Enquanto as rodas não aparecem...tipo uma experiência bttista surreal...
Tive esta experiência com uma bike das rodas grandes. A rapariga que eu montei chama-se KTM FAT RAT.
Devo salientar para quem pensa que a roda 26' morreu, esta é uma roda 26' X 4.00, lol...
O que achei disto?
Muito interessante mas não comprava...
O arranque é lento, a bike pesa 16,5kgs. Para mim que estou habituado a uma bike com menos de 9,5 kgs...isto é um pesadelo.
O aspeto positivo é que isto come as imperfeições do piso com uma fome louca. Saltar passeios ou desce-los, não se passa nada e mal se sente.
Portanto esta menina numa descida a direito deve ser um espetaculo. Parece que apareceu este tipo de bikes para a malta que gosta de descer na neve, tipo as avalanches.
A travagem é muito potente tal como a tração, tal a largura dos pneus e o incrível balão que eles fazem quando se trava ou se metem os cavalos no chão.
O maior problema, curvas...Os pneus são muito altos e dobram-se...e muito...estão a ver um tipo a curvar e a sentir-se a bike literalmente a fugir para fora...medo.
Seja como for, foi uma experiência muito divertida e diferente.
Também experimentei esta Cube.
É a Cube Stereo Hybrid.
É um conceito interessante para a cidade mas parece-me algo desnecessário...
Vamos lá a ver. Tem 5 níveis de potência, desde o desligado ao Turbo, potência elétrica no máximo.
O motor elétrico auxilia a força no pedal, ou seja, sempre que rodamos o pedaleiro sente-se logo a força elétrica a fluir. Porreiro pá.
Subi umas cenas com 25% de inclinação e relva por baixo. A tração é elevado, pois estava calçada com pneu largos, com medida de ERTDO acima dos 60 de certeza. Mal chegou a perder tração.
A geometria até nem é má, pois a roda da frente ainda quis levantar mas facilmente se corrigia este handicap.
O maior problema são os mais de 20 kgs que deve ter. Pois é, aquilo a descer não é nada ágil...
Depois, para quem pensa que pode ir para trilhos lixados com ela, também não é bem assim. Sempre que vão devagar, a descer por exemplo e quer passar algum obstáculo, onde se exige pouca força, o sistema não consegue entender bem isso, então, ao dar um pouco ao pedal, o sistema elétrico "acorda" e vai de dar um cheirinho para a frente, lol...não é muito agradável.
Por outro lado, como o peso da bike é muito grande, uma parte da energia elétrica é usada para compensar esse peso excessivo, depois pouco sobra para nos ajudar. Em alta velocidade, não se nota o sistema elétrico a atuar, não sei se desliga. O que é certo é que para chegar aos 30 km/h temos de suar e bem.
Em breve, umas fotos das rodas novas...