Capacete Giro Réplica

WaZzn

New Member
Boas,

Estou interessado em comprar um capacete Giro (réplica) livestrong porém o meu dilema é o seguinte:

Visto que o capacete é igual/muito parecido ao modelo Atmos, ao experimentar o Atmos em tamanho M, o capacete fica-me bem, porém este que estou a pensar adquirir é um L e estou com medo de o capacete não me ficar bem, ficar tipo "cogumelo".

A medida da minha cabeça é de 57cm.
Alguém me podia ajudar? O capacete seria adquirido online logo experimentá-lo está fora de questão.

Obrigado e boas pedaladas ;)
 

Jepas

Super Moderador
Uma dúvida:

É um capacete genuíno Giro sendo réplica das cores de equipa, ou é uma réplica (imitação) de um capacete Giro?
 

WaZzn

New Member
Jepas, é réplica, o aperto é diferente do genuino, o capacete é branco.

casco-giro-livestrong-proximamente--38879-p.jpg


é igual a este

AlmadaBTT, vais comprar igual? Já estive a pesquisar no ebay e só encontro em tamanho L. Se achasses podias mandar link por pm?
 

piranha

Member
Se a coisas que eu nem passo cartão se é ou não é o original imitação ou o que quer que seja, no capacete só coisas que eu sei que é, é que a cabeça que lá vai andar é a minha, a não ser que já tenha visto alguns ciclistas a bater com a cabeça no chão e tenham saído bem do encontro imediato

 

Joseelias

Well-Known Member
@ WaZzn

O capacete é o mais importante elemento de segurança que nós temos. Conheci até dois casos que devem a sua vida ao uso deste em que um teve uma queda a alta velocidade, e uma amiga quando estava quase parada.

Estar a comprar falsificações que não te dão a mais mínima garantia de segurança pode vir a revelar-se a pior decisão que tomaste na tua vida.

Não sei quais são os motivos para quereres andar com uma falsificação, mas se é apenas por vaidade por teres uma capacete supostamente "cool", ou para tentares exibires aquilo que não tens perante outros acho que escolheste o elemento completamente errado para o fazeres.

Pega no dinheiro que vais dar por esse e vai a uma Decathlon ou Sport Zone e compra um que te dê garantias de que foi testado e aprovado pelas autoridades competentes. Pode ser mais humilde de aspecto (mas não na qualidade de certeza) mas pelo menos terás menos riscos de ficar em estado vegetativo para o resto da vida caso algo corra mal.
 

sempracurtir

New Member
Eu não tenho a certeza, mas acho que ele está à procura de um capacete igual ao da marca, (vindo da mesma fábrica) mas em que não tenha de pagar o custo da mesma, tal como acontece com vários produtos que se podem mandar vir da china com uma qualidade igual, mas um preço mais barato do que o das marcas.
Se não for esse o caso, concordo totalmente com o que foi dito acima: Com a segurança não se brinca (nem é o melhor sítio para poupar dinheiro...).
 

balkaum

Member
Há-de ter muita ciência um bocado esferovite termo moldado, que tem o mesmo custo de produção independentemente da marca que ostenta....
 

WaZzn

New Member
sempreacurtir é isso que pretendo.

Joseelias concordo plenamente contigo porém o que pretendo é o que o sempreacurtir disse (melhor do que eu:fpalm:)

Obrigado pelas respostas ;)
 

FMCurto

Active Member
Sem discusões ou moralismos quem vai comprar um capacete devia ver isto:

[video=vimeo;55624399]http://vimeo.com/55624399[/video]

A reter: não podem sequer testar o capacete não certificado da altura normal para os standards CPSC pq ia danificar o equipamento de medição, mesmo assim a metade dessa altura (1m) = RIP.
Não é preciso gastar fortunas,existem capacetes em conta certificados pela norma europeia CE EN1078.
 

Joseelias

Well-Known Member
Há-de ter muita ciência um bocado esferovite termo moldado, que tem o mesmo custo de produção independentemente da marca que ostenta....

Desculpa lá mas esta afirmação demonstra bastante ignorância sobre o assunto.

E comentava desde já o que foi dito pelo sempracurtir que o capacete vem da mesma fábrica. Como é que sabes isso? Só porque é parecido? Tens alguma informação fidedigna que possas partilhar e que prove a origem desse capacete, ou isso é algo em que queres acreditar sem base alguma? É que não é difícil fazer moldes a partir de um original, ou até fazer uma cópia dos originais se assim se quiser. Uns subornos e um molde original desaparece da fábrica ou é replicado...

Vejamos. Este capacete é uma falsificação de um capacete original que custa centenas de euros. Ora os capacetes dessa gama não são apenas um bocado de esferovite. O que distingue os capacetes caros dos mais baratos são:

1º - sistemas de segurança
2º - arejamento
3º - leveza

Para se conseguir um arejamento maior quando comparado com um capacete mais barato isso significa que os orifícios são em maior quantidade e de maior tamanho. Isto é, acaba por ter menos material que num capacete barato. Como é que se mantém, ou mesmo aumenta, a segurança num capacete com mais orifícios e menos material? Usando materiais e métodos de construção de qualidade superior. Essa falsificação tem-nos? Quem o garante já que não têm que prestar contas à marca no cumprimento das características e controlo de qualidade?

Depois, a leveza. Mais uma vez isto mais uma vez implica que o material usado seja de qualidade superior quando comparado com um capacete mais barato para não comprometer a segurança.

E os sistemas de segurança estão muitas vezes embutidos no "esferovite" de tal forma que nem se vêm! Mesmo nos capacetes originais. Mas estão lá. E nesse, estão? Como é que sabem?

Resumido, a meu ver e até prova em contrário esse capacete tem a forma parecida com o original, e é feito com material aparentemente semelhante. Mas assumir que é igual em termos de qualidade e resistência apenas por olhar é o mesmo que dizer que uma peça de latão é igual a uma de aço... Afinal são os dois de metal de cor prateada...

Deixo aqui um video de um capacete Catlike onde é mostrada a estrutura de aramida existente no seu interior e que é feita à mão mas que nunca se vê a menos que se rache. Acham que quem anda a falsificar um capacete igual ao do vídeo se vai dar ao trabalho de fazer essa estrutura? Só que isso ia encarecer... Querem arriscar a descobrir isso durante um acidente?

E acham que um capacete que tem tão pouco material para ser leve e ventilado pois está a contar ter aquela estrutura lá dentro e ser feito com um "esferovite" de qualidade superior, vai ter algum tipo de segurança se lhe retiram esses dois elementos?

Aqui está o video. É de um capacete diferente mas mostra bem o que está por de trás dos capacetes de gama alta e muito para lá do que existe à primeira vista. Pessoalmente prefiro andar com um capacete de 30€, menos arejado e de "esferovite" mais básico, mas que sei que a estrutura foi pensada para compensar esse factor.

[video=youtube;By1GlpYF7_M]https://www.youtube.com/watch?v=By1GlpYF7_M&feature=player_detailpage#t=34 0[/video]
 

Joseelias

Well-Known Member
FMCurto

Penso que este é o vídeo que colocaste. Não o consegui ver porque dá um erro coloquei aqui a ver se assim já dá. Penso que é este o vídeo. Prova exactamente aquilo que eu disse.

O capacete não certificado esmagou completamente o material que era suposto absorver o impacto e a partir daí foi a cabeça que levou com o resto. Numa queda de 1 metro o capacete não certificado atingiu mais de 800 G's o que significa morte. Um capacete certificado, em que o material absorve de forma adequada o impacto registou apenas 159 G's.

Com 300 G's de acordo com o vídeo pode-se sofrer um traumatismo craniano mas sobrevive-se. O capacete não certificado passou dos 800!!!

Vejo agora que o video também não dá sempre. Façam F5 ou vão a este link: http://vimeo.com/55624399

[video=vimeo;55624399]http://vimeo.com/55624399[/video]
 

balkaum

Member
Se queres acreditar que um capacete de marca de 30, 50 ou 60€ é mais que um bocado de esferovite com uma marca em cima, fica à vontade, estás no teu direito.
 

