Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

#1
Gostava de obter a vossa opinião sobre este assunto :

- Devemos andar sempre de capacete ou só mesmo quando isso nos é imposto ?

Vi hoje de manhã na Marginal de Cascais um "utilizador" de bicicleta, que obviamente não posso apelidar de Bttista pois embora conduzisse uma BTT e com equipamento (leia-se calcões e jersey) de BTT não trazia capacete e circulava na companhia dos automoveis.

É claro que ninguém o obrigava a usar o capacete, mas por uma questão de segurança deveria faze-lo, tanto mais que a probabilidade de acidente naquela estrada é concerteza mais elevada do que em qualquer passeio organizado ou simplesmente com os amigos.

Pedalem
Almeida
 
#2
Tão é assim, obviamente que usar capacete é a melhor coisa que se pode fazer e ponto final, nem é uma questão de gosto se é melhor ou não usar, é melhor e mai nada.

Agora eu estou aqui a dizer isto mas sou daqueles que menos vezes uso capacete :lol: , simplesmente não gosto e incomóda-me.

Tanto que normalmente quando vou dar a minha volta sozinho nunca costumo levar, mas sempre que vou com pessoal dos equipamentos á séria(capacete) lá tenho que levar, senão levo tanto na cabeça deles que ainda é pior do que ir ao tapete :lol: :lol:

Mas também sei quando vou dar daquelas voltas que é mesmo só para fazer descidas um bocado para o perigosas até cotoveleiras e joelheiras levo.

PS- Não percebi bem a dica do não é bttista a sério pois não levava capacete!?!?

:shock: :shock:
 
#3
o manicospic a dica é simples, os bttistas a serio usam sempre capacete :D


nas minhas voltas mesmo que sejam pequenas uso sempre o capacete, apesar de em todas as quedas que ja dei nunca ter batido com a cabeça em lado nenhum, não gosto de facilitar.

é tudo uma questao de mentalidade antigamente nas aldeias o ppl todo que andava de mota nunca usava capacete, agora vai sendo cada vez mais dificil encontrar um suicida sem capacete.

ps: não era um verdadeiro bttista pk estava a andar no asfalto :lol:
 
#4
Penso que a utilização de capacete não é uma obrigatoriedade mas sim uma necessidade, ou melhor, um acto de consciência.

E até dá "aquele" estilo :D

Eu também da INUMERAS quedas que dei nuca bati com a cabeça, mas já vi um á minha frente a malhar e a ficar com o capacete todo partido... apenas podemos imaginar o que seria se fosse a cabeça dele... :shock:
 
#6
Sempre Capacete!

As questão de estética, gostar ou não gostar não devem ser factor de decisão. É uma questão de segurança.

Das quedas que dei, nunca bati com a cabeça, mas tenho amigos que se não fosse o capacete... :?

Pedro
 
#7
O capacete é indespensável no mundo das duas rodas...

Capacete sempre! :p
Para além de proteger e salvar a vidas, dá um certo estilo.... :D :twisted:
 
#8
Eu arriscaria dizer mais, capacete e luvas sempre o capacete é insdispensável pois uma queda por pouca que seja a velocidade pode ser muito grave caso batas com a cabeça numa aresta, seja ela uma esquina, pedra banco ou outra qualquer. Em relação ás luvas penso serem tambem muito importantes para protegermos as mãos, numa queda a primeira tendência é usarmos as mãos para nos ampararmos se tivermo luvas minoramos os estragos... :(
 
#10
Capacete sempre.
Graças a eles ainda não parti nenhum xifre (ou tutelo, ou cornos), não por quedas, mas em passagem por debaixo de troncos de árvores, que já deixaram molças no penico, e se não fosse ele, arriscava-me a ficar despenteado.
 
#11
O capacete deveria ser sempre obrigatório e não quando se vai fazer uma grande volta ou que consideramos perigosa. Basta o simples sair de casa com a bike ao descer o passeio para ser o suficiente para termos um acidente grave.
O simples bater com a cabeça num carro estacionado ou no chao provoca graves lesões.
 
#12
Sobre usar ou não o capacete...

Costumo usar bastante e acho que o seu uso é muito importante. Não devemos arriscar.

Mas confesso que nas subidas e associado ao calor que tem feito torna-se bastante incomodo. ( No ciclismo agora é proibido retirar o capacete mesmo que nas subidas em que a etapa acaba no alto...imposição sem sentido algum da UCI.) :shock:



P.S. Não é por eu andar mais de BTT no asfalto que no campo que deixo de ser mais ou menos betetista que tu ou não lalmeida ???
 
#13
Boas,
Um dos meus capacetes, morreu para me salvar a vida :twisted: ; numa queda algo aparatosa, cujo a caixinha dos pirolitos foi contra um rabolo: e lá foi o giro pro lixo, aberto ao meio; e a caixinha nada sofreu , nem fiquei despenteado, dizem que estou mais maluco, mas eu acho que estou a ficar com mais qualidade na maluquice.
A partir desse dia, tornou-se mais importante que a propria bike, para mim e para aqules que assistiram.
 
#14
Sempre!! Penso que deve ser usado sempre... pois a mais simples queda pode ter graves complicações... das vezes que cai, felizmente não fui com a cabeça ao chão, mas é smp util... e já ouvi relatos de pessoal que o "penico" lhes salvou a carola....

cumps :wink:
 
H

Hugo Carvalho

Guest
#15
Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

Capacete sempre!!! Posso dizer que o capacete já me salvou de alguns possíveis traumatismos...

Têm um exemplo que aconteceu há pouco tempo: Imaginem se a Sónia Campos não levasse capacete...

http://www.forumbtt.net/viewtopic.php?p=15063#15063

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
#16
Kiko sempe em cima

Sempre, mas sempre de kiko na tola!!

Não dispenso. Só mesmo para ir ao café (a 200 mts), mas para treinar em estrada ou monte levo sempre o capacete.

É que nem tem discussão os riscos que se correm ao não usar protecção na cabeça, e sinceramente até ando com mais à vontade (arrisco mais) no monte só por levar capacete
 
#17
Eu tenho por hábito usar sempre o capacete. Nunca se sabe se vamos cair ou não e é sempre uma protecção que temos, além de que por várias vezes se passa por baixo de árvores e no meio de vegetação e por vezes protege do impacto em certos ramos.
 
#19
Andei bastante de mota, (e ainda ando) onde tinha o hábito de andar sem capacete. Certo dia fui ao chão numa simples derrapagem e por sorte levava capacete pois quando me levantei vi que estava todo arranhado na zona da nuca. Foi uma experiência que me ajudou a perceber a importância do "casco".

Em btt três quedas aparatosas, três vezes com a cabeça ao chão (quer dizer com o capacete). :roll:
A ultima à duas semanas, em que movi ](*,) um bloco de cimento com a cabeça e o ombro. A cabeça não sofreu nada mas o ombro está ainda em convalescença!! :(

O grande problema é que as quedas não acontecem só aos outros!! :shock:
Um abraço
 
#20
Eu, posso não ter umas mudanças topo de gama, mas o capacete tem de ser do melhor, pois é muito importante, como já aqui referido.

Por isso SEMPRE CAPACETE, mesmo para voltinhas pequenas.


CumprimenTTOssssss