29er Cannondale Scalpel Si Eagle

Adorei o comportamento no geral.
Incrível a rolar em terreno acidentado e cheio de pedra. Apesar do amortecedor estar mais para o racing está num compromisso ótimo. A subir nota-se bem que é mais fácil a passar obstáculos, a rolar e a descer idem. Não senti ainda o acréscimo de peso. O eagle não funcionou na perfeição mas por culpa de má afinação, a parte de baixo da cassete não estava como deve ser. O 50t realmente é fundamental para quem anda com o prato de 34 principalmente em início de época.
A nova lefty está melhor em relação à anterior, é mais suave a ler nos primeiros cms e até dá a sensação que vai afundar de mais mas depois fica no ponto e não bate em baixo.
A posição de condução é incrível, ainda bem que pedi o avanço negativo, está mesmo muito ágil. O bloqueio está a funcionar melhor do que eu pensava, apesar de só bloquear mesmo em alcatrão.
Com mais 1.5kg continuo a brincar com a bicicleta, a puxa-la com uma facilidade incrível, mas falta-me ver em prova em subidas em estradao mais longo. Deve ser o único ponto que vou perder algo.
 
Estou a pensar rapar umas gramas no combo selim/espigão, o selim principalmente é muito pesado(260g) e em principio vou trocar por um Selle Italia SLR kit carbono(120g~).
A nivel de espigão é que não sei para onde me virar, é tudo muito caro e a oferta em 31,6 não me parece muita.
O guiador pesa cerca de 180g acho que não vale a pena mudar. Mais alguma sugestão para tirar umas gramas sem gastar uma fortuna?
 

RTC

Super Moderador
Boas Fábio.
Se tem certeza desses pesos o guiador realmente não vale a pena. O selim sim, podes tirar aí umas boas gramas sem ficares prejudicado no conforto.
O espigão...para essa bike, andava uns tempos com esse, ias poupando uns trocos todos os meses para mais tarde comprares um MCFK. Os actuais já não estão tão leves como a versão anterior mas provavelmente (pelo que percebo) não terás muito interesse em colocar aí um KCNC ou Prototype.

Outra opção para tirar mais umas gramas é nos pedais. Eu apostei nums Xpedo M8Ti e posso-te dizer que muito satisfeito.

De resto não estou a ver onde, de momento, poderás mexer mais. Rodas acredito não não vais mudar agora e pneus já percebi que não arriscas em pneus muito leves (e muito bem!).
 

nunokas

Member
Boas.

Como o RTC diz, selim e pedais. Depois mais tarde podes dar uma vista de olhos ao espigão da leonardi que tem um aspecto fabuloso ;)

Cumps
 

Jocas22

Active Member
espigao tens o procraft que vinha na minha merida, bastante confortavel e com um bom peso (nao sei em 31.6), na bike 24 tem em preto e vermelho por 100 paus pra 31.6

muito gira a maquina, mas pensei que fosse mais leve
 
@RTC - Boas! Pelo menos vi o peso no fórum dos nossos vizinhos em que alguém disponibilizou toda a lista de pesos de material OEM, também como pesos reais dos quadros.
Sim, o selim é uma troca óbvia e fácil para mim porque já tenho um parecido na fininha e dou-me bastante bem. Custa-me dar 160 paus pelo selim mas terá de ser. Quanto ao espigão é que estou um bocado fora do assunto porque foi coisa que nunca me preocupei, não digo que não ponha KCNC ou Prototype, se for fiável e ganhar algumas gramas por um preço mais simpático ótimo. Esse MCFK deve ser bem carote.
Os pedais foi uma falha minha, já os tinha comprado em Maio ou Junho do ano passado a pensar ainda na antiga F29, foram baratos mas pesadotes também. Por enquanto vou manter.
Sim, nas rodas não vou mexer, apesar de serem pesadas mas dificilmente as consigo vender e não vou meter umas rodas novas e ficar com aquelas encostadas. A nível de pneus também não arrisco, prefiro a fiabilidade.

@nunokas - tenho de averiguar esse Leonardi.

@Jocas22 - vou analisar esse espigão.
A nível de peso não surpreende muito não, mas é algo com que já estava a contar.
 

lucard

Member
Epa esta menina é bonita que se farta!! só me faz confusão (como todas Cannondale) a suspensão. Mas que é linda é.
 
Curiosamente ou não, tenho mais dificuldade em andar sem mãos em bicicletas com lefty. Na anterior GT de empréstimo que tive andava o que fosse preciso sem mãos, mas já na flash 3 e nesta não consigo andar muito bem, tenho tendência a inclinar o corpo, talvez devido ao psicológico. Duvido que as bicicletas com lefty não estejam equilibradas.
 
Duvidas?
Pois eu duvido mesmo do contrário... Na minha lefty sentia o mesmo, andava sem mãos em qualquer situação até montar uma lefty na bike... Não sei se foi exactamente disso mas até ver explicação cientifica da coisa, acreditarei o contrario. Até porque toda uma bainha e um cartucho pesado com é a lefty apenas em um lado, não estou a ver qual foi a massa que adicionaram do lado direito para criar o mesmo equilibrio. Mas como digo, até que me mostrem a explicação grafica posso estar redondamente enganado.

Assunto a parte, tens uma FS extremamente linda! Parabéns! Muitos km com ela!

Boas pedaladas..
 

fabio viana

Well-Known Member
@goruk, mas mesmo assim então quando ele usava uma suspensão normal a bicicleta era mais pesada do lado direito :)

Do meu ponto de vista a cannondale tem uma boa suspensão, mas em termos de distribuição de peso fica um pouco abaixo das suspensões normais ;)
 

grouk

Member
eu não sou muito entendido na coisa eu na minha não consigo aperceber me de desequilíbrios, mas lá está eu não tenho muita sensibilidade para essas coisas
 
Em termos práticos, a andar com as mãos no guiador NINGUÉM nota diferença por ser ou não lefty, disso não tenho duvidas e falo por experiência própria.
Duvido mesmo que seja o pelo mal distribuído. Se assim fosse nem cavalinhos conseguia fazer porque começava a pender para a esquerda, o que não acontece. Nesta faço cavalinhos mais facilmente e mais tempo por ter o centro de gravidade mais baixo e guiador mais largo. Fácil.
Agora o andar sem mãos é um caso de estudo, porque já vi muitas vezes o Fontana e o Fumic a cortarem a meta sem mãos como se nada fosse :p
 

nunokas

Member
Curioso Fábio, não noto esse problema sem mãos...Penso que instintivamente o corpo compensa logo qualquer pequeno desiquilíbrio que a massa do mono braço possa exercer...
 

Nozes

Active Member
Assim sem ir ao pormenor dos pesos e a generalizar muito,as diferenças de peso de cada um dos lados são mais ou menos isto:

Lado esquerdo: Lefty ~1600gr + travões (bombas) 200gr + discos 200gr = 2000gr.
Lado direito: Manípulo 150gr + prato 50gr + corrente 250gr + desviador 250gr + cassete 450gr = 1150gr.

Só experimentei uma Cannondale umas centenas de metros,não deu para tirar conclusões quanto à distribuição de pesos e os seus efeitos.
 

SJorge

New Member
A andar normalmente com as mãos no guiador não se nota qualquer desvio ou desequilibrio, que é o que mais interessa. No entanto também noto que, ao andar sem mãos, compenso sempre ligeiramente com o corpo. O que normalmente acontece é que ao pedalar a parte interior da perna esquerda vá mais encostada ao selim e a perna direita vá mais aberta e nem toca no selim, se é que consigo passar a “imagem”. São particularidades das nossas máquinas :D
 
Curioso Fábio, não noto esse problema sem mãos...Penso que instintivamente o corpo compensa logo qualquer pequeno desiquilíbrio que a massa do mono braço possa exercer...


A andar normalmente com as mãos no guiador não se nota qualquer desvio ou desequilibrio, que é o que mais interessa. No entanto também noto que, ao andar sem mãos, compenso sempre ligeiramente com o corpo. O que normalmente acontece é que ao pedalar a parte interior da perna esquerda vá mais encostada ao selim e a perna direita vá mais aberta e nem toca no selim, se é que consigo passar a “imagem”. São particularidades das nossas máquinas :D

É claramente isto!
Na GT notava que ia sem mãos descontraidamente e até desenhava curvas sem problema, nesta é isso exactamente que descreves.
Mas não é que seja uma desvantagem, o guiador é feito para ter lá as mãos e efectivamente em condução é uma máquina :D
 
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