29er Cannondale Scalpel Si Eagle

#81
Obrigado aos dois!
É um pormenor que me deixa a bicicleta ainda mais a gosto, acho que o laranja fica mais equilibrado assim, já que é uma cor forte não é preciso muito para sobressair.

Agora voltando ao tema do peso, onde vou rapar 335g? Gostava de baixar a barreira psicológica dos 11kg.
Trocar os travões por uns XTR?
Discos mais leves?
Guiador não tenho intenções de trocar, ia ganhar muito pouco.
Nos pneus não mexo.
Aceito mais sugestões.
Boas.

Guiador e travões visto que vais manter essas rodas e pneus... mas não vai ser fácil tirar essas 335gr só a mexer nesses componentes ;)
 
#82
335gr assim de repente...
Os travões é uma forte hipótese. Travões+discos.

Que pedais é que tens e quanto pesam?
Passar os travões de XT para XTR rapa 100 e tal gramas sem mexer nos discos, assim por alto, os discos ainda não analisei nem sei que marca comprar.
Os pedais são uns BBB Forcemount BPD 14 que pesam 294g segundo a marca.

Boas.

Guiador e travões visto que vais manter essas rodas e pneus... mas não vai ser fácil tirar essas 335gr só a mexer nesses componentes ;)
Acredito que não seja fácil, mas não queria gastar uma fortuna, principalmente num guiador.
Rodas não troco, para poupar 100 ou 200g era um investimento muito grande.
 

Mr.sa

Active Member
#83
oh Fabio, tudo o que queiras meter a partir de agora para tirar essas gramas, vai ser um investimento muito grande, não será só nas rodas.

Tu nos travões até consegues poupar umas 120-130gramas, mas vai-te custar 300€ no mínimo. Se quiseres poupar gramas nas rodas, que seja as 100-200gramas, mesmo vendendo as tuas, serão sempre um investimento de cerca de 500€ para algo parecido mas mais leve.

Tens a hipotese mais barata de tirar cerca de 100gramas, que é trocando os discos dos travões, mas pah... não esperes que tenham o mesmo comportamento, porque se calhar não terão.

Honestamente? Usufrui do que tens e esquece os pesos.

Eu estou como tu, mas algo pior, faço competição e atualmente a minha bicicleta tem 12kg's(também suspensão total), eu se lhe quiser tirar 500gramas, precisava de trocar o espigão(apesar de ser um 3t em carbono é o ionic que não é propriamente leve, e ainda por cima ainda não o curtei, e dá para cortar quase metade, trocar o selim, mas aí já engloba conforto e ou testo ou não me meto em aventuras, trocar o pedaleiro(atualmente xt) para algo tipo raceface em carbono, trocar a suspensão para uma stepcast ou algo parecido, trocar os discos dos travões. Ou seja, tenho muito por onde o fazer, mas para o fazer preciso de cerca de 500€ mesmo dando à troca o material a menos que vá procurando grandes negócios. Então se quiser meter a burra com 11kg's, já são precisos 1000€... pah, coiso :p

Eu no final de coisas, dava-me muito contente por só ter a bicicleta a pesar 12kg's, mas depois como detesto de ficar apeado e não conseguir completar uma maratona, levo sempre, uma câmara de ar, um saco de selim que só ele pesa cerca de 400-500gramas com tudo o que leva lá dentro(bisnagita de óleo, master-link, multitool, um desmonta, dropout, kit de tacos de pneu... pah... prefiro isso a ser mais um que tem de desistir por problemas mecânicos...mesmo que o resultado venha a ser uma treta

Temos é de usufruir do que temos e no final pensar, se houve pernas ótimo, se não houve não será por 300-500gramas. Se temos a hipotese de avançar para algo melhor, perfeito, mas não vale a pena perder a cabeça com isso ;)
 

elvales

Active Member
#84
Temos é de usufruir do que temos e no final pensar, se houve pernas ótimo, se não houve não será por 300-500gramas. Se temos a hipotese de avançar para algo melhor, perfeito, mas não vale a pena perder a cabeça com isso
X2 . quantos não dariam um rim para ter 11.3 kgs numa FS ?
 
#85
oh Fabio, tudo o que queiras meter a partir de agora para tirar essas gramas, vai ser um investimento muito grande, não será só nas rodas.

Tu nos travões até consegues poupar umas 120-130gramas, mas vai-te custar 300€ no mínimo. Se quiseres poupar gramas nas rodas, que seja as 100-200gramas, mesmo vendendo as tuas, serão sempre um investimento de cerca de 500€ para algo parecido mas mais leve.

Tens a hipotese mais barata de tirar cerca de 100gramas, que é trocando os discos dos travões, mas pah... não esperes que tenham o mesmo comportamento, porque se calhar não terão.

Honestamente? Usufrui do que tens e esquece os pesos.

Eu estou como tu, mas algo pior, faço competição e atualmente a minha bicicleta tem 12kg's(também suspensão total), eu se lhe quiser tirar 500gramas, precisava de trocar o espigão(apesar de ser um 3t em carbono é o ionic que não é propriamente leve, e ainda por cima ainda não o curtei, e dá para cortar quase metade, trocar o selim, mas aí já engloba conforto e ou testo ou não me meto em aventuras, trocar o pedaleiro(atualmente xt) para algo tipo raceface em carbono, trocar a suspensão para uma stepcast ou algo parecido, trocar os discos dos travões. Ou seja, tenho muito por onde o fazer, mas para o fazer preciso de cerca de 500€ mesmo dando à troca o material a menos que vá procurando grandes negócios. Então se quiser meter a burra com 11kg's, já são precisos 1000€... pah, coiso :p

Eu no final de coisas, dava-me muito contente por só ter a bicicleta a pesar 12kg's, mas depois como detesto de ficar apeado e não conseguir completar uma maratona, levo sempre, uma câmara de ar, um saco de selim que só ele pesa cerca de 400-500gramas com tudo o que leva lá dentro(bisnagita de óleo, master-link, multitool, um desmonta, dropout, kit de tacos de pneu... pah... prefiro isso a ser mais um que tem de desistir por problemas mecânicos...mesmo que o resultado venha a ser uma treta

Temos é de usufruir do que temos e no final pensar, se houve pernas ótimo, se não houve não será por 300-500gramas. Se temos a hipotese de avançar para algo melhor, perfeito, mas não vale a pena perder a cabeça com isso ;)
Eu tenho a noção que teria de gastar uns belos cobres para baixar 300g, mas isso não seria de repente, era para se ir fazendo aos poucos.
Eu também faço competição e prefiro ter a bike mais fiável do que leve, daí a minha escolha de pneus, que felizmente não tem dado furos.
O que fiz agora para atenuar a diferença de peso foi deixar de usar a bolsa de selim, levo só mesmo a espuma. Arrisco porque os pneus são novos/resistentes e ando sempre com bastante liquido, é um bocado a arriscar mas para provas de um dia tem de servir.
Em junho tenho uma prova de 5 etapas e aí já vou ter de levar a "caixa de ferramenta".

X2 . quantos não dariam um rim para ter 11.3 kgs numa FS ?
Hoje em dia já não é tão utópico, as FS estão mesmo muito leves, mas sim, não deixa de ser caro ter uma FS sub 11.

Haja pernas e magreza no corpo :p
 
#86
bOAS!
Os travões seriam uma boa escolha para retirar umas gramas.E sim, também valorizo mais a fiabilidade que o peso!
Nas rodas sim o peso faz uma real diferença,o resto já será mais a nossa cabeça a funcionar :D

Cumps
 
#88
bOAS!
Os travões seriam uma boa escolha para retirar umas gramas.E sim, também valorizo mais a fiabilidade que o peso!
Nas rodas sim o peso faz uma real diferença,o resto já será mais a nossa cabeça a funcionar :D

Cumps
Sim as rodas é onde se nota mais diferença, mas por exemplo ao trocar as minhas que já são de carbono, seria um investimento muito grande e teria dificuldade em vender as minhas por um preço razoável. As minhas rodas pesam 1600g, umas Enve pesam 1500, não é uma poupança assim tão grande. E até agora tenho achado as minhas rodas bem rigidas-
Quanto aos travões vou pensar bem no assunto, já que a nível de funcionamento os XT são excelentes.

