelho sofreu alguns danos, mas recuperáveis!

Se não tivesse usado capacete, nao estaria neste momento a escrever no conforto do meu lar. Deviam ver a amolgadela do meu capacete, se não o tivesse na hora teria ficado pelo menos sem metade o cabelo. Bati directo com a cabeça numa parece de pedra e com o joelho no chão.

Posso garantidamente dizer, até porque sou enfermeiro que hoje o meu capacete salvou a minha vida!

Por favor usem-no sempre! ;) A cabeça é uma zona muito frágil!
 

kris

New Member
Boas
Desejo de rápidas melhoras.
Meus caros se ainda havia quem pensasse que o capacete devia ficar em casa, aqui está uma bela razão para o trazer sempre.
Eu iniciei-me, tal como já disse antes, há pouco tempo e andei as 2 ou 3 primeiras semanas sem ele, mas desde que o tenho que o levo sempre e se por qualquer azar sair sem ele volto a casa.
 

rkc

New Member
Eu tinha a ideia de que o capacete não era algo imprescindível e que ter ou não ter era igual. Depois comprei um. Não é a mesma coisa. Até psicologicamente dá outra liberdade.

SEja em estrada, mato ou seja onde for, capacete.

Pensem que, pelo menos, mal não faz.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Apesar de ter andado cerca de 2 anos em capacete, pela questão do "á.....e tal.....não me vejo bem com o capacete........logo compro, etc, etc, etc, desde há 3 anos que o uso e não passo, nem saio de casa sem ele. Voltinha de bike com a malta, é com capacete, e pronto. Já tive uma situação muito pouco agradével com um amigo meu (ida para o Hospital com pequena fractura e ferimentos na face), devido ao não uso de um capacete e não desejo essa sensação a ninguém. quem quiser vir comigo é bem vindo, mas sem protecção na carola, nem pensar, ou então informo que a responsabilidade é toda do individuo e que ninguém se vai privar de uma porreira volta de bike pelas irresponsabilidade de alguém. O capacete é a proteção mais importante de que dispomos quando saimos para pedalar por aí, e já tem salvo a vida ou evitado males maiores a muita gente. Eu não passo sem ele pois já estou tão habituado e é sempre uma sensação de segurança e confiança que tenho. Realmente aconselho a todos o uso do capacete como parte principal do equipamento de ciclismo em geral, e nos dias de hoje não é desculpa o orçamento, pois com quaisquer 10 ou 15 euros compra-se um. Espero que todos tenham em consideração o uso deste equipamento derivado ao seu valor na nossa integridade fisica e claro, na nossa vida.

Fiquem bem e boas pedaladas em segurança, claro.
 

aruiala

New Member
BTT ou estrada sempre de capacete!!!

Capacete sempre!!
Com a segurança e a vida não se brinca!!!
Acreditem que na minha profissão já vi o resultado de muitos acidentes e quedas sem capacete e o panorama não é nada animador.
Pessoal não facilitem!!!
A morte pode estar ao virar da esquina ou naquela raiz que não conseguimos evitar...
 

MSoares

Member
Se esta queda acontecesse há 7 anos quando o capacete ainda não era obrigatório, Mark Cavendish e Heinrich Haussler, dois dos melhores sprinters da actualidade tinham ido para a gaveta

[video=youtube;-RNAYR3KPIg]http://www.youtube.com/watch?v=-RNAYR3KPIg[/video]

Por isso o capacete deve ser usado sempre!!!
 
Top