Eu não diria que o mundo é plano, porque se fosse a piada perdia-se toda, eu apenas digo que o mundo é muito mais belo quando se pode desfrutar dele montado
numa máquina destas.
Aqui ficam algumas breves impressões do que eu achei da canyon ES9. Breves porque esta bicicleta convida a muitas horas de utilização para se poder compreender
bem o seu comportamento. Gostava muito de um dia destas testá-la numa voltinha de 40 ou 50 km, mas para já é deixar o homem fazer kms e riscos na bike para depois poder testá-la melhor.
A bicicleta quadro 20'', era um bocado grande para mim, que meço apenas 1,76, principalmente a subir e a rolar, para descer senti-me muito bem nela. A suspensão
fox com o curso no máximo levantava muito a frente, mas permitia abusar e estar constantemente a saltar nos trilhos mais técnicos.
A primeira coisa que me chamou a atenção, foi o diâmetro dos tubos do triângulo frontal da bicicleta, com uma grossura que transmite muita segurança e rigidez
à bicicleta.
Outra coisa que constatei foi que a bicicleta não parece pesada, nem nada que se pareça. Antes pelo contrário, é uma bicicleta que acelera bem e com a qual
se pedala muito bem a subir.
Dos poucos kms que fiz, tentei ter o maior dos cuidados eheh para não estrear desde já a canyon. O quadro pareceu-me robusto e com uma rigidez lateral bastante
boa, a pintura é bonita e está muito bem protegida nas zonas que podem vir a ser problemáticas (com o roçar dos cabos, etc) e falta ver se vai aguentar bem as pancadas.
Penso que o quadro é dos componentes em que é preciso investir mais tempo para se ter um voto seguro. Por isso vou falar no que mais me impressionou que foram
os componentes com que vem equipada a canyon.
Os travões Avid Juicy Carbon têm um poder de travagem enorme e esteticamente são lindos de morrer. A transmissão é de luxo, quer à frente quer atrás e não
notei quaquer tipo de dificuldade em mudar de andamento. O bravellir diz que são barulhentas, eu sinceramente não achei. Até porque nem sou daqueles bbtistas que implica com os pequenos barulhos.
A suspensão Fox Talas está muito bem, absorve muito bem as irregularidades e permite estar constantemente aos saltinhos.
O amortecedor pareceu-me eficiente mas sinceramente nem reparei muito nele, devia ser por estar algo duro para mim.
Outra boa surpresa são as rodas, os pneus 2.20 se não me engano, permitem outro tipo de condução que os meus IRC Mythos 1.95, e os aros têm bom deslizar e parece que aguentam tudo.
Gostei muito de andar na Canyon ES9 e estou mortinho por meter as minhas luvas lá outra vez. Mas antes disso deixa chegar os dropouts eheheh