Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

capacete sempre! e desde ontem ando a pensar muito seriamente em usar umas joelheiras. ando a ver se encontro algo maleável e bem refrigerado.

ontem, com dois amigos, a fazer um "test-drive" para escolher uma FS, vi um deles a cair, quase em câmara lenta e a bater com o joelho de lado no chão. conclusão, telefonei-lhe hoje e está cheio de dores. além da esfoladela da praxe (tivesse sido só isso).
estávamos ainda numa zona de asfalto e foi uma daquelas quedas muito estúpidas (como quase todas, eu sei). no meio da conversa aparece um buraco na estrada e a distracção valeu uma ida ao tapete. íamos muito devagar. mas cada vez que me lembro do barulho do joelho a bater no chão... :|

o capacete também é incómodo e não passo sem ele, por isso acho que vou passar a incluir um novo adereço na vestimenta.
 
Last edited:
Um capacete nunca é incómodo se for comprado como deve ser.
Muitos compram as melhores peças que a carteira permite e depois para o capacete ficam os trocos e compra-se qq coisa sem ser homologado ou testado.
Quando a coisa corre mal dizem que tem azar.
Ainda no domingo fui dar a voltinha da praxe e, para quem conhece Leiria, sabe que a zona da fonte é bastante utilizada para a páctica de btt. Não vi UM, mas sim TRES tipos a andar e a dar-lhe bem no mato sem capacete.

Fiquei chocado com o que vi e com tamanha irresponsabilidade. Como iam num grande grupo pergunto.... os colegas deles não têm olhos a cara??
Eu recuso-me a andar de bicicleta com alguem que não use todo o equipamento necessário, e claro está o capacete.
Por isso, no que me diz respeito, capacete sempre, nem que seja para ir comprar o jornal a 200m de casa.
 
Não sei se todos partilham a minha opinião , mas , capacete para que? Aquilo é leve e frágil e não nos protege de nada!
Nunca usei capacete de bicicleta porque , apesar de saber que é necessário , ainda não vi nada que me leve a compra um capacete desses.
 
Eu gosto de uzar o capacete por varias razões portegeme, não fico com o cabelo todo em pé por causa do vento e ainda tenho a pala do capacete por causa do sol.

Os capacetes podem parecer frageis por serem leves e serem praticamente esferofite comprimido, mas ja safou o meu tio numa queda :)
 
Eu uso sempre, não me incomoda absolutamente nada. Penso que é uma questão de hábito. Eu já não andava de bicicleta desde garoto (há mais de 10 anos quando não se usava capacete!) e agora que comecei a andar novamente e uso sempre.
O modelo em questão é o "Encinal" da GIRO. De entre os que vi, no momento da compra da bicicleta, foi-me dito que era bom e gostei da estética bem como da forma como me "assentou" na cabeça.
A minha señorita comprou um da BTWIN mais barato mas também se sente confortável com ele, por isso nunca saímos da garagem sem o capacete.
 
Boas pessoal, deixo aqui o meu testemunho sobre um acontecimento que se passou ontem e que se integra neste tópico:

Eu e um amigo costumamos andar regularmente em trilhos na arrábida e esse meu amigo era dakeles que ligava pouco ao capacete e que tanto levava um dia como se esquecia em casa no outro. Ora bem, ontem fomos andar de bike, quase que por sorte ele levou o capacete para andarmos a manhã inteira em trilhos acidentados. Iamos os dois a uma velocidade moderada mas de repente eu comecei a ficar para trás e ele foi continuando... uns metros à frente encontrei o meu amigo a levantar-se no chão com uma cara dos diabos - a roda da frente dele enfiou-se numa vala sem ele estar à espera e foi projectado para a frente contra uma rocha que estava no chão, se não tivesse levado o capacete provavelmente teria morrido ou teria ficado com alguma coisa grave no crânio.

Espero que aprendam alguma coisa com esta história, eu aprendi...

cumprimentos
 
O capacete deve ser utilizado sempre. Faz-me imensa impressão ver um ciclista sem capacete, qualquer que seja a modalidade que pratique. Para mim é um acessório indispensável e que já me safou de ir desta para melhor.
Abraço
 
Boas! Eu no més passado numa descida bati num buraco e fui de cabeça ao chão!
Resultado: capacete partido e algumas escoriações na cara, nem quero imaginar qual seria o resultado se não levasse capacete.
Para mim se já era um acessório indispensável, tornou-se ainda mais com a queda que tive!
 
Boas pessoal,

eu sempre usei o capacete, mas no último domingo tive a prova do beneficio de utilizar o capacete sempre que se anda de bicicleta. Não fosse o capacete e a sua robustez e provavelmente não estaria aqui a comentar este tópico.

Tive uma queda, na qual bati com grande violência numa pedra e onde parti o capacete, portanto sugiro vivamente a sua utilização em todas as circunstâncias.

Um abraço.
Marco Mestre
 
para que conste. não ando de bike sem capacete.

mas vamos lá dar um break no moralismo. eu vejo 99,9% de gente no monte cuja única protecção é o capacete e uma luvas. e isso, chega?
 
Capacete obrigatorio NÃO e Não.
Eu uso nas estradas e em alguns Trilhos em que a segurança pode estar em perigo. Holanda/Noruega/japão/china etc o capacete é coisa rara só como exemplo. Deve-se usar conforme analise do utente e sua vontade agora obrigatorio NÃO!
 
Eu só não entendo uma coisa...

Mas afinal vocês estão preocupados com a VOSSA cabeça ou com as dos OUTROS?
O que é que vos importa se um holandês cair de tola no chão e ficar em coma?
Sabem quantos chineses/japoneses já morreram até á data devido á falta de uso de capacete?

O mal deste país é que tem sseeemmmmppprreeee de acontecer primeiro uma tragédia (ou um azar, como muitos gostam de lhe chamar) para o pessoal ficar mais alerta.

O nome Joaquim Agostinho diz-vos alguma coisa?

Já está comprovado que mesmo a 10kmh se pode cair e ficar com sérias lesões, mas mesmo assim parece que ainda não chega.

Sabem uma coisa? - Para mim a indústria que faz os capacetes só quer mesmo é vender estes objectos desnecessários :


[video]http://youtu.be/PYXwRJH8oDg[/video]

[video]http://youtu.be/V1W5HN40bpw[/video]
 
Last edited:
Deve ser por isso que não o fazem nos outros países já aqui referidos.
Interessa mais aumentar a venda e a circulação de velocípedes do que diminuir o nrº de mortes fatais pelo não uso de um capacete. Como o número de acidentes com danos para a cabeça devem ser muito poucos toca a optar pela não obrigatoriedade dos mesmos. Ganha-se mais do se perde.

Mas e quem será que realmente perde mais com isto?
Eis a questão.

Outra questão é de tentarem saber quantas vidas é que até hoje os cintos de segurança já salvaram.
E as cadeirinhas para as crianças?

E isto apenas porque o seu uso se tornou obrigatório.

As estatísticas não enganam, por isso e antes de pensarem nas multas que isso acarreta, pensem sempre 1º na vossa segurança e na dos vossos filhos.
Para mim quem não quer ou não gosta de usar o capacete apenas está a arriscar a sua vida e não a dos outros, por isso continuem a andar com a cabeça ao fresco mas rezem para que o vosso "Anjo da Guarda" tenha umas asas de 2,5mts para quando o azar vos bater á porta.
 

oliana

Active Member
Há algun tempo e numa artéria de Setubal decidei por gozo passar debaixo de um placard de publicidade. Não dei o desconto certo ao baixar a cabeça e acertei na parte debaixo da placa. O capacete ficou com um vinco de alguns mm de profundidade e alguns cm de comprimento. Foi a pancada mais violenta e de certeza que não ficava nada bem sem capacete. O mesmo já aconteceu no mato com galhos secos escondidos na vegetação verde.
Já vi um estradista despistar-se na Arrábida e bater com a cabeça na barreira da estrada, ficando com metade do capacete para a frente e a outra para trás. Foi mesmo á minha frente.
Não compreendo o que vai na moca desses tipos que andam sem nada nela (a moca). Até porque alguns até escolhem aqueles lencinhos :)cl:) em vez do seguro capacete.
Porque será?
Tenham mas é juizo.
 
Se existe dinheiro bem empregue neste mundo acreditem que é na compra de um capacete.

É incómodo? - um pouco :|
Faz suar no Verão? - um pouco :|
É pesado? - (??!! :roll:...)

Pode salvar uma vida? - Muito :yeah:.

P.s - Estão a ver aqui um exemplo da falta do capacete :tungas:...
 
Last edited:
Recentemente fiz a Ecopista do Dão (várias vezes) e faz-me impressão a quantidade de pessoas e crianças que andam sem capacete, tá bem que a ecopista até é bastante segura mas basta uma distração... aqui um vizinho caiu pura e simplesmente para o lado e bateu com a cabeça na quina do passeio, MORREU.. não é preciso muito... ENFIM cada um sabe de si