Cannondale Scalpel 2

Yankee-3

Member
Boas pessoal,

Após quase 2 meses de espera, chegou no dia 16 a minha nova montada. Trata-se de uma Scalpel 2 tamanho L.
Devo dizer que os srs da Cannondale cumpriram o prazo mesmo ao dia.

Deixo umas fotos da máquina e a lista dos componentes

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Frame Scalpel BallisTec Hi-MOD full carbon 80 mm Zero Pivot SAVE BB30
Fork Lefty Speed XLR, 100 mm, OPI, Solo Air
Rear Shock Rock Shox Monarch RT3
Rims DT Swiss XCR 1.5 tubeless-ready kit
Hubs DT Swiss XCR 1.5
Spokes DT Swiss XCR 1.5
Tires Schwalbe Racing Ralph 26x2.1 Pace Star
Pedals Ritchey Pro V5 (257g)
BottomBracket FSA BB30 included with crank
Chain KMC X10SL 107L KMC X10SL 107L
Rear Cogs Shimano XT 11-36T 10 Spd
Front Derailleur SRAM X-0 S3 10 Spd
Rear Derailleur SRAM X-0 10 Spd Long Cage, RED
Shifters SRAM X-0
Handlebars FSA K-Force 600mm (122g)
Stem Cannondale OPI Stem/Steerer
Headset Headshok Bearings and seal for HT
Brakes Avid Elixir CR Carbon Frt White
Brakelevers Avid Elixir CR Carbon
Seat Post Kcnc 31.6x400 (167g)
Saddle Tune Speedneedle (102g)
Extras Kit tubeless
Grips Bontrager XXX

Boas pedaladas
Nuno Silva
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Nuno, em Salvaterra, ainda tinhas a outra FS...passaste mesmo ao meu lado, numa parte em que era tipo single track, no meio das arvores...

Essa Cannondale agora quer kms!! Está bonita sim sr.

Boa sorte amigo!!
 

salvador

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Parabéns pela bike e pelo excelente peso que conseguiste, sem grandes "loucuras", num quadro L...!
O quadro realmente está com um peso brutal.
Vai dando feedback da maquina

Cumpts
 

pimentoski

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tenho perguntado a várias pessoas o que acham desses pedais, e gostava de te fazer a mesma pergunta, já que é um pedal SPD e tem um peso e preço muito interessante, o que achas por exemplo em relação a uns m540, XT ou mesmo XTR?
 

Yankee-3

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Sim Hugo, em Salvaterra ainda andava com a Factor. Sim recordo-me de ter passado por ti nessa zona.
Agora sou mais um a juntar-se ao clube Cannondale.

O meu objectivo era ter a máquina a baixo dos 10kg. Com as pequenas alterações que fiz consegui retirar peso significativo. Para terem uma ideia:

Espigão e Selim:
-Conjunto Fizik de origem: 487.5g
-Kcnc e Tune Speedneedle: 269g
Só aqui foram 218.5g ao ar.

Guiador:
- Cannondale C2: 209.8g
- FSA K-Force: 122g
Mais 87.8g que voaram.

Punhos:
-Cannondale: 68.4g
- Bontrager: 18.6g

A máquina já rodou ontem 37km. Mais logo posto as primeiras impressões.


Cumps
 

Yankee-3

Member
tenho perguntado a várias pessoas o que acham desses pedais, e gostava de te fazer a mesma pergunta, já que é um pedal SPD e tem um peso e preço muito interessante, o que achas por exemplo em relação a uns m540, XT ou mesmo XTR?

Em relação aos pedais já tinha tido uns Ritchey mas um modelo antigo, também bastante leves e com um funcionamento muito bom, pena foi terem durado um inverno. Depois disso tive uns XT, são pesados e um bocado mais bruscos no encaixe e desencaixe, mas sem duvida que são pedais para toda a vida. A unica razão pela qual não mantive os XT foi mesmo o peso. Decidi arriscar nestes Ritchey porque aparentemente corrigiram algumas falhas em relação aos modelos anteriores. Vamos ver quanto tempo duram, o funcionamento mantém-se muito bom e este pedal é mais aberto do que o outro modelo que tive, logo liberta melhor a lama.

Se não te preocupares muito com o peso avança para Shimano e tens pedais para uma vida. Estes novos XTR são simplesmente brutais.

Cumps
 

nogueira.nuno

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Parabéns pela Bike, sem esse quadro é bem bonito e como já foi dito um L com um peso muito bom.

Mais upgrades, modificações melhoramentos em ideia?
 

Yankee-3

Member
Para já não!

A carteira ficou digna deste cantinho, ou seja muito muito leve! :p

Mas de futuro uma coisa que queria alterar era a pedaleira. Não sei o peso exacto desta FSA mas leve não é de certeza.
 

Scubalu

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Parabéns pela maquina é uma das minhas preferidas e está na lista do Pai Natal. Quando cruzas a corrente com o pedaleiro pequeno com os carretos da cassete mais pequenos a corrente não roça na escora inferior ???

Felicidades com a nova menina
 

Phalhas

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Boas.

Montagem muito interessante...

Mais uma Cannondale, fazem-me lembrar as Epics há uns anos, pareciam saídas/oferecidas nos pacotes das batatas fritas, sem ofensa.

Olha parece-me que tens o Speedneedle ligeiramente descaído para a frente. Tenta colocar a frente mais levantada e vais notar um maior conforto.

Boas pedaladas.
Abraço
Rui
 

JoãoLopes

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O bloqueio hidráulico é para a lefty?

Edit: pesquisa no google ja vi que sim :D pensava que nas leftys não havia óleos!
 
Last edited:

Kamoes

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Acho que é para o Monarch.

A lefty continua a bloquear no topo da perna esquerda ( também não tem mais nenhuma :mrgreen:)
 

Yankee-3

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Antes de mais obrigado a todos pelos comments!

Scubalu, sim essa situação verifica-se. Roça ligeiramente no protector da escora mas não é preocupante uma vez que essa relação de mudanças não será usada.

Phalhas obrigado pela dica. Vou experimentar a levantar um bocadinho a frente. Quanto á febre Cannondale tens razão, está mesmo em grande. Só foi pena o meu pacote de batatas fritas demorar 2 meses a ser entregue. :p

Quanto ao bloqueio hidraulico é mesmo para a Lefty, é um botao bastante agradavel de usar, chega a ser divertido.

Boas pedaladas
Nuno Silva
 

jginja

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O bloqueio é da Lefty. O amortecedor tem um funcionamento similar ao Propedal da Fox.

O XLR significa que tem o bloqueio hidráulico da Rockshox X-Loc (X-Loc e Rebound). Tem uma válvula de "blowoff", ou seja, se te esqueceres de desbloquear e entrares numa descida ou apanhares um impacto ela desbloqueia automaticamente, evitando danos. Esta válvula só tem afinação interna, por oposição ao Floodgate das suspas da RS.
O peso desta suspensão, segundo o fabricante, são 1394gr.

Ainda este domingo tive oportunidade de dar uma voltinha numa Scalpel 3, também com um peso muito idêntico, e adorei. Eu tenho uma Rush e logo no primeiro contacto a maior diferença que notei foi a diferença no ângulo de direcção.

Parabéns pela máquina e boas pedaladas.
Deve dar um gozo enorme dar gaz numa máquina assim.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Parabens, a bike está linda!
Se ainda te sobrarem alguns trocos, podes trocar os discos por uns mais leves e mesmo um de 140 mm atrás. Com os Elixir potência de travagem não te deve faltar.
 
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