Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

Bravellir

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Só não percebi, é como se consegue fazer isto:

xSoBx said:
...um estado de direito e democrático deve regular e legislar de acordo com a vontade da população que os elegeu...

e isto :

xSoBx said:
...não obrigar o seu uso .. ..liberdade de escolha e o livre arbitro são dois dos valores mais importantes, que muito prezo e defendo..

ao mesmo tempo, se , e só se, a maioria da população concordar com o uso obrigatório, como nos exemplos que o lpsferreira deu??

Só se o que estiveres a dizer é que um estado de direito e democrático está muito bem, desde que regule e legisle que cada um faça o que lhe apetece??

Quanto á questão fundamental? Se deve ou não ser obrigatório o uso, sempre, de capacete em qualquer velocípede, só concordo se fizer parte de um plano ou conjunto de medidas que vise aumentar a segurança dos ciclistas, e se concentre na protecção do ciclista nas estradas. Afinal, as pedras não mudam de direcção sem dar sinal e as árvores respeitam sempre a prioridade. É mais seguro para nós descer uma montanha a 60 km/h pelo meio de árvores e sem travões que ir tomar café a 10km/h ao tasco da esquina.
Se a lei reconhecer o direito de circular numa estrada de bicicleta em segurança e tornar tão grave o desrespeito por um ciclista como por exemplo o desrespeito por um peão na passadeira, então estou disposto a conceder a obrigatoriedade de capacete.

Quanto á minha opção pessoal, obrigatório ou não, uso sempre o capacete. Já não sou muito esperto, se bato com a cabeça, então :roll:
 

lpsferreira

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Bravellir said:
.....
Quanto á minha opção pessoal, obrigatório ou não, uso sempre o capacete. Já não sou muito esperto, se bato com a cabeça, então :roll:

Pois é isso mesmo, o pior é que existem por aí uns "espertos" que pensam que o são (espertos). :wink:
 

pintainho

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Engraçado, como este tema tem tão díspares manifestações de ideais.
Como redigi antes, a grande diferença entre eles reside na “imposição pela força”, ou não.
Sou apologista da educação e não da imposição. Pertenço a uma pequena minoria de almas, pois parece-me que apenas compactuam com os meus ideais o fg e o xSoBx.
Todos os restantes acham que a “força” deve imperar…
Respeito, como sempre, todas as opiniões. No entanto, a minha não restringe as de ninguém, enquanto que as de “força” já põem restrições à minha! Só por isso, nunca poderia ser apologista da “força”, pois não condiz com os meus princípios.

Vou agora responder a questões levantadas:

Bravellir said:
Prestas um mau serviço á causa que defendes se o único argumento que esgrimes é o de que por ser obrigatório, imposto ou limitativo das liberdades individuais é mau.

Neste ponto … discordo de ti.

virgínia said:
para mim este tópico nem merece desenvolvimento.

Neste então … a discordância é total! Se assim fosse, ainda se queimavam iluminados na fogueira e se dançava em volta dela dando graças à Terra plana e no centro do universo!

Alf_PKS_0 said:
não usar capacete é poir que fazer rally num descapotável

Há algum estudo que suporte esta afirmação? Se sim … rendo-me às evidências!

lpsferreira said:
... têm de se impor regras a ver se começam a "abrir" os olhos.

Tenho um amigo de longa data que ouvia sempre essa justificação quando o pai pegava no cinto e lhe “apontava” a fivela! A minha discordância é total.

xSoBx said:
O estado deve é elucidar os cidadãos menos esclarecidos sobre os beneficios do uso do capacete, não obrigar o seu uso pelo critério de que "as pessoas não são capaz de zelar pela sua própria segurança".

Assim sim! Concordo.

BTT Rio Azul said:
Só usa quem quer ... e a companhia de seguros dirá ... bateu com a cabeça sem capacete não pagamos, tambem estão no seu direito de escolher.

Como é evidente!

Como experiência pessoal fora cá do burgo, posso-vos informar que já pedalei em Espanha, onde o uso de capacete não é obrigatório durante a condução de bicicletas, e cerca de metade dos espanhóis que vi não o usavam! Na Suíça então a coisa foi demais! Nem 20% dos “pedalantes” que por lá vi usavam capacete! Uns autênticos “ignorantes”, aqueles suíços! E ainda se dizem do primeiro mundo! Para ser "coerente", enquanto pedalei por lá, também não usei “casco”. Curiosamente pedalei algumas bicicletas públicas, e os “desgraçados” nem sequer tinham capacetes para quem as usava! Uns autênticos “analfabetos” os responsáveis pelo serviço público lá da tribo!! E ainda dizem mal dos nossos!!

