Cansado e sem forças para treinar

nino

New Member
#1
Estou a acabar a minha época de ORI-BTT.
Em Novembro de 2007 comecei a minha pré época para o XCO (regional norte alentejano e outras) e maratonas, no entanto efectuei a minha época sem qualquer problema. Sempre com muita vontade para treinar. No final de época, mais ou menos em Outubro de 2008, quando deveria ter parado para um merecido descanso, pensei em fazer ORI-BTT, pensava eu que aquilo era mais navegação e pouco “pedal”, mas enganei-me redondamente. Aquilo parece mais uma prova de XCO mas com um mapa. É bastante desgastante para quem quer andar na frente. No passado fim-de-semana foi o campeonato nacional e foi espectacular, sempre a fundo. Mas dá um mes para cá, as forças têm diminuído e a vontade de treinar tem ido embora, talvez tenha ido com a força. Tenho feito treinos de recuperação tal e qual como fazia antes, após as provas, e claro, não era motivo para ficar cansado. Pois bem, tenho ficado estoirado após 30 ou 40 km´s quando eu fazia em média 120 km em estrada quando treinava para maratonas.
Uma vez que não tenho clube nem treinador, nem ninguém para me orientar. O que devo fazer?
 
#3
Primeiro deves de ir ao medico orque poderas de ter de consumir complementos como por exemplo....ZMA que te ajuda na recuperação e aumenta a massa muscular e prevene caibras e ainda ajuda na concentraçao.....por isso vela e vai ao medico se não taes que t obrigar a treinar para t aguentares nas provas...
 
#4
Olá Nino

tb fiz este ano a minha 1ª época no ori-btt depois de 10 anos de experiência de orientação pedestre, mas com 4 anos parado sem fazer desporto tão regularmente. Tb achei os Nacionais do passado fim de semana espectaculares, 4 provas em 3 dias, sp a dar-lhe. Bons mapas, bom terreno e um ambiente 5 estrelas.

Realmente o que parece é que precisas de um pouco de descanso, faz 2 semanas de treinos leves ou experimenta outros desportos que não o btt. Depois começas gradualmente e vais ver que tens as baterias no máximo. Tb tens de ter atenção ao tipo de treino que fazes, isto é, se repetes muito o volume e a intensidade, pois o corpo adapta-se facilmente e depois não evoluis, pelo contrario.

Abraço
BO
 
#5
jmv said:
Descansar.
Poderá ser do desgaste...quer físico quer mental, não há nada como meter a bike de lado por uns tempos...mesmo que isso inviabilize algum resultado que procures, tudo em prol do prazer de andar de bike! Dizia o Sam Hill se não me engano: Treina quando te apetece as coisas com gosto saem melhor, mesmo com menos frequência. :|
 

kunha

New Member
#6
.... o corpo aguenta todo o descanço que lhe dermos.....

bem vindo ao clube dos estoirados. anda-me a acontecer o mesmo.
tenho tentado descançar mais mas tem sido dificil por causa do trabalho.
faltam-me as forças para pedalar. mas n tenho andado com suplementos.
fui ao médico e deu-me bio-ritmo - LOL - mas que me tem ajudado a recuperar.
vou continuar a descançar / recuperar um pouco mais e depois recomeçar calmamente mas tendo em atencã a alimentação / suplementação.
 
#7
pois isso acho que tá a acontecer a muita gente!!!, que abusa um pouco ,em tudo na vida quere descanso e claro uma boa alimentação e quando não se consegue ai os suplmentos que tb fazem maravilhas !!!


descansa e depois vais ver que olhas com outra prespectiva !!!!


bom descanso
bc
 
#8
Olá nino.
Também estive este fim-de-semana nos campeonatos nacionais de Ori-BTT. Adorei e achei que estas provas foram um pouco puxadotas mas era para apurar-mos os campeões nacionais. Tinha de ser mesmo assim.
Quanto ao cansaço, a minha opinião é parar pelo menos uma semaninha, talvez te ajude. Quanto a suplementos, não sei, porque não vou dar opinião nenhuma porque não sou entendido no assunto, e como nós os portugueses, temos a mania de tomar tudo o que nos vem a cabeça!
Acho que deverias acolherar com um médico especializado em desporto ou com alguém que perceba do assunto, mesmo aqui no fórum existe pessoas que têm formação (Licenciado em Desporto, Variante Condição Física e Saúde). Estava aqui a lembrar-me de uma pessoa que é um amigo meu e que costuma postar aqui no fórum, o Marreiros. Pelo menos este amigo percebe do assunto, ele é Licenciado em Desporto, Variante Condição Física e Saúde e tb faz competição de BTT e é pessoa para ajudar. Tb há mais pessoas mas de momento não me lembro do nome.
Um abraço e bom descanso.
 

match

New Member
#9
L-Glutamina não é tb pra isso, pra ajudar na recuperação?? Mas, claro, sem querer milagre que o proprio descanço em si é insubstituivel.
Tb eu muitas vezes sinto a demora em me recuperar e penso na tal Glutamina
Ok?
 
#10
ainda bem que encontrei aqui gente estoirada , andava a ficar triste porque eu pensava que era eu como mulher que não me estava a aguentar.

ando cansada tento não ir treinar mas fico de PESSSSSSSSSSimo humor nem me aturo a mim mesma nos dias que não vou pedalar depois do trabalho....
 
#11
Não é bem o topico que queria, mas serve para alguêm me dar um conselho...

Tenho 45 anos e comecei am fazer BTT em 1993, durante 7/8 anos fiz regularmente BTT tendo participado em muitos passeios e provas de 30/40 km (nessa altura as maratonas ainda eram bicho raro). Depois parei de andar de bicicleta e só fazia jogging, mas no inicio deste ano mordeu outra vez o bixhinho e voltei ao BTT. Mas agora o que tenho feito são provas/passeios de 70/80 km "maratonas" e os ultimos 15/20 km são terriveis para aguentar... chego todo roto!!! Eu sei que tenho que perder 2/3 kilos, mas posso treinar praticamente 2/3 dias por semana e fazer 30/40 km de cada vez, mas será que é suficiente !!!?? Por exemplo no atletismo um atleta não treina a maratona, mas será que no BTT tenho que fazer treinos de 70/80 km, ou não!!?? Atenção que eu só quero conseguir acompanhar o pelotão dos meus colegas de btt que regularmente andam comigo de bicicleta, não tenho outras aspirações e além disso a idade também já não ajuda!!!
 
#13
Lampião> Me parece que o Paulo Marinheiro, no Via Simpels, disse algo a respeito de não precisar treinar o tempo da prova, mas sim os requisitos, parametros da prova, mas ou menos isso, não me lembro direito.
Só consultar o tópico.
 
#14
Olá Pessoal!

Chama-se a isso "Overtrainning". Aconteceu-me no final do verão do ano passado! Os sintomas gerais são: Cansaço; sede excessiva; cãibras; irritabilidade e falta de vontade de treinar. Solução: PARAR PARA DESCANSAR! Sim... É isso mesmo. Pára 1 mês, hidrata-te bem, come bem e dormir bem é fundamental!
Foi exectamente como tu. Fazia 80/100 Km na boa em estrada para ir para as maratonas de BTT. De um dia para o outro empenei... Cheguei um dia que só fiz 12 Kms!!! Voltei para casa e falei com pessoal ligado a ciclismo profissional e disseram logo tratar-se de overtrainning.

Espero ter ajudado

Bom descanso para boas pedaladas

Pedro
 
#15
A motivação é um dos pontos mais importantes, se nos falham as pernas devido ao excesso de provas e treinos devemos sim parar e descansar...

Durante a semana devemos de planear o treino deforma a chegarmos ao final da semana bem e com forças para as provas! Alimentação é muitissimo importante, deve de ser equilibrada e acertada com o tipo de treino que efectuamos, se é força procurar ingerir proteinas e se for endurance procurar os hidratos!

Quanto a suplementação, é importante sem duvida. Contudo penso que se te alimentares bem podes passar disso, pois vais buscar tudo aquilo que precisas aos alimentos, poupas dinheiro com suplementos e ainda poupas na saude, é que tudo aquilo que for em demasia para o corpo é prejucial...

Treinem, alimentem-se e descansem...

Suplementos que aconcelho, Vitargo electrolitos para as Maratonas e no final uma glutamina.

Abraço
 

nino

New Member
#16
Caros amigos, já voltei aos treinos e sinto uma grande diferença em relação quando decidi fazer uma pausa.
Agora ao voltar, deveri ir com calma e mais duas a três semanas talvez deverei a fazer uns treinos mais expecificos ao meu tipo de mudalidade que irá iniciar epoca em Setembro deste ano.
Pois, tou a ver, que fazer maratonas como tb gosto depois da minha época acabar, finais de Maio, irá ser dificil, pois tenho de fazer a tal pausa, certo?
Obrigado pelas voças dicas.
 
#17
Re: Cansado e sem forças para treinar

Tudo o que foi dito só vem confirmar a teoria que o segredo para uma boa preparação e desempenho desportivos é uma melhor recuperação!

Sem dúvida que o treino é essencial, mas sem uma adequada recuperação, recorrendo a suplementação desportiva (natural), é essencial.

Suplementos à base de Glutamina, Creatina, HMB (possibilita ao atleta a capacidade de manter a massa muscular mais forte e evitar a fadiga provocada por um exercício extremo) e ZMA (recuperante e activador hormonal que favorece os processos anabólicos durante o repouso) devem fazer parte integrante de uma dieta equilibrada, rica em minerais, aminoácidos e proteínas (q.b).

Recomendo também magnésio para ajudar a manter uma animosidade equilibrada.

É claro que tudo isto resultará se a vontade/motivação se mantiverem em alta - o factor psicológico é essencial!

Cumps,
Nuno
 
#18
É por essas e por outras que deixei de ir a maratonas!!! Um pelotão de BTT qualquer dia parece uma farmácia! Não... Eu ainda sou dos da velha guarda de subir as serras mais lindas deste País e beber 2 ou 3 finos e 2 carcaças com presunto no final de 80 ou 90 Kms. Sou aquele que vai a Santiago e a Fátima por puro lazer e como sandes e bebo água e vinho! Só falam em nomes de merdas que um dia o vosso corpinho as vai pagar bem caras! Olhem o que vos digo! Qual ZMA, qual c******! Qual L-Glutamina... Não tenham pernas e cabeça no sitio e vão ver esses rins e figado daqui a uns anos! Comam bem, durmam bem, bebam muita água, TREINEM bem e isso é que dá gozo!
Nota: O meu palmarés, modéstia à parte, é razoável. A única coisa que tomei foi magnesona mas se comer 3 ou 4 nozes está lá as 300 ou 400 mg/dia que preciso! Tenho 1 vitória, 2 segundos lugares e inumeros top10 nas maratonas para não-federados! Desde Setembro de 2008 que nunca mais fui a nenhuma! E isto porque o BTT XC/Maratonas para mim é outra coisa daquilo que se está a passar actualmente.
Esta mensagem não foi dirigida a ninguém em especial. Foi apenas um alerta. Ok? Somos amadores! O BTT é para tirar stress, conviver, estar em contacto com a natureza... Quimicos!? É a mesma coisa que ir á Zambujeira do Mar ver o festival e andar todos os dias bêbedo ou com a moca! Nem a música se ouve!!! Juizinho!

Boas pedaladas
 
#19
Aí é que está.
Também não sou taaao favorável ao Suplemento, mas este tem finalidade especifíca de Suplementar e não no sentido Químico, como vc disse. De forma que o essencial é manter a Alimentação caprixada pra não precisar de Suplemento.
Às vezes o Suplemento é necessário apenas pela falta de espaço, tempo pra se alimentar antes de pedalar, ou então numa pedalada longa.
 
#20
ola nino, bruno olliveira e claro o meu colega de equipa paulo pina, pois tb sou atleta de ori-btt e vou dizer o k ja foi dito aqui, ehhehe tb pensava k o ori-btt era competicao para relaxar o fisico.... pois enganei-me e bem estou como o nino, foi a epoca e mais umas maratonas pelo meio, cagei o biscoito a cerca de um mes.
parei durante 15 dias, agora vou fazer ginasio durante um mes sem esforcar muito depois comeco a pedalar em estrada durante 2 mes, por fim e antes de comecar a epoca de ori-btt vou atacar no btt, mas ate la com muito descanco pelo meio sem ele nao e possivel atingir a boa
forma fisica.
ha com respeito ao nutricao desportiva, eu acho k faz falta porque nem todos podem ter uma horta para colher os alimentos saudaveis e hoje em dia nao se come bem, mas isso e outra historia.......... pessoal vamos a descansar e depois comecar de novo k isso passa tudo
comprimentos ori-betetistas