Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

#24
Inverno ou Verão, Primavera ou Outono, não dispenso o meu pente 1...Sempre!

Então no verão dá um jeitão... :D

Desde puto que uso pente 1, nada melhor.... :twisted:
 

oli

New Member
#26
:)

não tinha visto os últimos posts .... pente 1 :)

isso faz me lembrar que hoje é um bom dia para aplicar a máquina na cabeça e livrar me do excesso de peso ... :)


oli
 
#27
Capacete sempre, as vezes tiro o capacete para refrescar a cabeça mas é quando estou parado.

Em relação ao rapar do cabelo isso não é comigo [-X , a minha namorada matava-me só de me ver sem os meus caracolinhos que ela gosta tanto :lol: , ela e as outras mas não digam a ninguém :-$ eheheheh

Abraços
 
A

americo

Guest
#28
Boas

Nem sequer vou colocar a minha opinião sobre o uso do capacete, simplesmente vou utilizar este tópico que acho adequado ao meu desabafo.

A utilização deste tópico deveu-se á utilização do comando pesquisar, que por sua vez deveu-se ao medo, terror puro, do nosso moderador Hugo Carvalho "vir por aí" de tesoura em punho bloquear mais um tópico...

Hoje por volta das 18:30 horas saí do trabalho e vim de carro para casa. Para meu agrado vejo cada vez mais gente de bicicletas a andar na estrada e como é óbvio tenho um certo carinho e muito cuidado quando passo por eles porque estou a rever-me na mesma posição.
Este pequeno desabafo tem uma causa que me deixou bastante nervoso e pouco confortável (não, ainda não chegou o periodo). Vinha eu pela estrada quando de repente numa via muito, muitissimo concorrida de Lisboa/Sete Rios vejo para meu espanto um curioso a andar de bicicleta sem capacete, sem luvas e aos "zig zages" enquanto olhava para trás a ver os carros para fazer alguma manobra. Fiquei totalmente siderado a ver aquela aberrante imagem daquela inconsciênte criatura. E ainda por cima numa saida onde ele ia a direito e não virava para a direita olhou para mim e eu abrandei para ver o que ele ia fazer. E não é que a criatura (rapaz dos seus 20 e poucos anos) colocou-se a "sprintar" furiosamente como que a dizer que ia passar primeiro mesmo que eu vira-se á direita?
Estive mesmo para parar e falar um pouco com ele mas como ia levar uma amiga a casa deixei andar.
Essa mesma amiga minha que tem carta ainda se virou para mim e perguntou se a utilização de capacete na estrada não era obrigatória também para ciclistas...

Boa pergunta!

Eu pergunto:

Ó Xor Primeiro Ministro porque é que o uso do capacete por parte dos ciclistas em estradas de transito de veiculos motorizados não é obrigatório?

Será que a cabeça dos ciclistas a bater no alcatrão e passeio é mais rija que a cabeça dos motociclistas?

Um abraço

Américo Ribeiro
 
#29
Capacete Sempre!!!

O meu já tem uns anitos e já me safou numas quedas no meio do mato e num encontro imediato com a traseira de um Nissan Patrol, encontro este que me deixou meio abananado :? e levava capacete se não levasse... nem imagino como teria ficado a mona! :shock:
O curioso neste encontro imediato é que eu vinha a uma velocidade razoável atrás do jipe, ele travou e eu a olhar pra roda da bike não me apercebi (nem deu para travar)... e Pimba!! :shock: A roda da frente bateu no para-choques e fiz uma égua e bati com alguma violência contra a traseira do jipe, fiquei todo abananado :? , o gajo do jipe sai do jipe e eu na minha inocência a pensar q o gajo vinha ver como eu tava... digo-lhe q tou bem, o gajo nem olha para mim... olha para o jipe para ver se tinha algum risco e, como não tinha baza!!! :lol:
 
#30
Tenho por experiencia propria visto que normalmente quem n usa capacete é atrasado mental, desculpem mas é verdade, em qualquer forum, normalmente quem n usa, n regula bem..por acaso ate hoje penso que nunca me salvou a vida, mas podia, o unico tralho a serio, foi bater numa rocha, a bike virou, perdi o controlo(isto numa singletrack na arrabida, a do tank se é q conheçem) entretanto fui contra uns arbustos mt densos q bloqueou a bike, agora imagem a uns 30km q eu ia, e ela embate e para, bem, nem sei como os sapatos sairam dos pedais e dei um mortal por cima da bike a uma distancia prai de 2/3 metros dela, FELIZMENTE(ou não..) as SILVAS "amorteceram-me" a queda(será que é correcto dizer isto?) e felizmente n m aconteceu nada podia ter acontecido se n fosse de cabeça, nunca o saberei, mas como pessoa consciencte, capacete sempre.

E ja agora, um offtopic, ou entao nao, o camelbag é um dos acessorios que alem do seu objectivo, q todos sabem..protege a coluna se repararem(dai também n ser aconselhavel levar muitas ferramentas e afins..)
 
#31
Amigos o capacete foi feito para proteger a as nossas cabeçitas dos impactos mais violentos por isso usem sempre o capacete pois ele salva vidas e de que maneira.
E olhem que sei o que digo :( :(
 
#33
Por acaso quando postei isso lembrei me que alguem ia reparar nisso, mas como referi em cima digo-o por experiencia propria o que nao quer dizer que sempre tenha achado o capacete um bem necessario( as fotos provam isso mesmo) por isso faz o que digo nao faças o que faço. :wink: :wink:
 
#34
O curioso é que o "BTTista" a que me refiro no post inicial, o tal que andava na Marginal de Cascais, até costuma participar neste Forum. Obviamente que não me vou referir ao seu nome, mas gostaria de saber quais os seus argumentos para deixar o capacete em casa.

Pedalem
Almeida
 

fg

New Member
#35
Bicicletas e capacetes....
Há diferentes maneiras de abordar este problema. Senão, vejamos:

A bicicleta tem várias funções - pode ser um engenho para competição, uma companhia para a prática desportiva nos tempos livres, ou apenas um meio de transporte.
Por isso há milhentos tipos de bicicletas e ainda mais de ciclistas (ou utilizadores de bicicletas).

O BTT é apenas uma das formas possíveis de utilizar uma bicicleta. O mundo das bicicletas não é apenas "o nosso". Este é o primeiro aspecto que convém não esquecer. Não somos todos iguais (ainda bem...) e há várias maneiras de entender e de gostar da "maior invenção do homem". 8)

Depois, podemos perguntar : mas afinal o capacete é útil ou não? Deve ser obrigatório o seu uso?
Depende - respondo eu

:arrow: Em competições desportivas - obrigatório (sem apelo nem agravo)
:arrow: Em actividade desportiva de lazer e treinos - aconselhável em especial no BTT (eu uso SEMPRE)
:arrow: Em passeios de BTT organizados, em que há responsabilidade civil dos promotores - obrigatório
:arrow: Em deslocações em que a bicicleta é um meio de transporte ( ex: ida para o trabalho ou escola) - ao critério de cada um ( eu quase nunca uso)

Pode parecer uma opinião pouco responsável, mas ( e para não alongar o "testamento") a defesa do capacete obrigatório para quem apenas usa a bicicleta como meio de transporte na cidade é globalmente prejudicial aos ciclistas, pois descentra a questão das causas de acidentes e perigos nas cidades. É mais fácil para os políticos obrigarem os ciclistas a usar capacete do que transformar as nossas cidades em locais prioritariamente vocacionados para os peões e os ciclistas ( ou os patinadores) com menor potencial de risco, em vez de, como sempre têm feito, promoverem a "tirania" do automóvel.

Claro que esta é uma questão há muito debatida em Portugal e por essa Europa fora.
Por isso aconselho uma visita ao site da Federação Europeia de Ciclistas (ECF) que congrega as organizações de defesa dos ciclistas existentes na Europa, entre as quais a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.
Na página de entrada da ECF, cliquem em "Statements and Positions" e depois em Bicycle Helmets. Podem fazer o download (MSword) do documento com a posição da ECF sobre o assunto.
Vale a pena conhecer "outros" pontos de vista :wink:

http://www.ecf.com/publications/index.htm
 
A

americo

Guest
#36
Boas

fg said:
Pode parecer uma opinião pouco responsável, mas ( e para não alongar o "testamento") a defesa do capacete obrigatório para quem apenas usa a bicicleta como meio de transporte na cidade é globalmente prejudicial aos ciclistas, pois descentra a questão das causas de acidentes e perigos nas cidades.
Em principio tens muito mais experiência que eu nestes assuntos e claro que tens uma ideia muito elaborada e definida sobre este tema.

Mesmo assim discordo totalmente do teu ponto de vista.

Eu sou apologista da prevenção e usar capacete na cidade onde os "toques" e quedas acidentais acontecem com naturalidade é um imperativo de bom senso e segurança mais que uma obrigação.
A lei sobre a utilização do capacete nos ciclista é tão estúpida que obriga o "pendura" a utilizar o dito mas o condutor não. Mas ambos em caso de colisão e queda não estão em pé de igualdade???
É o mesmo que o "pendura" de um carro utilizar cinto e o condutor não...

E fg a questão do capacete é uma, a questão do desviar a real atenção da falta de condições dos ciclistas nas cidades é outra, embora interligadas nada faz depender o uso obrigatório do capacete com o "lavar as mãos" do real problema de uma sociedade nada habituada aos ciclistas a circular em vias dentro das mesmas.