Ironias à parte, continuo a pensar que por cá se devia incentivar o uso de bicicletas em detrimento de nos preocuparmos em punir quem as usa (como escrevi antes).
Mas, respeito quem não pense assim.
 

Sergio B.

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Bravellir said:
Só não percebi, é como se consegue fazer isto:

Só se o que estiveres a dizer é que um estado de direito e democrático está muito bem, desde que regule e legisle que cada um faça o que lhe apetece??

Peço desculpa mas acho que fui muito claro. No mesmo texto escrevi: "um estado de direito e democrático deve regular e legislar de acordo com a vontade da população que os elegeu, que como sujeitos maiores de idade e com direito a voto, devem ser livres de fazer as suas escolhas, tendo como limite a vida em comunidade e a liberdade dos outros."

Ou seja, não é cada um fazer o que lhe apetece, é viver em sociedade e respeitar as sua normas e em liberdade termos hipotese de fazer as nossas escolhas.

Concordo em absoluto com o uso do capacetes, cintos de segurança, sinais de chão molhado, etc, etc, não porque são obrigatórios, mas porque são úteis no sentido de preservarem um bem precioso.

Acham que em Portugal o estado legislou a favor da obrigatoriedade porque se importa com os cidadãos?!
Ou porque cada morte/acidente custa milhares de euros ao estado em reformas, cuidados médicos e outros?!

Acham que os acidentes na estrada tendem a diminuir por causa das coimas mais pesadas ou será porque as pessoas estão cada vez mais consciencializadas para o problema; têm melhores carros e mais seguros; melhores estradas; porque tem chuvido menos?!
 

virgínia

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"Agora "mais uma vez pergunto eu (que a isto ainda ninguém me respondeu):
Será o condutor de um automóvel menos que um ciclista?"

eu respondi: para mim o condutor de um automóvel devia ser obrigado a usar capacete
e acrescento: no meu carro ninguém anda sem sinto, incluíndo atrás. quem não quiser pôr o cinto não vai. não se esqueçam que numa paragem brusca o passageiro de trás pode ser disparado para a frente do carro e até matar o passageiro da frente.
conheço um rapaz que ficou paraplégico por ter sido projectado para o vidro da frente, quando o cundutor foi contra uma parede, dobrado ao meio, partindo a espinha, para proteger duas crianças que iam ao lado dele sem cinto e que, por acaso, eram filhos do patrão dele, que ia a conduzir.
culpa do condutor ou do rapaz?
 

peanuts

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se for tomar café de bike nao o levo, mas se for para dar ao pedal "offroad" isso levo sempre, e critico quem nao o leva!!!!!!!!!!!!!!
 

almargo

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Boas!

Como atitude pessoal, sempre que vou passear, sozinho ou com a minha filha, os dois levamos o capacete. Quando vou para o meio do mato, então aí nem se fala.

Sem dúvida que noutros paises, com outra cultura (entenda-se sensibilização automobilistica) com a Alemanha, a Suiça, a Holanda, entre outros, é bem mais simples usar uma bicicleta sem capacete! Basta tentar atravessar a rua na Alemanha, e seguindo na ciclovia respectiva (ou em caso de ausencia da mesma, bastando ir na faixa de rodagem), os carros param, pois as bicicletas e os peões têm REALMENTE prioridade sobre os automóveis. Agora experimentem fazer isso em Portugal. Além de serem completamente ignorados, corremos o risco de sermos atingidos pelo veiculo. E o capacete ajuda? Acredito que sim, pois já presenciei um acidente entre um carro e um ciclista, que ia no máximo a 10km hora, e se aquele capacete não estivesse ali, de certeza que hoje havia mais uma família incompleta. Mas deve estar na consciência de cada um.

Quanto à obrigatoriedade, sou levado a fazer uma comparação: desde sempre que somos uma das ovelhas negras da Europa no que diz respeito à mortalidade rodoviária. Mas este ano parece confirmar a tendência dos anos anteriores, em que a descida acentuada de mortes, faz com que estejamos a comprir os objectivos de 2010!! E no estudo realisado, esta diminuição só foi possível com a obrigatoriedade do cinto e controlo apertado por parte das forças de segurança, entre outros. Em vez de obrigarmos a usar o capacete, que tal obrigarmos os condutores a dar prioridade às bicicletas e peões? Reduzir e controlar a velocidade em zonas habitacionais?
Talvez o segredo não seja reprimir os utilizadores de bicicletas, mas ordenar a circulação pelo código da estrada de modo a dar prioridade às bicicletas.

