Canyon Nerve ES9 - O Mundo É plano...

penatabua

Active Member
Ola malta,
Com as condições que prevejo, deves lavar com uma esponja e com pouca água, isto se queres ter bike, por muito tempo, detergente da loiça prá transmissão e água quanto BASTE.
A minha transmisão antrior, quando tinha mais tempo, durou 5.000kms.
Abraço ao Luis, espero encontrá-lo antes do Novo passeio da Lousã :wink:.
Abraço de penatabua
 

Bravellir

New Member
LOL

Com a língua não, mas pouco faltou :D Ficou logo na hora limpinha e pronta para outra.
Água corrente, esponja de banho e com imenso cuidado para não riscar fica rápidamente como nova. Depois lubrificação rápida de transmissão e pedais e fica a repousar até à próxima saida.
Nunca lubrifico antes de sair. Sempre quando chego.

Só de vez em quando é que leva limpeza profunda e a transmissão é completamente desengordurada e lubrificada de novo ( tinha sido no sábado de tarde :cry: )

Quanto à suspensão dura, bem "bisto" alf :D mas é nas pequenas irregularidades que me queixo. Tenho de mexer naqueles botões complicados.
 

lpsferreira

New Member
penatabua said:
.....


Abraço ao Luis, espero encontrá-lo antes do Novo passeio da Lousã :wink:.
Abraço de penatabua

Boas Carlos,

Aquilo ontem foi bem divertido, são duas bikes diferentes, mas que dão gozo em sentar lá o cu! :D

A Canyon dá uma sensação de leveza extraordinária. Gostei bastante do tempo que andei nela. Relação preço/qualidade fantástica! :p
Aqui o Brave anda farto de me chatear com a ida a Idanha, ainda não decidi completamente, vamos ver se por estes dias me decido!

Um abraço,
 

Bravellir

New Member
Luis, bora lá... olha, já comecei a equipar a Canyon para Idanha. :rotfl: :rotfl:

e pára de te babar, já te disse que não troco :mrgreen:


cpiadedsc06728largecm2.jpg


Isto foi só para mostrar como ficou limpinha :D



Penatábua, tou a brincar, a buzina é só para usar na área urbana :wink:

Estava a responder quando colocaste aquela dica da lavagem. Como vês não usamos métodos assim muito diferentes :)

Até Idanha...
 

Alf

Active Member
Estou a ver que tiraste os punhos... :mrgreen:

Vou colocar um tópico no estou a pensar em comprar para um cágatecágate desses :lol: Onde se arranja isso?

Atenção: é para usar em idanha mas nas zonas urbanas, e só depois das 10:30 da manhã :mrgreen:
 

pjfa

New Member
Eu também quero uma dessas :mrgreen:
Aliás, Bravellir, podes iniciar uma lista com potenciais interessados:
:arrow: Alf_PKS_0
:arrow: pjfa

:rotfl:
 

Bravellir

New Member
Ontem foi noite de mais um nocturno. Percurso diferente do habitual e cheio de desafios. ALGUÉM andou a escolher as subidas mais FDP na foz e ribeira :twisted:

O que safa é o reforço :mrgreen:

A ES9 portou-se à altura. Sobe mesmo muito bem. :wink:


Desta vez não há fotos :oops:
 

varadero

New Member
Bravellir said:
Desta vez não há fotos :oops:

Epá assim não dá Bravellir :nana: a malta assim não acredita nisso !!! :assobio: será que não sonhaste que estavas a pedalar :rotfl:

Realmente os nocturnos têm esse problema, mesmo que se tirem fotos só lá ficam uns pontos de luz e pouco mais!!!

Arranja uma câmara de visão nocturna!!! a minha sony dá !!! :eek:mg: :choneh: :cheers:
 

Conguito

New Member
Boas Bravellir,onde andam essas fotos nas florzinhas :mrgreen:

Abraço e tens aí um grande canhão. Em Idanha vou la estar por isso já sabes, não apertes muito comigo :p
 

Bravellir

New Member
Pronto, desta vez tirei fotos :D e Conguito, as das flores tenho de procurar :)

Bem, depois de no ultimo fds ter feito pouquíssimos kms só para não desaproveitar o primeiro dia primaveril do ano, hoje, o jnewton veio aqui ao meu quintal para lhe ser apresentada a ES9.
Foi uma volta pelos meus trilhos habituais, mas com um tempo fenomenal. Perfeito para o BTT.

A ES9 continua a mostrar o "nervo" e a jovialidade que revelou. A cada quilometro, aprendo mais um pouco sobres as reacções e me adapto ao seu comportamento. Tenho andado à procura das afinações ideais das suspensões. Estou muito perto. Mas é um processo de aprendizagem continua.

A confiança a descer continua a aumentar. Especialmente no trilho a que eu chamo de Dragão, que desce de Covelas até à Trofa Velha, a adrenalina imperou. Mas sinto que ainda estou muiiiito longe do que ela é capaz.

Mas o que interessa são as fotos?? certo?? :wink: :wink:

DSC06817.JPG


http://www.youtube.com/watch_video?v=OdjhhQXC2wA

DSC06833.JPG


o homem só pensa em velocidade, mas mal se apanhou em cima da ES9 o que é que fez?? :mrgreen: :mrgreen:

DSC06834.JPG


DSC06821.JPG


Nunca consegui subir esta, mas o jnewton subiu duas vezes só para me mostrar que é fácil :evil:

DSC06822.JPG


DSC06825.JPG


DSC06826.JPG


O resto das fotos estão com o jnewton. Ele prometeu que as colocava aqui.

Boas pedaladas
 

Xure

New Member
Grande maquina Brave. :yeah:
Isso agora é só puxar a adrenalina ao maximo e siga a fundo a cada descida que te aparece. :wink:

Parabens, a bike é linda e tem um aspecto robusto :drool:. Cá te espero um dia destes para uns estradões a descer a fundo. :xau:

Abraço
 

jnewton

New Member
O resto das fotos estão com o jnewton. Ele prometeu que as colocava aqui.

Disse que as punha e vou pôr, não vai ser é agora, a ver se logo tenho tempo quando chegar de trabalhar.
Pensas que sou patrão !? :twisted: eheh

Depois posto também algumas impressões com que fiquei da canyon.

Mas o que mais me surpreendeu foi a alegria e o deleite no rosto do bravellir ao pedalar na sua nova bicicleta. Espero que essa paixão dure muito tempo.
Quem o via o descer e quem o vê, nota-se que a confiança aumentou e muito. E a subir, antes qualquer pico era um martírio, agora é vê-lo a tentar superar-se e a subir picadas duras. Em plano sempre rolou bem, mas em monte e com mudanças altas parece uma mota. ehehhe

Continua a dar-lhe durinho e a superar-te porque a bicicleta precisa de muita porrada para mostrar o que vale.

Ficam aqui algumas fotos de ontem.

Nestas três parece que o bravellir está pensativo e admirado com o comportamento da canyon. Ela voa, voa.

DSC06204.jpg

DSC06228.JPG

DSC06231.JPG


Nestas duas a felicidade está estampada no rosto.

DSC06239.JPG

DSC06256.JPG
 

jnewton

New Member
Eu não diria que o mundo é plano, porque se fosse a piada perdia-se toda, eu apenas digo que o mundo é muito mais belo quando se pode desfrutar dele montado
numa máquina destas.

Aqui ficam algumas breves impressões do que eu achei da canyon ES9. Breves porque esta bicicleta convida a muitas horas de utilização para se poder compreender
bem o seu comportamento. Gostava muito de um dia destas testá-la numa voltinha de 40 ou 50 km, mas para já é deixar o homem fazer kms e riscos na bike para depois poder testá-la melhor.

DSC06200.JPG

DSC06201.JPG


A bicicleta quadro 20'', era um bocado grande para mim, que meço apenas 1,76, principalmente a subir e a rolar, para descer senti-me muito bem nela. A suspensão
fox com o curso no máximo levantava muito a frente, mas permitia abusar e estar constantemente a saltar nos trilhos mais técnicos.

A primeira coisa que me chamou a atenção, foi o diâmetro dos tubos do triângulo frontal da bicicleta, com uma grossura que transmite muita segurança e rigidez
à bicicleta.

DSC06216.JPG

DSC06222.JPG


Outra coisa que constatei foi que a bicicleta não parece pesada, nem nada que se pareça. Antes pelo contrário, é uma bicicleta que acelera bem e com a qual
se pedala muito bem a subir.

Dos poucos kms que fiz, tentei ter o maior dos cuidados eheh para não estrear desde já a canyon. O quadro pareceu-me robusto e com uma rigidez lateral bastante
boa, a pintura é bonita e está muito bem protegida nas zonas que podem vir a ser problemáticas (com o roçar dos cabos, etc) e falta ver se vai aguentar bem as pancadas.

DSC06253.JPG

DSC06238.JPG


Penso que o quadro é dos componentes em que é preciso investir mais tempo para se ter um voto seguro. Por isso vou falar no que mais me impressionou que foram
os componentes com que vem equipada a canyon.

Os travões Avid Juicy Carbon têm um poder de travagem enorme e esteticamente são lindos de morrer. A transmissão é de luxo, quer à frente quer atrás e não
notei quaquer tipo de dificuldade em mudar de andamento. O bravellir diz que são barulhentas, eu sinceramente não achei. Até porque nem sou daqueles bbtistas que implica com os pequenos barulhos.

DSC06255.JPG

DSC06259.JPG


A suspensão Fox Talas está muito bem, absorve muito bem as irregularidades e permite estar constantemente aos saltinhos. :D O amortecedor pareceu-me eficiente mas sinceramente nem reparei muito nele, devia ser por estar algo duro para mim.

Outra boa surpresa são as rodas, os pneus 2.20 se não me engano, permitem outro tipo de condução que os meus IRC Mythos 1.95, e os aros têm bom deslizar e parece que aguentam tudo.

Gostei muito de andar na Canyon ES9 e estou mortinho por meter as minhas luvas lá outra vez. Mas antes disso deixa chegar os dropouts eheheh
 

Bravellir

New Member
@jnewton: hehe dropouts?? o que tu queres sei eu :d parte os teus e deixa os meus direitinhos :mrgreen: :mrgreen:


Nem de propósito, hoje decidi hablar um pouco das N'duro.



As Rodas.


dsc06764largeab3.jpg


Quando se tenta relativizar a importância dos componentes no comportamento global de uma bicicleta o quadro tem sempre a posição de destaque, mas cada vez mais me convenço de que as rodas desempenham um papel igualmente importante no comportamento.

Quando estava a escolher qual dos modelos da ES haveria de escolher, a única coisa que me fez inclinar definitivamente para a ES9 foram exactamente as rodas.

Como sou pesado já abri um aro a fazer XC muito calmo. Desta vez queria umas rodas desenhadas para suportarem um tratamento mais duro. Como eu não lhes dou esse tratamento, a robustez inerente deveria garantir que suportassem o meu peso.

A combinação de robustez e leveza das DT-Swiss N'duro Special ( EX 1750 ) parecia perfeita. E depois, claro.. O serem esteticamente muito bonitas não prejudicou em nada a decisão :mrgreen:

wheelvarbig60919092711lah4.jpg



Estas rodas, em si uma montagem especial da DT-Swiss, sao por sua vez uma edição exclusiva para a Canyon em cor preta. Se bem que isoladamente ache as brancas ainda mais bonitas, no quadro da ES9 penso que o preto funciona muito melhor.

São rodas montadas à mão na DT-Swiss, e compostas por:
Cubos DT 240s
32 Raios DT Aerolite
Aros DT EX5.1D

ex1750rw6.jpg




Quando desembalei a Canyon e vi as rodas confesso que fiquei um pouco apreensivo. Os raios são achatados mas não fazia ideia de até que ponto eram finos. Parecem mais fitas que raios. Mas a DT-Swiss deve saber o que está a fazer.
Em termos estéticos são tudo o que estava à espera.

dsc06412largebt3.jpg


dsc06414largeor2.jpg


dsc06415largevv5.jpg





Quando se diz que as rodas pesam as duas "apenas" 1750grs, não se tem a noção exacta de até que ponto são leves. Apenas ao pegar nelas para as tirar da caixa é que me apercebi da leveza das rodas e da distribuição do peso entre o eixo e a circunferência muito equilibrada.

dsc06471largemr6.jpg

dsc06799largebt9.jpg




Na terra, que é onde elas devem estar, tem sido perceptível até que ponto influenciam na agilidade da ES9. É muito fácil acelerar e manter o ritmo. Sente-se que quando se pedala a força vai para "empurrar" a bicicleta para a frente em vez de ser gasta a "pôr as rodas a girar".

A minha apreensão no que diz respeito aos raios até agora é completamente infundada. Em termos de rigidez as rodas são muito boas. Não me apercebi de nenhuma flexão. Muito ocasionalmente ouço um ligeiro roçar dos rotores dos Juicy durante alguns metros e mas não tenho a certeza se estará relacionado com as rodas.



Resumindo, para já são dos componentes que mais ultrapassaram as minhas expectativas. E são lindas :mrgreen:



dsc06417largedw4.jpg
dsc06464largeco5.jpg
dsc06466largeju5.jpg

dsc06470largevn6.jpg
dsc06762largebj5.jpg
dsc06760largegb4.jpg

dsc06747largeni0.jpg
 

lpsferreira

New Member
Lindas, Lindas, são as originais em branco :D(para mim tem de ser branco :p). MAs . oh brave, as minhas são bem mais giras He!He!he!. Temos de trocar de novo as montadas (bikes!!!!!!!!!!!) :lol:para poder dar uma opinião mais fundamentada a essa bike.

No domingo fui fazer esse percurso, primeiro a subir num percurso paralelo a esse, logo a descer e de novo a subir este percurso. Ainda estive para te ligar, mas estou a treinar muito para te dar uma coça :mrgreen:.
 
Top