Joseelias

Well-Known Member
Se queres acreditar que um capacete de marca de 30, 50 ou 60€ é mais que um bocado de esferovite com uma marca em cima, fica à vontade, estás no teu direito.

Eu sei que um capacete (dos básicos) não é mais que esferovite com um autocolante. Mas há "esferovite" e "esferovite". Tal como nem todo o aço, alumínio e carbono é igual. E sei que o esferovite que leva um autocolante original foi certificado e aprovado porque respeita critérios de segurança, e tem controlos de qualidade para o garantir.

Mas se tu queres acreditar que todo o "esferovite", processos de fabrico e controlos de qualidade são iguais em todo o lado, e que não há diferença entre um capacete produzido pela Bell/Giro/Cratoni, etc. e um esculpido com um canivete na oficina do Zé "Sardinha" que até é jeitoso com as mãos, fica à vontade, estás no teu direito.

Os dois vídeos colocados são mais que explícitos. Se mesmo assim continuas a achar que um produto que se assume como uma falsificação, que não se sabe da qualidade e características dos materiais usados, que não se sabe se o que é vendido é sequer testado, que não se sabe se tem qualquer controlo de qualidade, que se presume que é feito na mesma fábrica dos originais mas que ninguém sabe de facto se assim é, fica à vontade, estás no teu direito.

Mas acredita, que no que toca a capacetes não é um elemento que vais querer descobrir que afinal uma falsificação não tem a mesma qualidade de um de marca, pois arriscas-te a ir parar ao cemitério.
 
Last edited:

balkaum

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O meu 1º capacete, um Bell comprado em loja, rachou do nada sem cair sequer uma vez ao chão, foi directo para o lixo, mas era de marca, e a embalagem de certeza que custava mais que o conteudo....

Tudo não passa de compromissos, eu também andava mais seguro se fosse num merc classe S, tenho de me contentar com um chasso velho sem 5 estrelas no euroncap.

Voltando aos capacetes, vou mais longe, comprar capacetes bons, caros e xpto, e abertos...... é estúpido. Capacete que não seja integral, é ter metade da segurança possível (eu continuo a andar com capacete aberto)
 

LeyF

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tal como disse o costaricardo, os Polisport são bons e não são caros 30/40€ +/- e são uma boa relação preço/qualidade. Infelizmente o problema dos artigos contrafeitos é mesmo a qualidade, muitas vezes não existem sequer testes de qualidade e é tudo 'chapa5'...é do tipo de coisas que só se da valor quando ele for preciso...no entanto as vezes é tarde de mais...

Existem bons artigos a bom preço, principalmente agora com muitas lojas a praticarem bons descontos...
 

sempracurtir

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E comentava desde já o que foi dito pelo sempracurtir que o capacete vem da mesma fábrica. Como é que sabes isso? Só porque é parecido? Tens alguma informação fidedigna que possas partilhar e que prove a origem desse capacete, ou isso é algo em que queres acreditar sem base alguma? É que não é difícil fazer moldes a partir de um original, ou até fazer uma cópia dos originais se assim se quiser. Uns subornos e um molde original desaparece da fábrica ou é replicado...

Tu não percebeste bem o que eu queria dizer xD
Se leres melhor o meu post percebes que eu nunca disse que este modelo que falaram (que sinceramente nem fui ver qual era nem qual era a loja) era da mesma fábrica que os originais e que era seguro.
O que eu disse é que, à semelhança do que aconte ce no mundo da eletrónica por exemplo (aqui falo com conhecimento de causa), o user provavelmente estava à procura de um produto que eventualmente tivesse sido "desviado" da fábrica original e fosse vendido (sem o logotipo da marca por exemplo) a um preço mais justo (porque acho que ninguém acredita que um capacete de 200 euros tem um custo de produção de 170 e eles só ganham 30 euros por exemplo). Neste caso falo sem conhecimento de causa, mas duvido que um desses capacetes topo de gama tenha um custo de produção muito superior a 50 euros. Nesse caso, por exemplo, se comprasses um igual, mas que tivesse sido "desviado" da loja, por cerca de 60 ou 70 euros, fazias um bom negócio. O problema é saber distinguir os que eventualmente tenham qualidade, dos outros, mas acho que era nisso que o user queria ajuda.
Sei que isto ficou um bocado confuso, mas acho que dá para perceber xD
 

Joseelias

Well-Known Member
@ balkaum

Acho que estás a ter dificuldade em entender o argumento básico de toda a discussão. Tu não estás a comparar dois capacetes que têm que respeitar os padrões de qualidade das marcas no que diz respeito aos materiais usados na construção, aos processos de fabrico e ao controlo de qualidade. E que, seja qual for a marca (mesmo os do Continente), têm que cumprir as normas de segurança estabelecidas pelos EUA/UE.

