Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

#1
Boas pessoal.

Serve este post para apresentar a minha nova máquina agora que finalmente tive oportunidade de tirar umas fotos ilustrativas da beleza da bike. Infelizmente o fotografo não é grande coisa por isso não consegue captar toda a beleza da bike. :mrgreen:

Antes de mais uma foto:


Specs:

Quadro: Taurine Carbon
Suspensão: FOX 32 Float RL 100
Aros: Mavic XM317
Cubos: Shimano M525
Raios: DT Swiss Champion
Pneus: Continental Speed King, 26x2.1"
Pedais: CrankBrothers EggBeater C
Pedaleira: Powered by SRAM GXP2, 22/32/44
Corrente: KMC X9.73
Cassete: SRAM PG-950, 11-32
Desviador F: Shimano SLX
Desviador T: SRAM X-9
Shifters: SRAM X-7
Guiador: Cannondale C3
Avanço: Cannondale C3
Caixa direcção: Cane Creek, 1"1/8
Travões: Avid Juicy 5
Manipulos Travões: Avid Juicy 5
Selim: Fi'zi:k Tundra
Espigão: Cannondale C3
Tamanho L

Este era o equipamento de serie da Taurine 4. No entanto, como noutros casos nas ultimas Taurine a sair de fábrica, a minha vinha equipada com:

Travões e Manipulos: Avid Elixir 5
Guiador: FSA (não sei o modelo...)

Acrescentei:

Grade de Bidon: Exustar BC50
Ciclocomputador: BBB Microboard BCP-22
Bar-Ends: Ritchey WCS

Troquei também os pneus para uns WTB Weirwolf (modelo de 2009) e guardei os Speed King para tempos mais solarengos.

Mais fotos:







Fotos tiradas em Belas na manhã de dia 24-10-2009


Analise em 24-10-2009 (60Km):

Positivo:
- Postura altamente racing. Muito rija mas complacente para com o dono. Permite algumas veleidades que com outra bike, se calhar, caía.
- Ligeira. Não leve porque tem muito material pesado (rodas e componentes principalmente). Mas comparada com a minha ultima bike, esta é (pelo menos) 1,5kg mais leve.
- Suspensão muito sensível mas sem incomodar. Realmente depois de tudo o que li sobre a Fox e as características das suas suspensões, esta confirma totalmente os predicados. Lê tudo mas não é intrusiva. Parece que só me manda a informação que necessito filtrando tudo o resto sem me incomodar.
- Eggbeaters. Vindo de SPD's tinha algum receio em experimentar os encaixes CB. Até ponderei a troca dos pedais na altura da compra mas decidi dar uma chance. São incríveis. Já apanhei muita lama. Já tive os sapatos atolados de lama e os encaixes não se queixaram nada. A suavidade do desencaixe é também de referir. Fiquei fã e aconselho vivamente a quem ainda não experimentou.

Negativo:
- Selim a puxar um bocadinho para o duro. Vindo de um "sofá", este selim está a dificultar a minha vida em cima dele. No entanto acho que é por falta de calo e vou lhe dar oportunidade de brilhar. Alem disso qualquer outro selim que não aquele não obteria o padrão de cor que dá mais beleza à bike.
- Alguns barulhos estranhos. Penso que sejam os cubos a necessitar de uma lubrificação. Tenho de verificar isso o mais rápido possível.
- Travões barulhentos. Sei que tenho apanhado agua e lama nos trilhos mas não vejo razão para serem tão barulhentos. Para acrescentar a este "problema" parece que há um ligeiro empenamento no disco da frente o que faz com que faça um barulho ao rolar... :s

E pronto... fica aqui o cantinho da minha bike que usarei para actualizar com feedback para quem interessar.

Cumprimentos,
André.
 