Basta ver a quantidade "xicos espertos" das nossas estradas para saber que vai ser difícil, mas se nunca começarem a mudança... nunca mais lá chegamos.

Abraços (com capacete)

Almargo
 

José Martins

Administrator
Após ler as duas ultimas páginas deste tópico (já lera as restantes), deu para perceber que o mesmo continua em grande discussão (salutar).
Não vale a pena comentar se o uso do capacete confere uma segurança adicional ao utilizador. Pode-se até não gostar (é uma questão de gosto e cada um tem os seus), mas só alguém fora do seu juízo normal o poderia negar.
Pessoalmente, nunca saio de casa para pedalar sem ele. Sem ele e sem o equipamento apropriado, as luvas e óculos, por vezes esquecidos até ao dia em que virmos alguém levar com uma silva na cara.
Mas aqui discute-se também a obrigatoriedade da utilização do capacete.
Por esse prisma, tenho de ser frontalmente contra e a razão é simples: será necessário impôr a uma pessoa algo que visa a sua segurança e da qual deveria ser essa pessoa a tratar em primeiro lugar?
Ao meu filho, é-lhe imposto o uso do capacete, mas tem a idade que tem. Agora a um adulto, no ano em que estamos e com as quantidades de informação a que temos acesso todos os dias, será ainda necessário?
Como referiu o colega BTT Rio Azul, quando alguém fôr à companhia de seguros e o mandarem passear, porque não levava capacete, talvez se comece a pensar de outra maneira.
 

cabrita

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Boas!!!
Pessoalmente acho bem o uso do capacete mas sinceramente nao sei porque mas nao o uso gosto de descer com tudo mas sem protecçoes ainda nao cai talvez quando cair eu volto a usar!!! :twisted: :mrgreen:


Boas Pedaladas!!!!! :wink:
 

Override

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Boas

Eu sou da opinião "Capacete Sempre!". Bem, esta opinião formou-se à cerca de duas semanas quando caí. Até entao so usava capacente quando fazia BTT. Deixei-me do BTT e agora so faço ciclismo de estrada, e como a estrada não é muito acidentada não usava capacete (essa é a opinião de muitos ciclistas), usava apenas o chapelinho qd estava sol. Entretanto comprei um capacete para poder participar ai numas provas e comei-o a usar regularmente. Foi entao que no outro dia, quanto menos contava, um colega meu tocou-me, ficamos os dois presos e eu cai, fui de cabeça (nem me deu tempo de meter as mãos). Concluindo, se não fosse o capacete se calhar a esta hora n estaria aqui a escrever este tópico. Desde entao não dispenso o capacete.
Têm de pensar que não acontece só aos outros. Quando menos esperamos vamos ao tapete.

Fiquem bem e boas pedaladas
 

BH Shark

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Pessoalmente defendo a utilização do capacete mas só a defendo... :s Isto porque só uso o capacete quando vou para o monte. Durante os treinos semanais raramente uso capacete e ainda assim desço escadas e dou alguns saltos! Só depois de os fazer é que penso no capacete mas é uma ideia errada.

Para mim o capacete deve ser usado sempre, embora não seja o meu caso...
 

jginja

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viva,
se andar de bina uso capacete. nem que seja para ir "buscar o pão".
sem capacete na bina sinto-me despido.

boas pedaladas
 

jginja

New Member
viva,
na inglaterra a discussão está bem vida e já motivou estudos sobre o uso do capacete. segundo um estudo feito pelo Dr Ian Walker os automobilistas passam mais perto daqueles que os usam do que daqueles que não usam, dando assim menos espaço ao ciclista na estrada.
a dicussão levará à obrigação ou não do uso do capacete.
dêm uma leitura ao artigo que está interessante:
http://www.telegraph.co.uk/news/main.jhtml?xml=/news/2006/09/12/ncycle12.xml

boas pedaladas
 

pintainho

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Muito interessantes as conclusões emanadas por este estudo. E bastante lógicas, na minha opinião. Até fico relutante em utilizar o capacete quando faço estrada... :-K

E uma conclusão engraçada: lá fora estudam para decidir; cá dentro querem logo optar pelo "martelo"! Qual estudo, qual quê! Isso não é para português que se preze! É logo de "martelo" em riste... De "martelo" é que é! Gritemos todos: Viva o "martelo"! :cadeirada:
 

Bytes

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Wearing A Helmet Puts Cyclists At Risk

Drivers pass closer when overtaking cyclists wearing helmets than when overtaking bare-headed cyclists, increasing the risk of a collision, the research has found.

Dr. Ian Walker, a traffic psychologist from the University of Bath, used a bicycle fitted with a computer and an ultrasonic distance sensor to record data from over 2,500 overtaking motorists in Salisbury and Bristol.

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Dr Walker, who was struck by a bus and a truck in the course of the experiment, spent half the time wearing a cycle helmet and half the time bare-headed. He was wearing the helmet both times he was struck.

He found that drivers were as much as twice as likely to get particularly close to the bicycle when he was wearing the helmet.

Across the board, drivers passed an average of 8.5 cm (3 1/3 inches) closer with the helmet than without

The research has been accepted for publication in the journal Accident Analysis & Prevention.

“This study shows that when drivers overtake a cyclist, the margin for error they leave is affected by the cyclist’s appearance,” said Dr Walker, from the University’s Department of Psychology.

“By leaving the cyclist less room, drivers reduce the safety margin that cyclists need to deal with obstacles in the road, such as drain covers and potholes, as well as the margin for error in their own judgements.

“We know helmets are useful in low-speed falls, and so definitely good for children, but whether they offer any real protection to somebody struck by a car is very controversial.

“Either way, this study suggests wearing a helmet might make a collision more likely in the first place.”

Dr Walker suggests the reason drivers give less room to cyclists wearing helmets is down to how cyclists are perceived as a group.

“We know from research that many drivers see cyclists as a separate subculture, to which they don’t belong,” said Dr Walker.

“As a result they hold stereotyped ideas about cyclists, often judging all riders by the yardstick of the lycra-clad street-warrior.

“This may lead drivers to believe cyclists with helmets are more serious, experienced and predictable than those without.

“The idea that helmeted cyclists are more experienced and less likely to do something unexpected would explain why drivers leave less space when passing.

“In reality, there is no real reason to believe someone with a helmet is any more experienced than someone without.

“The best answer is for different types of road user to understand each other better.

“Most adult cyclists know what it is like to drive a car, but relatively few motorists ride bicycles in traffic, and so don’t know the issues cyclists face.

“There should definitely be more information on the needs of other road users when people learn to drive, and practical experience would be even better.

“When people try cycling, they nearly always say it changes the way they treat other road users when they get back in their cars.”

The study also found that large vehicles, such as buses and trucks, passed considerably closer when overtaking cyclists than cars.

The average car passed 1.33 metres (4.4 feet) away from the bicycle, whereas the average truck got 19 centimetres (7.5 inches) closer and the average bus 23 centimetres (9 inches) closer.

However, there was no evidence of 4x4s (SUVs) getting any closer than ordinary cars.

Previously reported research from the project showed that drivers of white vans overtake cyclists an average 10 centimetres (4 inches) closer than car drivers.

To test another theory, Dr Walker donned a long wig to see whether there was any difference in passing distance when drivers thought they were overtaking what appeared to be a female cyclist.

Whilst wearing the wig, drivers gave him an average of 14 centimetres (5.5 inches) more space when passing.

In future research, Dr Walker hopes to discover whether this was because female riders are seen as less predictable than male riders, or because women are not seen riding bicycles as often as men on the UK’s roads.

in ScienceDaily
 

Jepas

Super Moderador
Re: Wearing A Helmet Puts Cyclists At Risk

Boas,

da rápida leitura que fiz concluo que os automobilistas dão menos espaço a quem usa capacete por o julgar mais "capaz" na estrada, ou seja, melhor ciclista. De qualquer maneira, prefiro andar na terra e sempre com capacete. Espero que não sirva de desculpa para não se usar capacete.

Quanto aos camiões: se o estudo fosse feito em Portugal, onde há entradas onde não passam 2 carros, então 2 camiões... Isto para dizer que os camiões devido ao seu maior volume também têm menor capacidade de manobra em relação a automóveis, para uma estrada do mesmo tamanho. Se têm menos margem, não se podem afastar tanto.

Finalmente: bom senso, quer da parte do ciclista quer da parte do automobilista. A estrada é de todos e todos se devem respeitar. Empiricamente: bicicleta desvia-se do carro que o carro também se desvia do camião.

Jepas

PS. se os carros tivessem um espigão no volante em vez do Air-Bag , acredito que a condução era muito mais cuidada. Muitos acidentes devem-se ao excesso de confiança na segurança que se pensa ter dentro de um carro.
 
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