Mais vale prevenir do que remediar, é uma máxima que tem a sua razão de ser.

Por mim cada vez que circular numa via (ou noutro sitio qualquer) mesmo perto de casa tomarei o cuidado de colocar o capacete, não vou facilitar porque é só ir ali café tomar a bica. Que pode acontecer de mal?

TUDO!!!

Ainda hoje fui trabalhar de bicicleta e regressei e realmente fiquei bastante contente com a quantidade de condutores que me facilitavam as manobras!
É verdade, até fiquei admirado.

Para mim a utilização do capacete é uma regra básica de segurança de qualquer ciclista não obstante não estar contemplada pela lei isso para mim é indiferente.

fg não leves a mal a minha resposta e desculpem os utilizadores deste forum este "testamento".

Um abraço

Américo Ribeiro
 
H

Hugo Carvalho

Guest
#37
Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

Concordo totalmente com o que disse o Américo! Assino por baixo!! :wink:

Nunca ninguém me viu sem capacete e quem anda comigo sabe que sou um chato relativamente a este assunto. Até com o meu companheiro de equipa quando aparece na minha casa para um treinozito sem capacete... Farto-me de lhe dar nas orelhas!! Ah e tal ... faz calor... incomoda...

Mas hà pouco tempo apanhou um susto e acho que nunca mais vai andar sem capacete, não é Marques? :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

fg

New Member
#38
Amigo Americo
Excelente ponto de vista, bem explanado.
Neste Forum as opiniões diferentes (minhas , tuas, ou de qualquer outra pessoa) são bem vindas e respeitadas.
Se calhar não estamos assim tão em desacordo. Eu "apenas" sou contra a obrigatoriedade do uso do capacete fora de provas desportivas ou actividades organizadas.
Se nas nossas cidades existirem cada vez mais zonas interditas aos automóveis, mais áreas reservadas aos outros utilizadores da via pública, se a velocidade nos centros urbanos for limitada (e controlada a sério) a 30km/h, etc ... deixa de se colocar a questão dos capacetes.
Se tudo continuar como está, qualquer dia aparece alguém a dizer que quem anda de patins na cidade também tem que usar capacete.... e depois aparece alguém a dizer que quem corre a pé na cidade tem que usar capacete.... pode-se cair e há quem patine ou corra bem depressa....
e também há quem se desloque de trotineta nas cidades (cá não, mas no centro da europa, sim) e esses, também precisam de capacete !?
Pois é...... as cidades não são o que deviam ser. E em Portugal estão cada vez pior. Já ouviste falar em mais uma ponte sobre o Tejo da Trafaria para Algés? A quem servirá? Mais uns milhares de carros em Lisboa? Já há "poucos".......O alargamento do IC19 e da autoestrada do Estoril.... para quê? O Túnel do Marquês????....Algum político português tem coragem para afrontar a ditadura do automóvel? Acho que não....
Lembro também uma questão semelhante com as motos : há uns anos, políticos alemães(penso eu) quiseram tornar obrigatório o uso de fatos de cabedal e protecções para a coluna para os motociclistas em todas as deslocações, utilizando argumentos semelhantes aos que defendem a obrigatoriedade do capacete nas biclas... felizmente que tais medidas, atrevo-me a dizer totalitárias, não foram aprovadas.
Também já houve quem pensasse em proibir os rádios nos automóveis, porque distraiem os condutores..... que pensas disto?
 

fg

New Member
#39
Desculpem lá, mas só acrescento mais isto:

Há países onde já está no código que :

-os ciclistas podem circular a par ( é muito mais seguro)
- os ciclistas podem utilizar as faixas BUS ( cá temos que ir entalados entre os Autocarros e os outros, o que é incrivelmente perigoso)
-os veículos motorizados têm que deixar um espaço de 1,5m quando ultrapassam uma bicicleta (acham que os condutores Portugueses cumpriríam?)

Porque não temos isto ainda no nosso novo código?!

E ainda : o "pendura" autorizado é apenas o que vai numa cadeira própria para crianças pequenas, pelo que não podemos comparar com o utilizador adulto.

Desculpem lá a seca....
 
H

Hugo Carvalho

Guest
#40
Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

Compreendo o ponto de vista do fg que deve ser este: São tão meticulosos com o capacete e o resto??...

No entanto concordo com a obrigatoriedade do uso de capacete em qualquer situação respeitando é claro, a opinião do fg.

Provavelmente já passei por experiências desagradáveis em que o capacete foi elemento chave e outros do tipo passarem pelas minhas mãos crianças com traumatismos craneanos devido a quedas de bike estando entre a vida e a morte quando um capacete poderia ter evitado esses momentos tão angustiosos para eles e para as suas famílias...

Desculpem mas para mim... capacete sempre!!

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho