Ora viva aos amantes do BTT roda 29 ou futuros amantes,
Acabei de adquirir uma Cannondale Trail SL 29er 2 de 2013 e para já estou muito satisfeito com a mesma. Notei um enorme rendimento a nivel fisico, não só por ter passado de uma bike de cerca 17kg para esta de +/- 12,680kg (tamanho M) mas também por me ter estreado com pedais de encaixe na primeira maratona que fiz com ela ( NGPS Arouca este fim de semana - 45km ). Deixo aqui a specs retiradas do site da bikezone, mas ao que eu vou trocar alguma informação nos componentes, pois parece ter sido alterada pela cannondale e que ainda não actualizou no site oficial:
Isto foi o que eu vi a olho...não sei se haverá mais coisas.
Esta maratona deu para me aperceber do salto enorme que foi passar de uma Rockrider 6.3 para esta Cannondale Trail, mesmo sem ser suspensão total, é de um conforto muito bom. Dores nas costas só as senti a rolar/subir em alcatrão nos primeiros km e depois dos tombos que dei. Também não sei se foi de passar de um quadro L para um M...tenho 1,76m de altura e na decathlon continuam a dizer que o L era o mais indicado para mim.
Esta "Suspensão : RockShox Recon Silver TK 29', 80mm, Solo air, c/bloqueador, regulação de rebound" e aliada aos travões hidraulicos Avid Elixir 1 deu-me um conforto e um gozo que não estava habituado, pois ao fim de 40km com a RR 6.3 os punhos ficavam bastante massacrados e até o o dedo mindinho ficava quase que adormecido com o esforço necessária para travar e segurar o guiador nas descidas. Com este sistema é muito mais facil, mais divertido e seguro. Penso que só falta afinar o suspensão para o meu peso, mas quando for a loja fazer uma inspeçãozita falo com o tecnico.
O conjunto de mudanças ( manipulos e desviadores ) Deore e SLX são um mimo! Eu sei que há gamas bem mais superiores mas vindo de uns Acera era para esquecer com lama e afins... No NGPS também apanhei muita lama e areia e apesar da chiadeira que as areias fazem nas correntes e tal( penso que é igual para todos) continuei a trocar mudanças muito bem ao longo da viagem. Os manipulos também eram diferentes dos que tinha, mas habituei-me muito bem.
Ao facto de ter passado de 26er para 29er, a descer/rolar...bem a descer é a loucura! Consegui dar 70 km/h numa descida de alcatrão, e com a 26 o maximo foi 66km/h, isto sem dar ao pedais. Em terra ainda não vou arriscar muito em descidas pois estou habituar-me aos pedais de encaixe. No NGPS achei que ia ser facil e foi o que foi... vou estar esta semana a recuperar das mazelas.
A subir não notei assim graaaande diferença. Sei se estiver com bom ritmo e não abrandar muito chega-se bem ao cimo, mas se for mais devagar e em mudança leve custa tanto como uma 26. Talvez eu não tenha aquela sensibilidade que muitos teem para avaliar estas coisas...mas posso garantir que cheguei muito menos cansado ao fim. Mesmo com duas quedas aparatosas (cóccix e tornezelos empenados ) consigo fazer umas boas subidas nos kms finais e em que os meus colegas já andavam de rastos.
Para já é isto que tenho a dizer sobre esta menina. Depois posto umas fotos.
Cumps a todos e boas pedaladas!
Jonas
Acabei de adquirir uma Cannondale Trail SL 29er 2 de 2013 e para já estou muito satisfeito com a mesma. Notei um enorme rendimento a nivel fisico, não só por ter passado de uma bike de cerca 17kg para esta de +/- 12,680kg (tamanho M) mas também por me ter estreado com pedais de encaixe na primeira maratona que fiz com ela ( NGPS Arouca este fim de semana - 45km ). Deixo aqui a specs retiradas do site da bikezone, mas ao que eu vou trocar alguma informação nos componentes, pois parece ter sido alterada pela cannondale e que ainda não actualizou no site oficial:
- Quadro : Trail SL 29'er, 6061 alumínio, save, caixa de direção 1.5"
- Suspensão : RockShox Recon Silver TK 29', 80mm, Solo air, c/bloqueador, regulação de rebound
- Aros : Muddux Dc3.0 29'er, dupla parede, 32 raios F/T
- Cubos : Frente- Formula CDH20/ Trás- Formula CDH22
- Raios : aço inox 1.5
- Pneus : WTB NINELINE, 20x2.0" (F/R)
- Pedais : FPD Platform
- Pedaleiro: Sram S800 3.1, 44/33/22T
- Eixo Pedaleiro : Sram Powerspline
- Corrente : KMX X10 - 10 Velocidades
- Cassete : Sram Pg 1030, 11-36t- 10 Velocidades
- Mudança frente : Shimano Deore ( Actualização do fabricante )
- Mudança trás : Shimano SLX - 10 Velocidades ( Actualização do fabricante )
- Manípulos mudança : Deore ( Actualização do fabricante )
- Guiador : Cannondale C3, 680x20, 6061 alumínio
- Avanço : Cannondale C4, 1.5", 31.8, 7 graus
- Caixa direcção : Tange Custom 1.5"
- Travões : Disco Avid Elixir 1 (hidráulicos), 180mm frente / 160mm trás
- Manetes : Avid Elixir 1
- Selim : Cannondale Stage 3
- Espigão de Selim : Cannondale C3, 27.2x350MM(M)
- Punhos : cannondale com bloqueio
- Garantia: Quadro (Vitalícia limitada ao primeiro dono) Restantes componentes (2 anos) excepto peças de desgaste.
- Peso da Bicicleta s/pedais- 12.680 Kg
Isto foi o que eu vi a olho...não sei se haverá mais coisas.
Esta maratona deu para me aperceber do salto enorme que foi passar de uma Rockrider 6.3 para esta Cannondale Trail, mesmo sem ser suspensão total, é de um conforto muito bom. Dores nas costas só as senti a rolar/subir em alcatrão nos primeiros km e depois dos tombos que dei. Também não sei se foi de passar de um quadro L para um M...tenho 1,76m de altura e na decathlon continuam a dizer que o L era o mais indicado para mim.
Esta "Suspensão : RockShox Recon Silver TK 29', 80mm, Solo air, c/bloqueador, regulação de rebound" e aliada aos travões hidraulicos Avid Elixir 1 deu-me um conforto e um gozo que não estava habituado, pois ao fim de 40km com a RR 6.3 os punhos ficavam bastante massacrados e até o o dedo mindinho ficava quase que adormecido com o esforço necessária para travar e segurar o guiador nas descidas. Com este sistema é muito mais facil, mais divertido e seguro. Penso que só falta afinar o suspensão para o meu peso, mas quando for a loja fazer uma inspeçãozita falo com o tecnico.
O conjunto de mudanças ( manipulos e desviadores ) Deore e SLX são um mimo! Eu sei que há gamas bem mais superiores mas vindo de uns Acera era para esquecer com lama e afins... No NGPS também apanhei muita lama e areia e apesar da chiadeira que as areias fazem nas correntes e tal( penso que é igual para todos) continuei a trocar mudanças muito bem ao longo da viagem. Os manipulos também eram diferentes dos que tinha, mas habituei-me muito bem.
Ao facto de ter passado de 26er para 29er, a descer/rolar...bem a descer é a loucura! Consegui dar 70 km/h numa descida de alcatrão, e com a 26 o maximo foi 66km/h, isto sem dar ao pedais. Em terra ainda não vou arriscar muito em descidas pois estou habituar-me aos pedais de encaixe. No NGPS achei que ia ser facil e foi o que foi... vou estar esta semana a recuperar das mazelas.
A subir não notei assim graaaande diferença. Sei se estiver com bom ritmo e não abrandar muito chega-se bem ao cimo, mas se for mais devagar e em mudança leve custa tanto como uma 26. Talvez eu não tenha aquela sensibilidade que muitos teem para avaliar estas coisas...mas posso garantir que cheguei muito menos cansado ao fim. Mesmo com duas quedas aparatosas (cóccix e tornezelos empenados ) consigo fazer umas boas subidas nos kms finais e em que os meus colegas já andavam de rastos.
Para já é isto que tenho a dizer sobre esta menina. Depois posto umas fotos.
Cumps a todos e boas pedaladas!
Jonas
Last edited: