Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

fg

New Member
#41
Não quero monopolizar o tópico, mas...

Hugo
O que dizes é evidente. Eu também acho que uma criança que está a dar os primeiros"passos" no ciclismo deve usar capacete. Sou pai, e a minha filha anda sempre com capacete. Como sabes, eu próprio, no BTT ando sempre de capacete e já assisti a situações em que o capacete salvou vidas. Nas dezenas de passeios de bicicleta que organizei com os meus alunos sempre foi obrigatório o uso do capacete e nunca deixei ninguém participar sem o levar.
Isto é uma questão que para mim nem tem discussão.

Agora ..... haver uma lei que OBRIGA todos os utilizadores de bicicletas a usar sempre o capacete em todas as deslocações, pequenas, grandes, na cidade,para ir à padaria como alguém disse, no campo, na estrada, na ciclovia, numa praça sem carros....é uma questão completamente diferente.

Espero que a minha opinião tenha ficado clara.
Leiam o documento da ECF. Explica melhor...
Já agora leiam também outros documentos que estão lá no site. Concordem ou não, vale a pena.
 
A

americo

Guest
#42
Boas

Realmente as opiniões não diferem muito no seu conteudo.
Todas as opiniões reflectem um cuidado com a segurança passiva dos condutores de bicicletas, só discordamos da obrigatoriedade dessa segurança relacionada com o uso obrigatório do capacete.

Na minha opinião o uso do capacete é uma peça moralmente obrigatória na segurança do ciclista. Caso a legislação não contemple essa obrigatoriedade cabe ao bom senso de cada um optar por utilizar ou não, no meu caso vou-me continuar a "arrepiar" cada vez que me cruzar numa estrada e deparar com individuos a andar de bicicleta sem capacete.

fg na tua explanação do que deveria ser obrigatório, tal como patins e trotinetes por exemplo, eu continuo a achar o uso do capacete obrigatório mais que não seja moralmente.
Parti a cabeça uma vez por andar de skate sem capacete, caso tivesse capacete não tinha partido.
Agora se vais buscar o minimo exemplo para exemplificares a obrigatoriedade do uso de utensilios de segurança ser um pouco estúpido nunca mais saimos daqui

É uma questão de clareza de espírito e bom senso, prevenir nunca fez mal a ninguém.

Para mim "pendura", seja criança ou não, sendo obrigado a utilizar capacete mais me intriga a não extensão dessa obrigatoriedade ao condutor!

Os legisladores partem do principio que uma bicicleta não atinge grandes velocidades por isso em caso de queda não há grande problema...

Não estarão errados neste pressuposto?

P.S. Mesmo que não partas a cabeça e tenhas hemorragias cranianas graves cada pancada na cabeça, se fôr forte, provoca a morte de umas tantas células cerebrais...

Um abraço

Américo Ribeiro
 
#44
boas!
eu ca uso sempre capacete, ate pq ja vi algumas quedas desastrosas. ate eu que na 2ª vez que recomecei a andar mandei um malho e aterrei de cabeça, por sorte nao me magoei. por isso sempre que me ponho em cima dela para ir rolar, nem que seja estrada, o kipuki vai comigo.
pedalem muito! mas devagarinho.
bike_man
 
#46
lalmeida said:
O curioso é que o "BTTista" a que me refiro no post inicial, o tal que andava na Marginal de Cascais, até costuma participar neste Forum. Obviamente que não me vou referir ao seu nome, mas gostaria de saber quais os seus argumentos para deixar o capacete em casa.

Pedalem
Almeida
Por acaso não era não?? :shock: :roll: ...e bem capaz porque tenho andado por la para ir po job.

