CANYON XC Pro 7.0

#4
Primeiros Km na XC Pro 7.0


Hoje fui dar a conhecer à bicicleta os terrenos onde ela vai andar nos próximos tempos...



Ainda só fiz 20km mas já deu para experimentar descidas, subidas, zonas mais técnicas (terreno solto, pedra, lavrada), pisos rolantes e estrada.
Deu ainda para experimentar o RP23 nas 4 posições diferentes: aberto, pro-pedal 1, 2 e 3. e também a Talas em 100 120 e 140.


As principais diferenças para a rígida são:

Mais altura ao solo, quando é para subir para cima dela é necessário esticar mais um pouco as pernas porque depois quando nos sentamos ela desce um pouco (pelo SAG);

Mais conforto a pedalar, parece que o terreno foi alisado!!! Muito menos vibração sentida nas pernas.

Posição de condução confortável, mas continua um pouco inclinada para a frente. Com a alteração do curso da frente consegue-se alterar ligeiramente conforme o gosto. Eu pessoalmente, senti-me melhor na posição intermédia 120mm, mas os Km depois dirão qual o melhor compromisso.

Em relação à passagem em zonas mais técnicas a pouca velocidade, ainda não deu para testar em condições por não me sentir completamente à vontade (ainda!!!).

Fox Talas 100-140:

A rolar sinto que a posição mais confortável são os 120mm

Para puxar em zonas planas provavelmente consegue-se mais rendimento com os 100, o que será lógico visto que este quadro é desenhado para os 100mm sendo este modelo de bicicleta uma variante da versão normal que trás uma Fox F100.

A subir senti-me confortável nos 120 e nos 100, nos 140 acho que já é demais (para subir). Mas não fiz muitas subidas.

Ainda não explorei o bloqueio em condições, mas já deu para perceber que o "T" na nomenclatura "RLT", é mais do que apenas uma letra, isto porque passei na gravilha (calhaus) da linha do comboio com a suspensão bloqueada e só me lembrei que ía bloqueada depois de lá passar. Se fosse com a Fox80RL da minha Trek bloqueada, notava logo.

Fox RP23:

Tenho a regulação de pressão (170PSI) para o SAG (12,7mm)que eles sugerem no manual.
Com a minha bomba da Manitou, consegui colocar pressão no RP23.

Aberto - absorve tudo tornando-se extremamente confortável, no entanto como seria de esperar bombeia bastante quando pedalamos com força ou quando passamos em alguma depressão ou vala. Em terreno rolante consegue-se rolar com muito conforto mesmo.

Pro-pedal 1, 2 e 3: Não consegui para já perceber grandes diferenças entre os 3 números, mas também não estive a fazer o mesmo troço de terreno nas diferentes posições, para poder comparar correctamente. Apesar de se tornar mais firme, continua a proporcionar uma pedalada bastante agradável eliminando principalmente a vibração (que é o que me incomoda mais quando quero pedalar) sendo mais perceptível a passagem nos buracos e valas. Isto permite que a passagem numa zona a subir com pedra tipo calçada antiga, se consiga manter uma pedalada constante não afectando o andamento e não provocando abrandamentos a meio da subida!!! (Muito bom para mim, que quebrava bastante nestas ocasiões com a rígida)
A pedalar sentado quase não bombeia e a pedalar em pé fica completamente rijo (foi o que me pareceu, mas em relação ao seu funcionamento vou fazer um filme da suspensão a trabalhar e depois tiro conclusões).

Travões: Ainda estão a acamar, como é óbvio ainda não travam bem.

Mudanças: Trás Sram Xo, Frente X9, manípulos X9, nota-se uma precisão impressionante. As mudanças entram mais depressa, agora o tempo entre o accionar do manípulo e a entrada da mudança é bem mais rápido o que requer uma pequena habituação para não estar a exercer força no momento da entrada da mudança (isto é apenas um preciosismo da minha parte, para poupar a transmissão). Ainda me tenho que habituar aos manípulos da Sram, já que o trabalho agora é todo feito pelo polegar.

Rodas/pneus: São as minhas Mavic com Maxxis UST, nada a acrescentar.
 
#6
HNuno said:
Uma vez que no site não aparece o peso da XC Pro 7.0, qual o peso da máquina sem pedais e com os pneus de origem?


Boas pedaladas e... aperta com ela!
Não sei, mas deve ser mais 300g (da Fox) que a XC 7 ou XC8

A minha ainda não a pesei, mas a minha balança tb não é de confiança. De todos os modos quando a pesar é como está, para ser como vinha de origem tinha de ser logo no dia das fotos e isso passou-me completamente
 
#8
Mais uma bina à maneira!! :wink:

Esse avanço é que me parece algo longo... Mas se gostas da posição de condução, isso é que interessa.


Abraço
Pax_Eco
 
#9
Antes de mais nada, parabens pela nova "Bike" ( Cá para nós, isto começa a ser a invasão total por parte da Canyon) entraram devagarinho e silenciosos e daqui a pouco estão no governo :mrgreen: :mrgreen:

Parabens pela 1ª análise, gostei de ler.
Concordo com o Pax_Eco, aquele avanço é um pouco pró inclinado e comprido não? (Opinião pessoal)
E como opinião pessoal também, apesar do conforto, saude, bla, bla, bla, não gosto do selim. O aspecto conta muito e sinceramente estes novos modelos não me agradam. Mas como disse é uma opinião pessoal. Aliás : Cada rabo, cada "sentença" ( não encontrei nada que rimasse :mrgreen: :mrgreen:)

Tenho um Rp23 e ao inicio também andava sempre a ver qual seria a melhor posição. Cheguei à bonita conclusão que para descer, brincar, (Dropar :mrgreen:) ou piso irregular (Aberto).
Rolar, subir, competir :roll: :oops: posição 2. Ou seja a intermédia. Não bombeia/ não chateia!

Como curiosidade também uso os 170 psis (Peso agora 82 Kilinhos)

Dá-lhe kms!

Abraço
 
#10
Antes de mais parabéns pela bike!e benvindo ao clube :)

Agora uma dúvida, quanto pesas Varadero? É que tanto tu como o Josant usam 170psi no Fox RP23 e eu uso apenas 110psi e peso 72Kg.
Não sei se estou a usar a pressão correcta para o meu peso, mas estou satisfeito com o rendimento do Fox... :roll:
 
#11
sudoeste said:
Antes de mais parabéns pela bike! :)

Agora uma dúvida, quanto pesas Varadero? É que tanto tu como o Josant usam 170psi no Fox RP23 e eu uso apenas 110psi e peso 72Kg.
Não sei se estou a usar a pressão correcta para o meu peso, mas estou satisfeito com o rendimento do Fox... :roll:

Só para te dar uma dica sobre a pressão. (Mas atenção ! Isto das pressões varia do gosto de cada um)

Consulta este link :wink: : http://www.santacruzmtb.com/blurxc/index.php?setup=1&x=10

Eu guio-me mais ou menos por esta tabela. E digo mais ou menos porque se fosse pela tabela devia colocar 180 psis e não 170 :mrgreen:

Abraço
 
#12
Josant said:
sudoeste said:
Antes de mais parabéns pela bike! :)

Agora uma dúvida, quanto pesas Varadero? É que tanto tu como o Josant usam 170psi no Fox RP23 e eu uso apenas 110psi e peso 72Kg.
Não sei se estou a usar a pressão correcta para o meu peso, mas estou satisfeito com o rendimento do Fox... :roll:

Só para te dar uma dica sobre a pressão. (Mas atenção ! Isto das pressões varia do gosto de cada um)

Consulta este link :wink: : http://www.santacruzmtb.com/blurxc/index.php?setup=1&x=10

Eu guio-me mais ou menos por esta tabela. E digo mais ou menos porque se fosse pela tabela devia colocar 180 psis e não 170 :mrgreen:

Abraço
Obrigado, Josant.

Vou experimentar por mais pressão, talvez o que hoje me parece bem, afinal, esteja mal.
 
#13
sudoeste said:
Josant said:
sudoeste said:
Antes de mais parabéns pela bike! :)

Agora uma dúvida, quanto pesas Varadero? É que tanto tu como o Josant usam 170psi no Fox RP23 e eu uso apenas 110psi e peso 72Kg.
Não sei se estou a usar a pressão correcta para o meu peso, mas estou satisfeito com o rendimento do Fox... :roll:

Só para te dar uma dica sobre a pressão. (Mas atenção ! Isto das pressões varia do gosto de cada um)

Consulta este link :wink: : http://www.santacruzmtb.com/blurxc/index.php?setup=1&x=10

Eu guio-me mais ou menos por esta tabela. E digo mais ou menos porque se fosse pela tabela devia colocar 180 psis e não 170 :mrgreen:

Abraço
Obrigado, Josant.

Vou experimentar por mais pressão, talvez o que hoje me parece bem, afinal, esteja mal.

He he, essa tabela é para meninos :oops: .... :wink: ... É que eu peso 97Kg(não venho na tabela) :shock: a pressão é ajustada pelo SAG do amortecedor, ou seja ele deve baixar entre 15 a 20% quando nos sentamos nela, eu experimentei esta pressão e o sag deu + ou - certo.

No entanto ainda quero experimentar com um pouco mais de pressão, é que ontem à noite fiz mais 40Km, quase sempre em Pro-pedal e 120mm à frente, e fui um pouco em aberto e acho que ela bombeia demais ....

Quem a experimentou ontem, do pessoal que ía comigo achou-a uma pedra... mas eles pesam menos.... :mrgreen:
 
#14
Estive a pesar a bike como está com pedais shimano 520, selim smp strike, rodas com slime, conta km etc... está com 13kg na minha balança do LIDL.

Por isso o peso dela como vem (e sem pedais) deve andar nos 12,5kg
 
#16
Parabéns pela maquina, esses 140mm e que nao percebi, nao ficavas mais bem servido com uma F100rlc??? Para que queres tanto curso a frente vais descer do miradouro pa cidade o que :mrgreen:
 
#17
Conguito said:
Parabéns pela maquina, esses 140mm e que nao percebi, nao ficavas mais bem servido com uma F100rlc??? Para que queres tanto curso a frente vais descer do miradouro pa cidade o que :mrgreen:
Os 140 não são fixos, posso andar a 100, 120 ou 140, até agora tenho-me sentido mais confortavél nos 120mm. São só mais 300g que a RLC...

140 só mesmo nas descidas para o Ponsul :twisted:
 
#19
Varadero, a minha XC 9.0 Pro também já chegou, é um espectáculo, não tenho tido tempo infelizmente de lhe fazer um teste como deve ser...
E fotografias tb não, pode ser que para a semana tenha mais tempo livre para me dedicar aos montes e vales...
Uma pergunta para iniciados e preguiçosos, os botões 1,2,3 do propedal significam o quê??
Os travões no início, até acamarem as pastilhas travam sp um pouco mal?? (é que eu venho de uns míseros v-brakes e não me parecem assim tão fantásticos) :shock: :shock:
Abraços bttisticos
Boas pedaladas
 
#20
bilic said:
Varadero, a minha XC 9.0 Pro também já chegou, é um espectáculo, não tenho tido tempo infelizmente de lhe fazer um teste como deve ser...
E fotografias tb não, pode ser que para a semana tenha mais tempo livre para me dedicar aos montes e vales...
Uma pergunta para iniciados e preguiçosos, os botões 1,2,3 do propedal significam o quê??
Os travões no início, até acamarem as pastilhas travam sp um pouco mal?? (é que eu venho de uns míseros v-brakes e não me parecem assim tão fantásticos) :shock: :shock:
Abraços bttisticos
Boas pedaladas
Olá Bilic, e parabéns, bela máquina essa....

Olha em relação ao propedal, 1 2 3 são níveis de firmeza, sendo o 1 mais macio e o 3 mais firme...

Os travões só depois de uns 100km ou mais é que ficam a travar a sério, isso novo não trava, só abranda e mal !!!!!

Espero ver fotos do avião !!!! sim porque essa deve ser bem leve!