Nesta discussão está-se a comparar dois capacetes, em que um deles cumpre o que disse acima (o original da Giro ou de outra marca qualquer), e outro em que a única coisa que sabes é que tem um aspecto parecido com o da Giro mas que não tens a mínima noção se ele cumpre os mais básicos requisitos de segurança e que pode pôr a tua vida em risco.

O facto de aquilo ser de "esferovite" como o original não significa que tenha uma qualidade igual ou sequer adequada para o fim a que se destina e que não seja completamente incapaz de absorver o choque transmitindo-o directamente para a cabeça. Ou se tem sequer incluído todos os sistemas originais de segurança que lhe dão a segurança estrutural para o design que tem. Tal como foi mostrado de uma forma muito clara nos vídeos.

Epá, até o esferovite que vem a embalar os diferentes electrodomésticos é completamente diferente entre si, em que uns são muito moles e outros bastante duros. Vens agora dizer que é tudo esferovite... Como disse há esferovite, e, esferovite.

O teu exemplo dos automóveis, parte novamente do mesmo principio errado que tens usado. O teu chaço velho pode não ser igual a um Mercedes S, mas foi testado, aprovado e construindo para cumprir as normas de segurança mínimas exigidas. Há carros melhores? Há! Mas o que tens garante-te logo à partida um nível de protecção mínimo. Ou vais agora dizer-me que também serias capaz de comprar um automóvel falsificado que nem aos testes da Euroncap tinha sido apresentado e que portanto nem sequer sabias qual o nível mínimo de qualidade que ele tinha? Punhas lá dentro a tua família e ias para a auto-estrada andar à velocidade máxima, ou a conduzir em estradas de montanha com as suas centenas de curvas e stress posto sobre os travões?

Se pelos vistos até estás atento às estrelas do Euroncap e às diferenças entre o nível de segurança dos automóveis, porque é que no caso de um capacete achas que um que não foi apresentado a qualquer tipo de certificação e em que ninguém garante qualquer tipo de qualidade de fabrico, já achas normalíssimo comprá-lo? Estamos a falar de uma peça de equipamento que te pode ou não salvar a vida. Aliás, tens mais hipótese de ter uma acidente no Btt que a conduzir.

Mas já que és defensor de capacetes falsificados, apresenta-me lá um site ou vídeo onde eles são testados e passam os testes. É que se baseias em absolutamente nada essa tua opinião fica ciente que quem o usa pode estar a colocar uma armadilha mortal na cabeça
 

Joseelias

Well-Known Member
@ sempracurtir

Entendo o que queres dizer (melhor agora). Mas o problema é mesmo esse, ninguém sabe nada sobre o capacete em questão. Desde a sua origem, até à forma como é produzido. Se eu conhecesse pessoalmente (ou através de alguém de confiança) um chinês que trabalhava na fábrica e que tinha esse esquema de desviar material, poderia ter confiança no produto. Mas ninguém sabe nada! E ninguém pode morrer por causa de um telemóvel falsificado que funciona mal. Já um capacete...

Aliás, os que defendem este tipo de produto acham mesmo que é a fábrica que produz os Giro originais que anda a vender falsificações? E à escala e com a visibilidade que é feito? Se a Giro soubesse disso mudava logo de fábrica e eles ficavam a arder com um cliente que lhes deve valer uma fortuna e arruinavam a reputação perante todos os outros potenciais concorrentes!

Eu não acredito sequer que estes capacetes sejam feitos na mesma fábrica pelas razões mencionadas. O que coloca ainda maiores questões sobre o seu fabrico.
 
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