Podes dizer que não me importo e acho que a pessoa em causa (se nao for eu) não se vai importar.

abraços

Pluma
 
#47
"Agora ..... haver uma lei que OBRIGA todos os utilizadores de bicicletas a usar sempre o capacete em todas as deslocações, pequenas, grandes, na cidade,para ir à padaria como alguém disse, no campo, na estrada, na ciclovia, numa praça sem carros....é uma questão completamente diferente. "

Quando vais de carro nem que seja para ir ah casa do vizinho a 10metros, n é obrigatorio colocar cinto? :wink: se calhar se n fosse lei tu n o punhas, porque achavas que n valia a "pena", se calhar se fosse lei usar capacete SEMPRE, se calhar para ires á padaria ja o levavas, é um custume.

Americo, espeor que n pensem isso proque é uma estupidez, tu parado em cima duma bike a fazeres equilibrio, ou a fazer uns pequenos freerides, n atinges velocidades, mas n deixa de ser igualmente fatal(se for o caso)
 

fg

New Member
#48
Só mais uma coisinha para reflexão:

Holanda: país da Europa onde mais gente anda de bicicleta no dia-a-dia e onde há melhores condições de circulação para as bicicletas; milhões de ciclistas, muitissimo menos acidentes com ou sem bicicletas que no nosso país; quantos usam capacete ? são inconscientes? irresponsáveis?

China ..... bem aí nem vale a pena dizer mais nada....

Há que ver, repito, que BTT é uma coisa (capacete sempre) ; bicicleta -meio de transporte é outra muito diferente.

Se for obrigatório, é para TODOS e em TODAS as situações. Com isso, e só com isso, é que eu não concordo. Quem quiser usar sempre, que use.
Eu, para ir ali ao café, não uso.
 
#49
É verdade na Holanda, quase não ha movimento de carros, mas a rede de transportes publicos é outra coisa, os famosos trams os conhecidos electricos ha por todo o lado. Alem das pistas de ciclistas claro, onde o respeito é enorme pelos mesmos, a minha primeira experiencia num cruzamento com um carro foi hilariante, o carro parou ainda eu estava a alguns metros do cruzamento e depois foi ver quem mais insitia para o outro passar primeiro, fui vencido e fui "obrigado" literalmente a passar primeiro que o carro, claro que nao estava habituado a tal civilização e a "malta "estranha claro que estranha".

Só visto
http://sobesobeedesce.no.sapo.pt/20020809holanda.htm

Para o topico nao ser bloqueado (brincadeirinha) :Realmente nao vi capacetes, a nao ser no pessoal que anda de patins, sim é outro dos meios de transporte na Holanda.
 

fg

New Member
#50
Se repararem bem nas (excelentes =D> ) fotos do JCSC , elas mostram que, como escrevi logo no 1ºpost, falar da obrigatoriedade do capacete é realmente descentrar a questão. Lutar para que possamos ter condições de circulação como as que vimos nas fotos, isso é que é importante.
 
H

Hugo Carvalho

Guest
#51
Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

Quanto às condições de circulação estou completamente de acordo mas mantenho a minha opinião sobre a obrigatoriedade do capacete.

Eu, a minha mulher, os meus futuros filhos, o meu cão, o meu piriquito :lol: :lol: ... sempre que sairmos de casa, quer seja de bicicleta, patins, skate, trotinete, etc... CAPACETE SEMPRE!!

Pelo que já passei, pelo que já vi, pelo que já senti...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
A

americo

Guest
#52
Boas

A Holanda não serve de exemplo!
Esse povo é muito civilizado, nós não temos o grau de educação e civilização em vários aspectos da vida como os Holandeses, torna-se impossivel comparar as duas culturas...

Caro fg se reparares nas fotos as pessoas não utilizam capacete mas têm vias próprias para ciclistas e carros nem vê-los!!!

Em Portugal é possivel um condutor de carro parar antes de nós (ciclistas) para nos dar prioridade?

Gostaria imenso que tivessemos o mesmo grau de desenvolvimento que vários Países Nordicos ostentam mas nos tempos mais próximos duvido...

Temos os indices de sinistralidade rodoviária mais altos da UE e só isso, por si só, já é um grande argumento para a obrigatoriedade do capacete pelo menos nas vias rodoviárias, pelo menos nestas, quando atingirmos o patamar de desenvolvimento das condições viárias da Holanda a lei da obrigatoriedade do capacete seria retirada, mas até lá não.

