Cannondale Scalpel Team Replica

castroma

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Boas pessoal!

Bom finalmente consegui comprar a minha bike de sonho e como tal já lhe comecei a dar o devido uso :)


Hoje finalmente consegui ir dar a volta inaugural, e aqui deixo as primeiras impressões da bicla.

A volta foi maioritariamente por trilhos técnicos e pouco rolantes, com subidas e descidas com elevado grau
de inclinação, prefazendo um total de 37.5 km´s.

Como é hábito nas primeiras voltas que se dá numa nova bicla, há sempre coisas a acertar durante a volta,
e foi o que aconteceu comigo, a altura do selim, a posição do mesmo, a posição dos manipulos (sim porque
isto do Dual-lever para mim ainda é novidade como utilizador), pressão de ar de ambas a suspensões...etc...

Posto isto e com todas as afinações a meu gosto toca a arrepiar caminho.

A minha principal curiosidade era ver como se comportava a bicla em subidas, visto ser uma bicla com peso
baixo e suspensão com pouco curso na traseira, e o resultado não me desapontou. Tanto com as suspensões
bloqueadas como normais a bicicleta tem um bom comportamento em subida agarrando-se ao trilho (com a suspensão
desbloqueada) e sendo mais nervosa e rápida com o DT bloqueado. A posição de condução ainda tem que ser
revista visto que o avanço de guiador é mto grande para o meu gosto e vou substitui-lo em breve.

A rolar a bicicleta era como eu previa, uma verdadeira máquina de XC, rápida nas acelerações e muito estável
mesmo em mau piso. O pouco curso anunciado da suspensão traseira revelou-se mais que suficiente para mim
que estava á espera de levar mais "porrada" nas costas, mas felizmente isso não acontece na Scalpel, por
isso posso dizer tratar-se de uma bicicleta confortável.

A lefty funciona ás mil maravilhas, os 100mm de curso dão e sobram para uma utilização em XC e com ela podem-se
fazer descidas a grandes velocidades sem perder o controle da bicicleta. Em relação á minha anterior
Marz Marathon SL náo noto diferenças ao nivel da rigidez lateral e por incrivel que possa parecer gosto muito mais
do funcionamento da Lefty, revelando-se muito suave e absorvente, apesar de "apenas" ter regulação do rebound,
bloqueio e compressão através da válvula de ar. Estou cativado pela segurança, simplicidade e eficácia desta
suspensão.

A posição desta bicicleta é outra das coisas que gostei, sendo que a frente é muito incisiva permitindo-me
sempre que queira "apontar" a bicicleta para onde queria sem que o centro de gravidade normalmente alto nas FS
comprometesse o bom desempenho desta bike, que se revelou muito manobravel em zonas mais técnicas.

O resto do equipamento funciona como se esperava, as crossmax SL são um mimo de suavidade, os travões XTR apesar
de guincharem um pouco quando aquecidos, fazem o seu trabalho na perfeição, a pedaleira Cannondale Si pareceu-me
bem rigida, identica em funcionamento á XTR. Os manipulos Dual Lever (ou Dual Control) ainda não ganharam
a minha simpatia, continuo a preferir os Sram Attac, especialmente no manuseamento do desviador.

Em jeito de conclusão devo referir que esta bike é excelente para Maratonas e tb para provas de XC (mas não tanto
como uma HT), é leve, rápida, nervosa ou confortável conforme de queira, bem equipada. Não era á toa que era a minha
bicicleta de sonho, pois para mim tem tudo o que procuro numa bicicleta de todo o terreno, posso afirmar que aqui vou
ser feliz :)


Pontos a evoluir brevemente na bicicleta:

- Novo selim
- Novos pedais
- Kit de parafusos de baixo peso (cerca de 20 no total)
- Avanço de guiador mais curto (90mm)
- Instalação de 2 grades de bidon
- Instalação de conta voltinhas :)

Num futuro um pouco mais longiquo mudança dos Dual Lever XTR para um combinado Manetes Saint + Sram Attac.

dsc035869aq.jpg


http://castroma.fotopic.net/p28840152.html


Cumps

Castroma
 

MarcoB

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Muito bonita sim sr. Foi outra das opções que ponderei antes de comprar a Epic.

Tens aí uma grande máquina agora é só dar-lhe um bom tratamento ou seja muitos kms :)
 

cruza

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Muitos mas mesmo muitos parabens pelo maquinão. Eu estranhei quando mudaste da tua Cannondale para a Decathlon (não quer dizer que não fosse uma boa bike) mas quem tem uma Cannondale é dificil mudar para outra marca. Muitos parabens e quando arranjares parafusos diz-me que talvez tambem queira. Comunica comigo para
cruz.design@netcabo.pt
Abraços
Cruza
 

castroma

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Obrigado a todos pelos elogios :)

Na altura troquei a F900 pela Rockrider pk precisava de uma FS porque as minhas costas já não aguentam a porrada que a Cannondale dava, então na altura a Rockrider foi a melhor relação \ qualidade \ preço que encontrei.

Na altura lembro-me de referir num topico que se tivesse eurs suficientes a bike que iria comprar seria esta que tenho agora...eis que finalmente surgiu a oportunidade e não a desperdicei :)

Hoje fiz mais 42k de mato e continuo a aprendizagem na condução e a jogar com as afinações da suspensão.

Cumps
Castroma
 

castroma

New Member
Viva!

Bom hoje depois de uma volta de 32kms na zona da carregueira \ belas e depois de ter trocado o pneu da frente para trás e vice versa, alterei tb o sentido de direcção do pneu em ambas as rodas conforme me tinha sido aconselhado por uma amiga minha mto conhecida das lides do BTT de competição.
E não é que os "sacanas" funcionam melhor montados ao contrário do sentido de rotação?
Quem conhece o pneu (Maxxis Larsen TT 1.9 UST) sabe que o pneu tem umas "escamas" que de um lado dos tacos tem uma superficie em forma de rampa e do outro faz uma parede lisa, pois que com o sentido aconselhado pela marca deveria ser essa tal parte a descer que faria a tracção, mas o outro lado quadrado agarra melhor, mas não rola tão bem!

Bom isto tudo pra dizer que a minha volta foi muito técnica com altas paredes e descidas e consegui fazer practicamente tudo montado, e o que não consegui foi por falta de pernas e não de pneu :)

Acho que depois de ter a bike com que sonhava também encontrei o pneu ideal para mim, leve, estreito q.b,com excelente aderência e que rola muito bem. Ganham aos meus anteriores Kenda em peso e tracção de resto são identicos.

À medida que vou descobrindo a nova máquina partilharei convosco as minhas opiniões.

Cumps

Castroma
 

Bytes

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Eu também montei um Larsen TT "ao contrário" atrás e acho uma maravilha.

À frente é que não sei se é melhor o normal ou ao "contrário".
 

crx16v

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Que grande máquina, caramba! :twisted: Apesar da pintura não ser das mais bonitas que já houve nesse modelo, é muito bonita na mesma. Um dos meus sonhos no que toca a FS... Dream on, dream on!
Parabéns pelo canhão e boas voltas!

P.S.: Espero que já vás estando mais habituado ao dual-control... Eu já não o troco por nada!
 

castroma

New Member
Viva!

Tenho andado com a casa em obras e como tal não tenho tido muito tempo para dar seguimento a este topico postando mais pics e as alterações que a bike ja sofreu entretanto, mas seja como for espero pra semana colocar umas fotos porreiras que fiz com uns amigos meus aqui pelos trilhos da zona e dar as impressões da bike numa tirada de 87km´s de mato.

Cumps
Castroma
 

jmsp

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Também é a bike dos meus sonhos, mas (por enquanto) não tenho... t€mpo disponível!
Felicidades para gozar a máquina!

"off topic":
Já quanto aos Larsen 1.9 LUST não gostei nada deles, curvam bem, são muito seguros, têm muito boa tracção, passam bem em areia, são muito leves (cerca de 530gr) mas notei que a minha bike HT fica com muito atrito, não gostei deles a rolar. Apesar de muita gente estar em desacordo comigo!
 

Ratolas

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Sim senhor, bela bike.Ainda no outro dia estáva a comentar com um companheiro de pedalada durante um passeio no Algarve,se vivesse lá a minha bike seria uma Scalpel ou Rush de preferência Team replica(por que não desejar o ceu?), mas como vivo na linha escolhi a Prophet, é mais adaptada para Sintra e Monsanto.
Quanto ao Larsen TT,tenho um 2.0 montado ao contrário atrás, dica do pessoal dos Fura-Trilhos, que me aconselharam a pôr á frente um Panaracer 2.1.Bela combinação!
Continuação de boas pedaladas!
 

jginja

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viva castroma,
grande máquina, haja pernas e prá frente qué o caminho!
tenho algumas questões:
- qual o peso da bina? sem grade dos bidons e a bolsa das ferramentas e outros "apêndices".
- qual o tamanho? (está inscrito por baixo do eixo pedaleiro)

boas pedaladas
 

castroma

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Vivam.

Fui desenterrar este tópico porque reparei que haviam duas questões que não tinham sido respondidas :oops: :mrgreen:

Então no que toca ao peso a bike sem acessórios extra (mas com pedais XTR 07) pesa exactamente 10.997kg.

No que respeita ás rodas acho que já toda a gente sabe como funcionam, são leves, resistentes, bonitas, ao nível dos mais exigentes.

Peço desculpa pelo "atraso" na resposta :)
 
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