O exemplo de uma com 10.8kg ;)

Como eu disse, hoje em dia não é utópico ter uma FS sub11.
Mas assim que colorares pedais, grade de bidons, protecções e tal passa logo os 11kg facilmente.
 

elvales

Active Member
#89
Slide 140 = 5.373,76 € :(

Qual a cotação dos rins , hj em dia ? llollllll

Fora de brincadeiras , eu sei que não é utópico e já há algumas bem abaixo dos 11 Kgs mas os preços upa upa.
 
#90
Apesar de estar 1000€ a baixo do pvp da minha é óbvio que continuo a preferir a minha, essa é uma bike super pastelona para o meu tipo de atividade, 140mm de curso já é para enduro ou perto. Mas claro que é de valor ainda ter este curso todo, espigão telescópico e estar sub11.
 
#91
Fábio, vê os guiadores leonardi luke e quanto a travões dá uma olhada aos magura e formula r1. Eu sei que a tentação mais fácil será os xtr mas esta gama m9000 já não é o valor seguro que foram as anteriores ;)
 
#92
Esse guiador daria uma poupança de 72g, mas é um investimento de 160/180€, não me dá muita gana.
Quanto aos travões, os Magura acabam por ser mais pesados que os meus XT e os Formula nunca fui muito à bola. Eu sei que XTR talvez já não seja o que era, mas gosto muito mesmo assim.
 
#95
bOAS!
Os XTR m9000(Adoro o seu look!) pelo que sei nos mais recentes(já deste ano pelo menos->bombitos brancos) dão menos problemas,no entanto serão sempre uns travões que vão precisar de uma manutenção apertada,pois mais rápidamente "acusam" o uso/desgaste.
Quanto ao guiador leonardi.... tenho uma muita má experiência num que comprei na R2 :( foi colocado com o aperto indicado,massa de carbono, e a bike com pouquissimo uso(e sem quedas) ganhou umas rachadelas na zona de aperto do avanço!! e o meu mecânico tinha tido recentemente problemas tb com outro cliente,que após colocar o guiador e fazer força sobre ele fazendo bombear a suspensão ele quebrou.... Não sei se terá sido algum lote ou assim,mas super estranho. Já se mexeu com New Ultimate,MCFK e etc's e nunca nada destes problemas.

Quanto ao peso da bike,sinceramente e dado já o nivel de qualidade dos componentes que tem...esquece lá isso :D tens um avião!! siga treinar forte que isso passa :););)
 
#96
Tudo o que seja material leve é sempre mais sensivel, os XT são muito bons por serem "carne para canhão", estão sempre impecáveis. Mas a pensar em trocar seria sempre por XTR, quase de certeza.
Quanto ao leonardi é sempre bom saber relatos mas mesmo assim não tinha ideias de trocar o guiador, não me justifica. Daí a minha aposta para o espigão ter sido MCFK, é uma marca que dá garantias de boa qualidade, vamos ver como se porta o espigão.
É verdade que já tenho uma boa máquina, haja pernas para ela, mas lá está é uma marca psicológica que eu gostava de baixar.
 
#97
Ando um pouco descontente com o bloqueio Xloc Fullsprint, a lógica é boa, gosto de bloquear a suspensão e o amortecedor ao mesmo tempo e ficar com uma HT num segundo, mas o bloqueio em si já vi que é de má qualidade.
Já avariou uma vez e pelo que percebi é recorrente avariar por causa de uma peça plástica que tem lá dentro, supostamente foi substituída por outro material melhor e realmente não houve mais avarias, mas nem sempre o "botão" responde na hora e isso aborrece-me um bocado.
Há algum bloqueio aftermarket com o funcionamento igual mas em que o botão funcione 100%??
 

Mr.sa

Active Member
O problema do Fabio, é que se não erro o bloqueio da dele não dá os que dão na fox e dtswiss, pois o bloqueio é feito através de fluxo de óleo... não sei se existe alternativa... só pesquisando