Um abraço

Américo Ribeiro
 
H

Hugo Carvalho

Guest
#54
Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

Com base no triste episódio relatado pelo Luís nas Crónicas de bikers, nunca é demais insistir neste assunto...

luiskiev said:
O cumulo disto tudo é que nunca ando na estrada Termas - Penafiel e hoje só fui por lá porque ia a Paredes substituir um cabo da bicicleta e por era é mais rápido.
luiskiev said:
...e com a cabeça intacta graças a um capacete outrara azul que agora está branco por ter-me salvo a vida!
luiskiev said:
Não fosse o meu abençoado capacete e neste momento tinha metade do crânio espalhado pelo cimento do muro da valeta junto ao local assinalado na foto.
Era já ali e ate era mais rápido, no entanto o Luís e muito bem, levou o capacete que pelo relato, salvou-lhe de certeza a vida!!

Enquanto não tivermos vias próprias e as partilharmos com outros tipos de veículos, enquanto o código tiver as lacunas que tem... SIM À OBRIGATORIEDADE DO CAPACETE!! Nestas e em todas as outras situações!!

Mais um exemplo sem dúvida impressionante da importância do uso de capacete!!

Força Luís!! :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
#55
Visto até já estarem a levar para uma questão um pouco de politica sobre se deveria de ser obrigatorio uso de capacete ou não eu dar a minha opinião :lol: :lol: :

Usar capacete pode salvar a vida? Pode.

Se concordo que devamos de usar sempre capacete?Sim.

Mesmo em voltas pequenas?Sim.

Se eu uso sempre capacete?Por acaso nem sempre.

Se devia ser obrigatorio por lei usar capacete, tal como é obrigatorio usar cinto?Acho que cada um sabe de si!!
 
#57
Já tava á espera disto, obrigatorio porque?

Atenção estou a dizer mas qd ando de carro uso sempre cinto por acaso de bike é que não ando sempre de capacete mas estou a ver se trato dessa minha má mania.

Voltando...

Tudo bem que capacete ou cinto só traz vantagens como já disse, agora não concordo que seja obrigatorio pois acho que cada sabe o que é melhor para a sua vida, e agora antes que venha alguem a dizer"ah, tão por isso apetecia-me conduzir bebado, conduzia, eu é que sei de mim", ao que eu respondo já, "pois, mas conduzir bebado pode ter repecursões directas sobre a vida de outras, enquanto que o não uso do cinto apenas tem influencia sobre a tua propria vida sem meteres mais ninguem em risco", a mesma historia com o capacete.

Sei que pode parecer um discurso sem grande fundamento pois todos sabemos a segurança que cinto ou capacete nos trazem, mas se eu não quiser andar de capacet posso não andar e ninguem vai sofrer na pele com isso sem ser eu, pq razão há-de ser obrigatório?

Se é mesmo para andarmos de bike em segurança tambem deveria sair uma lei em que só se pudesse andar de bike nas vias reservadas para tal, assim não teriamos o risco de termos carros a saltar-nos para a espinha, ou uma lei em que se a andar no meio do mato nos deparássemos com uma descida que tivesse maios de X % de inclinação tambem seria proibido de passar por ela, pois ai quase não haveria risco de acidente, e quem diz isto diz dezenas de situações.

Se eu não usar capacete afecto directamente alguem com isso?Não.
Tão não concordo que seja obrigatorio, se sofrer sofro eu sozinho , sem por em risco mais ng.

Vamos lá ver com o que me vão mandar em cima agora para me mudarem de ideias.!!
 
#59
:lol: :lol: :lol: :lol:

Já me derrestes-te todo, nunca mais saio de casa sem capacete, até acho que vou dormir de capacete não vá eu cair da cama e bater com a cabeça!! :lol: :lol: :lol: :wink: