Cannondale scalpel 3000, a velhinha chega aos sub 10?

thebuny

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Boas a todos!

Deixo aqui um projeto que estou a tentar montar e que espero acabar em breve.
Este projeto tem o mesmo principio que a minha fininha de estrada, ou seja, montar uma bike que possa dar muitos km's de vida mas já com algum tempo. Basicamente são bikes que eu via quando era mais novo um pouco e não tinha dinheiro para elas e agora gosto de procurar peças da altura e fazer montagens com sempre 75% ou mais de peças usadas. Muitos dos negócios são feitos pela internet e foruns de vendas.

Esta menina está bem lançada e já faltou muito mais para estar terminada mas agora a escolha de alguns componentes fazem vacilar o peso final acima do que pretendo, menos que 10Kg. Isto claro sem gastar uma fortuna em peças mega leves.

Para já:



Feliz ou infelizmente o dono ofereceu-me uma Super Fatty Ultra 80 DLR que para já serve lindamente e como as lefties são muito caras será a escolha do momento. Uma alternativa que apareceu foi uma Sid world cup de 80 mm com bainhas amarelas mas deixei-me estar quieto :D

Apesar de adorar sram, todo o grupo será um xtr M960 que creio que condiz com a bike e ainda está pronto para os trilhos de agora. Para já tenho apenas as manetes dual lever com as bombas correspondentes e um desviador traseiro. Tudo a correr bem virá em breve a pedaleira e o desviador frente do grupo.

Deste grupo destaco apenas que detesto os discos (que neste momento são uns XT center lock) são absurdamente pesados mas ainda não encontrei grandes alternativas a bom preço.

Discos centerlock porque? porque as rodas que apareceram são umas XTR m975 que muito li sobre elas e parecem combinar apesar de gostar muito mais das M965 mas mais dificeis de encontrar.

O selim será um san marco superlegera em carbono e o avanço um cannondale de 90 mm.

Para já é o que anda por casa mas espero contar com a vossa ajuda para conseguir que a bike fique com menos de 10KG :D

fotos de tudo em breve!
 

paranoid

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Boas!

Vou seguir com atenção este tópico :)
Parece-me que irá sair daqui uma grande montagem e bastante original.

A Super Fatty para mim fica aí a matar, embora seja suspeito pois tenho um Scalpel do modelo seguinte desse com uma Fatty. E gosto muito!!

Abraço!
 

thebuny

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Obrigado paranoid!

Após ter pesado algumas das peças em casa e procurado por outras online a lista de pesos aproximada segue de seguida:

2400 Quadro
1300 Forqueta
200 Amortecedor
1500 Rodas
1100 Pneus(?)
240 K7 XTR M960 11-32
290 Corrente XTR
140 Espigão (?)
120 Selim
175 Avanço
140 Guiador
884 Manetes dual lever XTR M966
200 Bombas XTR M966
280 Discos XTR 160 center lock
100 Cabos hidraulicos (?)
70 Adaptadores travões
145 Desviador F M960
203 Desviador T M960
797 Pedaleira M960 175mm
250 Pedais (?)
75 Cabos (?)
50 Apertos (?)

TOTAL: 10659

Para já com estas contas a coisa está negra e passa largamente os 10Kg mas um fator que influencia bastante são os pneus e posso bem colocar um par de pneus 350 mais leves mas comprometo muito a utilização... os discos também me estão a fazer alguma comichão mas prontos, vou ter de pesquisar por alternativas ou utilizar discos de 6 furos com adaptadores e ver a diferença de peso se justifica.

Ideias ou sugestões?
 

daSilva15

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o grande "problema" ai é o factor peso QUADRO+Amortecedor... esses sim, passam demasiado o peso, para se fazer uma montagem sub10..
nos pneus, podes sempre colocar algo como os Schwalbe, que rondam cerca das 800gr par, e nao compromete em nada..
outra coisa que eu nao colocava, era essas manetes dual lever, 884 gr de manetes?!? dasse......
tens ai muitos pesos que podes baixar, como por exemplo uma corrente XTR anda na casa das 250gr etc... os discos, colocava uns XTR e nao pensava no assunto...
 

Nozes

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Mais um bom projecto!
É de louvar quem ainda aqui vem partilhar bikes como esta,em que se procura um objectivo sem percorrer os caminhos mais "fáceis" para lá chegar.

O peso do quadro não é limitador para atingir os sub-10,e nem é um peso assim tão descabido. Para quem nunca reparou,o quadro da minha bike rondava de origem os 2700gr,e ela está bem abaixo dos 10kg.

O Dual Control é que também a mim não me seduz nada...até compreeendo que fique aí bem uma montagem full XTR,mas é peso a mais,estético a menos,e a não ser que sejas fanático do funcionamento daquilo,nem por isso tem vantagens.
Podes aproveitar as bombas do travão,e arranjar outras manentes Shimano para substituir isso,em conjunto com uns manípulos Shimano ou Sram Attack.
De resto,existem muitos pneus bons e baratos na casa dos 480gr (Kenda,Onza,Rubena),por exemplo...ah,e 50gr para 2 apertos acho um bocado optimista :)

Força aí,vai dando notícias!
 

thebuny

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@Nozes,

O grupo xtr acabou um pouco por vir ao acaso, tenho sram xo na outra btt e adoro o funcionamento e sei que os mais modernos ainda funcionam melhor. Mas apesar do sistema dual lever ter sido abandonado sempre achei piada ao funcionamento e como a bike é para lazer e esporadicamente alguma maratona não vejo a necessidade de ter um grupo super funcional. Outro aspecto que me fez ir para o dual lever é que admiro todo o trabalho que foi feito e sem ser a minha marca preferida, há que dizer que os tipos até sabem o que fazem :D

Uma opção para esta bike será uma pedaleira da coda de 2 pratos que é bem leve mas flete bastante (normal da pedaleira) e criar um sistema 2x9 ou então ter até um 1x10 / 1x11 mas para já vou terminar a montagem toda com 3x9 e depois logo se decide.

Uma alternativa que já está em curso é a de aligeirar o peso de alguns componentes como o caso das manetes, dos discos ou até do proprio link do quadro que muitas dores de cabeça deu á marca. Essa era uma parte que não queria abordar aqui para já porque quero desenvolver mais as peças do que atualmente e depois mostrar.

Por ultimo este sistema de travagem mais antigo da shimano permite que se aumente ainda mais a potencia da mesma com pequenas modificações. Acima de tudo esta bike é mais um passatempo do que uma super maquina de corridas.

as 50 gramas dos apertos são bastante fáceis de obter :p
 

PedroTenreiro

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Já experimentei triggers shimano e sram e tive uma curta experiência com rotativos.
Neste momento tenho também uns dual control XTR mas não sei se será o mesmo modelo do thebunny, com desviador traseiro XTR invertido.
Posso dizer que, em termos de funcionalidade, os dual control são, de longe, o melhor sistema que já utilizei e tenho pena que a shimano o tenha descontinuado. Como única desvantagem aponto apenas o facto de se se estragar qualquer coisa nos manípulos ou travões, obriga a sua substituição integral e em questões de afinação ta,bém não são os melhores (mas com paciência, consegue-se).

Em termos de aumento de potencia de travagem... não queres partilhar aqui? Não é que tenha falta disso mas...
 

thebuny

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Hoje dediquei pela primeira vez algum tempo as manetes e afinal tinha os pesos errados.
Cada manete dual leve com o cabo de mudanças e com o indicador de velocidade pesa 258 grams e não as 442 como tinha dito logo perfaz uma redução do peso final de 10659 para 10291. Isto claro que depois com os cabos dos discos e o oleo sempre adiciona algum peso a mais.

Por outro lado as manetes podem em si perder umas 20 a 40 gramas cada só em parafusos e na remoção / alteração da pequena manete extra de ajuda. Se começar uma dieta mais a sério com pequenos componentes em carbono ou alterar a manete metálica para uma feita por mim creio que o peso baixa para 190 gramas cada o que acho um excelente peso.

@pedrotenreiro, para já o aumento de potencia ainda não está muito definido mas numa primeira fase passa por eliminar a primeira curva de 90 graus logo á saida da manete e pela modificação do interior do sistema de compressão do oleo. Já pensei em fazer um sistema de ajuste das pastilhas tipo AVID na zona do cabo de saida mas ando sem paxorra para desenhar/fazer peças tão pequenas.

Outro aumento de potencia de travagem seria fazer uns discos eu mesmo mas o center lock não ajuda nada por causa de ter ferramentas para fazer aquele estriado. Comprar um adaptador para disco pode resolver e faço um disco normal
 

Huggoo

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excelente projecto,, vou seguir atentamente, sempre adorei este quadro, fiquei curioso sobre os dual lever, sempre ouvi falar mal disso, e nunca vi aqui nenhum projecto que os tivesse

há e finalmente um projecto "oldschool" :)
 

pimentoski

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Eu nunca tive mas usei os dual lever, aliás andei numa bicicleta full xtr960 uns tempos e sinceramente detestei os dual lever, não era prático, obriga a andar a mexer muito com a mão, em descidas técnicas é dificil meter mudanças e é um stress termos de andar sempre a pensar se queremos travar ou se queremos meter mudanças, já para não falar na parte estéctica. E o meu colega que os teve passava a vida a trocar o-rings porque aquilo babava óleo pelas manetes, mas pode ter tido azar.

Mas para uma bicicleta "old school" acho que esta gama xtr960 até fica bem e se é para voltas tranquilas chega e sobra e até é porreiro por ser uma raridade... E só temos de pensar numa coisa, se a shimano desistiu logo da ideia por alguma razão foi...
 

thebuny

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Algumas fotos mas de má qualidade. As bombas para já serão umas xtr a condizer com as manetes mas depende do estado em que estão, quando chegarem logo vejo se uso ou não.

A forqueta pesa 1280 e o amortecedor 220 ja com a peça do bloqueio instalada.
O quadro com os copos da caixa, eixo DA, pedaleira 175 coda de dois pratos e pedais egg beater 1 pesa algo como 3200 gramas

Roda frente sem válvula nem aperto:

Roda trás sem válvula nem aperto:

Desviador frente (ainda apenas como ideia mas andava caido pelas caixas....):

Desviador traseiro:

Selim:

Disco XT 160 com aperto:

Bomba XT com adaptador de origem:

Material extra que vinha com o set de travão XT:

Manete XTR:



Ha ainda esta pedaleira que tenho uma de pratos duplos e outra de triplos e pode ser mudada a aranha. O stress é que flete bastante e o eixo que tenho para ambas é um Dura-ace demasiado pequeno para o quadro e um novo alem de bastante dificil de encontrar é caro. Preferia a XTR M960 mas ainda não encontrei uma a bom preço.
 

thebuny

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Mais umas chapas. Desta vez o peso do quadro com e sem amortecedor que está errado na primeira lista de pesos e o quadro já inlui os copos da caixa cannondale. A pedaleira que pode ser uma opção é esta coda cujo conjunto acho que nem pesa muito visto o eixo pesar 175 gramas e os pedais 290 o que faz a pedaleira esta na ordem das 590 gramas e ainda pode perder algum peso com parafusos em titanio e pratos mais leves (baixaria umas 50 gramas). Uma peça que vai ser substituida por ser um problema nestes quadros é o link traseiro por um novo mais resistente e com algum acréscimo de peso de certeza mas com calma quero ser eu a fazer outro link para lhe tirar algum peso.







 

thebuny

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Eu queria uma pedaleira da cannondale mas as Si ou SL ou lá como se chamam.... Sei que houve uma primeira versão não BB30 mas não encontro a venda. A pedaleira XTR sei onde ela está com um kit completo mas ainda não consegui convencer o dono a deixa-la vir. Para já entra esta mas com espetativas nas outras.

Agora começa a pior parte que é dos pequenos componentes....cabos, apertos, parafusos e afins...

ainda a pouco estive com um guiador new ultimate em carbono com 114 gramas na mão mas ficou na prateleira...
 

Gun_Hugo_Dale

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Boas

amigo, para tirares mais algum peso na Scalpel, na minha opnião, devias trocar de travões, o orçamento não será muito mas...aos poucos chegas lá.

Pneus leves, tens os Furios Fred, 350g cada um, tambem existem os Kenda Kozmik Lite II, com 320g, e ainda mais leves, os Maxxis Maxlite (mais leves do Mundo) com 300g, eu tenho 2 par de cada excepto os FF :) é caso para dizer que, só podes andar com estes pneus para mostrar na balança
 

thebuny

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O brigado pelas dicas gun_Hugo_Dale, para já vou manter os travões e ver o que eles dão. Não são os mais leves claro mas quero testar o sistema e se não gostar passo então para algo mais leve.

Esta cassete acusa 240 gramas e acho que tem um excelente peso. Mais leve que isto ou a XG999 que custa um rim ou cassetes em aluminio que me fazem sentir pouco seguro quando á sua durabilidade.

Dos pneus para mim entre as 450 e as 500 gramas é excelente e pelas minhas contas jé deve ser o suficiente para os sub 10 Kg. Estar a gastar dinheiro em pneus mega leves e depois não poder andar com eles porque são frágeis não é bem a minha preferencia :)
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

amigo, no que respeita a pneus com 450g, tens os Kenda Karma, em Kevlar, acho que são á volta de 460 máximo, depois os Racing Ralph (não prestam), isto dito por um dono de uma loja, que os tem "á pasada" na loja, novos á estreia, depois os Rocket Ron são nice, tens a versão mais leve que tem cerca de 420g, estes sim já são melhores, os que mencionei é mesmo só por causa do peso :)

Força nisso amigo
 
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