#2
Re:Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

Mais uma Taurine aqui no forúm!
Mas esta não é frigorifico! :mrgreen:
Gosto bastante do quadro, a juntação do preto e vermelho fica QB! :mrgreen:
Essa suspensão em branco... cai-lhe que nem ginjas, apesar de não ter nada a haver com o resto da bicicleta... (tirando os travões)
Quanto ao material, muito equilibrado...
Bonita bike! Agora quer é kilometros! :mrgreen:
 
#3
Re:Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

E quilometros levou ontem de manhã. Foram 70km até S. Julião e voltar. :p

Continua com problemas no disco da frente, coisa que terá de ser resolvida durante esta semana.
O selim é realmente uma tábua, mas antes de desistir do mesmo tenho de investir nuns calções bons para percursos longos em estrada e deixar os berg para saidas rapidas para puro BTT em Belas.
 
#4
Re:Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

Update rápido:

- Transmissão excelente! Após a lama toda que apanhou nas "Terras do Toiro" (ver foto) não falhou uma passagem de caixa.
- Fox com um desempenho notável. Sinto que ganhava qualquer coisa em ter o bloqueio no guiador para algumas paredes mais traiçoeiras mas é ultrapassável.
- É bastante rígida a todos os níveis. Isso sente-se no esqueleto. Pensar se não seria uma boa ideia comprar um espigão em carbono para ajudar um pouco a suportar as pancadas no traseiro. Estou aberto a sugestões. :)

Pneus: Os Weirwolf apesar de criarem algum atrito ao rolar (nada de espantar tendo em conta a disposição dos tacos) são óptimos a limpar a lama e têm tracção a toda a prova. Fui ganhando confiança nos mesmos ao longo da prova e apenas quando estavam cobertos de barro (andar vários metros seguidos em lama pura) é que causaram alguns sustos "controlados".

 
#6
Re:Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

Efectivamente ficou bem sujinha mas tomou logo uma banhoca. :mrgreen:

Quanto ao travão da frente, está tudo resolvido. Havia um desalinhamento do bombito. Enfim... problemas de juventude. :) Agora, passados 200 e tal km's sinto que, finalmente, estão a acamar e a ganhar progressividade (potencia sempre tiveram).

Alguem tem uma sugestão para um espigão que me traga mais conforto?
 
#8
Re:Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

Eh lá! Isso é um preço muito porreiro! E o espigão parece ser bastante giro.

Obrigado pela sugestão. Está no topo das prioridades.

Ando tambem a "cheirar" umas rodas novas. Para já estou tentado com a montagem (e preço) que a Binaclínica tem para encomenda.
 
#9
Re:Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

eh pá,finalmente uma taurine vermelha!!!muito fixe,pessoalmente sempre gostei mais desta cor!
se arranja-se um quadro destes,reformava ja o meu F6! :mrgreen:

falas em rodas,ummmm....eu sou suspeito,mas e que tal umas fulcrum!de certeza que ficavam a matar nesse vermelho!
ou entao rebentas com essas,e um dia mais tarde quando quiseres uma lefty(sim acredita que vais querer uma),compras entao umas rodas ja com o cubo para a lefty! :mrgreen:

abraço e dá-lhe porrada!
 
#10
Re:Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

Nuno faia, mas para por lefty, basta o cubo certo? Eu tinha essa ideia... :s
Eu fazia como o colega Nuno disse, estoirar essas, juntar mais algum, pôr uma Lefty, os cubos, uns raios DT SWISS e aros ZTR Olympic, e depois a caixa de direcção própriada Lefty... :twisted:
 
#11
Re:Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

sim amigo,para pores uma lefty tens de mudar o cubo,a caixa de direcçao e o avanço!
se o nosso amigo Andre filipe tiver dinheiro para isso,era um up-grade que ia "valorizar" bastante a bike,e ja se sabe que as cannondales se querem é com lefty ou fatty!para mim so lefty,pois nao aprecio a estética "retro" da fatty,apesar de ser uma excelente opçao para quem faz xc!
vou ficar atento a este tópico,parece-me que daqui a uns tempos esta bike vai ficar ainda melhor!

abraço
 
#12
Re:Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

olá, bela maquina...

o rapaz ainda agora apresentou a maquina e a malta ja esta a dizer para mudar suspensão, cubos... ninguém perdoa.

eu vendo os problemas que tens... dizia, compra é uns calções com almofada anatómica... tb tenho calções berg e decathlon... começei a pensar que tinha 216 km para fátima em cima do meu bbb anatomic... a conselho de um amigo comprei uns com almofada anatómica com alças... e amigo, é como passares de uma tábua para um sofá... não tem nada a ver, se quiseres dou-te o contacto da loja da trofa.

O resto, afina o travão da frente (um dos motivos pq nao mudo para disco é mesmo esse, a afinação tem que estar sempre impec senão... hig.... hig... hig...)... e KMS EM CIMA DA BURRA.
 
#13
Re:Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

Eu dei a mina opinião em seguimento ao que o nuno faia disse... :mrgreen:
Mas sei que tudo depende da carteira de cada um... :roll:
Tudo o que dizes é bem verdade, eu assim que passei a andar de calções notei logo MUITA diferença!
 
#14
Re:Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

amigo ricardo
eu nao disse para mudar nada!o nosso amigo andre é que disse que andava a "cheirar" umas rodas novas!
e eu digo que mais cedo ou mais tarde ele vai começar a "cheirar" uma lefty! rsrsrsrsrs :mrgreen:
eu que o diga,desde que andei numa "testbike" com lefty,que ando a sonhar! :cry:
se por acaso for intençao do andre trocar para lefty,e para nao gastar dinheiro duas vezes em rodas,so comprava as rodas nessa altura!assim haja €€€ para isso!

em relaçao aos calçoes,tou com voces,uns bons calçoes fazem toda a diferença!sao mais caros mas justificam o investimento!
 
#15
Re:Cannondale Taurine 4 (2009) - Apresentação e Análise

Obrigado pelas sugestões. E essa da Lefty está nos planos a médio-prazo. Por isso agradeço imenso o conselho de não trocar as rodas para já (a não ser que surja um negócio imperdível) vai ser tomado em linha de conta. Assim evito duplo investimento e consequente perca de dinheiro que tanto custa a ganhar. :)

Ricardoliveira said:
olá, bela maquina...

o rapaz ainda agora apresentou a maquina e a malta ja esta a dizer para mudar suspensão, cubos... ninguém perdoa.

eu vendo os problemas que tens... dizia, compra é uns calções com almofada anatómica... tb tenho calções berg e decathlon... começei a pensar que tinha 216 km para fátima em cima do meu bbb anatomic... a conselho de um amigo comprei uns com almofada anatómica com alças... e amigo, é como passares de uma tábua para um sofá... não tem nada a ver, se quiseres dou-te o contacto da loja da trofa.

O resto, afina o travão da frente (um dos motivos pq nao mudo para disco é mesmo esse, a afinação tem que estar sempre impec senão... hig.... hig... hig...)... e KMS EM CIMA DA BURRA.
amigo Ricardoliveira: eu já ando com uns calções almofadados (da Berg) se bem que ultimamente tenho andado mais com um bib (calças) da Santini com uma almofada a todos os níveis melhor que os calções. Diz o meu irmão (que se queixava tal como eu da dureza do selim) que ultimamente já se habituou ao mesmo e, por isso, vou continuar a insistir no selim (que acho bastante bonito) e investir num par de calções de boa qualidade (tal como sugerido pelo amigo nuno faia).

Quero agradecer-vos ainda pela atenção dispensada neste tópico. Espero que seja do vosso agrado as alterações que farei gradualmente à máquina sabendo de antemão que a prioridade de evolução é do "atleta". Sim, porque com esta máquina, sinto que a verdadeira limitação sou eu e não a Cannondale. ;)